Passados alguns anos após a criação da classe S1600, heis que a FIA decide largar o “golpe final” na classe, depois de confirmar que na próxima temporada o Campeonato Juníor será disputado por viaturas das classe R3 e R3, como são o caso do Renault Clio R3 e do Citroën C2 R2, que já disputaram o Rali de Portugal.
Olhando um pouco para trás, os S1600 foram apontandos como os melhores carros para os nacionais, depois da proibição de viaturas das classe A8, e mais tarde A7 dos principais campeonatos que se regiam pelas regras da FIA. Ao aparecerem os primeiros S1600, como o caso do Puma, 206, Saxo, cedo se percebeu que a evolução destas viaturas seria rapidamente esgotada, em termos de recursos, e como seria de esperar os Grupo N chegaram à frente rapidamente, e começaram a vencer em terreno favorável às S1600 – o asfalto.
No Mundial, nomes como Sebastien Loeb, Dani Solá, Daniel Sordo, Per-Gunnar Andersson, Simon Jean-Joseph, Brice Tirabassi e Kosti Katajamaki destacaram-se a bordo destes pequenos “devoradores de estrada”. Em Portugal, o destaque vai claro para Armindo Araújo, que com um Kit Car (não era totalmente S1600) venceu dois campeonato nacionais, superiorizando-se na terra aos quatro rodas motrizes. Algumas marcas apostaram a nível nacional, tal como a Citroën (Saxo e C2) Fiat (Punto), a Renault (Clio) e Peugeot (206). Fizeram as delícias do público, principalmente no asfalto, mas passados alguns anos, com o aparecimento dos S2000 e as evolução dos Grupo N, veêm-se completamente abandonados. Neste momento, no campeonato nacional, apenas Carlos Matos dá uso ao Clio, e apenas na Madeira os S1600 ainda “deitam cartas”, apesar de já se saber terem os dias contados.
A ênfase criada em torno da classe no ínicio da década desapareceu, e a própria FIA já reconheceu ser uma classe sem futuro. Resta saber se os sucessores, os S2000, têm tudo para vingar, ou se ainda serão criadas novas categorias que mudará tudo.
2 comentários:
E qual será a reacção da Suzuki, a única marca que realmente apostou nos S1600...
Todas as marcas que apostaram em S1600 ao mais alto nível já desviaram esforços para outros projectos. No caso da Suzuki é o WRC, denominado SX4. Enquanto ele não está pronto, optaram por participar no JWRC a nível oficial este ano.
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