Mostrar mensagens com a etiqueta Vila do Bispo. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Vila do Bispo. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, março 22

Monchiconta: Chuva e piso traiçoeiro influenciaram o resultado

O Campeonato Regional Ralis Sul teve a sua estreia no passado fim-de-semana, em mais uma edição do Rali Vila do Bispo, prova em piso de terra, da responsabilidade do Clube Automóvel de Portimão.

A dupla Marco Gonçalves e Pedro Arroja volta a apostar no Peugeot 306 para o Campeonato. Quanto ao rali, a prova ficou marcada por muita chuva e um piso muito traiçoeiro. Uma má escolha de pneus para a prova levou a dupla a perder vários segundos nas classificativas, fato que trouxe também muitas dificuldades em manter o carro na estrada e andar ao ritmo desejado.
Terminar com todas estas dificuldades já foi bastante positivo, mas fizemos melhor, a MonchiConta RACING terminou em 12º da geral , 4º das 2 rodas motrizes e em 2º da Classe 2, sendo muito bom para iniciar um campeonato que se prevê bastante competitivo, pois a qualidade dos pilotos envolvidos é bastante elevada. Teremos de certeza um Campeonato de 2 Rodas Motrizes 2013 muito competitivo até ao final.
O 306 esteve irrepreensível e mostrou mais uma vez que é um grande aposta. Gostaria de agradecer a todos os que nos têm apoiado e ajudado, grato ao Fábio Catarino, sr. Luís, Abel Leal, João Chula, João Matos e ao meu pai em especial pelo apoio e ajuda.
A MonchiConta RACING agradece aos seus patrocinadores e colaboradores pelo apoio; FAdevelopments, ENI - lubrificantes, Câmara Municipal de Monchique, HERBALIFE, H.E.L.P. - Holistic Exercise and Livestyle Programs, DMD - Informática, Junta de Feguesia de Monchique, CARGAQUATRO - Transportes e Logística, ElectroRodas, Drogaria BRICONEXE, RECLALGARVE, RMC - Engrenagens e Monchique Terra Clube


comunicado Monchiconta

Leia Mais

Percalços condicionaram as prestações de Carreira e Paté

A primeira prova do Campeonato Regional de Ralis Sul de 2013 decorreu no passado fim-de-semana em Vila do Bispo, sob a responsabilidade do Clube Automóvel do Sul. Abaixo fica o resumo do Rali Vila do Bispo de 2013, a primeira prova do ano para as equipas, José Carlos Paté - Hermes Banza e Nuno Carreira - Fernando Almeida.

Esta prova não foi nada fácil, com vários percalços a condicionarem o resultado final, num rali que foi bastante difícil devido às más condições climatéricas. Estas deixaram os troços traiçoeiros e escorregadios e ditaram o abandono de várias equipas, quer por problemas técnicos, quer por saídas de estrada.
Para José Carlos Paté foi o regresso à competição, após algumas provas de ausência no final de 2012. Se por um lado, devido ao tempo instável, foi difícil encontrar o ritmo certo, por outro, as condições do terreno acabaram por condicionar a prestação da equipa do BMW, com renovadas cores, ficando no final a sensação de dever cumprido ao colocar o carro no parque fechado. “Andámos o que se conseguia andar nas condições em que estavam os troços. Depois de alguns sustos ao longo do dia, conseguimos chegar ao final do rali, não na posição que queríamos, mas naquela que foi possível” concluiu José Carlos Paté. Refira-se ainda que foi estranho o sucedido com os tempos da super especial de sábado à noite, já que a publicação oficiosa dava à equipa um tempo no top 05, em sintonia com o andamento demonstrado, mas, aquando da publicação dos resultados oficiais, o tempo “real” foi alterado, caindo a equipa para uma posição pouco coerente com o seu andamento. Foi estranho e fica a nota.
Para a dupla do Opel Kadett GSi, o rali começou com um mau tempo na super especial de sábado, devido à escolha menos acertada de pneus. No domingo, a primeira especial foi neutralizada devido a um aparatoso acidente, felizmente sem mazelas de maior para a equipa envolvida (aos quais queremos endereçar o nosso apoio e referir que contamos com eles nas próximas provas). Quando a equipa arrancou para o troço, fê-lo debaixo de um enorme temporal, o que condicionou sobremaneira a sua prestação. Além disso, e também devido às condições climatéricas, a equipa rodou durante praticamente todo o rali com os vidros embaciados, prejudicando naturalmente a visibilidade e os tempos das provas especiais. Houve ainda um problema com o motor, que falhava constantemente em altas rotações (devido à quantidade de água que a admissão chupou), e ainda dois furos praticamente seguidos, que anularam qualquer hipótese de melhorar o resultado final, terminando a prova na décima sexta posição da geral, oitavos entre os duas rodas motrizes e sextos da classe.
Para o piloto Nuno Carreira “este foi sem dúvida um dos ralis mais difíceis da minha vida. A partir de determinada altura o nosso principal objetivo era chegar ao final e foi isso que fizemos. Tentamos por vezes melhorar o andamento, mas não era fácil no estado em que se encontravam os pisos, onde até em recta era difícil manter o carro na estrada. Ainda assim, considero que foi um bom rali porque aprendi mais um pouco e acima de tudo terminamos.”
Para os navegadores Hermes Banza e Fernando Almeida “foi uma prova extremamente difícil, devido à falta de visibilidade, condicionando o nosso trabalho, tendo muitas vezes que “adivinhar” onde nos encontrávamos de forma a ditar a nota certa”. Fernando Almeida acrescenta que “no domingo, efetuamos as duas primeiras especiais debaixo de uma enorme tempestade. Apesar dos vários azares, a nossa intenção era terminar a prova e dar o melhor resultado possível a todos os nossos patrocinadores, amigos e familiares, pois sem eles seria tudo bem mais difícil. Obrigado.”.
Ambas as equipas já se encontram a preparar a próxima prova: o Rali de Portugal Open.


