Mostrar mensagens com a etiqueta Nelson Ramos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Nelson Ramos. Mostrar todas as mensagens

domingo, abril 22

TT Ervideira: Miguel Barbosa vence com autoridade

A dupla Miguel Barbosa/Pedro Velosa garantiu a vitória no Ervideira Rali TT 2012, segunda prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, atingindo assim o objectivo a que se tinha proposto e que considerava obrigatório. Não experimentando qualquer problema com o seu Mitsubishi Racing Lancer e tirando partido da experiência de Pedro Velosa, ambos festejaram o sucesso no pódio final em Reguengos de Monsaraz. Aliás, esta foi a primeira vitória absoluta do seu novo navegador.

Trata-se de uma vitória muito importante a vários níveis, numa prova que foi muito difícil, pois o carro não estava perfeitamente adaptado a este mau piso, nomeadamente nesta segunda volta”, comentou Miguel Barbosa visivelmente satisfeito no final da prova, apontando idêntico propósito para a próxima jornada, o Rali TT Serras do Norte, a disputar em Junho. “De facto, começámos a dar a volta ao campeonato, depois do percalço no Algarve. De manhã construímos um bom avanço para que o pudéssemos gerir na secção da tarde e garantir a vitória”.

Quanto a este Ervideira Rali TT 2012 e após o tempo mais rápido de ontem na Super Especial, seguiu-se a primeira volta ao traçado a norte de Reguengos de Monsaraz, que o piloto da equipa BP Ultimate Vodafone Team cumpriu sem sobressaltos, garantindo uma vantagem confortável de 4m09s sobre Rui Sousa e de 6m13s sobre Hélder Oliveira, depois de alguns problemas terem atingido outros dos seus potenciais adversários.

A prova está a ser impecável, apesar do carro não estar muito eficaz em mau piso”, referia Miguel Barbosa, então a meio do dia de competição no Parque de Assistência, numa altura em que o seu Mitsubishi Racing Lancer recebia toda a atenção da sua equipa de mecânicos. “De qualquer modo não vou fazer nenhuma alteração significativa para a segunda volta. Vou gerir o avanço, tentar não furar e poupar a macânica nos locais mais duros, para conseguir o que nos propusemos alcançar, a vitória aqui na Ervideira”.

À tarde o piloto aplicava essas regras e limitou-se a gerir a vantagem, cedendo apenas algum tempo aos seus adversários, sem nunca colocar em perigo o seu resultado final. Garantia, assim, a tão ambicionada vitória, a primeira do ano da equipa e a sua sexta pessoal no palmares da prova da Sociedade Artística Reguenguense (um recorde), numa prova que considera “ser do meu agrado, que me dá sempre um prazer enorme de fazer e que conta com um percurso impecável. Destaco ainda a excelente dinâmica de promoção da organização e dos patrocinadores”.

Quanto a Hélder Oliveira, piloto que regressou este ano ao Nacional de TT, conseguiu na segunda passagem pelo troço de 145 quilómetros, depois de uma melhor adaptação à Nissan Navara, andar a um ritmo elevado, mesmo acima do do Campeão Nacional, que se limitava a controlar os andamentos dos perseguidores. Oliveira garantia o segundo lugar do pódio, deixando o mais baixo para Rui Sousa, mostrando que a Isuzu Proto já ultrapassou os problemas de fiabilidade que têm apoquentado toda a equipa da Prolama.

Para Hélder Oliveira, esta dupla estreia “primeira vez com esta pick-up e a primeira vez nesta prova desde que mudou de patrocinador até correu bem. Foi uma prova muito dura, em que estive sempre a adaptar-me e a aprender com a Nissan, pois fiz muito poucos testes. Gostei imenso da corrida e penso mesmo que se não fosse o furo de manhã o resultado poderia ter sido outro.”

Já Rui Sousa afirmou que esta “é mais uma participação esporádica para este ano, mas não poderia deixar de vir a uma corrida que gosto muito e onde sou muito bem recebido. O resultado foi bom, um pódio é sempre um pódio, mas ainda não foi desta que ganhei – única que ainda não venci – por isso para o ano estaremos cá outra vez para tentar vencer.”

