quarta-feira, junho 30

LMS - Algarve: Uma trintena de carros inscritos


Os 1000 km do Algarve, terceira prova pontuável para o Le Mans Series 2010, contará com apenas 32 concorrentes, uma vintena a menos que na prova anterior em Spa-Francorchamps.


Leia Mais

terça-feira, junho 29

Video Troféu Transit - Circuito de Vila Real

Video da 1º prova Ford Transit Trophy,circuito de Vila Real 2010,captação de imagem de Nelson Martins, Nuno e João Fontainhas.

Anuladas as corridas das Taças de Portugal

Afinal nem mesmo o melhor paddock do país - o do Autódromo do Algarve - foi suficiente para atrair concorrentes para as Taças de Portugal de Circuitos, de GT e Sport-Protótipos...
Face à falta de inscritos, a FPAK viu-se obrigada a anular a jornada algarvia.

Leia Mais

segunda-feira, junho 28

Mais dois confirmados no ROC

A organização Race of Champions Southern Europe Final confirmou a presença em Portimão de mais dois pilotos: dos ralis o finlandês Marcus Grönholm, e das pistas o britânico Johnny Herbert.
Os dois pilotos juntam-se a um cartaz muito competitivo, que promete animar, de 8 e 9 de Agosto, os espectadores do Autódromo do Algarve.

domingo, junho 27

Lista de Inscritos - WTCC Portimão


Um total de 21 pilotos vão estar no primeiro fim-de-semana de Julho no Autódromo Internacional do Algarve para a prova do Mundial de Turismo (WTCC). Tiago Monteiro é o único representante nacional presente.

Leia Mais

sábado, junho 26

Glamour de volta com Algarve Classic Cars

A maior concentração anual de automóveis antigos da Península Ibérica, o Algarve Classic Cars, atinge a maioridade estando de regresso ao Algarve, de 9 a 11 de Julho. O evento reúne 150 Automóveis Antigos num programa que contempla Percurso Desportivo e Percurso Turístico. O glamour dos veículos antigos volta assim às estradas algarvias colorindo o percurso por onde os participantes passam.

Leia Mais

WTCC Algarve no Eurosport

Para quem não puder deslocar-se ao Autódromo Internacional do Algarve, os canais Eurosport garantem cobertura pormenorizada de toda a competição. A qualificação tem lugar no Sábado, 3 de Julho e pode ser acompanhada em directo no Eurosport 2. Já no Domingo, 4 de Julho, o Warm Up começa às 08h30 e tem transmissão directa no Eurosport e Eurosport HD, que meia-hora antes mostram de novo os momentos essenciais da qualificação. Quanto às corridas, são também transmitidas no Eurosport e Eurosport HD, às 12h00 e 16h45 (hora portuguesa).

sexta-feira, junho 25

Ricardo Teodósio na Race of Champions


Segundo informação avançada pela página oficial do facebook do Autódromo do Algarve, o algarvio Ricardo Teodósio estará presente na Race of Champions. O representante algarvio junta-se a um lote de pilotos interessantes: Emanuele Pirro, Dani Sordo, Mick Doohan, Pedro Lamy, Tiago Monteiro, Álvaro Parente, Filipe Albuquerque, Stig Blomqvist, Nani Roma, Dindo Capello, Clivio Piccione e Stéphane Ortelli .

Video Troféu Transit - Circuito de Vila Real-2

Imagens onboard das partidas das duas corridas do Team FIAAL, no Circuito de Vila do Conde. João Fontaínhas e Nuno Fontaínhas partilharam o volante da Ford Transit. A edição do filme ficou a cargo do Nuno Fontainhas.

Roady Competition no pódio em Portimão


Participante no Troféu Regional de Slaloms do Sul (TRSS), inicialmente pela mão de Augusto Páscoa (Renault 11), a Roady Competition fez agora alinhar no Slalom de Portimão mais um piloto, Bruno Andrade (Mitsubishi Lancer EVO VI), o qual concluiu a 3ª prova do TRSS no pódio.


Leia Mais

quinta-feira, junho 24

Transit Trophy estreou-se em Vila Real


A Daro, através de Rui Azevedo, conseguiu vencer a primeira e segunda corrida da primeira jornada do Ford Transit Trophy, que se iniciou no passado fim-de-semana no circuito citadino de Vila Real. FIAAL ficou á beira do pódio.
(Os tempos de referência foram rectificados)


Leia Mais

Verão a alta Velocidade no AIA


O Autódromo Internacional do Algarve (AIA) vai receber este Verão alguns dos melhores eventos automobilísticos a nível mundial. Uma agenda repleta de alta velocidade que vai animar o Verão Algarvio.

