Mostrar mensagens com a etiqueta Baião. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Baião. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, novembro 29

Pedro Silva vice campeão no Regional Nordeste

Baião foi o palco da última prova do Campeonato Open de Ralis e do Campeonato Regional Ralis Nordeste, em mais uma edição do Rali de Baião. Para a dupla de Guimarães Pedro Silva e Rui Ribeiro estava ainda em jogo a disputa do título mas à partida da prova tinham já noção que não seria fácil debater-se com o seu principal adversário que dispunha de um bom 4x4.

Como nos salienta o piloto “entrei com muito receio ao piso, que tinha zonas muito escorregadias devido à chuva que caiu durante a noite. Fui ganhando confiança durante o troço de Aboboreira 1, mas já depois do meio do troço não evitamos um pião, precisamente devido à lama, o que me deixou ainda mais inseguro o que se refletiu no tempo desse troço e também em Queimada 1”.
Com a vinda à assistência e os pisos a ficarem mais secos, a equipa do Citroën Saxo arrancou bem mais motivada para as segundas passagens, mas devido ao enorme atraso do rali partiram para as duas especiais já de noite.
Devido às neutralizações, o rali atrasou muito e já se disputaram os troços seguintes de noite, onde eu tenho grandes dificuldades devido a um problema oftalmológico... Poderíamos ter minorado o problema usando a calandra de faróis, mas não a levamos montada e tivemos ainda nevoeiro bastante denso em Baião 1 durante o troço quase todo, em que tivemos enormes dificuldades e que nos fez perder imenso tempo” adiantou ainda o vimaranense.
A última especial do rali voltou a não ser fácil “pois em Queimada 2 já não tínhamos nevoeiro, mas continuamos a ter problemas de visibilidade, pois os médios do carro estavam bastante baixos e os máximos altos demais, o que levava a que nas rectas andasse de máximos e ao chegar às curvas mudasse para médios. Com todas estas condicionantes, optei por seguir em ritmo lento de modo a chegar ao final do rali, pois se terminássemos conseguíamos garantir o vice-campeonato, mas não deixamos de nos livrar de um susto, quando apanhamos duas ovelhas "estacionadas" em pleno troço, o que nos forçou a parar e esperar que se desviassem para podermos passar sem as atropelar”.
Após as quatro especiais realizadas Pedro Silva e Rui Ribeiro ascenderam ao 3º lugar final no Regional Nordeste, sendo os 22º no Campeonato Open de ralis. Em termos de Campeonato conseguiram assegurar o segundo lugar final, num justo prémio para equipa que apesar de ter alguns percalços durante a época e de dispor de um carro bem inferior ao dos seus adversários, nunca baixou os braços e conseguiu assim repetir o resultado de 2011.
Resta-me agradecer este vice-campeonato a toda a equipa de assistência, patrocinadores e amigos que nos acompanharam durante o ano, pois sem eles nada disto teria sido possível. Gostava de ter ganho o campeonato, o que infelizmente não foi possível, mas conseguir de novo o vice-campeonato no regional nordeste foi ótimo na mesma e queria dedicá-lo inteiramente ao meu pai, que está já há uns meses com problemas graves de saúde e não pode acompanhar grande parte da época por causa disso. Este é para ti, pai!”

press Pedro Silva

Leia Mais

Paulo Moreira no pódio

E terminou da melhor forma o Campeonato Open de Ralis para a MR Team, que conseguiu ter no Rali de Baião uma grande prestação com o Opel Corsa OPC, isto apesar de a prova não ter sido nada fácil para os pilotos devido ao estado muito escorregadio dos troços e ao muito nevoeiro que se abateu naquela zona.

Paulo Moreira e Marco Macedo partiram para a prova dispostos a conseguir alcançar um pódio entre os carros de duas rodas motrizes, pois essa é a sua principal luta. Sempre com um bom ritmo de prova e com redobrada atenção a possíveis “ratoeiras” nos troços a dupla foi conseguiu manter-se sempre dentro dos seus objetivos, acabando por terminar o rali num excelente sexto lugar da geral, vencendo a sua classe e terminando no terceiro lugar entre os carros de apenas duas rodas motrizes.
Como nos adiantou o piloto “Foi um bom rali para nós. Conseguimos nos enquadrar bem com o traçado, apesar de este não ter sido um desafio nada fácil, impusemos um andamento bom, sem correr demasiados riscos e os tempos foram aparecendo. O carro este em pleno, a Monteiros Competições mais uma vez fez um excelente trabalho e desta forma terminamos um ano muito produtivo com uma merecida vitória na classe e pódio nas 2 RM”.
No primeiro ano do Opel Corsa OPC, todo o trabalho de desenvolvido está já a ser compensado, com a equipa a conseguir mostrar bons resultados, numa altura onde há ainda muito por onde evoluir. “Foi um final de época muito bom. Obrigado ao Marco Macedo, Monteiros Competições e a todos os patrocinadores. Um especial agradecimento ainda ao Daniel Ribeiro pelo apoio ao longo das provas”, conluiu o piloto do Montijo.
Mais info e fotos em: http://www.facebook.com/mrteamrallye

press MRTeam

Leia Mais

Rali de Baião marcou regresso de João Bessa

Depois de um ano paragem o jovem piloto de Baião João Bessa voltou às competições alinhando na última ronda do Campeonato Open de Ralis, o Rali de Baião.