Comunicado redigido por Fernando Almeida

Leia Mais

quinta-feira, março 21

Problema eléctrico “rouba” segundo lugar a Marco Ferreira

Marco Ferreira e Jorge Carvalho estiveram em evidência no Rali de Vila do Bispo, prova inaugural do Campeonato Regional de Ralis Sul, com a dupla do Citroen Saxo a revelar um andamento vivo, vindo no entanto a desistir com problemas eléctricos quando eram os segundos entre as viaturas de duas rodas motrizes.

Partimos confiantes em fazer um bom resultado nos 2RM e as coisas até começaram a correr dentro das nossas expectativas, pois na Super Especial noturna fomos os oitavos à geral e quartos entre os duas rodas motrizes”, começou por dizer o piloto de Santiago do Cacém.

Marco Ferreira comentou ainda que “ Aproveitámos o facto de sermos os terceiros na estrada no domingo de manhã para arrancar um bom primeiro troço no segundo dia de competição, onde evidenciámos um andamento rápido e sem erros, o que nos valeu o segundo tempo entre os duas rodas motrizes. No troço seguinte as coisas também nos correram bem, apesar de termos sentido problemas com um amortecedor do lado direito, pois o mesmo começou a bater muito. Ainda assim conseguimos chegar à assistência, e ao fim dos primeiros três troços ocupávamos um excelente segundo posto nos duas rodas motrizes, que é o nosso campeonato”.

Cumprida a primeira metade da prova, Marco Ferreira e Jorge Carvalho ocupavam um excelente segundo posto nas duas rodas motrizes, apenas batidos pelo bem mais competitivo Citroen Saxo Kit-Car de Ricardo Teodósio. Para além desse segundo posto nos das rodas motrizes, a dupla tinha já minuto e meio de vantagem para os terceiros na categoria e foi com essa vantagem que avançaram para a última secção da prova.

Depois da assistência voltámos aos troços e aí apanhámos condições muito mais difíceis, pois com a chuva, as especiais ficaram completamente enlameadas, com piso bastante escorregadio, o que não era de todo bom para o nosso carro, pois a falta de tração era enorme. Ainda assim fizemos a nossa corrida, até que a dois quilómetros do final do quarto troço, o carro começou a ter problemas de motor, com este a começar a falhar. O Saxo acabou por se desligar várias vezes e a um quilómetro do final acabou mesmo por parar. Parecia ser um problema elétrico, pois o carro arrancava e parava logo de seguida…Acabou por ser um começo de temporada algo frustrante, pois com a posição na estrada, ficámos bem colocados face à concorrência, que apanhou condições bem complicadas desde o início, mas infelizmente não conseguimos materializar essa situação, pois a muita água que estava nos troços provocou a avaria e levou-nos a abandonar”, continuou Marco Ferreira, que nos contou ainda que “terminar assim foi uma deceção, pois nesta prova contei com o Jorge Carvalho como navegador, que foi uma ajuda preciosa pela sua experiência, e fez com que andássemos mais rápido. Gostei bastante de fazer esta prova com ele e podíamos ter feito um bom resultado, à semelhança do ano passado, pois estávamos no sétimo posto à geral e em segundo nas duas rodas.”

Depois de Vila do Bispo, Marco Ferreira vai estar agora no Rally de Portugal – Open, prova em que parte com o “objectivo de continuar a evoluir e fazer quilómetros, pois não temos muitas oportunidades de andar no carro sem ser nas provas do Regional. Para além disso, esta é uma prova com uma envolvente completamente diferente pois faz parte do Campeonato mundial de ralis, na qual participei no ano passado, e que resultou numa experiência muito boa. Espero agora não ter problemas de forma a poder divertir-me e gozar cada momento deste rali”.

press Sportmultimedia, publicado em Supermotores

Leia Mais

quarta-feira, março 20

Gil Antunes: "Mesmo com os azares, foi um bom rali!"

O Campeonato Regional Ralis Sul teve a sua primeira jornada no passado fim-de-semana, em mais uma edição do Rali Vila do Bispo, prova em pisos de terra, da responsabilidade do Clube Automóvel de Portimão.

Para a dupla de Sintra Gil Antunes e Diogo Correia a prova não foi nada fácil, com vários percalços a condicionarem o resultado final, num rali que foi bastante difícil devido às más condições climatéricas que deixaram os troços bem escorregadios e a ditar o abandono de muitas equipas.

