segunda-feira, março 26

Rally de Portugal - Citroën WRT

Fique a par de alguns dados estatísticos e curiosidades sobre os pilotos oficiais da Citroën, e respetivas viaturas, que irão disputar o Rally de Portugal.

SEBASTIEN LOEB
Muito provavelmente o melhor piloto de ralis de sempre, tem um palmarés invejável, de domínio quase absoluto, com uma expressão dominante que ofusca os demais concorrentes. O francês tem 9 títulos mundiais - oito absolutos e um júnior em 2001. Tem 69 vitórias, em quase todos os ralis, e em todos os tipos de piso - asfalto, neve, terra, mas sempre com um Citroën (o 2º concorrente com mais vitórias é Marcus Gronholm que "só" tem 30). Foi o melhor em 817 provas especiais de classificação !!!
Desde que a prova portuguesa pontuável para o WRC se disputa a sul, ostentou sempre o número 1 de porta, e somou vitórias em 2007 e 2009 com o Citroën C4 WRC. Em 2010 e 2011 viu o seu colega de equipa, Sebastien Oigier se superiorizar, ocupando o segundo posto. Sempre contou com a companhia de Daniel Elena no banco do lado direito.
Este ano já somou duas vitórias - Rali de Monte Carlo e Rali do México, prova que antecede o Rali de Portugal.
Irá utilizar o chassis nº14 da Citroën, com o qual venceu o Rali da Catalunha e o Rali da Argentina, o ano passado e foi sexto classificado na Suécia este ano.


MIKKO HIRVONEN
Este "finlandês voador" já defendeu oficialmente as cores da Subaru, Ford, e este ano passou para nº2 da Citroën. Tem no seu currículo três títulos de vice-campeão mundial, o último dos quais o ano passado, a apenas um ponto de Loeb. Foi uma fase final recambolesca, em que os abandonos e os "atrasos" de Latvala permitiram chegar a Gales com tudo em aberto...
Tem 14 vitórias no WRC, três das quais na Austrália, e 53 pódios.
Já participou no Rally de Portugal por cinco vezes, a primeiras das quais em 2005, como piloto convidado num Subaru Impreza de produção. Acabou no 2º lugar atrás de Daniel Carlsson. Voltou a ser segundo classificado em 2009, já com o Ford WRC. Nas duas últimas presenças obteve o 4º posto.
O melhor registo esta temporada são dois segundos lugares na Suécia e no México.
Irá utilizar o chassis nº 15 do Citroën DS3 WRC, que foi usado por Oigier na Argentina e Catalunha no ano passado. Este ano já disputou o Rali da Suécia com esta viatura.

Sem comentários: