É com muita honra que contamos com o contributo do navegador João Luz, nesta apresentação da derradeira prova do Campeonato de Portugal de Ralis. O seu espírito de lutador e os seus conhecimentos das estradas e da prova algarvia, são para nós o garante de que lhe estamos a fornecer mais aliciantes para ir assistir a uma das provas emblemáticas dos ralis portugueses, este ano cheia de novidades que por certo facilitarão a vida dos concorrentes. Obrigado João por este teu contributo!
“A edição de 2011 do Rali Casinos do Algarve surge este ano bastante diferente em termos de traçado, relativamente á edição de 2010.
Nesta que é a 40ª edição do Rali, os homens do Clube Automóvel do Algarve preocuparam-se em tornar a prova deste ano mais concentrada e fácil de treinar! Para tal, o CAA resolveu utilizar a estrutura habitual da prova mas com os troços a serem este ano disputados em sentido contrário, tendo dois deles, novas versões:
PE 1/4/7 Chilrão (14,4 Kms)
Um dos mais tradicionais troços do Rali do Algarve, vem sendo usado com grande frequência desde que o Rali se disputava ainda em terra!
É um troço muito técnico, largo e com bom piso, onde as linhas e as trajectórias bem delineadas são fundamentais para a obtenção de um bom crono!
É um troço com características muito especiais, sobretudo quando se trata do primeiro troço da manhã, uma vez que por ser todo ele virado a noroeste e a norte, só muito tarde começa a ter sol (caso ele esteja presente, o que é pouco provável), o que dá azo a que na primeira passagem pela classificativa as equipas irão certamente encontrar muitas zonas de humidade, que certamente obrigarão a atenção redobrada!
Depois de 11,5 kms o troço vira á direita (para Norte), mudando de estrada e acima de tudo, por passar a ter mais vegetação a cobrir a estrada, torna mais escorregadio e com muitas zonas de sombra!
Será certamente um troço de fazer diferenças importantes e onde será fundamental entrar logo bem acordado!joão luz
PC 2/5/8 Foia (11,8 Kms)
Igualmente um dos troços habituais do Rali e normalmente muito decisivo na definição do vencedor final da prova, quer pelos habituais furos que aí acontecem, quer pelo nevoeiro que está sempre presente no alto da Fóia, quando está de chuva ou nublado!
Já utilizado anteriormente (2005) mas desta vez com um novo início, este é um troço que começa por ter um primeiro terço muito estreito e sinuoso, com muita sujidade na estrada (muitas folhas, fruto da queda de Outono e muita terra resultante das fortes chuvadas), tornam este sector do troço particularmente dificil e exigente tecnicamente!
O segundo terço do troço começa num gancho a subir que leva os concorrentes até ao alto da Fóia por uma estrada mais larga mas nem por isso menos exigente, quer pela sua rapidez quer pela habitual presença do nevoeiro que normalmente aparece de repente e por norma na parte mais rápida do troço, obrigando a algum sangue frio!
A última parte do troço, é feita novamente por uma estrada muito estreita, que vai entrando progressivamente no meio das árvores, tornando-se por essa razão cada vez mais escorregadia e sobretudo muito suja de folhagem e alguma terra que obrigará a especial atenção!
O troço termina com um gancho que será certamente um verdadeiro espectáculo para o público que aí se deslocar!
PE 3/6 Monchique (11,6 Kms)
Contrariamente aos outros dois troços que compõem o Rali que se disputam por três vezes, o troço de Monchique será feito apenas duas mas nem por isso o troço deixa de ter um papel importante na prova, uma vez que pela sua complexidade e dificuldade, será certamente um troço decisivo na prova!
Apesar de ser na sua grande maioria o mesmo troço do ano passado ao contrário, o CAA nem por isso deixou de tentar mudar algo mais, recuperando um inicio de troço que já havia sido utilizado em 2002 e um final de troço igualmente diferente!
O troço tem a sua primeira metade disputado numa estrada igualmente muito estreita e com um piso algo irregular, com algumas armadilhas que irão exigir muita atenção por parte dos concorrentes, nomeadamente em algumas travagens que habitualmente se encontram á sombra e com alguma sujidade e algumas bermas que, ao serem cortadas irão trazer certamente muita terra e gravilha para a estrada!
A segunda parte, o troço passa a ter um bom piso, de asfalto liso e apesar de continuar a ser muito estreito, torna-se mais rápido!
Os últimos quilómetros de troço serão a descer em piso muito escorregadio, onde a fadiga dos travões poderá ter um papel decisivo no crono final!”
HORÁRIO DA PROVA
1ª ETAPA
1ª Secção
Portimão – Passeio Ribeirinho – Partida – 08:00h
PE 1 – Chilrão 1 (14,430 kms) – 1ª Prova Especial – 09:08h
PE 2 – Fóia 1 (11,850 kms) – 2ª Prova Especial – 09:37h
PE 3 – Monchique 1 (11,620 kms) – 3ª Prova Especial – 10:03h
PE 4 – Chilrão 2 (14,430 kms) – 4ª Prova Especial – 10:41h
PE 5 – Fóia 2 (11,850 kms) – 5ª Prova Especial – 11:10h
Entrada Reagrupamento 12:25h
2ª Secção
Partida Reagrupamento – 12:45h
PE 6 – Monchique 2 (11,620 kms) – 6ª Prova Especial – 13:26h
PE 7 – Chilrão 3 (14,430 kms) – 7ª Prova Especial – 14:04h
PE 8 – Fóia 3 (11,850 kms) – 8ª Prova Especial – 14:33h
Hotel Algarve Casino – Cerimónia de Pódio – 17:00h
Lista de Inscritos: http://www.clubeautomovelalgarve.pt/imagens/imagem201.jpg
“A edição de 2011 do Rali Casinos do Algarve surge este ano bastante diferente em termos de traçado, relativamente á edição de 2010.