A dupla do Opel Astra Gsi começou com um bom terceiro melhor tempo entre os duas rodas motrizes na super especial de sábado, sendo os sextos na geral. No domingo, a primeira especial veio a ser neutralizada, pelo que o verdadeiro rali só começou na especial numero três. Nesta rodaram condicionados com o forte embaciamento dos vidros do Astra, averbando ainda assim o quarto melhor tempo entre os duas RM e subindo agora novamente a terceiro.

Na terceira secção entraram fortes e averbaram um grande crono, sétimos da geral, segundo entre os duas rodas motrizes e passando agora a ocupar a mesma posição neste categoria. Contudo na quinta e última especial um problema na bobine fez a dupla perder mais de 17 minutos e descer muito na classificação final, terminando a prova na décima quarta posição da geral, sexto entre os duas rodas motrizes.

Como nos salienta o piloto “O nosso principal objetivo no Regional Sul é lutar pelo campeonato das duas rodas motrizes. Entramos motivados e apesar de um percalço na super especial, foi um bom começo. No domingo, com a chuva, os troços ficaram bem mais difíceis e “trabalhosos”. Tentamos sempre manter um bom andamento mas não era fácil no estado em que se encontravam os pisos, onde até em recta era difícil manter o carro na estrada. Tirando isso acabamos por ter a nossa prova condicionada devido a um problema na bobine que nos fez perder muitos minutos parados e com isto perder um segundo lugar que era um bom inicio de época. Ainda assim considero que foi um bom rali, divertimo-nos muito, muitos bons momentos de condução e sem dúvida este é um carro que ainda me dá muito gozo de guiar”.

O piloto de Sintra prossegue agora com o Rali de Alfena a 19 e 20 de Abril.

press Gil Antunes

Leia Mais

Luís Mota é obrigado desistir quando liderava em Vila do Bispo

Vila do bispo foi palco da primeira prova do Campeonato Regional Ralis Sul, com a realização da edição de 2013 do Rali Vila do Bispo.

A prova em pisos de terra contou com muita chuva, o que obrigou aos pilotos a muita mão-de-obra para manterem sempre as suas viaturas “na estrada”, devido aos pisos estarem muito escorregadios.

A equipa do Cartaxo Competisport, esteve uma vez mais ao seu melhor nível. A dupla Luís Mota e André Mota até começaram de forma regular, com um quarto melhor tempo na super especial realizada na sexta-feira. No sábado e num traçado bem a seu gosto, o piloto do Cartaxo venceu a especial com o seu Mitsubishi EVO IV e passou assim para a liderança da prova, com 4 segundos de vantagem para o segundo.

Na terceira especial, um problema na caixa de transferências veio a ditar o abandono da equipa. A dupla rodou num ritmo algo baixo mas ainda assim registavam o 4º melhor tempo e passavam a ser os 3º da geral.

Como não era possível resolver na assistência o problema, Luís Mota e André Mota foram assim obrigados a desistir. Apesar de tudo a equipa provou mais uma vez renuir todas as condições para lutar pelo título e na próxima prova serão novamente mais uns sérios candidatos ao triunfo.

A próxima prova será o Rali de Portugal Open, onde a Competisport irá alinhar com este mesmo Mitsubishi EVO IV.

press Competisport

Leia Mais

Pedro Lança sem Sorte em Vila do Bispo

Pedro Lança e Ricardo Batista não foram felizes no Rali de Vila do Bispo, apesar de terem começado com um excelente terceiro posto absoluto na Super Especial de abertura da prova.

A dupla que volta a apostar no Citroen Saxo acabou por ter duas ligeiras saídas de estrada e as mesmas acabaram por condicionar de forma determinante o resultado final, acabando este por ficar aquém do que o andamento mostrou que poderia ter sido.

O piloto sineense começou por dizer que estava “na expectativa para ver onde nos posicionávamos face à concorrência e fiquei satisfeito com o nosso tempo na super especial de sábado, apesar de termos apanhado óleo numa das rotundas”.

Depois do terceiro posto absoluto na véspera, o piloto apoiado pela TransmissãoSado parceiro Movicontrol, ENI, Jonnesway Ferramentas, Setrova e Jorge Amortecedores contou que ia “moralizado para fazer uma boa prova, mas com a interrupção do rali, as condições alteraram-se muito e apesar de irmos cientes das dificuldades, não consegui evitar uma ligeira saída de estrada, com o Saxo a ficar atascado, situação que nos custou bem mais de dez minutos. Daí para a frente andámos o que conseguimos, dado gostar particular de ralis em condições difíceis, embora se calhar fossemos um pouco rápidos demais para as condições do piso, o que nos levou a ter outra saída numa zona lenta. Depois de muito trabalho e de uma preciosa ajuda de alguns espectadores e de outros concorrentes – aos quais deixamos o nosso agradecimento, lá conseguimos chegar ao final do rali, não na posição que queríamos, mas naquela que foi possível dados os imponderáveis que tivemos”, finalizou Pedro Lança.