Na categoria T2 a vitória sorriu a Nuno Tordo com uma Nissan Navara, depois de uma luta muito intensa com Edgar Condenso aos comandos de uma Isuzu D-Max. No terceiro lugar ficou João Cardoso em Nissan Navara. Entre os T8, foi Tiago Avelar o vencedor, aos comandos de um Nissan Lynx Proto.

Note-se que este Ervideira Rali TT também pontuou para o Desafio Total/Mazda, tendo conhecido vários líderes. Após João Rato ter vencido a Super Especial de ontem, também Miguel Paião e Pedro Barroco passaram pelo comando, enquanto na segunda metade da tabela as trocas de posições foram uma constante. No final seria João Rato a festejar a vitória entre os utilizadores das Mazda BT-50.

Classificação Final:
1º Miguel Barbosa/Pedro Velosa – Mitsubishi Racing Lancer - 3h56m11,3s
2º Helder Oliveira/José Marques – Nissan OffRoad - a 5m22,9s
3º Rui Sousa/Carlos Silva – Isuzu D-MAX - a 6m53,5s
4º Ricardo Porém/Manuel Porém – BOMCAR BMW Proto - a 21m32,1s
5º Paulo Ferreira/Jorge Monteiro – Nissan Navarra OffRoad - a 22m18,2s
6º José Dinis Lucas/Luis Tirano - Mitsubishi Pajero DID - a 23m07s
7º Chavigny Frederic/Brucy Jean - Proto Dessoude Atacama - a 30m52,5s
8º Nuno Tordo/Marco Santos - Nissan Navarra - a 46m31,2s
9º Tiago Avelar/Silva Santos - Nissan Lynx Proto - a 46m51,4s
10º Edgar Condenso/Nuno Silva - Isuzu D-Max - a 48m27,8s

publicado em Sportmotores

Nota adicional - André Amaral, que contou com a navegação do algarvio Nelson Ramos abandonou após CP1, no Proto X3.

Leia Mais

sábado, abril 21

Miguel Barbosa entra na frente no Ervideira TT

Campeão nacional foi o mais rápido nas duas passagens pela especial. Nelson Ramos, que navega André Amaral no Proto X3, está numa excelente 6º posto, depois ter feito um 7º e um 10º lugar nas duas passagens, a 17 segundos de Rui Sousa.

O actual campeão português de TT, Miguel Barbosa, entrou com o pé direito na segunda jornada da temporada ao vencer as duas passagens pela Super-Especial que abriu a competição para os automóveis. O piloto do Mitsubishi Racing Lancer demorou 9m02,35s a cumprir a totalidade do percurso e deixou Ricardo Porém, que foi o segundo mais rápido com o BMW Série 1 Proto, a 7,13s. Hélder Oliveira estreou-se ao volante de uma Nissan Navara e, apesar de não conhecer bem o carro, concluiu o primeiro dia no Ervideira Rali TT com o terceiro melhor tempo, a 21,91s de Barbosa.

Com a Adega Ervideira na Herdade da Vendinha, muito bem composta de público, o campeão nacional bateu a concorrência logo na primeira passagem. Contudo, não estava satisfeito com o carro e sentia que podia ter sido ainda mais competitivo. Na segunda passagem, Barbosa acertou com as afinações do Mitsubishi e voltou a vencer.

Ricardo Porém, por seu turno, estava muito satisfeito com a sua prestação em ambas as passagens pela Super-Especial, tal como Hélder Oliveira. Pelo contrário, Rui Sousa, que acabou em sexto, não tinha razões para celebrar pois teve mesmo de parar e reiniciar a electrónica pois o motor da sua Isuzu entrou em excesso de rotação. José Dinis Lucas também perdeu tempo na derradeira passagem pois o seu carro só funcionou em modo de segurança.

