Foi um final digno de um filme de Hollywood. Depois de 3 dias disputadíssimos, à entrada da última secção do SATA Rall dos Açores, tudo se conjugava que a vitória seria de uma viatura checa, leia-se Skoda. No entanto, o azar que normalmente acompanha Bruno Magalhães nas provas internacionais, bateu à porta de Kopecky e Hanninen e o português conquistou a primeira vitória no IRC.
NOTAS DIA 3
A skoda teve o pássaro na mão e deixou-o fugir por duas vezes, acabando Bruno Magalhães por vencer o Sata Rali Açores sem ter vencido um único troço neste 3º Dia
- Atacando desde cedo rapidamente Hanninen passou para a liderança, mas a dois troços do fim dá um toque e perde muito tempo descendo algumas posições
- Jan Kopecky passava a assumir a liderança mas na fase final da Tronqueira acaba por se despistar, deixando a Bruno Magalhães a liderança
- Bruno Magalhães também não teve um dia fácil. A caixa de velocidades começou a ceder na Tronqueira 1 e teve que ser substituída, parecendo nessa altura que o rali estava perdido, mas os pilotos da Skoda também deram uma ajuda num vitória merecida e suada de Bruno Magalhães
- Numa prova onde nunca esteve bem, Kris Meeke viu-lhe cair nos braços o segundo lugar, num rali em que andou avastado dos lugares do pódio, mas neste rali a sorte esteve com ele
- Claramente muito competitivo, Juho Hanninen viria a ficar no terceiro lugar, num péssimo resultado da Skoda, por culpa dos seus pilotos, quando pareciam ter tudo para vencer
- Andreas Mikkelsen teve um dia complicado. O norueguês bateu numa vaca em pleno troço dos Graminhais 1, e por pouco não acabou ali a sua prova. O Fiesta nunca mais esteve em condições, mas deu para Mikkelsen controlar a sua posição
- Ricardo Moura foi de longe o melhor piloto açoriano, obtendo também excelentes resultados (leia-se vitórias) no Grupo N do Campeonato de Portugal de Ralis, depois d eum dia em que passou a maior parte dos troços a controlar
- Vitor Pascoal, especialista em terminar ralis, voltou a fazê-lo no Sata Rali dos Açores, mas a prestação esteve um pouco abaixo do esperado, mesmo que os resultados globais tenham sido positivos para o Campeonato de Portugal de Ralis
- Merecido foi o 7º e 8º lugares obtidos por Pedro Vale e Sérgio Silva. Foram a sombra um do outro nesta prova, mas Vale foi mais consistente acabou por ganhar uma boa vantagem neste dia
- Destaque para a desistências de Pedro Peres, com problemas de motor, depois de uma rali muito complicado para o portuense
- Bernardo Sousa ainda deu nas vistas neste dia, venceu a Tronqueira 1 à geral, mas depois deu um toque que danificou o carro e perdeu muito tempo, descendo diversos lugares na classificação
NOTAS DIA 2
- Está a ser uma das mais disputadas edições do Sata Rali Açores de sempre, com três pçilotos a lutarem abertamente pela vitória
- Bruno Magalhães entrou com tudo no início do dia, conseguindo destacar-se um pouco de Kopecky e de Hanninen que devido a um furo a meio do primeiro troço do dia, teve uma secção desastrada. O português foi aguentado os ataques dos pilotos da Skoda e para já está merecidamente na frente, apesar de se queixar de um furo lento
- Juho Hanninen foi dos pilotos mais rápidos do dia. Chegou a estar a 20 segundos de Bruno Magalhães mas acabou o dia a apenas 2,2s, o que diz bem do seu ritmo nos derradeiros troços do dia
- Kopecky revela que também tem evoluído muito na terra, tendo perdido apenas pouco mais de 3 segundos ao longo das 9 classificativas do dia, estando em posição de atacar a liderança
- Para estreia nos Açores, Andreas Mikkelsen tem feito um rali muito bom, não cometendo erros e sendo muito competitivo em alguns troços, nomeadamente nas zonas mais rápidas
- Kris Meeke teve um dia desastroso. Furou no primeiro troço do dia, fez um pião nas sete cidades numa zona estreita e argumentou que o carro não tem estado a seu gosto. Uma sombra do Meeke de 2009!!!
- Bernardo Sousa abriu a estrada e perdeu muito tempo com isso, lamentando-se constantemente dessa situação, mas a maior supresa do dia foi saber que Bruno Magalhães estava inscrito no Campeonato de Portugal de Ralis e que portanto é quem lidera no Nacional
- Ricardo Moura geriu muito bem a sua prova. Mais experiente e conhecedor da prova, só atacou quando era preciso e esteve sempre na liderança do Campeonato dos Açores e na frente do Grupo N Nacional, cumprindo plenamente os seus objectivos
- Vitor Pascoal é 8º mas perdeu muito tempo devido a um problema eléctrico no 207 S2000, foi penalizado em mais de 3 minutos, que o fez cair algumas posições conseguindo mesmo assim recuperar, depois de uma interessante luta com Ricardo Moura
- Pedro Vale e Sérgio Silva fizeram bons ralis, com ambos a lutarem abertamente pelo 2º lugar no Campeonato dos Açores, com vantagem para o piloto do Mitsubishi
- Destaque para Pedro Peres, que teve um furo e problemas de embraiagem, que o fizeram falhar um arranque e perder muito tempo caindo ao 11º lugar
NOTAS DIA 1
- Três especiais apenas para o espectáculo, num género de prólogo que permite definir a posição na estrada dos cinco primeiros para o segundo dia
- Por essa razão não é estranho o ritmo de Hanninen, Magalhães e Mikkelsen que partem para a estrada no 5º, 4 e 3º lugar respectivamente, embora para o norueguês já indiferente
- Dessa forma quem abre a estrada será Bernando Sousa, tendo assim a dificuldade de "limpar" os troços da manhã
- Kris Meeke queixou-se de problemas de caixa de velocidade justificando-se dessa forma os mais de 11 segundos perdidos e o 6º lugar, embora Bernardo Sousa o tenha acusado de ter perdido tempo intencionalmente para não ser o 5º e assim partir em primeiro na estrada no 2º dia
- Boa prestação de Kpecky na terra, mas o 4º lugar do dia dá-lhe a possibilidade de ser segundo na estrada
- Na luta pelo CPR, Pedro Peres é para já segundo melhor (depois de Bernardo Sousa), com Vitor Pascoal (problemas de travão de mão) em terceiro e Ricardo Moura (furou) em quarto, mas separados todos eles por três segundos
- Moura é o melhor do Campeonato dos Açores de Ralis, já com uma boa margem para Pedro Vale e Sérgio Silva, este sim numa interessante luta entre si
retirado de ralisonline
Sem comentários:
Enviar um comentário