Mais de 300 concorrentes, 20 categorias, 21 corridas e duas provas de Campeonatos FIA, eis os números da 3ª edição do Algarve Historic Festival que decorre no AIA, entre 20 e 23 de Outubro.
Trata-se de um dos cinco maiores Historic Festivals da Europa e o maior da Península Ibérica e inclui 187 concorrentes da 59ª Coppa InterEuropa, em Monza.
Depois do sucesso do regresso dos "single seaters" no Portimão Classics, após 18 anos de ausência das pistas portuguesas, e das conversações mantidas durante a Coppa InterEuropa, em Monza, a organização do AHF confirma que terá em Portimão duas emocionantes provas da Single Seaters Series e das Fórmulas 2 e 3.
Por sugestão dos respectivos coordenadores ingleses, franceses e italianos foi decidido juntar em duas grelhas mais do que uma categoria de monopostos, como tem sido feito várias vezes em provas clássicas na Grã-Bretanha e em, França. Assim, na Single Seaters Series correrão os Fórmula Ford, Vê e possivelmente os 1430 espanhóis.
Segundo a organização, “a melhor notícia desta prova – com duas corridas de 25 minutos – é o interesse que os preparadores e pilotos britânicos mostraram em correr no AIA, uma pista que tem uma áurea fabulosa no estrangeiro devido ao seu traçado muito desafiante e invulgar nestes dias de circuitos permanentes de bitola Tilke…”
Por outro lado, e ao contrário do que, por exemplo, aconteceu no Porto ou no AIA nos dois últimos anos, em que as suas corridas não contaram para qualquer campeonato, a Fórmula Júnior fará no AHF a última etapa do Troféu FIA Lurani deste ano. Por isso espera-se um grid mais repleto.
Todas as demais categorias estão confirmadas, com a cabeça de cartaz que será de novo a prova dupla de Fórmulas 1 Históricos a competir para o Campeonato FIA na sua penúltima prova, já este ano decorre em Jarama a derradeira etapa no fim de semana seguinte ao de Portimão.
Grande atracção serão os Grupos C-GTP – carros que correram até 1990 em Le Mans e outras provas do Campeonato de Marcas e cujos protótipos, como o Mercedes-Sauber C11, são, inclusive, mais rápidos que os F1, graças aos seus motores que chegam aos 1000 cavalos.
A nova categoria de Turismos dos Grupos 1, 2 e A até 1984, estreia-se em Portugal, bem como o sempre enorme grid misto dos GT pré-66 e Sports pré-63, com os carros italianos de GT e Sport pré-74.
É importante notar que dentro das 20 categorias admitidas no AHF todos os carros clássicos e históricos dos concorrentes portugueses e espanhóis terão a oportunidade única no ano de, em solo ibérico, correrem lado a lado com a elite mundial do Historic Racing Motorsport. Sejam turismos, GTs ou protótipos, o AHF tem provas para todos, pelo que os pilotos nacionais são esperados em bom número.
Esperam-se, assim, mais de 300 carros históricos de competição no AHF, uma evolução sobre os 268 e 284, respectivamente, nas edições de 2009 e de 2010. Estes números comparam-se muito favoravelmente em relação, por exemplo, à última Coppa InterEuropa – um dos mais tradicionais eventos do automobilismo histórico mundial, e já na sua 59ª edição – realizado no primeiro fim-de-semana de Junho, em Monza, em que se inscreveram 212 carros e destes participaram apenas 187…
Com 21 corridas de 20 categorias e vários desfiles, o Algarve Historic Festival sedimenta-se como um dos cinco maiores eventos da Europa e, de longe, o maior da Península Ibérica.