A correr em casa, o piloto recorreu novamente aos serviços da SFR Motorsport, alinhando na prova com um Peugeot 206 Gti, tendo a seu lado Daniela Rodrigues, numa experiência nova para ambos e que já estava prometido desde a última edição da prova.
Num rali onde as condições meteorológicas não ajudaram em nada os pilotos, a dupla partiu para a prova essencialmente centrados em terminar, ganhar ritmo de prova e claro divertir-se.
Como nos refere João Bessa “Com o tempo que estava sabíamos que íamos encontrar os troços muito escorregadios e optamos por entrar com cautelas, até porque seria a primeira vez que íamos estar em contacto com este carro, depois de um ano de paragem e não queríamos cometer erros logo no inicio. Fizemos os dois troços iniciais sem abusar, onde tudo acabou por correr bem”.
Depois da ida à assistência, e com os troços bem mais secos, a equipa partiu assim bem mais motivada e confiante, apostando num ritmo que lhes permitisse subir mais algumas posições. Com os atrasos do rali, devido a duas neutralizações acabaram por partir para os dois últimos troços já de noite, contando ainda com muito nevoeiro que lhes obrigou a rodar num ritmo bastante cauteloso.
“Arrancamos para as segundas passagens já de noite e aquando da nossa passagem deparamo-nos com nevoeiro mesmo cerrado, onde tivemos que ter muitas cautelas e pouco depois parte de algum nevoeiro tinha já levantado, daí termos feito um péssimo tempo nesta especial, mas os ralis são mesmo assim. No ultimo troço, voltamos a sentir a falta da calandra e da pouca luz que o carro tinha, onde não foi possível mesmo efectuar melhor tempo que na primeira passagem. Num gancho acabei mesmo por não evitar um pião que nos fez perder ainda mais tempo, mas prosseguimos em prova e terminamos o rali, que era esse o nosso principal objetivo”, salientou o piloto do Peugeot 206 Gti.
Após as quatro especiais realizadas, o piloto apoiado por Casa das Hortas, From Ibiza Club, i + publicidade, Solimenta, Face, Jorge Amortecedores, Farmácia Barbosa, Restaurante Fonte-Nova, Pensão Borges, Be Chic, Canastra Doce, Dj Carlos Maia, Jorge Pinheiro acabou por concluir a prova na 17ª posição da geral, 11º na classe.
Por fim o piloto adianta ainda que “gostei de fazer o rali à noite, mas teria que o fazer com as condições mínimas, o que não se veio a verificar pois a falta de calandra e uns faróis com pouca luz, não deram grande segurança.
Foi um rali que soube a pouco, pois entramos "demasiado" à cautela e isso não era necessário pois os troços estavam muito bons para a prática do rali. Acabei por ficar um bocado desiludido com a minha participação pois sei que sou capaz de fazer melhor. Esperamos que para o ano o rali volte a ser realizado e que voltarei a fazer os possíveis para participar novamente. Penso que deveria ser feito numa data mais cedo, com bom tempo, e que a ideia dos troços nocturnos como antigamente, não é má de todo, pois segundo alguns pilotos, foi sensacional fazer os troços de noite”.


press João Bessa

Leia Mais

Salvador Gonzaga "Um terceiro lugar que dava ainda para mais!"

O final do Rali de Baião não teve o desfecho esperado para a dupla Salvador Gonzaga e Paulo Lopes, que apesar de tudo conseguiram levar o Peugeot 206 Gti ao pódio no Desafio Modelstand.

A última ronda do Campeonato Open de Ralis foi marcada pelos troços muito escorregadios, assim como o intenso nevoeiro que não ajudou em nada a tarefa dos pilotos. A dupla do Peugeot 206 Gti não começou da melhor forma, sobretudo devido a um mau setup do carro. Como nos refere o piloto “nos testes que efetuámos antes dor ali, conseguimos um acerto perfeito ao carro mas para o piso seco. No rali, com os troços muito escorregadios não foi o melhor e os dois primeiros troços não conseguimos rodar no nosso normal andamento, pelo que perdemos algum tempo para o nosso mais direto adversário”.
Com a vinda à assistência, a equipa técnica conseguiu colocar o carro mais equilibrado para o estado dos troços, o que permitiu à equipa partir muito mais confiantes e dispostos a recuperar a diferença que lhes permitisse ascender à segunda posição no rali.
Para a segunda passagem pelos troços conseguimos melhorar o carro e apesar de estar já de noite e com nevoeiro entramos fortes para tentar recuperar a diferença. Com a anulação da primeira especial, restaram-nos duas especiais para o tudo ou nada e foi assim que andamos. Fizemos uma boa segunda secção, mas acabou por não chegar para ascender a segundo, pelo que o 3º lugar, apesar de ter sido bom, soube a pouco”, concluiu Salvador Gonzaga.
Apesar do grande andamento evidenciado, onde venceram inclusive uma PEC, acabaram por terminar assim o rali na terceira posição do Desafio, sexto da categoria um e décimo da geral. Em termos de classificação final da competição ascenderam à quarta posição.
Mais Info e fotos em: facebook.com/salvadorgonzagarallyedriver

press Salvador Gonzaga

Leia Mais

Rali não foi fácil para Sérgio Vaz

Não foi de todo fácil a última prova do Campeonato Open de Ralis e do Desafio Modelstand, que teve a zona de Baião como palco.O Rali de Baião foi assim marcado pelas más condições climatéricas que dificultaram bastante a tarefa dos pilotos com os pisos de terra a ficarem muito escorregadios e o nevoeiro intenso a dificultar imenso a visibilidade.

