domingo, junho 12

24h Le Mans: Audi vence batalha infernal e Lamy no pódio

Marcel Fässler, André Lotterer e Benoit Treluyer, no Audi R1 venceram a 79ª edição das 24 horas de Le Mans, uma das corridas mais disputadas da história da clássica francesa de resistência. Pedro Lamy foi "excluído" da corrida, mas terminou na segunda posição, a melhor classificação de sempre de um piloto português. E João Barbosa também regressou a casa com motivos para celebrar.

O início da corrida ficou marcado pelo domínio dos carros de Ingolstadt e pelos dois aparatosos acidentes em que estiveram envolvidos. Primeiro Alan Mcnish, ao tentar ultrapassar um dos Ferrari 458 da Luxury Racing, protagonizou um espectacular acidente nos "S" Dunlop que felizmente teve como única "vítima" o R18 TDi. Depois, já quando as luzes tinham invadido o circuito de La Sarthe, Mike Rockenfeller, também ele ao tentar ultrapassar um Ferrari mais lento, acabou por colidir violentamente contra as barreiras de protecção, obrigando o piloto alemão a passar o resto da noite no hospital do circuito por precaução.

Perante a fragilidade das tropas comandadas pelo Dr. Wolfgang Ullrich esperava-se um contra-ataque da Peugeot. E se nas primeiras horas da noite os Pugs não assustaram ninguém, graças a um menor consumo, quando o céu já estava escuro e apenas se viam os rastos deixados pelos faróis das furiosas viaturas, os carros franceses conseguiram reduzir a desvantagem inicial e lançaram uma séria ofensiva sobre Audi sobrevivente, liderada pelo carro onde estava Lamy, Sebastien Bourdais e Simon Pagenaud. Nas primeiras horas da manhã houve constantes trocas de líderes, com os três primeiros a rodaram separados por nunca mais de 20 segundos e com lutas taco-a-taco a fazer uma qualquer corrida de "sprint". Mesmo em inferioridade númerica o Audi "vencedor" acabou por levar a melhor sobre os Peugeot que a quatro horas do término viram Alex Wurz despistar-se em Indianapolis e, com isso, perder o comboio da frente da corrida.

Após o ataque da Peugeot, o Audi líder encontrou na chuva, que apareceu a três horas do fim da corrida, o inimigo seguinte. Contudo, o piso molhado acabou por ser favorável ao carro alemão que, tal como tinha acontecido nas primeiras horas da corrida, distanciou-se sobre os Peugeot perseguidores. Mas a vantagem do carro cinza nunca foi confortável, ainda para mais porque os 908 "mais lentos" nunca se deixaram dobrar com facilidade, e chegada a derradeira hora de corrida, os dois primeiros estavam separados por meros 10 segundos. Porém, e depois da última ronda de pit-stops, o R18 TDI foi ganhando terreno sobre o melhor 908 para terminar com um curto de avanço de 14 segundos ao fim de 86,400 segundos de corrida.
E pela primeira vez em muitos anos a última volta não teve os comissários de pista a mostrarem as bandeiras ao(s) vencedor(es).

Se a Audi fez a festa no final da corrida, para a Peugeot fica o sabor amargo da derrota pelo segundo ano consecutivo, a contrastar com o facto positivo de ter colocado quatro carros nas cinco primeiras posições da geral. Os 908 venceram ligeiramente no consumo, parando menos nas boxes, mas perderam claramente em velocidade. Lamy e seus pares subiram ao pódio, tal como o trio Stéphane Sarrazin/Franck Montagny/Nicolas Minassian, carro que se atrasaria a meio da contenda com problemas técnicos menores e depois por ter errado na escolha de pneus quando a chuva apareceu. No terceiro 908 de fábrica, Anthony Davidson/Marc Gené/Alex Wurz foram quarto classificados, enquanto o Peugeot 908 HDi FAP do Team Oreca-Matmut completou o "Top-5".

No que respeita aos outros LMP1, aqueles não-motorizados a Diesel e entregues a equipas privadas, deu-se a hecatombe, onde se destacam os abandonos causados por acidentes do Pescarolo Judd da regressada Pescarolo Sport, assim como o Lola B10/60 Coupé Toyota guiado por Jean Christophe Boullion. Reduzida a um Lola B10/60 Coupé Toyota só, a Rebellion Racing levou para a Suíça o "troféu" ficticio, com Nicolas Prost, Neel Jani e Jeroen Bleekemolen a terminarem na sexta posição da geral. O Lola Aston Martin da Kronos Racing seguiu-se na classificação de uma prova em que os dois Aston Martin AMR-One LMP1 oficiais estiveram só e apenas dez minutos em prova, naquela que terá sido talvez a mais frustrante corrida da história do construtor inglês.

Na classe LMP2 assistiu-se, como se esperava, à superioridade dos prototipos motorizados pela Nissan. E quando o HPD da Strakka Racing, equipa vencedora da classe em 2010, abandonou o caminho ficou livre aos "powered by Nissan". Ao volante do Zytek Nissan, o trio da Greaves Motorsport composto por Karim Ojjeh, Tom Kimber-Smith e Olivier Lombard, surpreenderam meio mundo e venceram a classe mais baixa dos protótipos com uma confortável vantagem para o favorito Oreca 03 Nissan da Signatech Nissan e para o Lola Coupé HPD da Level 5 Motorsports.