Já o navegador Ricardo Batista começou por dizer que “sabia que o facto de termos um número alto nos poderia ser prejudicial e infelizmente essa situação acabou por estar directamente ligada ao que nos aconteceu no domingo, pois ao contrário dos primeiros concorrentes, tivemos que efectuar as duas primeiras especiais debaixo de um dilúvio. Apesar dos vários azares, demos tudo para terminar a prova e dar um resultado a todos os nossos patrocinadores”.

press PedroLança/Ricardo Batista in Supermotores

Leia Mais

terça-feira, março 19

Video Rali de Vila do Bispo 2013


Edição Tiago Fonseca-Mondegosport

Leia Mais

domingo, março 17

Carlos Martins tomou o gosto de vencer

Depois de duas excelentes exibições no Open de Ralis, Carlos Martins parece ter tomado o gosto das vitórias, ao vencer o Rali Vila do Bispo, primeiro prova do Regional Sul de 2013.

Martins nem foi o primeiro líder da prova, esse foi Ricardo Teodósio que aproveitou o asfalto da super-especial para sair na frente do rali, para no troço seguinte (já no início do segundo dia e com a entrada dos troços de terra) ser Luís Mota a passar para o comando.

Porém, um problema na caixa de transferência do Mitsubishi Lancer Evo IV de Luís Mota, no decorrer da 3ª especial fez com que o piloto do Cataxo tivesse que abandonar. Dessa forma, as três vitórias consecutivas em troços de Carlos Martins, permitiram ao piloto de Serpa uma vitória folgada à geral e vencedor também à geral nos carros de quatro rodas motrizes, mas não muito tranquila, já que o estado dos troços como muita lama dificultou bastante o trabalho dos pilotos.

Márcio Marreiros, campeão em título no Sul, jogou sempre um pouco mais pelo seguro e o resultado foi também excelente, com um segundo lugar muito positivo na abertura da nova temporada.

O primeiro lugar absoluto das duas rodas motrizes (este ano no Regional Sul haverá dois campeonatos absolutos: 4RM e 2RM) foi para Ricardo Teodósio, que somou ainda um terceiro lugar à geral com o seu Citroen Saxo Kit-Car, ficando a 1m45s de Carlos Martins.

O Rali Vila do Bispo ficou marcado ainda pelo despiste de Renato Léria, que embateu com o Ford Escort com violência numa árvore. O piloto foi transportado ao hospital por precaução mas, felizmente, tudo não passou de um susto.

A próxima prova do Regional Sul é o Rali Cidade de Beja que irá para a estrada no mês de Maio.

LÍDERES DO RALI:
Ricardo Teodósio (Pec 1); Luís Mota (Pec 2); Carlos Martins (Pec 3 a 5)

VENCEDORES DE TROÇOS:
Ricardo Teodósio (1); Luís Mota (1); Carlos Martins (3)

PILOTO DO RALI:
Carlos Martins

MOMENTO DO RALI:
Desistência de Luís Mota

MENOS DO RALI:
Incidentes e atraso no rali

CLASSIFICAÇÃO FINAL (não oficial)
1 º Carlos Martins / Anibal Martins – Mitsubishi Lancer Evo VII 44m02,5s
2º Márcio Marreiros / Pedro Conde – Mitsubishi Lancer Evo VI a 29,8s
3º Ricardo Teodósio / José Teixeira – Citoen Saxo Kit Car a 1m45,s
4º José Merceano / Francisco Pereira – Mitsubishi Lancer Evo IV a 2m00s
5º Nuno Venâncio / André Barras – BMW 325 IX a 3m04,8s
6º José Dimas / Emanuel Faria – Subaru Impreza a 3m57s
7º Orlando Bule / Luís Assunção – Mitsubishi Lancer Evo IV a 4m44s
8º Jorge Rego / Afonso José – Mitsubishi Lancer Evo IV a 5m54s

publicado em RalisOnline

Leia Mais

sábado, março 16

Luís Mota com André Mota em Vila do Bispo”

A primeira prova do Campeonato Regional Ralis Sul irá se realizar já neste próximo fim-de-semana com mais uma edição do Rali Vila do Bispo, prova a cargo do Clube Automóvel do Sul.

A Competisport também irá marcar presença na prova, com Luís Mota a apostar esta época neste mesmo campeonato. Desta feita o piloto do Cartaxo volta a ter a seu lado André Mota, apostando no competitivo Mitsubishi EVO IV.


Em termos de objetivos, a equipa pretende mais uma vez rodar nos lugares da frente. Apesar de contarem com uma forte lista de adversários nos 4x4, este é um tipo de piso onde o piloto se sente muito mais à vontade e onde a confiança é ainda maior.

Como nos salienta Luís Mota, “A terra é o tipo de piso onde me sinto sempre mais confiante e onde penso que somos mais competitivos. Vila do Bispo será um rali bem disputado, com muitos 4x4 bons, mas da nossa parte também vamos tentar ser fortes e tentar chegar a um lugar do pódio”.

