A administração do Autódromo Internacional do Algarve culpou, através da sua assessoria de imprensa, o Estado português pela situação de incumprimento em que se encontra. De acordo com a edição do Correio da Manhã de ontem, o patrão da Fórmula 1 Bernie Ecclestone terá interposto uma acção de arresto dos bens da Parkalgar, a empresa que gere os direitos do Autódromo Internacional do Algarve, situado em Portimão, por dívidas superiores a 3,2 milhões de euros relativas à realização da prova da GP2 Main Series em 2009.
Sobre a dívida à Formula One Management (FOM), o AIA respondeu ontem à tarde ao jornal Observatório do Algarve e ao Diário de Notícias através da sua assessoria de imprensa: "Há um processo a correr em tribunal. Em causa está o incumprimento de pagamentos relativos à prova de GP2 Series que teve como palco, em Setembro de 2009, o Autódromo Internacional do Algarve [inaugurado em 2008]. O Autódromo tinha acordado o recebimento de verbas por parte do Estado português, mas não as recebeu e acabou por incorrer numa situação de incumprimento".
Recorde-se que uma auditoria do Instituto do Desporto de Portugal (IDT) às contas de 2008 e 2009 da Parkalgar, concluída em Junho de 2011, concluía pela restituição de cerca de 902 mil euros, por a empresa ter apresentado faturas “não elegíveis” relativamente às verbas concedidas pelo IDT para a organização de cinco provas desportivas.
A situação financeira da empresa não é seguramente a melhor e os promotores de eventos no local, segundo o Correio da Manhã, queixam-se até da falta de água nas instalações, que foram inauguradas em 2008 e custaram quase 200 milhões de euros. Contudo, também não é novidade a dificuldade do Estado português em pagar a tempo os apoios prometidos, sendo o melhor exemplo o "braço de ferro" entre o Automóvel Clube de Portugal (ACP) e o Instituto do Desporto de Portugal (IDP), devido aos atrasos nas verbas acertadas para a realização do Rally de Portugal.
Polémicas à parte, o AIA continua a ser um destino preferencial para as várias equipas europeias de velocidade testarem durante o Inverno, mas não só. Nos dias 23 e 24 de Março, o AIA abre as portas aos mais de 40 carros que integram o campeonato brasileiro Porsche GT3 Cup Challenge. Só este ano, serão cerca de uma dezena de eventos de grande prestígio internacional estão na agenda do circuito. O regresso do Le Mans Series europeu e do FIA WTCC, o regresso do mundial de GT, o Campeonato do Mundo de Superbike desta feita em Setembro, numa altura em que se decidem os Campeões do Ano, entre muitas outras provas que vão fazer do AIA destino obrigatório para um sem número de fãs do automobilismo.
publicado em Sportmotores
Sobre a dívida à Formula One Management (FOM), o AIA respondeu ontem à tarde ao jornal Observatório do Algarve e ao Diário de Notícias através da sua assessoria de imprensa: "Há um processo a correr em tribunal. Em causa está o incumprimento de pagamentos relativos à prova de GP2 Series que teve como palco, em Setembro de 2009, o Autódromo Internacional do Algarve [inaugurado em 2008]. O Autódromo tinha acordado o recebimento de verbas por parte do Estado português, mas não as recebeu e acabou por incorrer numa situação de incumprimento".
Recorde-se que uma auditoria do Instituto do Desporto de Portugal (IDT) às contas de 2008 e 2009 da Parkalgar, concluída em Junho de 2011, concluía pela restituição de cerca de 902 mil euros, por a empresa ter apresentado faturas “não elegíveis” relativamente às verbas concedidas pelo IDT para a organização de cinco provas desportivas.
A situação financeira da empresa não é seguramente a melhor e os promotores de eventos no local, segundo o Correio da Manhã, queixam-se até da falta de água nas instalações, que foram inauguradas em 2008 e custaram quase 200 milhões de euros. Contudo, também não é novidade a dificuldade do Estado português em pagar a tempo os apoios prometidos, sendo o melhor exemplo o "braço de ferro" entre o Automóvel Clube de Portugal (ACP) e o Instituto do Desporto de Portugal (IDP), devido aos atrasos nas verbas acertadas para a realização do Rally de Portugal.
Polémicas à parte, o AIA continua a ser um destino preferencial para as várias equipas europeias de velocidade testarem durante o Inverno, mas não só. Nos dias 23 e 24 de Março, o AIA abre as portas aos mais de 40 carros que integram o campeonato brasileiro Porsche GT3 Cup Challenge. Só este ano, serão cerca de uma dezena de eventos de grande prestígio internacional estão na agenda do circuito. O regresso do Le Mans Series europeu e do FIA WTCC, o regresso do mundial de GT, o Campeonato do Mundo de Superbike desta feita em Setembro, numa altura em que se decidem os Campeões do Ano, entre muitas outras provas que vão fazer do AIA destino obrigatório para um sem número de fãs do automobilismo.
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