Nesta que é a 40ª edição do Rali, os homens do Clube Automóvel do Algarve preocuparam-se em tornar a prova deste ano mais concentrada e fácil de treinar! Para tal, o CAA resolveu utilizar a estrutura habitual da prova mas com os troços a serem este ano disputados em sentido contrário, tendo dois deles, novas versões:
PE 1/4/7 Chilrão (14,4 Kms)
Um dos mais tradicionais troços do Rali do Algarve, vem sendo usado com grande frequência desde que o Rali se disputava ainda em terra!
É um troço muito técnico, largo e com bom piso, onde as linhas e as trajectórias bem delineadas são fundamentais para a obtenção de um bom crono!
É um troço com características muito especiais, sobretudo quando se trata do primeiro troço da manhã, uma vez que por ser todo ele virado a noroeste e a norte, só muito tarde começa a ter sol (caso ele esteja presente, o que é pouco provável), o que dá azo a que na primeira passagem pela classificativa as equipas irão certamente encontrar muitas zonas de humidade, que certamente obrigarão a atenção redobrada!
Depois de 11,5 kms o troço vira á direita (para Norte), mudando de estrada e acima de tudo, por passar a ter mais vegetação a cobrir a estrada, torna mais escorregadio e com muitas zonas de sombra!
Será certamente um troço de fazer diferenças importantes e onde será fundamental entrar logo bem acordado!joão luz
PC 2/5/8 Foia (11,8 Kms)
Igualmente um dos troços habituais do Rali e normalmente muito decisivo na definição do vencedor final da prova, quer pelos habituais furos que aí acontecem, quer pelo nevoeiro que está sempre presente no alto da Fóia, quando está de chuva ou nublado!
Já utilizado anteriormente (2005) mas desta vez com um novo início, este é um troço que começa por ter um primeiro terço muito estreito e sinuoso, com muita sujidade na estrada (muitas folhas, fruto da queda de Outono e muita terra resultante das fortes chuvadas), tornam este sector do troço particularmente dificil e exigente tecnicamente!
O segundo terço do troço começa num gancho a subir que leva os concorrentes até ao alto da Fóia por uma estrada mais larga mas nem por isso menos exigente, quer pela sua rapidez quer pela habitual presença do nevoeiro que normalmente aparece de repente e por norma na parte mais rápida do troço, obrigando a algum sangue frio!
A última parte do troço, é feita novamente por uma estrada muito estreita, que vai entrando progressivamente no meio das árvores, tornando-se por essa razão cada vez mais escorregadia e sobretudo muito suja de folhagem e alguma terra que obrigará a especial atenção!
O troço termina com um gancho que será certamente um verdadeiro espectáculo para o público que aí se deslocar!
PE 3/6 Monchique (11,6 Kms)
Contrariamente aos outros dois troços que compõem o Rali que se disputam por três vezes, o troço de Monchique será feito apenas duas mas nem por isso o troço deixa de ter um papel importante na prova, uma vez que pela sua complexidade e dificuldade, será certamente um troço decisivo na prova!
Apesar de ser na sua grande maioria o mesmo troço do ano passado ao contrário, o CAA nem por isso deixou de tentar mudar algo mais, recuperando um inicio de troço que já havia sido utilizado em 2002 e um final de troço igualmente diferente!
O troço tem a sua primeira metade disputado numa estrada igualmente muito estreita e com um piso algo irregular, com algumas armadilhas que irão exigir muita atenção por parte dos concorrentes, nomeadamente em algumas travagens que habitualmente se encontram á sombra e com alguma sujidade e algumas bermas que, ao serem cortadas irão trazer certamente muita terra e gravilha para a estrada!
A segunda parte, o troço passa a ter um bom piso, de asfalto liso e apesar de continuar a ser muito estreito, torna-se mais rápido!
Os últimos quilómetros de troço serão a descer em piso muito escorregadio, onde a fadiga dos travões poderá ter um papel decisivo no crono final!”
HORÁRIO DA PROVA
1ª ETAPA
1ª Secção
Portimão – Passeio Ribeirinho – Partida – 08:00h
PE 1 – Chilrão 1 (14,430 kms) – 1ª Prova Especial – 09:08h
PE 2 – Fóia 1 (11,850 kms) – 2ª Prova Especial – 09:37h
PE 3 – Monchique 1 (11,620 kms) – 3ª Prova Especial – 10:03h
PE 4 – Chilrão 2 (14,430 kms) – 4ª Prova Especial – 10:41h
PE 5 – Fóia 2 (11,850 kms) – 5ª Prova Especial – 11:10h
Entrada Reagrupamento 12:25h
2ª Secção
Partida Reagrupamento – 12:45h
PE 6 – Monchique 2 (11,620 kms) – 6ª Prova Especial – 13:26h
PE 7 – Chilrão 3 (14,430 kms) – 7ª Prova Especial – 14:04h
PE 8 – Fóia 3 (11,850 kms) – 8ª Prova Especial – 14:33h
Hotel Algarve Casino – Cerimónia de Pódio – 17:00h
Lista de Inscritos: http://www.clubeautomovelalgarve.pt/imagens/imagem201.jpg
publicado em Portugal Motorsport
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