A dupla da Respol Racing Team – Sérgio Vaz e Bino Santos tiveram assim uma prova nada fácil, onde alcançar o pódio final foi bastante positivo.

Como nos salienta o piloto de Torres Vedras “Após os reconhecimentos dos troços, estávamos motivados com o rali pois gostei bastante deste traçado que se enquadra bem comigo. No sábado a chuva, o nevoeiro acabaram por nos dificultar muito o andamento e o carro acabou por não ter o melhor setup e tivemos diversas saídas de estrada, que não nos causou qualquer estrago, mas nos fez perder bastante tempo. Para piorar ainda mais a situação as duas neutralizações da PE de Baião atrasou bastante o rali e fizemos as duas últimas especiais já de noite, sem faróis suplementares”.

A dupla do Peugeot 206 Gti foi assim completando troço a troço, terminando o Rali de Baião na 5ª posição do Desafio Modelstand, 14º da classificação geral

Sabíamos à partida que não seria fácil conquistar o 3º lugar do troféu, que era a nossa principal ambição, mas pelos menos partimos com vontade para tal. Num rali que foi difícil, e com todos os percalços acabamos por perder muito tempo e decidimos centrar-nos em terminar, o que por si só perante aquelas condições já foi muito bom. Apesar de tudo acho que terminamos bem a época, evoluímos muito e penso que na próxima época estaremos ainda mais competitivos”, conluíu Sérgio Vaz.

Sérgio Vaz e Bino Santos terminaram assim a sua primeira época no Desafio Modelstand, conquistando a 5ª posição.

press Respol Racing Team

Leia Mais

Jorge Ribeiro campeão no Troféu Fastbravo

“Campeões”, foi a palavra mais ouvida na assistência de Jorge Ribeiro após a última etapa do Troféu Fastbravo, que este sábado se correu em Baião. Com condições bastante adversas e bastantes peripécias ao longo da corrida, este último rali do Campeonato Open de Ralis 2012, teve todos os ingredientes de uma grande prova e consagrou Jorge Ribeiro como mais um campeão nesta época 2012.

A chuva que se fez sentir no dia anterior à prova deixou toda a gente de sobreaviso para as dificuldades que iriam encontrar ao longo do bonito percurso desenhado pelo Clube Automóvel de Amarante. Com um acidente a neutralizar a primeira especial os concorrentes do Troféu Fastbravo haveriam apenas de cumprir 4 das 6 especiais, pelo que qualquer erro, por mais pequeno que fosse, teria grandes repercussões no resultado final.

Sabendo logo à partida que só a vitória lhe interessava, o piloto de Penafiel partiu decido a alcançar esse objetivo entrando muito forte no rali e vencendo a especial de abertura, como descreve o piloto “entramos fortes na especial Aboboreira (ndr: segunda pec, a primeira foi anulada), para evitar sermos surpreendidos. O ritmo forte que imprimimos permitiu-nos ganhar a especial”. Com esta vitória a equipa colocou-se desde logo numa posição bastante confortável na luta pelo título, tanto mais que o seu mais direto adversário sentia problemas nesta mesma especial e viria a desistir, o que desde logo entregou o título ao piloto de Penafiel. A desistência prematura de Herculano Antas não foi do agrado de Jorge Ribeiro, “á entrada para a especial da Queimada já sabíamos que o nosso principal adversário estava com problemas e fora da luta pela vitória na prova, o que lamentamos, porque preferia ter lutado até ao fim”, o que desde logo demonstra o grande espirito de companheirismo que se vive dentro do Troféu Fastbravo.

A partir deste momento a equipa decidiu que só a vitória no rali interessava, e como frisa Jorge Ribeiro, “mesmo sabendo dos problemas dele não desviamos a concentração e continuamos com o nosso ritmo para ganhar o rali”, vitória essa que se viria a concretizar, depois de uma prova de elevado nível. No fim do rali o piloto de Penafiel estava radiante, “foi um rali espetacular, o nosso principal objetivo foi alcançado, que era a vitória no rali e consequentemente no campeonato”.

Como todos os campeonatos têm uma história e algures se pode encontrar um momento épico, Jorge Ribeiro leva de Baião, paralelamente com as vitórias, um daqueles momentos que dificilmente esquecerá, nas palavras do próprio piloto “na quinta especial, com condições climatéricas bastante adversas, nevoeiro e noite, fizemos uma passagem perto da perfeição que se traduziu no 3º tempo á geral, o que é inédito para o troféu”.

Com um Seat Marbella a funcionar na perfeição, Jorge Ribeiro deixa um agradecimento especial à sua equipa, ”aproveito para agradecer á Santana Sport pela excelente época que me proporcionou“, lembrando também a alegria que sente por “ter conseguido dar à Santana Sport o terceiro titulo em 5 anos de troféu”.