Com as condições especiais que já foram informadas directamente aos clubes de clássicos, os seus membros têm excelente oportunidade de participarem activamente neste grande avento: expondo os seus carros no paddock, em espaços reservados para cada clube, e andando no maravilhoso traçado do AIA num dos desfiles beneficentes que este ano reverterão para o Banco Alimentar.
publicado em Sportmotores
Trata-se de um dos cinco maiores Historic Festivals da Europa e o maior da Península Ibérica e inclui 187 concorrentes da 59ª Coppa InterEuropa, em Monza.
Depois do sucesso do regresso dos "single seaters" no Portimão Classics, após 18 anos de ausência das pistas portuguesas, e das conversações mantidas durante a Coppa InterEuropa, em Monza, a organização do AHF confirma que terá em Portimão duas emocionantes provas da Single Seaters Series e das Fórmulas 2 e 3.
Por sugestão dos respectivos coordenadores ingleses, franceses e italianos foi decidido juntar em duas grelhas mais do que uma categoria de monopostos, como tem sido feito várias vezes em provas clássicas na Grã-Bretanha e em, França. Assim, na Single Seaters Series correrão os Fórmula Ford, Vê e possivelmente os 1430 espanhóis.
Segundo a organização, “a melhor notícia desta prova – com duas corridas de 25 minutos – é o interesse que os preparadores e pilotos britânicos mostraram em correr no AIA, uma pista que tem uma áurea fabulosa no estrangeiro devido ao seu traçado muito desafiante e invulgar nestes dias de circuitos permanentes de bitola Tilke…”
Por outro lado, e ao contrário do que, por exemplo, aconteceu no Porto ou no AIA nos dois últimos anos, em que as suas corridas não contaram para qualquer campeonato, a Fórmula Júnior fará no AHF a última etapa do Troféu FIA Lurani deste ano. Por isso espera-se um grid mais repleto.
Todas as demais categorias estão confirmadas, com a cabeça de cartaz que será de novo a prova dupla de Fórmulas 1 Históricos a competir para o Campeonato FIA na sua penúltima prova, já este ano decorre em Jarama a derradeira etapa no fim de semana seguinte ao de Portimão.
Grande atracção serão os Grupos C-GTP – carros que correram até 1990 em Le Mans e outras provas do Campeonato de Marcas e cujos protótipos, como o Mercedes-Sauber C11, são, inclusive, mais rápidos que os F1, graças aos seus motores que chegam aos 1000 cavalos.
A nova categoria de Turismos dos Grupos 1, 2 e A até 1984, estreia-se em Portugal, bem como o sempre enorme grid misto dos GT pré-66 e Sports pré-63, com os carros italianos de GT e Sport pré-74.
É importante notar que dentro das 20 categorias admitidas no AHF todos os carros clássicos e históricos dos concorrentes portugueses e espanhóis terão a oportunidade única no ano de, em solo ibérico, correrem lado a lado com a elite mundial do Historic Racing Motorsport. Sejam turismos, GTs ou protótipos, o AHF tem provas para todos, pelo que os pilotos nacionais são esperados em bom número.
Esperam-se, assim, mais de 300 carros históricos de competição no AHF, uma evolução sobre os 268 e 284, respectivamente, nas edições de 2009 e de 2010. Estes números comparam-se muito favoravelmente em relação, por exemplo, à última Coppa InterEuropa – um dos mais tradicionais eventos do automobilismo histórico mundial, e já na sua 59ª edição – realizado no primeiro fim-de-semana de Junho, em Monza, em que se inscreveram 212 carros e destes participaram apenas 187…
Com 21 corridas de 20 categorias e vários desfiles, o Algarve Historic Festival sedimenta-se como um dos cinco maiores eventos da Europa e, de longe, o maior da Península Ibérica.
Com as condições especiais que já foram informadas directamente aos clubes de clássicos, os seus membros têm excelente oportunidade de participarem activamente neste grande avento: expondo os seus carros no paddock, em espaços reservados para cada clube, e andando no maravilhoso traçado do AIA num dos desfiles beneficentes que este ano reverterão para o Banco Alimentar.
publicado em Sportmotores
Sem comentários:
Enviar um comentário