Na primeira volta, o carro fugia de frente. Era difícil colocá-lo nas curvas e isso era especialmente complicado porque o traçado é muito encadeado. Ainda assim, estou contente por ter ganho. Na segunda volta, já tinha mais precisão na direcção e consegui ser mais rápido. Agora vamos preparar-nos para amanhã que vai ser um grande dia”, afirmou Miguel Barbosa.

Ricardo Porém, por sua vez, limitou-se a dizer que: “Correu tudo bem. Foi óptimo. Gostei muito do meu ritmo.”

Hélder Oliveira, também estava muito satisfeito, principalmente porque nunca tinha guiado a Nissan Navara com que se inscreveu no Ervideira Rali TT. “A segunda volta foi bastante melhor. Estou a adaptar-me ao carro. Tem um motor brilhante mas não conhecia nada e estou em fase de aprendizagem”, disse o piloto de Barcelos.

Nuno Matos estava na luta pelos lugares do pódio, mas acabou por retardar a sua partida para a Super Especial 2 após um inesperado problema com a bomba de alta pressão do Astra Proto. Embora penalizado em 12 minutos, atual líder do Campeonato será o quarto carro a largar para a etapa de amanhã, num total de 300 km repartidos por dois Setores Seletivos

adaptado de TTVerde

Leia Mais

sexta-feira, fevereiro 24

Algarvios fora dos Açores

Infelizmente a juntar a anunciada ausência de Ricardo Teodósio, também António Gago e Nelson Ramos não compareceram à prova. A representatividade algarvia ficou apenas reservada a uma conhecida viatura, que nas mãos de Paulo Antunes, também já conheceu o sabor do abandono.


Para ver os resultados do Troféu Ralis de São Miguel:
http://www.amaweb.com.pt/trsmg/

Foto Luis Pacheco - RalisOnline

Leia Mais

terça-feira, fevereiro 14

António Gago/Nelson Ramos nos Açores de Marbella

A par com a prova principal pontuável para o IRC e campeonato de Portugal, também decorrerá a prova do Campeonato Open que conta com 19 inscritos, entre os quais a dupla algarvia António Gago/Nelson Ramos em Seat Marbella.



FOTO - PEDRO CONTENTE - RALI DE LOULÉ 2011

Leia Mais

sábado, outubro 29

Portalegre 500: Recital de Campos, e azar para os algarvios

Filipe Campos foi autor de uma excelente recuperação no SS3 da Baja Portalegre 500, alcançando uma incontestável vitória. Infelizmente, não há registo das equipas algarvias no último SS. Depois de uma manhã promissora, tanto Miguel Farrajota, como Roberto Caporelo (com João Luz) não finalizaram a prova.



Após os dois furos no sector matinal do segundo dia da Baja Vodafone 500 Portalegre, Filipe Campos arrancou da parte da tarde para uma exibição de sonho, coroada com a quinta vitória no evento organizado pelo ACP, batendo Helder Oliveira por 2m41s e Miguel Barbosa por 2m53s. Com este resultado Filipe Campos torna-se assim no recordista de vitórias na mais mítica das provas nacionais de todo-o-terreno.

A concorrência bem tentou conter o avanço do Mini, mas Helder Oliveira e Miguel Barbosa tiveram de se render ao andamento imposto pelo piloto nortenho, passando a lutar pelo segundo posto, numa batalha em que o homem do Nissan acabou por levar a melhor por escassos 12 segundos. A "armada" russa afundou-se na última especial: Novitskiy terminou apenas em quinto e Gadasin em sexto, numa altura em que Pedro Grancha esteve também em bom plano, assinando a quarta marca, na frente de Ricardo Leal dos Santos, o que lhe permitiu minimizar as perdas e saltar para o sétimo lugar final, enquanto o piloto do Mini terminou no quarto lugar absoluto.

