Após um ano a desenvolver o Astra Proto, dupla de Portalegre chega à Baja CARMIM, primeira de seis provas do CPTT de 2012, ainda mais forte e motivada Apesar da forte concorrência que se perfila, objetivo é lutar a cada prova pelas primeiras posições da classificação geral
Renovando a aposta no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT), Nuno Matos e Filipe Serra serão uma das duplas a ter em conta, já a partir do próximo sábado, 17 de março, na discussão pelos primeiros lugares da Baja CARMIM, a primeira de seis provas que compõem o calendário de 2012 de uma das mais espetaculares disciplinas do automobilismo nacional. Com um percurso irrepreensível nas categorias secundárias, conquistando o bicampeonato de T8 em 2007 e 2008 e os títulos nacional e mundial de T2 em 2009 e 2010, Nuno Matos cumpriu no ano passado o desejado salto para a categoria rainha do CPTT, estreando um novo Astra Proto construído de raiz em Portugal. “Era um passo lógico e muito desejado, mas que implicou um grande esforço a todos os níveis, uma vez que tivemos que repensar todo o projeto e desenvolver um carro completamente novo, com todos os riscos que isso implicava. Obviamente, a fase inicial da época foi a mais difícil, porque tivemos que ultrapassar alguns problemas normais de juventude e adaptar o nosso estilo de condução às próprias características deste carro”, recorda Nuno Matos, apontando a deslocação à Baja Espanha Aragon como o ponto de viragem da última época. “Foi uma prova que serviu para validar todo o trabalho que vínhamos desenvolvendo no carro e nos devolveu a confiança que precisávamos para enfrentar a segunda metade do calendário. De tal forma que, logo no reatar do campeonato português, conseguimos o nosso primeiro pódio absoluto na Baja Proença-Oleiros e, logo de seguida, na deslocação a Idanha-a-Nova, a nossa primeira vitória à geral em provas do campeonato”, lembra, ainda, o piloto de Portalegre que no final do ano falharia por apenas 2 pontos a conquista do vice-campeonato absoluto. “Foi pena, porque seria a cereja em cima do bolo… Mas, enfim, é um objetivo que transita para este ano, onde esperamos aproveitar a experiência e os quilómetros acumulados para sermos cada vez mais competitivos e, sobretudo, ainda mais regulares”, assume. Relativamente a esta primeira prova do ano, Nuno Matos confessa a sua ansiedade, mas admite que não é para já fácil antecipar um resultado: “Será, essencialmente, uma prova para medir o pulso às ambições de cada equipa e onde o importante será mesmo começarmos… bem. Algo que não conseguimos há um ano, quando um problema mecânico ditou a nossa desistência logo na Super Especial. Este ano, esperamos cumprir todo o percurso, que seguramente terá a sua fase decisiva no longo setor de domingo e nas eventuais paragens que cada equipa opte por fazer na Zona de Assistência”, antevê o piloto.
Com um percurso que totaliza cerca de 520 km, percorrendo o Sotavento Algarvio e o Baixo Alentejo, a Baja CARMIM será disputada ao longo de dois dias, iniciando-se na tarde de sexta-feira, pelas 16h00, com a primeira de duas passagens pela Super Especial (5,75 km) que o Clube Automóvel do Algarve desenhou nas imediações de Tavira. Para domingo, 18 de março, a Organização preparou um percurso de 320 km em linha nos concelhos de Alcoutim e Mértola, com dois pontos de assistência facultativa, sempre no mesmo local, respetivamente aos km 76 e 152. A cerimónia de pódio está prevista para as 17h00, na Praça da República, no centro da cidade de Tavira.
Mais informações sobre a prova em www.clubeautomovelalgarve.pt.