Por fim o piloto deixa também um abraço especial a todos os navegadores que o acompanharam ao longo da época. Em primeiro lugar Angelo Babo e Pedro Moura com quem alcançou duas vitórias em duas provas. Depois um abraço especial ao Nuno Queirós que também deu um forte contributo para este resultado. Por último Daniel Pereira, que o acompanhou nas últimas 4 provas do troféu, que segundo Jorge Ribeiro, “foi fundamental no resultado conseguido e fico contente que com esta vitória ele tenha conseguido o vice campeonato”.

O Rali de Baião marcou o fim da época 2012 para os concorrentes do Troféu Fastbravo, passando agora o piloto a estar concentrado na preparação da época 2013, esperando poder ter novidades muito em breve.

comunicado Jorge Ribeiro

Leia Mais

Nunes e Amaral em evidência!

O Team Rodinunes esteve mais uma vez em grande destaque em mais uma jornada do Open de Ralis que deu assim por terminada a época de 2012 em mais uma edição do Rali de Baião.

Na prova que foi ainda pontuável para o Campeonato de Portugal Júnior de Ralis a dupla de Sintra Daniel Nunes e Daniel Amaral apostaram no Mitsubishi EVO IV habitualmente conduzido por Ricardo Teodósio, já que o seu EVO VI não ficou pronto a tempo do Rali.

Tendo como objetivo garantir o Vice Campeonato e o titulo de Navegadores Absoluto no Open, a equipa viu a sua tarefa em parte facilitada com a saída de estrada do seu mais direto adversário, pelo que a partir dali centravam-se apenas em terminar.

Sempre com muito espectáculo à mistura, a dupla manteve ainda assim um ritmo forte que lhes permitia estar a lutar pela vitória no rali.

Como nos salienta o piloto “Partimos com o objetivo de garantir o vice campeonato e o título absoluto de navegadores do Open. Apesar de não ter o carro mais acertado para mim, impusemos um bom andamento e estávamos a ter uma interessante luta pela vitória. Na 5ª PEC, devido a mais um atraso no rali, arrancamos para o troço de noite, com nevoeiro intenso e optamos por não arriscar nada pois só tínhamos a perder se algo corresse mal. Perdemos algum tempo mas ainda assim este terceiro lugar foi muito positivo. Cumprimos os nossos objetivos, o Daniel Amaral é Campeão Absoluto do Open de Ralis Navegadores, eu consigo aqui o Vice Campeonato e portanto foi um terminar de época da melhor forma. Desde já deixo um especial agradecimento ao Ricardo Teodósio por nos ceder o seu EVO IV, à minha equipa técnica do João Carlos Lima e Filipe Carvalho (mecânico) por toda uma grande dedicação a este projeto, ao Daniel Amaral pelo seu grande desempenho em todas as provas e a todos os nossos patrocinadores, Eni, Kumho Tyres, Rodinunes, GoTruck, Expopneu, Khmracing, X2 Advertising, Estufas de Pintura Fernando Pereira e Irmão, Agrovácuo e Restaurante Amaral, estes títulos são dedicados e todos eles.

Daniel Nunes e Daniel Amaral terminaram assim o Rali de Baião na 3ª posição da geral, vencendo dois dos cinco troços que foram disputados na prova. No Campeonato de Portugal Júnior de Ralis voltaram a não ter qualquer opositor e dominaram a prova, somando a sétima vitória esta época neste campeonato.

Daniel Amaral soma já o terceiro título da época!

Era um dos grandes objetivos da equipa de Sintra em Baião, a conquista do título de Navegadores no Open e Ralis. E mais uma vez conseguiram cumprir o pleno, numa época recheada de vitórias. Daniel Amaral junta a este título nacional, o titulo no Júnior, o titulo no Centro estando ainda na luta pelo título no Regional Ralis Norte. Uma época em pleno para o jovem navegador que vê assim todo o seu empenho e dedicação a este desporto com três títulos já garantidos em apenas uma época.
Como nos refere o mesmo “pode-se dizer que esta época foi uma verdadeira época de ouro, tivemos alguns altos e baixos, mas tudo isso faz parte de um campeonato e, no final, tudo acabou a correr pelo melhor, daí ter conseguido alcançar o meu principal objectivo que era tornar-me Campeão do Open de Ralis - Navegadores. Ter-me aliado ao Daniel Nunes foi uma mais-valia para mim porque em conjunto podemos proporcionar grandes momentos e penso que fizemos um grande trabalho de equipa, ajudando-nos um ao outro, partilhando as experiências de cada um e lutando sempre com o mesmo fim, que são as vitórias.
Um balanço de época que foi bastante positivo e espero poder voltar a desfrutar desta sensação de ser campeão, brevemente”.


Daniel Amaral refere ainda que “antes de mais queria dedicar estes títulos a toda a minha família, principalmente ao meu pai e a minha mãe, por estarem sempre dispostos a apoiar o meu sonho e pela força que nunca resistiram de dar. À minha namorada, por todo o carinho, dedicação e apoio incondicional. Um especial agradecimento ainda para os nossos parceiros (meus e do Daniel Nunes) e a toda a estrutura que compõe a equipa Rodinunes. Não esquecendo todas pessoas que directa ou indirectamente fizeram questão de me apoiar e incentivar ao longo de toda a época. Relembro e deixo também um agradecimento especial aos “meus padrinhos”, Nuno Rodrigues da Silva e Paulo Fiúza por serem incansáveis na evolução da minha carreira enquanto navegador, porque parte do que eu sou hoje advêm do conhecimento de ambos. E ainda, frisar o meu grande amigo, Daniel Nunes porque sem ele nada disto teria sido possível e porque metade desta vitória é também dele. Muito Obrigado a todos!”

press Daniel Nunes/Daniel Amaral

Leia Mais

segunda-feira, novembro 26

Desafio Modelstand: Diogo Gago fez o pleno

O jovem Diogo Gago fez história no Desafio Modelstand, ao ser o piloto, após quatro edições desta competição, a somar o máximo de pontos possível, depois de encerrar a temporada com mais uma vitória no Rali de Baião.

