A segunda prova do Campeonato Open de Ralis teve novamente como vencedores a dupla Pedro Peres / Tiago Ferreira no Ford Escort Cosworth. A equipa não deu nenhuma hipótese à demais concorrência, imprimindo um ritmo forte, mesmo quando já detinha alguma vantagem sobre os restantes adversários.
Repetindo a classificação de Montelongo, Rui Azevedo no Ford Escort RS 2000 ocupou o lugar intermédio do pódio, mesmo tendo uma caixa muito longa. Apesar da concorrência ter andando perto, o piloto alcançou a segunda vitória entre os Clássicos.
Novidade apenas na obtenção da terceira posição. João Ruivo em Fiat Stijo JTD protagonizou uma luta acesa com Pedro Raimundo, e apenas na última especial confirmou o lugar no pódio. Depois de ter falhado a presença no nacional de ralis, a primeira prova de Ruivo no Open, dificilmente teria um desfecho melhor. Pedro Raimundo, uma vez mais acompanhado por Nuno Rodrigues da Silva, mudou de viatura, usando agora um Peugeot 206 RC (ex-Paulo Antunes), mas o resultado foi deveras muito positivo. Manteve por algum tempo João Ruivo atrás de si, mas não conseguiu segurar o terceiro lugar por 1,5 segundos. Voltou a vencer entre os “Juníores”.
A dupla Luís Mota / Ricardo Domingos, em Mitsubishi Lancer EVO IV, voltaram a alcançar um excelente resultado, com um quinto lugar. Jogando com a regularidade, a equipa saiu vitoriosa entre os participantes no Regional Centro, uma vez que Pedro Peres não estava inscrito nesta categoria.
Octávio Nogueira com o Saxo Kit Car quedou-se pela sexta posição, apesar de ter ocupado a segunda na primeira especial. Problemas de travões fizeram-no penalizar 40 segundos, e baixar na classificação. Depois da estreia mal sucedida na primeira prova, este resultado poderá ser motivador.
A sétima posição ficou para António Segurado, que com o Escort RS 2000 rubricou o segundo lugar entre os clássicos, beneficiando dos problemas dos principais rivais, nomeadamente José Sousa.
Miguel Abrantes em Saxo ficou na oitava posição, na frente de Tiago Magalhães com um Peugeot 206 GTi (segundo entre os concorrentes da classe Junior) que disputou ferverosamente o rali com Filipe Teixeira, em Citroën Saxo 83º juníor.
A terceira posição entre os clássicos ficou para Tiago Raposo Magalhães, que levou o Datsun 1200 ao 11º lugar da geral.
Apenas três concorrentes inscritos no Regional Centro finalizaram a prova. A vitória, como já referi ficou na posse de Luís Mota, que superiorizou-se facilmente a Alexandre Ferreira em Peugeot 309 GTi e a António Esteves com um Golf.
Registo para os abandonos de: Jorge Areia no princípio do rali, com problemas de motor no Opel; do jovem açoreano Luís Dias, em estreia no Continente; e de Rui Coimbra, com problemas de caixa de velocidades no Golf.
O regresso de Joaquim Santos aos ralis, também não correu da melhor maneira. A estreia esteve condicionada até a manhã da prova, uma vez que só nessa altura é que conseguiram reparar a caixa de velocidades do Escort RS 1800. Na prova, o motor não deu tréguas levando-o ao abandono depois de ter rubricado um sexto tempo à geral no segundo troço.
Infelizmente a prova acabou da pior maneira. Paulo Correia, colaborador técnico da Peres Competições faleceu devido a um acidente de trabalho após o rali. Um facto deveras lamentável, que já foi expresso pela equipa, assim como por outros membros do meio.
Foto:Sportmotores
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