Depois dos azares da manhã, Filipe Campos reconhece que arrancou “com um bocadinho de raiva. Queria muito ganhar esta prova e dei tudo até ao último quilómetro. Fui sempre no limite. O carro é fantástico e embora não esteja totalmente ao meu gosto, da parte da tarde a nível de travagem e suspensão estava já bastante melhor. Mais uma vez esta prova foi um exemplo de organização e o terreno estava muito bom, embora existissem zonas ainda com alguma lama”, frisou no final o vencedor das bodas de prata da Baja Vodafone 500 Portalegre.

Mas se Filipe Campos estava satisfeito, igualmente contente estava Helder Olliveira. “Correu muito bem. Foi pena só ter dois pneus novos para colocar à tarde, pois com velhos atrás ao fim de 40 ou 50 quilómetros já estava à procura do carro. Foi o meu melhor resultado aqui e de todo não estava à espera, embora depois do que se passou de manhã tivesse chegado a acreditar que podia mesmo vencer, mas o Filipe esteve soberbo e o carro dele é de outro nível. No final tive de atacar um pouco para passar o Miguel e consegui”, afirmava no final muito satisfeito o piloto de Barcelos.

Resignado estava Miguel Barbosa. Apesar de ter feito uma prova em que “tudo correu bem, não deu para mais. Nas zonas mais lentas ainda consigo ganhar qualquer coisa, mas depois nas partes rápidas não tenho hipótese. Conseguimos chegar ao pódio, mas não na posição de que gostaríamos, ainda assim foi bom. Somamos a pontuação máxima para o campeonato e cumprimos na plenitude os objectivos que tínhamos para este ano”, concluiu o novo campeão nacional de todo-o-terreno.

Quanto aos pilotos russos, que lideravam ao final da manhã, tiveram uma tarde para esquecer. Leonid Novitskiy furou, ao passo que Boris Gadasin foi sempre perdendo tempo para os mais rápidos, terminando apenas no sexto lugar, a 13 minutos exactos do vencedor, enquanto o homem do Mini fechou o “top five”, a 8m28s do vencedor.

Em jogo em Portalegre em termos nacionais estava o título do Agrupamento T2. Mário Dinis Lucas fez o que lhe competia e venceu, com o próprio a reconhecer “que esta vitória aqui vale como um título. Correu muito bem”. Mas a festa maior acabou por ser feita por Carlos Almeida que, graças ao terceiro lugar, garantiu o título.

No Desafio Elf/Mazda vitória tranquila de João Rato, que desta forma se mantém imbatível em 2011 nesta iniciativa monomarca.

publicado no Site oficial da prova.

Leia Mais

Portalegre - SS2 Farrajota próximo do top 10

A dupla Miguel Farrajota/Nelson Ramos entrou com o pé direito pela manhã na Baja de Portalegre. À passagem do primeiro CP1 averbavam o 4º tempo da geral, e ocupavam o 5º posto. No entanto, baixaram algumas posições até ao 12º no final da SS2. João Luz, que navega o Roberto Caporale está em 25º.




Depois de terem sido os portugueses a dominar o Prólogo da Baja Vodafone 500 Portalegre, coube à armada russa terminar o segundo sector selectivo na frente da corrida. Leonid Novitskiy escapou com mestria às armadilhas do percurso, que penalizaram em furos alguns dos adversários, para bater Helder Oliveira por 11 segundos e Boris Gadasin por 20, o que lhe permite arrancar para os mais de 250 quilómetros do sector da tarde com 19 segundos de vantagem para o seu compatriota e mais de um minuto para o piloto de Barcelos, que teve uma penalização de um minuto por falsa partida no prólogo, o que implica um atraso real de 1m13s.

Segundo Novitskiy, «o carro esteve perfeito, tal como o meu navegador. Estou na posição que queria, que é na frente do Schlesser, pois a preocupação maior é a Taça do Mundo”. Já o seu compatriota Gadasin referiu que «o sector correu bem. Parti numa boa posição e isso ajudou. O carro esteve perfeito e espero conseguir manter o ritmo da parte da tarde. Estou em terceiro na Taça do Mundo, mas para o ano espero lutar pelo título”. Quanto a Helder Oliveira, o melhor português à geral, apesar do atraso forçado provocado pela penalização, declarou-se «surpreendido com o andamento, depois de estar parado um ano e meio. Correu muito bem e podia ter sido ainda um bocadinho melhor. O carro está perfeito, mas para a tarde só tenho dois pneus novos para colocar”.