O Rali Vila do Bispo terá um total de 5 provas especiais de classificação, arrancando com a Super Especial noturna às 21h13. No dia seguinte os concorrentes tem pela frente uma dupla passagem pelos troços de Vila do Bispo e Pedralva, antes do pódio final previsto para as 13h20.

press Competisport

Leia Mais

Marco Ferreira começa temporada em Vila do Bispo

Vice-Campeão do Campeonato Regional de Ralis do Sul em 2012, Marco Ferreira começa a temporada no Rali de Vila do Bispo, com a aposta a manter-se no seu Citroen Saxo.

À semelhança do ano passado, montámos um projecto para fazer o Regional Sul e eventualmente uma ou outra prova durante o ano. Neste momento já estamos confirmados no Rally de Portugal Open, onde vamos participar pelo segundo ano consecutivo”, começou por contar Marco Ferreira, que também promete ter participações extra-ralis, mas num âmbito diferente, de forma a dar a conhecer a modalidade no Litoral Alentejano e ainda mais visibilidade aos patrocinadores.

O piloto de Santiago do Cacém admite que “depois de um ano de estreia verdadeiramente extraordinário, estamos confiantes para fazer um bom resultado nesta temporada, mas sem almejar, para já, um resultado final como o do ano passado. Com um parque automóvel ainda melhor do que em 2012, e o nível de pilotos mais elevado, o Campeonato Regional de Ralis Sul prevê-se ainda mais competitivo e por consequência mais difícil para nós. O novo formato do campeonato, agora com classificações para os quatro rodas motrizes e outra para os duas rodas motrizes, vem em boa altura e é mais um aliciante para a competição”.
Quanto a objectivos, Marco Ferreira diz que vai “fazer o melhor que pudermos, tentando andar sempre o mais rápido possível e sem erros, dentro das limitações do saxo, uma vez que o carro não sofreu evoluções para este ano”.

O Regional Sul começa uma vez mais com a prova de Vila do Bispo, “que é um dos ralis que fiz no ano passado e que me correu muito bem, tendo terminado em quarto da geral e em primeiro nas 2RM. Nesta prova contarei com um novo navegador, o Jorge Carvalho, a quem agradeço por me acompanhar neste rali”.

A aposta de Marco Ferreira e Jorge Carvalho para o Rali de Vila do Bispo passa pelo habitual Citroen Saxo, que terá assistência da equipa da TransmissãoSado.

Sports Multimedia

Leia Mais

Gil Antunes «Lutar pela vitória nas 2 RM»

Vila do Bispo será palco neste próximo fim-de-semana da primeira prova do Campeonato Regional Ralis Sul, com mais uma edição do Rali Vila do Bispo, prova em pisos de terra sobe a responsabilidade do Clube Automóvel do Sul.

A prova algarvia contará com a presença do piloto de Sintra Gil Antunes que desta feita marca assim o regresso aos regionais com o competitivo Opel Astra Gsi. O piloto terá a seu lado Diogo Correia, eles que tem programado alinhar na totalidade do Campeonato.

Face às novas alterações nos regionais de ralis, o grande objetivo para a dupla de Aruil é lutar prova a prova pelo vitória entre os carros de apenas duas rodas motrizes, para no final da época tentar garantir o título. A equipa que será assistida pela estrutura da Competisport vai tentar já nesta jornada lutar pela vitória, mas contudo tem noção que a tarefa será bem difícil, pois contam com fortes adversários.

Como nos refere o piloto “Os nossos objetivos centram-se apenas nas duas rodas motrizes. Que em todas as provas tentar vencer ou lutar pelos lugares do pódio, mas a exemplo desta primeira prova sabemos que não será de todo fácil, pois iremos contar com adversários muito bons, bastante eficazes neste tipo de piso, mas da nossa parte vamos tentar andar sempre num ritmo forte não cometer erros e gerir da melhor forma a mecânica do carro”.

O Rali Vila do Bispo vai para a estrada no sábado, com a realização da Super Especial Noturna. No domingo realizam-se mais quatro provas especiais de classificação, com uma dupla passagem pelos troços de Vila do Bispo e Pedralva, sendo que o pódio final está marcado para as 13h20.

comunicado Gil Antunes

Leia Mais

sexta-feira, março 15

Regional 2013 começa em Vila do Bispo

O CRRS 2013 começa este fim de semana em Vila do Bispo. Com uma interessante lista de mais de três dezenas de concorrentes, o regional aparece revigorado com muitos candidatos nas duas e quatro rodas motrizes.

Depois do título alcançado em 2012, Márcio Marreiros parte com o número 1 de porta. "Livrou-se" dos adversários das duas rodas motrizes, mas tem pela frente uma nova temporada competitiva com armada Mitsubishi em peso. A começar por Carlos Martins motivado pelas vitórias em Fafe e Castelo Branco (4RM), Luís Mota que trás algum ritmo competitivo e muito conhecimento do EVO4, José Merceano que também já venceu a prova algarvia, João Correia que esteve em destaque no CPR, Jorge Rego que evoluiu para o 4x4, Luís Nunes, João Monteiro, Orlando Bule,... Neste lote há que contar também com Ruben Tabaio, Nuno Venâncio e José Carlos Paté, que com armas teoricamente menos EVOluidas também possuem argumentos para discutir o CRRS 4RM.