Leia Mais

quarta-feira, junho 23

Ricardo Teodósio triunfa no Slalom de Portimão


Ricardo Teodósio aos comandos de um Mitsubishi Lancer EVO IV venceu no passado Domingo, 20 de Junho, o Slalom de Portimão, 3ª prova do Troféu Regional de Slaloms do Sul, que se realizou no parque de estacionamento anexo ao Autódromo Internacional do Algarve, organizado pelo Clube Automóvel de Portimão com o alto patrocínio do Município de Portimão.



Leia Mais

Ralis regressam a Serpa

A prova irá para a estrada a 18 e 19 de Setembro, com o nome de Rali Flôr do Alentejo Cidade de Serpa, tendo início com uma super-especial nocturna, para no dia seguinte disputar dois troços por duas vezes. Esta prova contará para o Regional Sul, estando já presente no Facebook.

Leia Mais

terça-feira, junho 22

4º posto para os irmãos Fontaínhas


Uma das particularidades da competição Ford Transit é a classificação final conjunta, onde é somado o tempo das duas provas feitas pelas equipa. O 4º posto do João Fontaínhas do Sábado, somado ao 4º posto do Nuno no Domingo, deu um... 4ºposto final, numa prova dominada pelo Rui Azevedo.


Leia Mais

Stig Blomqvist no Race of Champions


Stig Blomqvist foi hoje confirmado para a Corrida dos Campeões que será realizada no Autódromo de Portimão no próximo ano. O veterano piloto sueco junta-se assim a uma lista de nomes entre os quais Nani Roma, Stephane Ortelli, ou os portugueses Pedro Lamy, Tiago Monteiro ou Filipe Albuquerque.



Leia Mais

segunda-feira, junho 21

Slalom de Portimão: Para não variar Teodósio.

Este ano a 100%, Ricardo Teodósio não dá chances aos adversários. Terceira prova do TRSS e outras tantas vitórias, sempre com espectáculo à mistura. Em Portimão teve a concorrência do Bruno Andrade (EVO6), que ficou a 4 segundos, e a fechar o pódio Rui Coimbra no Golf GTI, que venceu a classe 3. Mark Malkin venceu a classe 1 (6º da geral), Carlos Marreiros venceu a classe 2 e Mário Jorge a classe 4. Participaram 20 concorrentes.

Leia Mais

Video Troféu Transit - Circuito de Vila Real

Vídeo do Team FIAAL - João Fontaínhas / Nuno Fontainhas com excerto de algumas passagens no circuito de Vila Real, na Ford Transit de Troféu.

domingo, junho 20

Nuno Fontaínhas foi 4º no Troféu Transit

Hoje foi a vez do Nuno Fontaínhas passar para o volante, e sendo a estreia em pista demonstrou muita rapidez e maturidade. Andou sempre no 4º posto, e efectuou uma prova muito sólida. Muito difícil apanhar os três da frente, conseguiu uma distância segura para o 5º classificado, e efectuou tempos próximos dos mais rápidos. Efectivamente foi uma aposta ganha pela FIAAL, que tem uma dupla de pilotos muito homogénea.



Leia Mais

Transit: A primeira foi para Rui Azevedo


A primeira vitória do Ford Transit Trophy, pertenceu à DARO, cujo piloto – Rui Azevedo – conseguiu levar de vencida todos os restantes concorrentes das Ford Transit


Leia Mais

sábado, junho 19

João Fontaínhas foi 4º no Troféu Transit

A primeira prova do Troféu Transit, no Circuito de Vila Real foi dominado por Rui Azevedo. João Fontaínhas foi o primeiro piloto a entrar em acção com a Transit da FIAAL, e acabou no 4º posto. Numa pista onde é difícil ultrapassar, o farense teve alguns alguns problemas na segunda volta, onde pensou ter furado. Amanhã é a vez do irmão Nuno entrar em acção.

Leia Mais

José Martins cumpriu o 100ºrali

José Martins é um navegadores mais simpáticos e profissionais do pelotão do regional sul. Graças a compromissos profissionais, em boa hora estabeleceu-se em solo algarvio e o “bichinho” falou mais alto. Foi o primeiro navegador de Bruno Magalhães, e também já cantou notas a Armando Oliveira, Carlos Fulgêncio ou Armando Parente. Actualmente é navegador do Rui Coimbra, mas somou a sua primeira vitória no regional em Lagos com Ricardo Teodósio. Cumpriu no Rali de Cheganças o 100º rali da carreira e decidiu partilhar com os membros do fórum Ralis a Sul o feito.


Leia Mais

Novas Funcionalidades no blog

O blog QuimRally tem sido reformulado com o intuito de proporcionar uma consulta mais eficaz. Foi uma mudança gradual, aplicada durante as ultimas semanas, a que acresceram algumas aplicações. Musica, Twitter, Actualidade, Links, “Leia Mais” são alguns dos aplicativos...