Os furos foram a principal “praga” para os pilotos da frente, com Filipe Campos, que liderava ao quilómetro 78 com mais de 1m30s de vantagem, a ter de parar por duas vezes para trocar as rodas do Mini e com isso a ceder cerca de oito minutos e meio: «Foi pena ter furado duas vezes e ter perdido mais de quatro minutos em cada troca. O carro é espectacular, mas não está afinado e por isso salta muito. Vou tentar alterar algumas coisas para o segundo sector e manter o ritmo».

Também Ricardo Leal dos Santos e Pedro Grancha não escaparam aos furos, sendo que o piloto da Nissan Off Road teve de se debater ainda com problemas de travões. Nuno Matos atrasou-se com problemas de electrónica, com o Opel Astra Proto a entrar em modo de segurança nas zonas mais rápidas, enquanto Vladmir Vasilev chegou ao parque de assistência com uma transmissão partida, apesar de ter sido o quarto mais rápido da manhã.

Quanto a Miguel Barbosa, o vencedor do prólogo, a sua surpresa era evidente à chegada ao parque de assistência: «O sector saiu-nos bem, por isso tenho dificuldade em explicar a diferença de tempo. Se há dias que as coisas nos correram bem foi hoje. Na zona espectáculo percebi que vinha a perder tempo, pois quando saí vi o Filipe Campos a entrar nessa zona. Os primeiros quilómetros eram muito rápidos e sei que aí perco um pouco, mas depois não sei».

Na categoria T2, Edgar Condenso manteve a liderança aos comandos da Isuzu D-Max.

informação do site oficial

Leia Mais

sexta-feira, outubro 28

Algarvios passam prólogo em Portalagre

A Baja Portalegre 500 conta com a presença de alguns elementos algarvios. Miguel Farrajota e Nelson Ramos ficaram no 17º posto, enquanto que João Luz que regressa ao TT ao lado do italiano Roberto Caporale foi 33º.



Como se esperava foram os portugueses a ditar o ritmo no Prólogo que abriu a edição 2011 da Baja Vodafone 500 Portalegre. Apesar da presença de algumas estrelas do panorama internacional, com natural destaque para Leonid Novitskiy e Jean-Louis Schlesser, foi Miguel Barbosa a ditar o ritmo, mas o piloto do Mitsubishi Racing Lancer por pouco não foi surpreendido por Ricardo Leal dos Santos, que cedeu apenas nove décimos.

Na estreia com o Mini All4racing, Filipe Campos assinou a terceira marca, a 2,5s. No Agrupamento T2 o mais rápido foi o regressado Edgar Condesso, enquanto no Desafio Elf/Mazda, Bruno Oliveira bateu toda a concorrência. Entre os pilotos do Evento Nacional, o mais rápido foi Vitor Caeiro.

Aliás, o equilíbrio foi a nota dominante do arranque da comemoração das bodas de prata da Baja Vodafone 500 Portalegre, para além do imenso público presente, com os 10 primeiros a caberem em menos de 14 segundos, num lote em que constam Nuno Matos, Mathias Kahle, Boris Gadasin, Rui Sousa, Leonid Novitskiy, Hélder Oliveira e Vladimir Vasilev, o que abre excelente perspectivas para uma grande corrida ao longo dos mais de 400 quilómetros. Essa é uma luta em que já não vai estar Ricardo Porém, que não conseguiu colocar o carro a trabalhar para sair do parque fechado.

Como é habitual Miguel Barbosa ganhou o prólogo que, segundo o piloto, «correu dentro da normalidade, embora pudesse ter sido melhor. Para os dois sectores finais é indiferente largar na frente, embora reconheça que quem sai atrás controla melhor a corrida. No entanto, o carro está óptimo e por isso vou impor um ritmo forte desde o início. Apesar de não ser uma obsessão, até porque já ganhei aqui, é sempre um prazer ganhar em Portalegre e é isso que vou procurar fazer uma vez mais», afirmou.