Mas se o pelotão 4RM está ao rubro, o campeonato dos Duas Rodas Motrizes não fica atrás. Marco Ferreira e José Martins partem com números baixos de porta nos Saxo's, graças aos bons resultados obtidos em 2012, mas contam com forte oposição. O bicampeão Ricardo Teodósio surge com o Saxo Kit Car e promete lutar pela geral. O "rápido" Gil Antunes regressa com o Opel Astra GSi, e também Pedro Lança volta com o Saxo. Neste lote há que acrescentar Marco Gonçalves, José Coelho e Paulo Santos, que têm uma palavra a dizer.

Mantendo o esquema habitual, o rali começa com um super especial noturna no Sábado, e para Domingo estão previstas duas passagens pelos troços de Vila do Bispo e Pedralva.

MAPA

Leia Mais

Pedro Lança e Ricardo Batista no Regional Sul

Pedro Lança e Ricardo Batista estão de regresso ao Campeonato Regional de Ralis do Sul, com a dupla a renovar a apostar no habitual Citroen Saxo.

Num ano em que os Campeonatos Regionais passaram a ter títulos oficiais para as viaturas de duas rodas motrizes, Pedro Lança voltou a apostar no sempre fiel Citroen Saxo, com o objectivo a passar por ser prova a prova um dos candidatos aos lugares de topo na categoria.

Quanto a este seu regresso ao Regional Sul de Ralis, o piloto apoiado pela TransmissãoSado parceiro Movicontrol, ENI, Jonnesway Ferramentas e Jorge Amortecedores diz que vai “mais uma vez participar no Regional Sul que é um campeonato “Low cost”, mas bastante competitivo e com boas provas. Vamos como sempre dar o nosso melhor, sabendo que temos adversários bem preparados e alguns já com vários ralis disputados este ano”.

No que diz respeito aos objectivos, o piloto de Sines diz que espera “conseguir ser competitivo e fazer bons tempos nos troços que me agradam particularmente”.

Com várias participações no Open e Regional Sul em 2012, o alenquerense Ricardo Batista vai estar uma vez mais como navegador do piloto de Sines e diz que “esta prova acaba sempre por ser uma incógnita para todos, pois não sabemos o patamar competitivo da concorrência, embora em termos de duas rodas motrizes saibamos que vamos encontrar adversários fortes e bem preparados. De qualquer forma, a nossa preocupação passa por conseguirmos dar o nosso melhor nesta prova e assim marcarmos os primeiros pontos do ano”.

O Rali de Vila do Bispo vai para a estrada no próximo sábado 16 de Março, sendo composto por uma super especial nessa noite, ficando reservadas para a manhã de domingo quatro provas especiais de classificação.

publicado em Supermotores

Leia Mais

quarta-feira, março 13

CRRS 2013: O que muda no regional!

O CRRS arranca este fim de semana em Vila do Bispo e marca uma nova etapa nos ralis regionais. São três as grandes alterações regulamentares: desde a divisão do campeonato em dois, a um novo sistema de pontuação e uma reorganização das provas que o compõem.

O regional sul 2013 inicia em Vila do Bispo com um conjunto de alterações significativas. A principal passa pela divisão do campeonato em dois - Campeonato 2 Rodas Motrizes e Campeonato 4 Rodas Motrizes, seguindo o critério adaptado no Open. Apesar de existir uma classificação individual em cada rali, existem duas competições em disputa - 2RM e 4RM, acabando as bonificações que beneficiaram as viaturas das duas rodas motrizes nas últimas temporadas. Isto quer dizer que no final do ano temos dois campeões regionais de ralis, e dois navegadores também.
Por outro lado será adoptado em ambos os campeonatos um novo sistema de pontuação, mais homogéneo e similar ao aplicados nas principais competições nacionais (ou mesmo no WRC). O vencedor soma 25 pontos, o segundo 18, o terceiro 15, e assim sucessivamente até ao 9º classificado que averba 2 pontos. Os restantes concorrentes, que finalizam a prova, somam 1 ponto.
Com a disputa das provas do CPR e Open no mesmo dia, nomeadamente no Rali do Algarve, faz com que o Clube Automóvel do Algarve fique apenas com um rali do CRRS. Depois de ter sido prova de Reserva em 2012, o Rali de Serpa aproveita a deixa e a Sociedade Artística Reguengense torna-se o quarto clube organizador de ralis a ter uma prova no regional sul.

foto ilustrativa - Alexandre Caldeira (Loulé)

Leia Mais

Lista de Inscritos Rali de Vila do Bispo

Fique a conhecer a lista de inscritos do Rali de Vila do Bispo, prova de abertura do Campeonato Regional de Ralis do Sul. Márcio Marreiros parte com número 1, Teodósio regressa de Saxo Kit Car



Foto RCFotos - publicada no Facebook Ricardo Teodósio

Leia Mais

sexta-feira, março 8

Dois projetos para o CRRS 2013

Através do comunicado as duplas José Carlos Paté/Hermes Banza (BMW 325 IX) e Nuno Carreira/Fernando Almeida (Opel Kadett GSi) dão a conhecer os planos para o regional de 2013.