Limitado pelo restritor que estrangula a potência dos motores Honda, João Barbosa, Scott Tucker e Christophe Bouchut apostaram numa táctica cautelosa que viria a dar frutos ao fim de um dia de intensa corrida. O Lola Coupé HPD terminou apenas a seis voltas do LMP2 ganhador e Barbosa tornou-se o primeiro piloto português a subir ao pódio da categoria em Le Mans.

Mas nem todos os pilotos portugueses levam histórias felizes para casa. Na classe GTE-Am, vencida pelo Chevrolet Corvette C6 ZR1 da Larbre Competition, Manuel Rodrigues teve o pódio nas mãos, mas a embraiagem do Ferrari F430 GT2 da JMB Racing iria estragar a festa ao português nas últimas horas. O piloto luso radicado em França, Jean Marc Menahem e Nicolas Marroc, que fizeram uma prova muito regular e sem sobressaltos, ficaram-se apenas pelo quarto lugar da classe e o vigésimo sétimo e penúltimo da geral.

Igualmente infelizes, Miguel Pais do Amaral e o Quifel ASM Team viram esfumar-se o sonho de terminarem a corrida entre os primeiros logo ao fim de quatro horas de prova, quando rodavam na 10ª posição. Sem que nada o fizesse prever, o motor do ZyteK 09SC cedeu e o piloto português, que se encontrava ao volante nesse momento, teve mesmo de abandonar.

O OAK Pescarolo Judd LMP1 de Tiago Monteiro não resistiu à dura noite das 24 horas de Le Mans e o piloto português foi forçado a abandonar durante as primeiras horas de domingo. O carro líder da equipa francesa com n°15, também conduzido por Pierre Ragues e Guillaume Moreau, acabou por ser forçado com problemas da direcção assistida. A corrida não foi fácil pois cedo o protótipo de construção francesa sofreu de inúmeros problemas de direcção assistida, tendo rondando mesmo na última posição da categoria rainha.

Rui Águas fez o que lhe competia, manter o Ferrari 458 Italia da AF Corse, subsidiado pelos sócios da NASCAR Robert Kauffman e Michael Waltrip, em posições decentes. Sempre mais rápido em média dez segundos que os seus dois companheiros de equipa, o piloto algarvio viu Kauffman envolvido no acidente com o Audi de Rockenfeller, apesar de não ter existido contacto entre as duas viaturas. O "Cavallino Rampante" haveria de sucumbir após 178 voltas com um problema de transmissão.

A história da 79ª edição das 24 horas de Le Mans não ficaria completa sem uma referência à categoria GTE-Pro que colocou frente-a-frente Ferrari, Chevrolet, BMW, Porsche e Lotus. Com Gianmaria Bruni e Giancarlo Fisichella no seu melhor, o 458 Italia da AF Corse fez uma espectacular recuperação até à primeira posição, após um azar de Tony Vilander, mas a vitória acabou por sorrir ao Chevrolet Corvette C6 ZR1 de Olivier Beretta/Tommy Milner/Antonio Garcia. A BMW colocou o seu carro sobrevivente na terceira posição numa corrida em que não conseguiu equiparar em corrida as "performances" da qualificação.

Le Mans assistiu a uma das mais interessantes corridas da sua história, o que nos leva a acreditar que 2012 promete mais e melhor...


Resultado Final:
1. Audi - Audi Sport Team Joest (LMP1) 355 voltas
2. Peugeot - Team Peugeot Total (LMP1) + 13s854
3. Peugeot - Peugeot Sport Total (LMP1) + 2 v
4. Peugeot - Peugeot Sport Total (LMP1) + 4 v
5. Peugeot - Team Oreca-Matmut (LMP1) + 16 v
6. Lola - Rebellion Racing (LMP1) + 17 v
7. Lola - Kronos Racing (LMP1) + 27 v
8. Zytek - Greaves Motorsport (LMP2) + 29 v
9. Oreca - Signatech Nissan (LMP2) + 35 v
10. Lola - Level 5 Motorsports (LMP2) + 36 v
11. Corvette - Corvette Racing (GTEP) + 41 v
12. HPD - RML (LMP2) + 41 v
13. Ferrari - AF Corse (GTEP) + 41 v
14. OAK Pescarolo - OAK Racing (LMP2) + 42 v
15. BMW - BMW Motorsport (GTEP) + 42 v
16. Porsche - Team Felbermayr-Proton (GTEP) + 43 v
17. Porsche - IMSA Performance Matmut (GTEP) + 44 v
18. Porsche - Flying Lizard Motorsports (GTEP) + 45 v
19. Oreca - Race Performance (LMP2) + 51 v
20. Corvette - Larbre Competition (GTEA) + 53 v
21. Porsche - Larbre Competition (GTEA) + 54 v
22. Lotus - Lotus Jetalliance (GTEP) + 60 v
23. Porsche - Prospeed Competition (GTEP) + 62 v
24. Ferrari - JMW Motorsport (GTEP) + 65 v
25. OAK Pescarolo - OAK Racing (LMP2) + 67 v
26. Ford - Robertson Racing (GTEA) + 70 v
27. Ferrari - JMB Racing (GTEA) + 83 v
28. Norma - Extreme Limite (LMP2) + 108 v

publicado em Sportmotores

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