Leia Mais

Terra ao Pequeno-Almoço

Espectacular edição do finlandês Antti, de um vídeo a que deu o nome "Gravel for Breakfast". Tem tudo aquilo que os ralis representam, e que muitas vezes não é transmitido ao adepto - sangue, suor, sacrifico, lágrimas, vitórias, derrotas, desilusão, alegria...



Nota - Para audição exclusiva do vídeo desligue o aplicativo Singingbox, que está por baixo do cabeçalho do blog.

quinta-feira, junho 17

Slalons continuam em Portimão

A 3ª prova do Troféu Regional de Slalons do Sul irá disputar-se em Portimão este Domingo, dia 20 de Junho. Contando com uma lista provisória de 27 inscritos, tem como principais novidades os ingressos de Bruno Andrade e João Correia, ambos em Mitsubishi Lancer EVO VI


Leia Mais

quarta-feira, junho 16

Vídeo Rali de Cheganças

Vídeo do Rali de Cheganças - Regional de Alenquer - que contou com a presença de várias equipas algarvias. A promoção e edição é do OesteRallys.

Inscritos no Troféu Transit

A lista de inscritos do Troféu Transit foi divulgada à pouco. São 10 os concorrentes que vão disputar a primeira prova em Vila Real, com o devido destaque para a equipa algarvia da FIAAL, que participa com o número 70. Ao mesmo tempo, o Nuno Fontaínhas partilhou no Ralis a Sul os fatos de competição, que pode ser vista abaixo.


Leia Mais

Oreca pode ter Pedro Lamy no Algarve

Para já não passa da uma hipótese mas Pedro Lamy está referenciado como piloto de um dos carros da Oreca nos 1000 Km’s do Algarve, prova da Le Mans Series, que se disputará a 16 e 17 de Julho. À semelhança do ano passado, a equipa Peugeot optou por não participar na prova portuguesa deixando Lamy afastado da competição em solo nacional.


Leia Mais

terça-feira, junho 15

Ecos da prestação dos Algarvios


Os ecos da prestação dos algarvios no Rali de Cheganças, principalmente a vitória do Ricardo Teodósio, também chegam aos meios de comunicação algarvios. Abaixo a crónica online do Pilotos e Máquinas, suplemento do Diário Região Sul.




Leia Mais

Ajuntamento no Rali de Portugal


O Rui Fonseca conseguiu captar com a sua máquina, um grupo que animadamente comentava as prestações dos concorrentes que passavam no shakedown do Rally de Portugal.
Da esquerda para a direita: Nuno Pinto, Luís Mota, Pedro Lança, Márcio Charata, Álvaro Bandeira,José Correia, José Martins, Carlos Fulgêncio, José Charata e Luís Silva. à estilo "Onde está o Wally!" também é possível encontrar uma lente escura dos meus óculos atrás do Álvaro Bandeira.

Algarve recebe prova do WTCC

De 2 a 4 de Julho o Autódromo do Algarve irá receber a ronda nacional do WTCC. É a primeira vez que a competição se desloca ao circuito algarvio prometendo muita competição e espectáculo. Contando com um luta entre BMW, Seat e Chevrolet é uma oportunidade para ver grande pilotos em acção como Gabriele Tarquini, Jordi Gené, Yvan Muller, Alain Menu, Andy Priaulx e o português Tiago Monteiro.

Leia Mais

Ford Transit Trophy começa em Vila Real

No próximo fim-de-semana tem início o Troféu Transit, no Circuito de Vila Real. É uma competição inédita com uma viatura que não é muito comum ser encontrada em pistas. A representar as cores algarvias estão os irmãos João e Nuno Fontaínhas, com a Ford Transit da FIAAL.


Leia Mais

segunda-feira, junho 14

Teodósio venceu Rali de Cheganças

Ricardo Teodósio e Fernando Miguel em Mitsubishi Lancer EVO VI sairam vencedores do Rally de Cheganças, prova pontuável para o Troféu de Ralis a Alenquer. O piloto algarvio teve que forçar o andamento para conseguir superiorizar na última especial ao rapidíssimo José Merceano no BMW 325 IX. Conheça a descrição da prova feita pelo Rui Pereira do OesteRallys.

Leia Mais

domingo, junho 13

Teodósio venceu Rally de Cheganças

A partes a negro dizem respeito à comitiva algarvia que participou na prova do Troféu Regional de Alenquer.

Após uma luta renhida pela vitória na prova de Cheganças, a dupla formada por Ricardo Teodósio e Fernando Miguel em Mitsubishi Evo IV levou de vencida a prova, relegando a dupla formada por José Merceano e Francisco Pereira (BMW 325 IX) para a segunda posição. A encerrar o pódio ficou a dupla formada por António Nunes e Rui Marques em Mitsubishi Evo V).
A prova teve início na noite de sábado com a realização de uma super especial nocturna que permitiu um aproximar entre o público e as máquinas. A super especial foi disputada, em alcatrão, no interior da vila de Alenquer e foi vencida por Ricardo Teodósio com uma vantagem de 0,75s sobre o segundo classificado que foi José Merceano e, uma vantagem de 1,93s sobre o terceiro tempo que foi para Carlos Valentim (Ford Escorth RS Cosworth).
Ainda sobre a super especial nocturna há que realçar o bom espectáculo proporcionado pelos diversos pilotos e ainda o muito público que afluiu até ao local.
Após este pequeno aperitivo nocturno, a prova prosseguiu, no domingo pela manhã, com a realização da 2ª e 3ª especial.
A primeira especial de domingo foi ganha pelo jovem Daniel Nunes (Mitsubishi Lancer Evo VI) que apresentou-se com um andamento muito elevado e a querer recuperar o tempo que tinha perdido na noite devido a alguns problemas com a transmissão. O segundo tempo na especial foi para Pedro Carmo (Subaru Impreza WRX) ao fazer mais 7,45s que Daniel Nunes. O piloto do Subaru também demonstrava que queria recuperar o tempo perdido na noite anterior devido a uma penalização de 10s por falsa partida.
Na terceira posição da especial ficou José Merceano e no quarto lugar ficou Ricardo Teodósio. Como Ricardo Teodósio perde, nesta PEC, cerca de 4s para José Merceano, este último assume a liderança da prova.
Ao passarmos para a segunda especial do dia, começaram-se a verificar as primeiras desistências ao nível dos pilotos da frente, onde se destaca a desistência de Carlos Valentim (Ford Escorth RS Cosworth), de Jaime Almeida (Ford Escorth RS Cosworth) e ainda de Eduardo Silva (BMW E36).
Daniel Nunes soma mais uma vitória nesta PEC e assim passa para a vice liderança quando se dá a pausa para almoço com uma ligeira desvantagem de 0,55s para o primeiro classificado que era José Merceano (BMW 325 IX) que conseguiu o segundo tempo na especial. Ainda nesta especial é de destacar o terceiro para Ricardo Teodósio e o quarto para Pedro Carmo.
Com isto, a prova foi para a pausa de almoço com uma luta muito renhida na frente da classificação geral e com uma grande indecisão sobre quem seria o vencedor ao final do dia.
Por volta das 15h30 recomeça o rali com a realização da 4ª PEC (terceira do dia), sendo que nesta as contas da classificação geral voltaram a ficar todas baralhadas. Ricardo Teodósio (Mitsubishi Evo IV) faz o melhor tempo ao conseguir uma vantagem de 5s sobre José Merceano (BMW 325 IX) e consegue assim anular praticamente a desvantagem que tinha na classificação geral. Nesta classificativa Pedro Carmo (Subaru Impreza WRX) perde algum tempo e vê afastada de todo a possibilidade de lutar pelos lugares do pódio (um partida falhada logo na 2ª especial deu-lhe uma penalização de 10 segundos. Mais tarde o motor do Impreza também não colaborou e voltou a ter nova penalização). Quanto a Daniel Nunes (Mitsubishi Evo VI) que até então vinha dominando as especiais de domingo, faz o seu pior tempo até então e não consegue ultrapassar a concorrência, deixando a decisão por completo para a última especial da prova.
A última especial da prova começou já a tarde ía avançada, tendo o atraso sido provocado pelo problema que existiu com a viatura de Paulo Gonçalves (Peugeot 205) que incendiou-se no decorrer da penúltima especial. Não obstante o atraso verificado, a expectativa era grande para se ficar a saber quem iria levar a prova de vencida.
Ricardo Teodósio era o primeiro piloto a ir para a estrada e conseguiu rubricar o melhor tempo na especial, relegando para a segunda posição José Merceano a 5,08s e para o terceiro posto António Nunes.
Daniel Nunes que estava a lutar pela vitória viu a transmissão do seu Mistubishi falhar no momento em se preparava para iniciar a última especial.
Assim, a vitoria final na prova foi para a dupla algarvia formada por Ricardo Teodósio e Fernando Miguel (Mitsubishi Evo IV) que terminou o rali com uma vantagem de 4,16s sobre o segundo classificado que foi José Merceano (BMW 325 IX) e, uma vantagem de 47,97s sobre o terceiro classificado que foi António Nunes em Mitsubishi Evo V.
No quarto posto da geral ficou o algarvio João Correia (Mitsubishi Carisma Evo VI)que sendo o último na estrada, também fez a sua estreia em Cheganças sendo a sua segunda prova com um 4x4. Bem ajudado por Pedro Conde, Correia teve diversos bons registos, efectundo uma prova muito positiva.Na quinta posição ficou o sempre espectacular Fernando Marques em Peugeot 205 que assim se assumiu como o primeiro veículo que não tinha tracção total e venceu a classificação da tracção dianteira.
No sexto posto ficou Pedro Carmo (Subaru Impreza WRX), na sétima posição ficou Gilberto Costa (Golf) e no 8º posto ficou João Neves (Mazda 323).
A fechar o top 10 ficou Rui Coimbra (VW Golf GT) na 9ª posição - (mais um algarvio) que se não fossem os dois futuros bem poderia ter vencido as duas rodas motrizes - e Daniel Ferreira (BMW 325 IX) no 10º posto. De realçar também que o primeiro classificado da tracção traseira foi Pedro Catarino (Ford Sierra) que conseguiu o 19º lugar na classificação geral.
Ainda sobre esta prova há que destacar a boa lista de inscritos, tanto em quantidade como em qualidade, e o bom espectáculo que foi proporcionado ao muito público que se deslocou até às imediações da localidade de Cheganças para assistir à prova.
Os resultados da comitiva algarvia são:
1º Ricardo Teodósio / Fernando Miguel - Mitsubishi Lancer EVO 6
4º João Correia / Pedro Conde - Mitsubishi Carisma GT EVO 6
9º Rui Coimbra / José Martins - VW Golf GTi (3ºs dos carros de tracção frente)
15º Márcio Marreiros / Paulo Costa - Mitsubishi Lancer EVO 6
22º Luis Reis / Pedro Arroja - Renault 11 Turbo
23º Jaime Falcão / Guida Pontifice - Rover 114GTi
Desistência - Renato Leria / Ana Santos - Opel Corsa, após a 2ª especial

modificado de
supermotores, pregoafundo e ralisonline.

Novitskiy: vitória e título

O russo assegurou a conquista da Taça do Mundo FIA de Rally Cross Country 2010.
Quase 4 mil quilómetros depois, a primeira edição do Rally TT Vodafone Estoril-Portimão-Marrakech chegou ao fim, com a vitória da dupla Leonid Novitskiy/Andreas Schulz, em BMW X3CC, na frente de Filipe Campos/Jaime Baptista (BMW X3CC) e Eric Vigouroux/Alex Winocq (Chevrolet Silverado). Ao mesmo tempo, o russo conquistou a Taça do Mundo de Todo-o-Terreno, enquanto o francês lidera a categoria de 2 Rodas Motrizes.
E foi sob o intenso sol marroquino que os concorrentes efectuaram a derradeira especial (Marrakech, 70 quilómetros) no final de oito etapas que ligaram Portugal a Marrocos, Estoril a Marrakech, com passagem por Portimão, ao longo de uma semana de intensa competição e muitas peripécias. Justamente, o primeiro lugar apenas ficou decidido no último dia, com Leonid Novitskiy a terminar os 1794,4 quilómetros ao cronómetro na frente de Filipe Campos, com 6m37s de vantagem. Ainda assim, o russo teve que se esforçar para levar de vencida o estreante absoluto em África que, por pouco, não era a grande surpresa da prova.
Estou muito contente, pois juntei à vitória na prova a conquista do título mundial. A organização está de parabéns, os troços em Portugal eram difíceis e exigentes e o percurso em Marrocos muito bem delineado”, explicou, antes da cerimónia de pódio, Leonid Novitskiy.
Quanto a Filipe Campos, o português não podia estar mais satisfeito depois de uma prova de excelente nível, quer em Portugal, onde amealhou a pontuação máxima para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, quer em Marrocos onde apenas perdeu a liderança na prova em vésperas do seu final. “Sim, conseguimos algo muito melhor do que esperava. Nem pensava chegar ao pódio, quanto mais lutar pela vitória. Andei muito acima da média em relação ao que esperava… por vezes até um pouco de mais! Aprendemos todos os dias a fazer navegação e a ler o terreno, claramente, onde perdemos para a concorrência. Falta-nos experiência para fazer jogo igual”, confessou. Para casa leva também a primeira vitória de uma etapa em África (Marrakech)…
Também Eric Vigouroux estava satisfeito com a sua prestação neste Rally TT Vodafone Estoril-Portimão-Marrakech, já que o francês explicou ter terminado no seu lugar natural, tendo em conta as forças em presença. “Com os BMW em prova, esta era a nossa posição. Em Portugal tive alguns problemas de caixa de velocidades que me condicionaram o andamento, mas cheguei a África não muito distante da frente. Andei sempre depressa, entre os três mais rápidos e agora estou à frente da categoria de 2 Rodas Motrizes na Taça do Mundo, pelo que vamos ao Egipto, em Setembro, para tentar conquistar o título”, lembrou.
Quarta classificada e segunda melhor dupla portuguesa, Ricardo Leal dos Santos/Paulo Fiúza (BMW X5) estiveram perto de terminar no pódio, mas as diferenças entre o X5 e o Silverado de Vigouroux não jogaram a favor do piloto de Coimbra. “Não atingimos o nosso objectivo, que era terminar no pódio, mas estamos satisfeitos. A diferença de carros era grande e, como exemplo, numa etapa o Vigouroux ganhou-nos 5m em apenas 20km! Os problemas de travões em Portugal também afectaram as suspensões em Marrocos, numa prova distinta do último Dakar, que fiz quase sem problemas”, resumiu.
Com Pierre Lachaume/Jean Brucy, em Bowler Wildcat, a fechar o "Top 5", referência ainda para a dupla Nuno Matos/Filipe Serra (Isuzu D-Max), a única equipa inscrita na categoria T2 a chegar ao fim, e para as desistências de Miguel Barbosa (turbo) e Hélder Oliveira (despiste), dois dos protagonistas desta prova.
Classificação final
Pos. Equipa Carro Tempo
1º Leonid Novitskiy/Andreas Schulz BMW X3CC 21h06m10s
2º Filipe Campos/Jaime Baptista BMW X3CC a 6m37s
3º Eric Vigouroux/Alex Winocq Chevrolet Silverado a 1h04m50s
4º Ricardo Leal dos Santos/Paulo Fiúza BMW X5 a 1h18m29s
5º Pierre Lachaume/Jean Brucy Bowler Wildcat a 3h03m18s
retirado do site oficial

sábado, junho 12

Novitskiy assume comando

Penúltima etapa do Rally TT Vodafone Estoril-Portimão-Marrakech, foi preciso esperar mais de cinco mil quilómetros de prova para que Leonid Novitskiy (BMW X3CC) conseguisse destronar Filipe Campos (BMW X3CC) da liderança. A etapa de hoje, que levou os concorrentes a percorrer 310 quilómetros entre Zagora e Foum-Zguid, foi o palco para o russo, principal candidato à vitória na Taça do Mundo, passar para a frente quando faltam apenas 70 quilómetros para o final…
Se na véspera o piloto português ainda tinha conseguido – contra as próprias expectativas! – segurar o primeiro lugar por escassos 14 segundos, sabia-se que a especial deste sábado seria um “tudo ou nada” para Novitskiy. E em CP1, nos primeiros 127 quilómetros, o russo já era o mais rápido, com 6m16s de vantagem para Campos e 7m11s para um surpreendente Ricardo Leal dos Santos, com o piloto do BMW X5 numa luta particular com Eric Vigouroux (Chevrolet Silverado).
A passagem pelo km 215 (CP2) confirmou a nova liderança de Novitskiy, ainda que Campos recuperasse quase três minutos em relação a CP1, enquanto Leal dos Santos segurava Vigouroux e Bernardo Moniz da Maia era um tranquilo quinto mais rápido na estrada. No final da especial, Campos terminou com mais 8m30s que o vencedor da tirada, enquanto Eric Vigouroux conseguiu trocar de posição com Leal dos Santos, anulando a desvantagem que tinha para o piloto de Coimbra.
Uma especial sem grandes problemas, exceptuando o furo que tivemos sensivelmente ao km 100. A caixa de velocidades foi mudada ontem à noite, pelo que não tivemos percalços, e o motor não teve qualquer sobreaquecimento. A corrida só termina amanhã, pelo que não vou baixar os braços”, avançou Filipe Campos. “Foi uma tirada positiva para nós, pois conseguimos passar para a frente. Este resultado dá-nos a Taça do Mundo, o nosso grande objectivo, mas temos que o confirmar amanhã”, lembrou Leonid Novitskiy.
Assim, e quando faltam apenas 70 quilómetros (Marrakech) para o final da terceira jornada da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno, Novitskiy e Campos estão em luta pela vitória, enquanto Eric Vigouroux e Ricardo Leal dos Santos vão definir quem ocupa o lugar vago no pódio. Referência para a desistência, na etapa de ontem, de Miguel Barbosa (Mitsubishi Lancer), após ficar sem turbo.
Classificação
Pos. Equipa Carro Tempo
1º Leonid Novitskiy/Andreas Schulz BMW X3CC 20h12m24s
2º Filipe Campos/Jaime Baptista BMW X3CC a 8m16s
3º Eric Vigouroux/Alex Winocq Chevrolet Silverado a 1h01m56s
4º Ricardo Leal dos Santos/Paulo Fiúza BMW X5 a 1h15m41s
5º Bernardo M. da Maia/J. Sotto-Mayor BMW X3CC a 5h10m54s
retirado do site oficial

sexta-feira, junho 11

Vigouroux estreia-se a vencer etapa

A terceira ronda da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno está ao rubro, terminada que está a oitava etapa do Rally TT Vodafone Estoril-Portimão-Marrakech! Com Eric Vigouroux (Chevrolet) a conseguir a primeira vitória em especiais desde que a prova deixou o Estoril no passado domingo, Filipe Campos (BMW X3CC) continua como líder… mas apenas com 14s de vantagem para Leonid Novitskiy (BMW X3CC)!
Ou seja, depois de 4607 quilómetros, dos quais 1511 contra o cronómetro, o piloto português tem ainda duas etapas para defender a liderança na prova do Automóvel Club de Portugal, depois de ter somado a totalidade de pontos nas especiais em Portugal, a contar para o Nacional da especialidade.
Que rali! Está a ser uma prova muito interessante e dura. Hoje, tive um furo lento e tive mesmo que parar para mudar a roda, numa altura em que ia a manter contacto com o Novitskiy e, um pouco mais à frente, com o Vigouroux. O carro está com alguns problemas de sobreaquecimento no motor e fiquei sem a 4ª relação de caixa, mas está tudo bem”.
Com uma entrada mais forte em África, Novitskiy bem tem tentado chegar-se a Campos e tudo indica que as duas derradeiras etapas da prova vão definir quem sairá vencedor de Marrocos. “Tive também um furo lento e perdi algum tempo com isso. Esta especial era muito rápida e estou a ter uma luta muito interessante com Campos”, reconheceu o russo.
Depois de algumas “ameaças”, nomeadamente desde que a caravana entrou em Marrocos, Eric Vigouroux conseguiu, finalmente, a primeira vitória numa especial, com o Chevrolet Silverado pick up – carro que não possui pára-brisas, fazendo com que piloto e navegador utilizem um capacete inspirado na aeronáutica – a não acusar hoje os problemas que o foram afastando da liderança.
Numa etapa menos dura que as anteriores – mais rolante, entre pedra e zonas mais “macias” – Ricardo Leal dos Santos (BMW X5) fez uma boa especial, ao terminar como o quarto mais rápido, mas face ao andamento de Vigouroux acabou por perder o terceiro lugar, já que os escassos três minutos que trazia de Er Rachidia obrigavam-no a arriscar em demasia para conservar a posição à geral.
Quem não teve tanta sorte foi mesmo Hélder Oliveira, que protagonizou um aparatoso despiste, deixando a Nissan Pathfinder fora de prova: “Sensivelmente a meio da especial, numa zona muito rápida e com muitas lombas, a traseira da Nissan descompensou um pouco e já não foi possível segurá-la. Capotámos várias vezes e estamos fora de prova. Ainda estou um pouco combalido e o José Marques (navegador) queixa-se de uma costela, mas estamos bem. Tristes, mas bem”, explicou, minutos depois de ter sofrido o despiste.
Protagonista igualmente de problemas ao longo deste sexto dia de prova voltou a ser Miguel Barbosa, que ficou sem turbo no seu Mitsubishi e por isso mesmo sem potência para ultrapassar algumas dunas do percurso, ficando irremediavelmente atrasado.
O Rally TT Vodafone Estoril-Portimão-Marrakech entra agora na sua fase mais crítica, com a realização da última longa especial, com 350 Km, na ligação entre Zagora e Marrakech.
Classificação
Pos. Equipa Carro Tempo
1º Filipe Campos/Jaime Baptista BMW X3CC 16h44m53s
2º Leonid Novitskiy/Andreas Schulz BMW X3CC a 14s
3º Eric Vigouroux/Alex Winocq Chevrolet Silverado a 48m08s
4º Ricardo Leal dos Santos/Paulo Fiúza BMW X5 a 56m35s
5º Bernardo M. Maia/Joana Sottomayor BMW X3CC a 2h37m53s
retirado do site oficial

Ford Transit da FIAAL - Video Testes e Apresentação

Ford Transit Trophy - Team Fiaal ,imagens no Forum Algarve na FIAAl com a presença de Mikko Hirvonen / Jari Matti Latvala e imagens do Track day no Autodromo do Algarve- captação de imagem=Nuno Fontainhas/Nelson Martins.


Ligação entre Solberg e Mills termina

Tal como quase todos os adeptos dos ralis, fui completamente apanhado de surpresa esta manhã pela notícia do término da ligação entre Petter Solberg e Phil Mills. Principalmente, porque confratenizei com a equipa nos testes do Rally de Portugal - o último desta equipa, e nada indiciava este desfecho. Será diferente falar de Solberg com outro navegador. Fica um sentimento de tristeza pela saída do "Mr.Mills".

Artigo do Supermotores:

Após onze anos como navegador de Petter Solberg, Phil Mills decidiu deixar a Petter Solberg World Rally Team, com a prova portuguesa a ser a última de uma das duplas mais carismáticas do Mundial de Ralis dos últimos anos.
"Esta foi uma das decisões mais difíceis que tive que tomar, mas sinto que agora é tempo de me concentrar em outras coisas da vida. Nós corremos 152 provas do WRC nos últimos onze anos e isso tornou-se mais uma forma de viver do que propriamente um trabalho. Eu gozei muito cada quilómetro, assim como os momentos altos e menos bons que tivemos e estou seguro que o Petter irá ganhar muitos mais ralis no futuro, tendo as condições adequadas. Eu vou sentir saudades de tudo o que rodeia o Mundial de Ralis e desejo ao Petter e a toda a equipa os maiores sucessos no futuro", adiantou Phil Mills.
"O Phil deixa a equipa e eu estou muito triste por isso. Acho que vai ser muito difícil encontrar um navegador com a sua qualidade para se juntar a mim. Estamos juntos á muitos anos. De resto ele esteve comigo ao longo de quase toda a carreira, por isso é um momento difícil para mim. Olhando para trás e vendo o que alcançamos juntos, sinto-me particular triste pelo facto de sentir que a nossa próxima vitória aconteceria já este ano e esperava tê-lo a meu lado quando isso acontecesse. Ele foi a pessoa mais significativa da minha carreira e acredito que a nossa relação foi a mais forte de todas entre piloto e co-piloto", comentou Petter Solberg.
Petter Solberg e Phil Mills fizeram juntos 152 ralis, tendo conseguindo treze vitórias, conquistando o primeiro pódio em 2001 no Rali da Acrópole, para no ano seguinte conquistarem a primeira vitória, precisamente no Rali de Gales, valendo-lhes o vice-campeonato.
Em 2003 Petter Solberg e Phil Mills venceram o Mundial de Ralis ao baterem Loeb no Rali de Gales, para nos dois anos seguintes se sagrarem Vice-Campeões. Depois seguiram-se anos mais difíceis com o decrescente desinvestimento da Subaru no Mundial de Ralis, o que afastou a dupla das vitórias.
Em 2009 e já sem equipa oficial, os dois criaram a Petter Solberg World Rally Team, equipa que se começou a afirmar, regressando aos pódios com o Xsara WRC, para no final do ano passarem para o C4, carro que a equipa actualmente possui.

quinta-feira, junho 10

Emoção cresce na frente

Ainda não foi desta que Filipe Campos (BMW X3CC), único líder do Rali TT Vodafone Estoril-Portimão-Marrakech até ao momento, deixou de liderar a terceira jornada da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno. O piloto do Porto conseguiu aguentar o mais que previsível ataque de Leonid Novitskiy (BMW X3CC) na segunda etapa disputada em Marrocos (Er Rachidia/Er Rachidia, com 338,4 km) e partirá, amanhã, para a especial de Erfoud como o piloto mais rápido da prova organizada pelo Automóvel Club de Portugal.
Foi um dia diferente do que estou habituado. Sem referências, sem tempos ao longo do percurso. Só no final é que soube se tinha andado bem ou mal! Estamos entregues a nós próprios e isso é um grande desafio. Em termos de navegação tudo correu bem e aproveitei os trilhos de Novitskiy, pois por onde ele passava eu também tinha que ser capaz. Só quando cheguei à primeira duna – uma parede! – é que não sabia como ia passar aquilo…”.
Com duas vitórias em especiais até ao momento, ambas em Marrocos, Novitskiy tem ainda hipóteses de chegar ao primeiro lugar, vendo a diferença para o “colega” da BMW diminuir todos os dias. “Hoje as coisas estavam a correr bem, mas tive um furo ao km 100 e com a paragem e mudança de roda perdemos alguns minutos, pelo que a nossa diferença no final poderia ser bem superior”, explicou o russo.
Mantendo uma toada bastante equilibrada, a dupla Ricardo Leal dos Santos/Paulo Fiúza foi quarta à passagem pelos dois CP, posição que ocupou na final da tirada perto de Er Rachidia e lhe vale ocupar a terceira posição à geral, quando ontem era quarta. “Uma etapa à Dakar, com muita pedra, valas e dunas. Logo aí, o problema com os pneus, pois não podemos mexer muito nas pressões para não termos que parar antes da areia. Correu tudo bem com a nossa prova numa especial tipicamente africana”, referiu o piloto de Coimbra. Logo atrás, Eric Vigouroux teve uma etapa sem qualquer problema, pelo que está a escassos três minutos de um lugar no pódio. “Hoje foi um dia bom, sem problemas no Chevrolet e sem erros de navegação. Uma bela especial”.
Classificação
Pos. Equipa Carro Tempo
1º Filipe Campos/Jaime Baptista BMW X3CC 13h03m59s
2º Leonid Novitskiy/Andreas Schulz BMW X3CC a 6m44s
3º Ricardo Leal dos Santos/Paulo Fiúza BMW X5 a 54m35s
4º Eric Vigouroux/Alex Winocq Chevrolet Silverado a 57m02s
5º Hélder Oliveira/José Marques Nissan Pathfinder a 1h26m34s
retirado do site oficial