Com a recente alteração ao Regulamento do Campeonato Regional de Ralis Sul - existem agora dois campeonatos no CRRS, um para carros com 2 rodas motrizes e outro para os 4 rodas motrizes - e após diversas reuniões, primeiro entre os elementos da equipa, e depois com os patrocinadores, uniram-se esforços para avançar nas duas frentes. Conscientes de que o desafio não era fácil, ainda assim iniciou-se este novo projeto, que foi tomando forma durante a paragem do campeonato.
Assim, e depois de uma ausência nas últimas provas de 2012, José Carlos Paté regressa ao Regional Sul com um novo navegador (Hermes Banza), mas fiel ao seu BMW 325 IX, entretanto melhorado a diversos níveis, apostando no seu andamento para conseguir, quem sabe, surpreender nas 4 rodas motrizes. Por outro lado, nas duas rodas motrizes, a dupla Nuno Carreira e Fernando Almeida volta a juntar-se, mas desta vez com um projeto para todo o campeonato, em vez das participações esporádicas dos últimos anos. Retoma-se assim uma ligação que já vinha de trás, já que o Opel do Nuno vinha sendo preparado pelo Paté, e por isso, juntamos agora o preparador/piloto a colega de equipa.
É com redobrado ânimo que a equipa tem vindo a trabalhar para tornar mais competitivos os seus dois carros, tendo como objetivo "tentar obter os melhores resultados possíveis nas 4 rodas motrizes e por outro lado apostar na regularidade nas 2 rodas motrizes, embora estejamos conscientes da forte concorrência existente neste competitivo campeonato regional", referiu José Carlos Paté. Por sua vez Nuno Carreira está “expectante e ansioso por começar este campeonato, onde vamos tentar andar mais rápido, tentando capitalizar a experiencia obtida nos últimos anos.”
Para Fernando Almeida, este projeto de 2013 “só é possível devido aos patrocinadores, aos quais gostaria de agradecer pelas respostas positivas, e porque sem eles não seria possível avançar. O nosso obrigado. Fica o compromisso que tudo faremos para honrar a aposta feita na nossa equipa."
Agradecemos também, além dos patrocinadores, aos que ajudaram na preparação do projeto e das viaturas, e aos familiares e amigos que nos apoiam em todos os momentos.
Este projeto de 2013 conta com o patrocínio da ENI, que comercializa gasolinas e lubrificantes de competição, JLM – Aditivos e Sprays e NSA – Garantia Automóvel. Contamos ainda com o apoio da Heads Motorsport, Pneus Fedima, Verde Aventura - Actividades Turísticas, Electrocentral (Quarteira) e Rossas, Lda (Quarteira).

comunicado das equipas

Leia Mais

sexta-feira, fevereiro 8

Iniciativa "Vou ser Navegador(a)" de Ralis

Com o fim de descobrir um talento latente, o piloto Jorge Baptista e a FIXAWAY Competição, vão levar a cabo uma ação de seleção, que visa disponibilizar o lugar de navegador para a época 2013.


As candidaturas serão aceites até ao dia 20 de Fevereiro de 2013. No dia 23 iniciam-se as provas psicotécnicas.
Esta ação conta com o apoio de Ralis Online, QM Rally e SuperMotores.

Condições para participar na Ação “VOU SER NAVEGADOR/A”

1 - Serão aceites as candidaturas, independentemente do sexo ou da idade, de portadores/as de carta de condução, obrigatoriamente apaixonados/as pela competição automóvel, e que desejem ardentemente fazer parte dela.
2 - Após a formalização da candidatura, serão realizadas provas psicotécnicas.
3 - Os aprovados/as passarão para provas de destreza com três níveis.
4 – Os aprovados/as passarão para um curso teórico e prático de navegação.
5 – O escolhido/a, será o navegador que vai disputar as seis provas do Campeonato Regional Sul e, também, o Rali de Portugal Open em 2013.

Como Participar

Enviar um email para vousernavegador@gmail.com com as seguintes informações:
- Identificação completa.
- Desejos e motivações.
- As razões pelas quais acredita ser o escolhido.
Daí para a frente…é a fundo!!!

Os interessados, poderão obter mais informação ao evento promovido pelo piloto no facebook e enviar os dados pedidos para vousernavegador@gmail.com.

Foto Pedro Contente (Supermotores)

Leia Mais

quinta-feira, março 29

Monchiconta sem sorte em Vila do Bispo

O regresso da dupla Marco Gonçalves e Pedro Arroja ao regional sul acabou com um abandono - "A sorte nada quis com a nossa equipa no início do CRRS em Vila do Bispo."

Depois de uma super especial cautelosa devido à chuva, iniciámos o segundo dia de prova com um ritmo mais vivo, conseguindo logo na PEC 2 obter o melhor resultado dos carros de 2 rodas motrizes e o 9º lugar da geral. Na 3ª PEC começámos a sentir alguns problemas de caixa, mesmo assim chegámos ao parque de assistências com o 7º lugar da geral e 2º lugar da divisão 1. Infelizmente, logo no início da 4ª PEC os problemas de caixa agravaram-se e obrigaram-nos a desistir.