O Rali de Baião encerrou a temporada 2012 do Desafio Modelstand, em mais um ano extremamente disputado, que teve Diogo Gago, Gil Antunes e Pedro Fins como ocupantes do pódio.

A história do Rali do Baião tem pouco por contar, tanto mais que os pilotos do Modelstand apenas fizeram quatro dos seis troços, sendo que um deles foi também disputado sobre nevoeiro.

Digo Gago não teve oposição liderando de princípio ao fim do rali, obtendo o feito de conseguir a pontuação máxima possível neste competição, terminando assim uma época de estreia notável e de grande nível.

Apostado em chegar ao pódio do Desafio Modelstand, Pedro Fins fez no Rali do Baião uma boa prova, rodando sempre no segundo lugar da classificação, mantendo sempre atrás de si um não menos competitivos Salvador Gonzaga, que nesta luta particular precisava de terminar à frente do seu adversário. No final Fins era segundo e Gonzanga fica em terceiro lugar, com ambos a somar 140 pontos Desafio, mas com a vantagem a pender para o piloto de Viana do Castelo por ter melhores classificações ao longo do ano.

Roberto Canha, numa das suas melhores provas do ano, ficou no 4º lugar, seguido por Sérgio Vaz e João Castela, que terminou com alguns problemas no seu carro em prova.

"Foi um rali difícil, mas em que o Diogo Gago conseguiu fazer um feito histórico nesta competição. Também interessante de seguir foi a luta pelo segundo lugar, entre o Fins e o Gonzaga, que assim definiu os lugares do pódio nesta competição", refere José Costa, da Exporacing, entidade responsável pela organização do Desafio Modelstand, concluindo que "terminou mais uma temporada e o balanço só pode ser obviamente positivo. O Desafio Modelstand foi bastante competitivo e foi mais uma fez uma competição que animou bastante as provas do Open".

CLASSIFICAÇÃO FINAL PROVISÓRIA (RALI DO BAIÃO):
1º Diogo gago / Jorge Carvalho 43m32,1s
2º Pedro Fins / Sérgio Rocha a 46,1s
3º Salvador Gonzaga / Paulo Lopes a 57,1s
4º Roberto Canha / Miguel Cruz a 1m59.8s
5º Sérgio Vaz / Bino Santos a 2m17,6s
6º João Castela / Ricardo Faria a 5m26,9s

publicado em Supermotores

Leia Mais

sábado, novembro 24

COR - Baião: Pascoal o "outsider" vencedor

Num ano em que apostou na Taça de Portugal de Ralis, Vitor Pascoal foi dar uma "perninha" no rali da terra que o apoia - Baião - e somou um triunfo no encerramento do Campeonato Open de Ralis com Luis Ramalho ao seu lado. Chuva, lama e nevoeiro caracterizaram a prova do Clube Automóvel de Amarante.

O rali começou mal para Fernando Peres que capotou logo no primeiro troço e obrigou à neutralização do rali. A prova começou verdadeiramente no segundo dos seis troços que estavam em disputa. Pascoal começou por ser o mais rápido mas viu a sua vantagem para Daniel Nunes encolher até ao penultimo troço onde Nunes se atrasou. O forte nevoeiro que ali se fez sentir levou Nunes a tomar muitas cautelas e com isso perdeu quase 40 segundos para Pascoal.

A partir daí Pascoal ficou sozinho na frente rumo ao triunfo. Daniel Nunes, a utilizar um Lancer Evo IV alugado a Ricardo Teodósio, teve de se conformar com o 3º lugar atrás de João Barros que rubricou uma excelente prestação com o Renault Clio S1600. Para Nunes no entanto fica a satisfação de do sei navegador Daniel Amaral ter conseguido assegurar o título de navegador absoluto.

Luis Bastos com com o Lancer Evo V ficou no 4º posto na frente de Diogo Gago que foi o 5º e venceu entre os concorrentes do Desafio Modelstand, tendo visto o seu principal adversário - Gil Antunes - estar ausente do rali do Clube Automóvel de Amarante.

publicado em Sportmotores

Leia Mais

Diogo Gago quer fechar temporada em alta

Diogo Gago e Jorge Carvalho estão de regresso ao Campeonato Open de Ralis para a última prova da temporada, num campeonato onde já se sagraram Campeões do Desafio Modelstand e da Categoria 1.


Diogo Gago e Jorge Carvalho chegam a Baião com a moral em alta, pois vem de um segundo posto absoluto no Rallye Casinos do Algarve e da vitória entre as 2 RM da Taça.

Num espaço curto de dias, o jovem algarvio teve que mudar o "chip" de asfalto para os ralis de terra, mas sempre foi dizendo que vai "concentrado em fazer um rali limpo. Vamos apenas lutar pelo campeonato Júnior pois é o único em que falta fechar as contas e vamos andar na luta contra viaturas de tracção total, com as quais não é possível lutar de igual para igual".