PROGRAMA
Sábado, 17 de março 2012
15h15 Partida do Parque Fechado (Praça da República) 16h00 Partida para a Super Especial 1 (5,75 km) 16h30 Partida para a Super Especial 2 (5,75 km) 19h30 Conferência de Imprensa no Mercado da Ribeira (Praça Velha)
Domingo, 18 de março 2012
08h30 Partida do Parque Fechado (Praça da República) 10h00 Partida para o Setor Seletivo (320 km) 14h51 Chegada prevista ao final do SS 17h30 Cerimónia de Pódio (Praça da República – Tavira)
publicado em TodoTerreno
Renovando a aposta no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT), Nuno Matos e Filipe Serra serão uma das duplas a ter em conta, já a partir do próximo sábado, 17 de março, na discussão pelos primeiros lugares da Baja CARMIM, a primeira de seis provas que compõem o calendário de 2012 de uma das mais espetaculares disciplinas do automobilismo nacional. Com um percurso irrepreensível nas categorias secundárias, conquistando o bicampeonato de T8 em 2007 e 2008 e os títulos nacional e mundial de T2 em 2009 e 2010, Nuno Matos cumpriu no ano passado o desejado salto para a categoria rainha do CPTT, estreando um novo Astra Proto construído de raiz em Portugal. “Era um passo lógico e muito desejado, mas que implicou um grande esforço a todos os níveis, uma vez que tivemos que repensar todo o projeto e desenvolver um carro completamente novo, com todos os riscos que isso implicava. Obviamente, a fase inicial da época foi a mais difícil, porque tivemos que ultrapassar alguns problemas normais de juventude e adaptar o nosso estilo de condução às próprias características deste carro”, recorda Nuno Matos, apontando a deslocação à Baja Espanha Aragon como o ponto de viragem da última época. “Foi uma prova que serviu para validar todo o trabalho que vínhamos desenvolvendo no carro e nos devolveu a confiança que precisávamos para enfrentar a segunda metade do calendário. De tal forma que, logo no reatar do campeonato português, conseguimos o nosso primeiro pódio absoluto na Baja Proença-Oleiros e, logo de seguida, na deslocação a Idanha-a-Nova, a nossa primeira vitória à geral em provas do campeonato”, lembra, ainda, o piloto de Portalegre que no final do ano falharia por apenas 2 pontos a conquista do vice-campeonato absoluto. “Foi pena, porque seria a cereja em cima do bolo… Mas, enfim, é um objetivo que transita para este ano, onde esperamos aproveitar a experiência e os quilómetros acumulados para sermos cada vez mais competitivos e, sobretudo, ainda mais regulares”, assume. Relativamente a esta primeira prova do ano, Nuno Matos confessa a sua ansiedade, mas admite que não é para já fácil antecipar um resultado: “Será, essencialmente, uma prova para medir o pulso às ambições de cada equipa e onde o importante será mesmo começarmos… bem. Algo que não conseguimos há um ano, quando um problema mecânico ditou a nossa desistência logo na Super Especial. Este ano, esperamos cumprir todo o percurso, que seguramente terá a sua fase decisiva no longo setor de domingo e nas eventuais paragens que cada equipa opte por fazer na Zona de Assistência”, antevê o piloto.
Com um percurso que totaliza cerca de 520 km, percorrendo o Sotavento Algarvio e o Baixo Alentejo, a Baja CARMIM será disputada ao longo de dois dias, iniciando-se na tarde de sexta-feira, pelas 16h00, com a primeira de duas passagens pela Super Especial (5,75 km) que o Clube Automóvel do Algarve desenhou nas imediações de Tavira. Para domingo, 18 de março, a Organização preparou um percurso de 320 km em linha nos concelhos de Alcoutim e Mértola, com dois pontos de assistência facultativa, sempre no mesmo local, respetivamente aos km 76 e 152. A cerimónia de pódio está prevista para as 17h00, na Praça da República, no centro da cidade de Tavira.
Mais informações sobre a prova em www.clubeautomovelalgarve.pt.
PROGRAMA
Sábado, 17 de março 2012
15h15 Partida do Parque Fechado (Praça da República) 16h00 Partida para a Super Especial 1 (5,75 km) 16h30 Partida para a Super Especial 2 (5,75 km) 19h30 Conferência de Imprensa no Mercado da Ribeira (Praça Velha)
Domingo, 18 de março 2012
08h30 Partida do Parque Fechado (Praça da República) 10h00 Partida para o Setor Seletivo (320 km) 14h51 Chegada prevista ao final do SS 17h30 Cerimónia de Pódio (Praça da República – Tavira)
publicado em TodoTerreno
Sem comentários:
Enviar um comentário