O aspeto positivo que podemos tirar desta prova consiste em comparar andamentos e demonstrar que podem contar connosco para lutar pelos lugares cimeiros das 2 rodas motrizes, pois esse é o nosso objectivo principal para 2012; vencer a classe 2 e as 2 rodas motrizes na classificação geral. Apesar do sucedido, esta vai ser a nossa postura para o resto do campeonato, mas para isso contamos com um pouco mais de sorte e um andamento consistente até ao final.

Agradecemos todo o apoio e profissionalismo da nossa equipa, que realizou um trabalho excelente na preparação do 306. Um grande obrigado para o Sr. Palma, Fábio, Abel, Sr. Luís, Maria e Chantel. Agradecimento também especial para o Dário e o Cláudio.

Muito gratos também aos nossos patrocinadores, porque sem eles não nos seria possível realizar mais um ano no CRRS…..


press Monchiconta Racing

Leia Mais

terça-feira, março 27

Marco Ferreira vence em Vila do Bispo

Marco Ferreira não poderia ter tido melhor estreia no Regional Sul de Ralis 2012, levando o Citroen Saxo ao quarto lugar da geral, vencedor entre os inscritos com viaturas de duas rodas motrizes, e da classe com veículos até 1600 cc

O piloto de Santiago do Cacém diz que o "balanço não pode ser mais positivo. O resultado superou todas as nossas expetativas, porque o objetivo passava por andar com o carro e aprender mais sobre os ralis. Os resultados foram excelentes, tendo em atenção a pouca experiência acumulada até aqui, e as limitações que advêm de utilizar um carro com uma caixa sem autoblocante, praticamente de origem".

Sobre a prova em particular, Marco Ferreira admitiu que entrou algo preocupado, pois "antes da prova soubemos que tínhamos um problema com a caixa de velocidades e tive algum cuidado com o seu uso, logo na super especial".
Para além da situação com a caixa de velocidades do Citroen Saxo, o piloto viu-se a braços com uma contrariedade antes da prova, uma vez que o seu habitual navegador ficou impossibilitado de marcar presença.

"Um dia antes da prova o João teve uma queda que o impossibilitou de estar presente, mas felizmente o José Teixeira estava disponível para correr, pelo que acabamos por alinhar sem qualquer pressão. Na primeira especial procurámos perceber mais sobre o carro, acertámos alguns pormenores e na segunda passagem tirámos bastante tempo à primeira. Apenas na última especial não melhorámos, pois a caixa não respondia e pensei mesmo que teria que abandonar. Felizmente conseguimos acabar e logo com um resultado que me deixa muito satisfeito, pois não ambicionava lugares de destaque. Foi tudo muito positivo, inclusive o facto de ter ficado a 10 segundos do terceiro lugar", completou o piloto.

No próximo fim de semana o piloto vai marcar presença no Rally de Portugal. Marco Ferreira refere que "a presença no Rally de Portugal, uma prova do Mundial de Ralis, é como um sonho para mim. Esta prova vai servir para dar maior visibilidade aos meus patrocinadores e é também uma forma de lhes agradecer o apoio que me dão para realizar o projeto de correr este ano no Regional Sul. Quanto a objetivos, estes passam por fazer quilómetros com o carro e continuar a aprender, mas agora com um ritmo ainda mais cauteloso, pois é uma prova extensa e bastante dura".

press Sports Multimédia

Leia Mais

domingo, março 25

Marreiros venceu com sorte e saber

O Rali Vila do Bispo fica marcado por uma verdadeira hecatombe de desistentes e com o facto de o primeiro classificado após o último troço não ter sido o vencedor!!!


Márcio Marreiros, após ter vencido a super-especial entrou com um ritmo forte, dando desde logo a entender de que seria um passeiro solitário para a vitória. Contudo, a falta de pressão no turbo, a meio do rali, atrasou Márcio Marreiros, que coincidiu com o ritmo diabólico de João Correia.

Dessa forma, Correia passou para a liderança e quando parecia que tinha a vitória na mão, a caia de velocidades do Mitsubishi partir a 500 metros do final da última especial.

Marreiros regressou assim ao comando após a derradeira especial, iniciando da melhor forma o Regonal Sul, no qual é um dos candidatos.

Conta tanta desistência, entre os principais candidatos ao pódio, Nuno Venâncio levou o seu BMW 325 ix ao segundo lugar, mas a mais de 3 minutos do vencedor.

Também muito bom foi o terceiro lugar de José Dimas, num Subaru Impreza, seguindo-se Marco Ferreira, que levou o seu Citroen Saxo à vitória entre as duas rodas motrizes.

Carlos Martins, terceiro classificado, após a segunda especial, desistia com problemas de embraiagem, José Merceano viu o diferencial ceder (o motor também não estava a render o desejado), na mesma especial, enquanto Luís Nunes teve uma saída de estrada... também nesse troço.

Orlando Bule (transmissão), Ruben Tabaio (motor) e António Lampreia (suspensão) foram outros protagonistas da prova que desistiram.

publicado em RalisOnline

Leia Mais