Quando tudo se conjugava para mais um triunfo de Loeb igual a tantos outros, eis que o francês da Citroen erra e entrega o triunfo nas mãos de Marcus Gronholm.
A primeira classificativa do último dia contribuiu para o volte-face na prova, Loeb falhou uma curva onde uma nota mais optimista o fez entrar depressa demais, acabando por cair numa vala mas supostamente depois de já ter dado um toque uns quilómetros antes. Estava terminada a prova para Loeb, que levava quase um minuto de vantagem, e Marcus Gronholm assumia a liderança do rali.
O finlandês da Ford ainda se "deu ao luxo" de fazer um pião e perder mais de 15 segundos, mas como a questão dos dois primeiros lugares era entre os pilotos da Ford, a liderança não correu riscos. Para a Ford este foi um grande e inesperado resultado, pois apesar dos ralis terminarem apenas na chegada Loeb não costuma ser muito dado a errar, mas desta vez o francês errou mesmo e foi a segunda vez este ano que saiu de estrada por notas demasiado optimistas.
A luta pela 3ª posição acabou por centrar as atenções do resto da etapa. Henning Solberg partiu ao ataque para reaver a posição conseguida na véspera por Daniel Sordo, mas ao longo de toda a manhã o piloto espanhol defendeu-se muito bem e garantiu um pódio para a Citroen que minimizou os estragos do abandono de Loeb.
Petter Solberg concluiu (mais uma vez) que o Subaru de 2007 pouco melhor é que o de 2006, os problemas sucedem-se e os Impreza afundam-se na classificação. Toni Gardemeister e Manfred Stohl mantiveram as diferenças entre si e Juho Hanninne conseguiu 1 ponto na sua segunda participação com o Lancer WRC graças à regularidade que deu frutos perante os problemas dos adversários.
Jari-Matti Latvala, que foi a sensação da prova, depois de liderar durante as três primeiras especiais (abandonou depois de um toque lhe ter arrancado a roda do Focus) recuperou até onde era possível, e se ainda pensou em tentar chegar a Hanninen no sábado, na deradeira etapa, optou por não correr riscos.
Também a recuperar do abandono de 6ª feira esteve Chris Atkinson que logrou bater o estreante Frederico Villagra na luta pelo 10º lugar. Referência para este argentino que na estreia com o Ford Focus da Munchis não causou uma grande impressão, vindo com o rótulo de piloto rápido, Villagra manteve um ritmo cauteloso ao longo de toda a prova.
No Campeonato Mundial de Junior, Urmo Aava dominou toda a prova, (à semelhança do que acontenceu em Portugal), mas desta feita não se deixou surpreender pelo companheiro Per-Gunnar Andersson, obtendo mais uns 1º e 2º lugares para a Suzuki. Martin Prokop foi 3º com o seu Citroen C2 S1600 a revelar-se incapaz de chegar aos Suzuki.
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