Diogo Gago acredita que o Rali de Baião "vai ser uma prova difícil, mas vamos para fazer o nosso melhor e tentar também lutar pelas vitórias no Desafio Modelstand e nas duas rodas motorizes, por formar a terminar da melhor forma um ano que tem sido brilhante", completou o piloto apoiado pela Eni, Axa Seguros, Pedro Pinto Automóveis e Chaveca e Janeira.

O Rali de Baião é composto por seis especiais de classificação, com dupla passagem pelos troços de Baião, Aboboreira e Queimada, sendo a última prova do Campeonato Open de Ralis.

press Sports Multimédia

Leia Mais

sexta-feira, novembro 23

Luís Mota de regresso ao EVO 4

Depois da merecida vitória no Rali de Gondomar e do título no Regional de Ralis Norte, a Competisport desloca-se até Baião, para a última jornada do Campeonato Open de Ralis, o Rali de Baião.

Desta feita, a equipa do Cartaxo não irá utilizar o habitual Mitsubishi EVO VII como aconteceu nas últimas provas, mas sim o ganhador Mitsubishi EVO IV com que têm disputado as provas de asfalto desta época.
Como nos refere o piloto “é sempre uma grande satisfação para mim andar com este carro. O VII revelou-se sem dúvida mais equilibrado para disputarmos ralis em terra, mas o IV é sem dúvida o que me dá mais gozo a andar e é também o carro que mais ralis fiz e também mais vitórias me deu, e como o nosso VII irá ser alugado nesta prova, recorremos ao IV para alinhar no rali.”
Em termos de ambições, Luís Mota e Alexandre Ramos esperam andar novamente nos lugares da frente, eles que vêm motivados da vitória em Gondomar, que lhes permite assim no momento ocupar a 3ª posição no Campeonato Open de Ralis.
De salientar também a presença do piloto do Cartaxo em mais uma edição das 24H de Fronteira, que terá palco de 30 a 2 de Dezembro.
O Rali de Baião disputa-se apenas no sábado no numa que arranca às 13h00, para às 17h00 estar já terminado. A prova apresenta um total de aproximadamente 100 quilómetros de percurso, dos quais, 62,88 em troços cronometrados, Baião 1 e 2, Aboboreira 1 e 2 e Queimada 1 e 2.

press Competisport

Leia Mais

Salvador Gonzaga quer garantir o 3º lugar do Troféu!

Salvador Gonzaga e Paulo Lopes irão estar à partida da última prova do Campeonato Open de Ralis e do Desafio Modelstand, o Rali de Baião.

A prova em pisos de terra irá assim definir o que ainda há por decidir nos campeonatos e no que diz respeito ao Desafio Modelstand, a dupla do Peugeot 206 Gti pode ainda garantir a 3ª posição final.
Para isso o piloto do Porto não depende só de si, mas terá que também controlar a prova dos seus mais diretos adversários, apostando para tal num andamento forte. Nas últimas provas e apesar dos azares mecânicos, a dupla mostrou um grande andamento e evolução, rodando já perto dos líderes da competição.
Como nos refere Salvador Gonzaga, “vamos ter de apostar numa prova com muito juízo! Gerir bem a mecânica do carro, mas sem dúvida apostar num andamento vivo que nos permita desde cedo andar nos lugares da frente. Fizemos um pequeno teste, onde gostei muito do carro e permitiu preparar assim da melhor forma a nossa prova. Vamos ver como o rali se irá desenrolar para também aí ir vendo qual a nossa melhor estratégia de prova para atingir o nosso principal objetivo, que é garantir o terceiro lugar no desafio modelstand”.
O rali será disputado apenas no sábado, com os concorrentes a efetuar uma dupla passagem pelos troços de Baião, Aboboreira e Queimada, o que perfaz um total de aproximadamente 100 quilómetros de prova, entre os quais 62 em contra relógio! O pódio final está previsto para as 17h00 em Baião.

press Salvador Gonzaga

Leia Mais

Vice Campeonato e o título de navegadores são os objetivos!

Baião vai ser o palco da última ronda do Campeonato Open de Ralis, em mais uma edição do Rali de Baião, prova em pisos de terra que será ainda pontuável para o Campeonato de Portugal Júnior de Ralis e para o Campeonato Regional Ralis Nordeste.

Para Daniel Nunes e Daniel Amaral há ainda algo para vencer, já que o piloto de Sintra pretende assegurar o Vice Campeonato do Open de Ralis, posição que ocupa atualmente, enquanto Daniel Amaral tem ainda a possibilidade de ascender ao título Absoluto de Navegadores.

Perante isto a dupla de Sintra pretende ser uma vez mais rápidos e eficazes, numa prova onde se irão apresentar com um novo carro, um Mitsubishi Lancer EVO.

Como nos refere o novo Campeão Nacional Júnior de Ralis e Regional Centro, “Apesar de muitos esforços, não conseguimos colocar o nosso EVO VI pronto para a prova e como está em jogo o vice campeonato e o título de navegadores, optamos por recorrer a um outro carro. Desde já tenho a agradecer a todos os nossos amigos e patrocinadores pelo esforço e ajuda que nos têm prestado para estar presente no rali. Muito mais que qualquer apoio financeiro, graças à ajuda e apoio de todos vamos conseguir estar presente na prova com um EVO que nos vai permiti lutar pelos nossos objetivos, num rali que será novidade para nós. Vamos manter a nossa estratégia, desfrutar de mais um rali em pisos de terra e se possível terminar assim a época com mais um titulo para a equipa”.

