Seis meses depois o Campeonato Regional de Ralis do Sul está de regresso, numa edição mais compacta e com menor número de provas, cinco no total.
A primeira prova da temporada é o Rali de Martinlongo, que se disputa integralamente no dia 27 de Maio, domingo. O eali é semelhante ao das duas últimas temporadas, com duas passagens pelos troços de Martinlongo (9,17 Km) e Pão Duro (10,27 Km) totalizando 38,88 quilómetros cronometrados.
Apesar de contar apenas com 29 inscritos, é esperado um dos regionais mais competitivos e com maior número de candidatos às principais categorias, nomeadamente à luta pelo título e na Divisão das duas rodas motrizes. O favoritismo recai sobre os campeões em título, Luís Mota/Ricardo Domingos, que motivados pelas vitórias categóricas em Beja e Góis , são os “alvos a abater”. De regresso ao regional sul, a equipa José Merceano /Francisco Pereira, em Mitsubishi Lancer EVO IV querem repetir os êxitos de 2005. Outro nome a ter em conta é Paulo Nascimento, que aposta na fiabilidade do Ford Escort Cosworth para a obtenção de um boa resultado. Com um total de 15 concorrentes com viaturas de tracção às quatro rodas, é difícil efectuar um prognósticos, mas graças às prestações averbadas nas últimas provas, José Neves, Paulo Jesus, Nuno Fontaínhas, Pedro Charneca, António Lampreia, Bruno Andrade e Nuno Pinto enquadram-se nos potenciais candidatos a um pódio, ou mesmo à vitória.
Na Divisão 1, reservada a concorrentes de duas rodas motrizes, também se prevê uma disputa interessante com Pedro Duarte e João Bento em Peugeot 205 GTi a enabeçar o pelotão. Há que contar com a concorrência directa de Viana Martins / Paulo Costa, estreando um Opel Astra GSi, da equipa João Monteiro / José Teixeira em Seat Ibiza GTi e Rui Coimbra, em VW Golf GTi, que nesta prova têm a seu lado o experiente Paulo Primaz. A dupla Gil Antunes / Rui Alves em Opel Astra GSi, que demonstraram em Beja um andamento muito rápido, também são deve entrar nas contas finais.
Entre os concorrentes da Classe 1, é esperada a reedição da luta da Promoção na época trasacta, entre Marco Gonçalves e Vasco Tintim, ambos em Peugeot 205 GTi. A dupla José Coelho / António Morais também quererá ocupar um lugar de destaque com o Citroën Visa GT.
Infelizmente, a Promoção apenas conta com duas equipas inscritas – Pedro Correia / Vítor Graça em Citroën AX Sport e Filipe Baiona / Pedro Inácio num Opel Corsa. Pior mesmo, só a classe III, com um único representante, António Páscoa / Rui Serra num Renault 5 GT Turbo.
Apontamentos finais para a estreia de Jorge Baptista num Toyota Celica 4WD, a participação de José Lopes em VW Golf G60, e da da presença feminina na pessoa de Ana Santos, em estreia como navegadora de Renato Leria.
A principal novidade da competição organizada pelo Clube Automóvel do Algarve, reside na atribuição de prémios no final de algumas provas, nomeadamente … pneus. Dois pneus para os primeiros classificados das quatro e duas rodas motrizes, e um pneu para os segundos e terceiros classificados das respectivas classes. É passível de dizer que, no mínimo, o CAAL opta pela originalidade.
A prova sai para a estrada a partir das 14:30, com a realização da especial de Martinlongo.
Sem comentários:
Enviar um comentário