Foi um rali fantástico, mas não menos fantástica foi a vitória da dupla Bernardo Sousa/Paulo Babo, na estreia em vitórias absolutas em ralis deste piloto madeirense com apenas 19 anos, que venceu também a Produção e a Júnior. Filipe Freitas/Daniel Figueiroa voltaram a estar a um nível fantástico terminando na 2ª posição e vencendo Vítor Sá/Humberto Freitas na última classificativa, por apenas um segundo, na estreia do Fiat Punto S2000 por parte do hena-campeão Madeirense.
Naquele que foi, provavelmente, o melhor rali dos últimos anos, houve muita competitividade a todos os níveis, mas a maior surpresa residiu mesmo no vencedor deste XI Rali Porto Santo Line. Nada mais que o jovem Bernardo Sousa, a mais jovem certeza do automobilismo nacional.
Acompanhado por Paulo Babo, Sousa entrou para o rali, na noite de sexta-feira, na Super Especial do Kartódromo com um início rapidíssimo, mas as características do seu Mitsubishi não lhe permitiram ir além do 5º lugar. Contudo, logo na 2ª PEC, Bernardo Sousa subiu ao 2º posto e de lá não mais saiu senão na 6ª PEC, quando passou para a liderança do rali, que segurou com unhas e dentes até final.
Filipe Freitas «roubou» na última PEC o lugar intermédio do pódio a Vítor Sá, batendo pela escassa margem de um segundo, num rali em que voltou a estar em grande nível. O piloto do Renault Clio S1600, tal como na Camacha, discutiu o resultado com Vítor Sá, desta feita para a 2ª posição, mas desta feita levou a melhor, relegando o campeão madeirense para o último degrau do pódio, ele que também venceu o Agrupamento de Turismo.
A estreia de uma viatura, ainda por cima no Rali Porto Santo Line, que é muito rápido e tem características únicas, foi uma decisão bem ponderada por Vítor Sá, sabendo dos riscos que correria. Todavia, não se pode dizer que Sá não esteve em bom nível, pois andou muito depressa, deu espectáculo e conseguiu uma positiva 3ª posição, que o deixa ainda no 1º lugar da classificação, agora ex-aequo com Filipe Freitas, ambos com 16 pontos.
Sem ter armas para contrariar os seus adversários, que foram bem mais fortes, Alexandre Camacho, que desta feita foi acompanhado por Marco Sousa, foi apenas 4º classificado. O piloto da Olca Team e Vítor Sá foram os dois primeiros na estrada, prejudicados pela queda de alguma chuva na 6ª e 7ª PECs, que foi suficiente para que visse Filipe Freitas afastar-se cada vez mais na classificação, até que o 3º lugar ficasse irremediavelmente fora de hipóteses.
Miguel Nunes/José Camacho garantiram uma saborosa 5ª posição, pois dificilmente teriam conseguido chegar-se mais à frente, e demonstraram novamente um andamento espectacularmente rápido.
Numa «guerra» muito animada com Miguel Nunes, esteve a dupla Vítor Lopes/Jorge Henriques, que nesta sua estreia pelas estradas do Porto Santo deu muito boa conta de si. Depois de ter andado na 5ª posição até à 6ª PEC, Lopes não conseguiram, no entanto, segurar o ímpeto de Miguel, mas acabou ainda assim por assegurar um grande resultado.
Não tendo entrado no rali com o pé direito, pois os níveis de confiança durante a manhã de sábado não estavam ao seu melhor, António Nunes/Jorge Gonçalves foram, contudo, recuperando posições ao longo da tarde e acabaram num positivo 7º lugar.
João Magalhães/Jorge Pereira, Aécio Anjo/Pedro Calado e Rui Fernandes/Roberto Castro foram 8º, 9º e 10º classificados, respectivamente, com os dois pilotos dos Mitsubishi Lancer Evo IX, que não estiveram isentos de problemas, a somarem pontos importantes em termos de Agrupamento de Produção e a «ensanduicharem» o piloto do Citroën C2 S1600, que ainda tem muito trabalho pela frente para poder ter a sua viatura «au point».
Finalizamos com um destaque às restantes competições monomarca que se disputaram. Assim sendo, Filipe Pires/António Sousa foram os vencedores do Troféu Engº Rafael Costa e também a Promoção Globus Transitários/C2, na Zoom Cup Starlet, Nélio Velosa foi o melhor, na Promoção Amplo by Publiquintal, Filipe Sousa bisou, na Yaris Rally Challenge, foi Marco Nóbrega a vencer e na Taça da Senhoras, Isabel Ramos somou outra vitória folgada.
Texto: Gonçalo Luis, retirado de Jornal Motor Online
Foto de MotorMagazine
Sem comentários:
Enviar um comentário