A prova do Clube Automóvel de Amarante vai para a estrada apenas no sábado, com uma dupla passagem pelos troços de Baião, Aboboreira e Queimada, totalizando 62 quilómetros em contra relógio e 100 no percurso total da prova. O pódio final está previsto para as 17h00 em Baião.

press Daniel Nunes

Leia Mais

Sérgio Vaz aposta num bom resultado no ModelStand

O Campeonato Open de Ralis e o Desafio ModelStand vão até Baião neste próximo fim-de-semana, para a edição de 2012 do Rali de Baião, esta que será a ultima jornada de ambas as competições.

A prova em pisos de terra contará com a dupla da Respol Racing Team – Sérgio Vaz e Bino Santos que partem bastante motivados, sobretudo na competição monomarca que utiliza os Peugeot 206 Gti onde a equipa ocupa no momento a 4ª posição mas que mantém a possibilidade de ir a terceiro.

Esta será assim a grande ambição para a dupla. Manter um bom andamento desde cedo, que lhes permita rodar na frente dos seus dois principais adversários, para ascender ao terceiro lugar do desafio, o que por si seria um excelente prémio, para o piloto que fez o seu primeiro ano neste troféu.

Como nos salienta o piloto de Torres Vedras “Vamos preparar bem a nossa prova de forma a entrarmos com um ritmo forte que nos permita mais uma vez andar dentro dos três primeiros do troféu. No momento temos a possibilidade de chegar a terceiro e apesar de termos a noção que não dependemos apenas de nós, vamos fazer os possíveis para ser competitivos e cumprir os nossos objetivos.

O Rali de Baião disputa-se apenas no sábado no numa prova verdadeiramente ao sprint arrancando às 13h00, para às 17h00 estar já terminado. A prova apresenta um total de aproximadamente 100 quilómetros de percurso, dos quais, 62,88 em troços cronometrados, Baião 1 e 2, Aboboreira 1 e 2 e Queimada 1 e 2.


press Respol Racing Team

Leia Mais

quarta-feira, novembro 21

Jorge Ribeiro - Ser competente

Com 7 provas disputadas, o Troféu Fastbravo terá o seu epílogo no próximo dia 24 com a realização do Rali de Baião, 8ª e última prova da época para os concorrentes deste troféu de iniciação nos ralis. Jorge Ribeiro, mais uma vez na companhia de Daniel Pereira, marcará presença com o intuito de efetuar uma prova competente que lhe permita alcançar o grande objetivo da época, que passa pela conquista do troféu.

Depois da prova de grande nível que a dupla realizou no recente Rali de Gondomar, e que culminou com obtenção segundo lugar final, a apenas 2.2 segundos do vencedor, o piloto de Penafiel parte para esta derradeira etapa com a moral em alta e pronto a repetir o excelente desempenho, “Vamos ao Rali de Baião com a intenção de disfrutarmos ao máximo. Tentaremos andar no máximo para assim vencer o rali e alcançarmos a vitória nesta edição 2012 do troféu”.

Com especiais bastante técnicas e onde se conseguem atingir velocidades elevadas, o Rali Baião vai de encontro às preferências de Jorge Ribeiro, “é um rali espetacular, os troços são rápidos e bastante técnicos “, fator este que reforça a confiança da equipa num bom resultado. Em Baião Jorge Ribeiro volta a contar com Daniel Pereira ao seu lado, depois de a equipa ter estado junta em Oliveira do Hospital e Gondomar, o que é sem dúvida um fator extra de estabilidade nesta fase decisiva da época, como o próprio piloto admite, “O entrosamento com o Daniel está cada vez melhor e isso dá-me confiança extra para encarar este último desafio.”

Depois de duas provas consecutivas em pisos de terra e em que as exigências foram muitas para pilotos e máquina, o pequeno Seat Marbella foi entregue aos cuidados da Santana Sport para ser colocado em perfeitas condições, permitindo assim à equipa encarar com mais tranquilidade o Rali de Baião, como adianta o piloto, “a Santana Sport encarou esta prova como se fosse a primeira da época, depois de uma revisão profunda julgo que o Marbella está ao mais alto nível.

Sem entrar em euforias o piloto de Penafiel parte confiante num bom resultado, sabendo desde logo que terá que estar bastante concentrado e com um ritmo elevado durante toda a prova garantindo que vai “encarar esta prova com uma tranquilidade e um otimismo grandes”, para que deste modo possa alcançar o tão desejado campeonato.

Com tudo ainda a para resolver, Baião será sem dúvida um etapa marcante para os concorrentes do Trofeu Fastbravo 2012, que aqui verão emergir o seu campeão, Jorge Ribeiro aproveita desde já para “desejar um bom rali ao restantes concorrentes do troféu, que corra todo bem e que no fundo nos consigamos todos divertir bastante”.