Ricardo Leal dos Santos teve um excelente início de prova, assinando a segunda marca, perdendo menos de um segundo para o mais rápido: «Foi bom, mas não sei se esta é a posição ideal. Acho que deviam fazer como nas motos, deixar os mais rápidos escolher a posição de partida. Para o segundo dia de prova o objectivo é o pódio e para isso contamos com um carro fantástico que passa por cima de tudo de uma forma impressionante». Na estreia com o Mini, Filipe Campos considerou o terceiro lugar «quase uma vitória. Perder apenas 2,5s para o Miguel é excelente. Vou para ganhar como sempre, apesar desta ser a minha estreia com o carro e deste ter um comportamento diferente do BMW, sobretudo ao nível da estabilidade», explicou o portuense.

Em Portalegre está Jean-Louis Schlesser, que tripula um carro de quatro rodas motrizes «já a pensar no próximo ano. Vou tentar ser o mais rápido possível, mas sei que é muito difícil ganhar a Taça do Mundo, pois para isso teria de ficar na frente do Novitskiy e não me parece possível. É uma alegria regressar a Portugal e logo numa prova tão especial como a comemoração dos 25 anos da Baja Portalegre», referiu o francês.

O segundo dia de prova começa bem cedo, com um sector selectivo de 172 quilómetros, e a partir das 12h30 os pilotos de automóveis arrancam para os derradeiros 253 quilómetros competitivos da 25ª edição da Baja Vodafone 500 Portalegre. Enquanto isto, os motards fazer essa distância numa única especial em linha, a partir das 09h05.

texto adicional publicado no site oficial de prova

Leia Mais

quarta-feira, outubro 5

Recordando - Rali de Loulé 2003

Em 2003, João Fontaínhas repete o triunfo, mas desta feita com o Ford Sierra Cosworth. A 6,6 segundos ficam Nelson Ramos e Paulo Primaz, e a fechar o top 3 José Coelho e António Morais no Mitsubishi Lancer III. O melhor duas rodas motrizes foi João Pinto, navegado por Inês Ponte no Renault 11 Turbo.



publicado na Conta do Ralis a Sul

Leia Mais

segunda-feira, fevereiro 28

Vídeo Rali de Loulé 2003

Numa prova muito disputada, os três primeiros no Rali de Loulé de 2003 ficaram separados por menos de 15 segundos. João Fontaínhas e Nelson Ramos, ambos em Sierra, e José Coelho, num Mitsubishi EVO 3 foram os protagonistas.

Leia Mais

domingo, fevereiro 13

Vídeo Rali de Monchique 2003

Em 2003, o Troféu Regional de Ralis do Sul, começou em Monchique, a primeira de duas provas de asfalto que compunham a competição. Nelson Ramos obteve a sua primeira vitória no regional, navegado por Paulo Primaz. João Pinto no R11 foi segundo e João Fontaínhas em Sierra Cosworth fechou o top 3.




Leia Mais

quinta-feira, agosto 12

Video Rali de Santa Catarina 2001


Continuando a retrospectiva das provas do regional, a proposta do dia passa pelo Rali de Santa Catarina de 2001. Augusto Páscoa foi vencedor no Mitsubishi Galant VR4, seguiram-se José Coelho em Ford Sierra e Nelson Ramos no Opel Kadett Gsi.

Nestas imagens disponibilizadas pelo João Brito no Ralisasul, também constam João Pinto, João Fontaínhas, Paulo Nascimento, Paulo Santos, José Dimas, Carlos Miranda, Fernando Guerreiro, Pedro Duarte,Rui Chaparro, António Fonseca, José Carlos Paté, Viana Martins, Matthew Shean, Luis Filipe Santos, Emilio Coroa, Carlos Lopes, Nuno Ponte entre outros.



Leia Mais