O Rali de Baião, prova organizada pelo Clube Automóvel de Amarante, é pontuável para o Campeonato Open de Ralis, Campeonato Regional Nordeste, Campeonato Júnior, Desafio Modelstand e Troféu Fastbravo, tem partida marcada para as 13 horas de dia 24 estando a chegada prevista para as 17 horas do mesmo dia. Os concorrentes terão pela frente 6 especiais de classificação num total de 62.88km.

press Jorge Ribeiro

Leia Mais

Ser rápidos, não cometer erros e essencialmente terminar!

Baião ver ser o palco da última prova do Campeonato Open de Ralis, em mais uma edição do Rali de Baião, prova esta que será ainda pontuável para o Campeonato Regional Ralis Nordeste.

Para a dupla de Guimarães, Pedro Silva e Rui Ribeiro esta prova será decisiva na atribuição do título do Regional Nordeste, competição que a dupla já vem liderando desde o inicio da época.
Como nos salienta o piloto do Citroën Saxo, “Vamos andar o mais rápido possível sem cometer erros que possam comprometer a nossa prova, pois chegar ao final é essencial”.
Contando com bons adversários, a dupla sabe que a sua tarefa não será de todo fácil. “Vai ser muito difícil manter o primeiro lugar, pois tanto o Manuel Pereira e o Adriano Pereira como o Vítor Pascoal e o Luís Ramalho são "adversários" muito fortes e estão a correr em casa, mas não vamos baixar os braços e prometemos lutar até ao final do rali para garantir o título no regional.
O Rali não será fácil, pois a previsão meteorológica aponta para mau tempo e um dos troços (Baião) tem zonas bastante duras e com grandes subidas, pelo que os 4x4 deverão ter ainda mais vantagem que o normal”,
concluiu Pedro Silva.
A prova do Clube Automóvel de Amarante vai para a estrada apenas no sábado, com uma dupla passagem pelos troços de Baião, Aboboreira e Queimada, totalizando 62 quilómetros em contra relógio e 100 no percurso total da prova. O pódio final está previsto para as 17h00 em Baião.

press PEdro Silva

Leia Mais

Terminar a época com um pódio nas duas rodas motrizes

A temporada desportiva de 2012 no Campeonato Open de Ralis está a chegar ao fim e será neste próximo fim-de-semana que se irá realizar a ultima prova da época, o Rali de Baião.

A prova em pisos de terra irá contar com a MR Team que leva assim pela primeira vez o Opel Corsa OPC a Baião para mais um desafio nos pisos de terra.
Paulo Moreira e Marco Macedo estão motivados com o rali, e esperam consolidar ainda mais o seu andamento neste tipo de piso que têm prova a prova se mostrado muito competitivos e rodando sempre perto ou dentro dos três primeiros no que diz respeito aos carros de apenas duas rodas motrizes.
Como nos salienta o piloto do Montijo “Vamos continuar a trabalhar a nossa evolução e aproveitar esta prova para fazer mais quilómetros com o carro neste tipo de piso e de desta forma consolidar ainda mais o nosso andamento. Já provamos que somos rápidos e que o pódio entre os carros de duas rodas motrizes está ao nosso alcance. Vamos tentar fazer um rali sem erros, contar com um bom desempenho do nosso carro para terminar a época com um merecido pódio entre os carros de duas rodas motrizes, que seria um justo premio por todo o trabalho da equipa ao longo do ano”.
O Rali de Baião, prova a cargo do Clube Automóvel de Amarante será disputado apenas no sábado, com os concorrentes a efetuar uma dupla passagem pelos troços de Baião, Aboboreira e Queimada, o que perfaz um total de aproximadamente 100 quilómetros de prova, entre os quais 62 em contra relógio! O pódio final está previsto para as 17h00 em Baião.

press MR Team

Leia Mais

sexta-feira, julho 1

Fastbravo organiza Corrida dos Campeões


A Fastbravo e os seus parceiros vão realizar, no dia 9 e 23 de Julho de 2011, duas iniciativas com localizações e objectivos distintos…



A Fastbravo vai levar a efeito uma iniciativa que se designa por Corida dos Campeões Fastbravo, que se irá realizar no dia 9 de Julho.

Este evento decorrerá na Super Especial de Baião (a mesma no Rali de Baião), utilizando somente os Seat Marbella que correm no troféu Fastbravo (dois em pista em simultâneo), estando a competição aberta apenas a pilotos vencedores de campeonatos ou troféus em todas as modalidades dentro dos desportos motorizados. Neste momento já estão confirmados alguns nomes do Trial (Emanuel Costa e João Ribeiro), do Autocross (Fernado Santos) e dos ralis (Paulo Antunes, Rodrigo Ferreira, Orlando Duarte, Paulo Barros. António Gago, entre outros).

O somatório dos tempos das 3 mangas decidirá quem são os quatro pilotos que vão à final. Na final, os tempos não vão contar, sendo por eliminação.

É obrigatório levar pendura, que poderá ser um diferente em cada manga de modo a que se possa levar um amigo, adepto ou um patrocinador.

Também em Castelo Branco

Também já está confirmada uma corrida nos mesmo moldes para a pista de Castelo Branco no dia 23 de Julho, mas esta é aberta a todos os adeptos de ralis.

Nesta prova os 3 melhores pilotos que nunca tenham tido licença desportiva, vão fazer um rali de terra cada um, até ao final da época do Troféu Fastbravo (Gondomar, Loulé e Monção).

publicado em RalisOnline

Leia Mais