A prova grega do WRC conta com dois portugueses. Armindo Araújo que participa na segunda prova com o Mini WRC, e Bernardo Sousa que leva o Fiesta S2000 com nova motorização. Para já, o madeirense tem mais motivos para sorrir pois está no pódio do SWRC.
Bernardo Sousa (Ford Fiesta S2000) tem estado em muito boa forma na prova grega, terminando este primeiro dia na terceira posição dos carros S2000, o que deixa o piloto satisfeito: "O nosso plano era chegar ao fim da prova e continua a ser o mesmo. Mas nunca sabemos ser lentos e por isso estamos numa boa posição, com bom ritmo mas a tentar manter o carro inteiro. Queremos manter esta posição, estamos satisfeitos", afirmou.
Por seu turno, a prova de Armindo Araújo estava a ser igualmente bastante positiva, com o português a chegar mesmo a ocupar a décima posição da geral até que na derradeira classificativa do dia uma jante partida fê-lo parar para trocar o pneu e com isso perder bastante tempo: "Partimos uma jante, que ficou destruída e parámos para mudar o pneu. De início pensei que fosse um braço da suspensão, mas depois vimos que era apenas uma jante partida e pudemos chegar ao final". Com os seus problemas, Araújo desceu para o 16º posto da geral, a 3m44s do 15º, que é Gassner Jr.
FILME DA PROVA DIA 1
Foi um dia quase perfeito para Petter Solberg: o piloto do Citroën DS3 WRC chega ao final da primeira etapa com quase um minuto de vantagem sobre os demais adversários. Com efeito, muito dificilmente o piloto norueguês acreditaria no início desta manhã que conseguiria deter tamanha vantagem após as primeiras seis especiais do rali.
Tirando partido de ser o quinto na estrada para este primeiro dia, Solberg partiu ao ataque logo de manhã, conseguindo no segundo troço do dia uma prestação que foi demolidora: 19,8 segundos de vantagem sobre Jari-Matti Latvala. Da parte da tarde, foi ampliando esse registo e, com os problemas de Latvala e com as jogadas táticas dos outros pilotos, viu-se na frente com 51,6 segundos de distância sobre Sébastien Loeb. E isso surpreendeu até o próprio piloto, que esperava ter perdido muito tempo depois de ficar preso muito tempo atrás do lento Ford de Latvala, mudando o seu estado de espírito de forma evidente.
"Estive muito tempo atrás do Latvala e foi muito mau. De certeza que perdi muito tempo atrás dele", começou por dizer aos microfones da World Rally Radio, visivelmente irritado, antes de ser alertado de que tinha, afinal, mais de 50 segundos de avanço. "Tenho 51 segundos de avanço? ["Os outros abrandaram", elucidou o repórter] Porque é que fizeram isso? Com isso estou satisfeito", concluiu Solberg, notoriamente o mais forte hoje.
Para Latvala, o azar parece não dar tréguas, com o piloto a voltar a ser afetado por problemas no seu Ford Fiesta WRC, desta feita com problemas de diferencial: "No caminho para o início do troço havia um caminho de terra e ao passar da estrada de asfalto para a terra pude sentir o diferencial a falhar. Pensei que era o traseiro, mas afinal era na frente. Não tivemos tempo para fazer nada pelo que simplesmente tivemos de ir. Cumprimos o troço apenas com tração traseira", explicou o finlandês, uma vez mais bastante desapontado.
Com isso, Sébastien Loeb chegou ao segundo posto, numa prova em que teve a desagradável tarefa de 'limpar' as estradas e ainda um furo na penúltima especial. Ainda assim, o piloto esperava poder ficar com o terceiro posto, mas o tempo perdido por Mikko Hirvonen (Ford) no último troço fê-lo subir para segundo, apenas 3,6 segundos da frente do finlandês. Igualmente na luta está Sébastien Ogier (Citroën), encontrando-se o jovem francês na quarta posição a 1,9 segundos de Hirvonen.
Depois, 46 segundos separam Ogier do quinto, que é Henning Solberg (Stobart Ford) a conseguir hoje uma prova bastante interessante e a efetuar tempos não muito longe dos melhores, enquanto o seu companheiro de equipa Matthew Wilson é o sexto.
Problema atrasa Araújo; Sousa no pódio dos SWRC
O sétimo melhor é Ott Tanak, que lidera a classificação entre os SWRC, com uma prova de alto nível, enquanto Latvala caiu para o oitavo posto com os seus problemas, com Juho Hanninen e Kimi Raikkonen a encerrarem o leque dos dez melhores
1. P. SOLBERG 1:39:24.2
2. S. LOEB +51.6
3. M. HIRVONEN +55.3
4. S. OGIER +57.2
5. H. SOLBERG +1:43.2
6. M. WILSON +2:27.7
7. O. TÄNAK +3:32.4
8. J. LATVALA +3:55.0
9. J. HANNINEN +4:01.6
10. K. RÄIKKÖNEN +4:04.7
11. B. SOUSA +5:06.2
12. D. KUIPERS +5:49.2
13. E. BRYNILDSEN +5:55.3
14. F. TURÁN +6:44.9
15. H. GASSNER JR +6:47.4
16. A. ARAÚJO +10:31.4
publicado em Autosport
Bernardo Sousa (Ford Fiesta S2000) tem estado em muito boa forma na prova grega, terminando este primeiro dia na terceira posição dos carros S2000, o que deixa o piloto satisfeito: "O nosso plano era chegar ao fim da prova e continua a ser o mesmo. Mas nunca sabemos ser lentos e por isso estamos numa boa posição, com bom ritmo mas a tentar manter o carro inteiro. Queremos manter esta posição, estamos satisfeitos", afirmou.
Por seu turno, a prova de Armindo Araújo estava a ser igualmente bastante positiva, com o português a chegar mesmo a ocupar a décima posição da geral até que na derradeira classificativa do dia uma jante partida fê-lo parar para trocar o pneu e com isso perder bastante tempo: "Partimos uma jante, que ficou destruída e parámos para mudar o pneu. De início pensei que fosse um braço da suspensão, mas depois vimos que era apenas uma jante partida e pudemos chegar ao final". Com os seus problemas, Araújo desceu para o 16º posto da geral, a 3m44s do 15º, que é Gassner Jr.
FILME DA PROVA DIA 1
Foi um dia quase perfeito para Petter Solberg: o piloto do Citroën DS3 WRC chega ao final da primeira etapa com quase um minuto de vantagem sobre os demais adversários. Com efeito, muito dificilmente o piloto norueguês acreditaria no início desta manhã que conseguiria deter tamanha vantagem após as primeiras seis especiais do rali.
Tirando partido de ser o quinto na estrada para este primeiro dia, Solberg partiu ao ataque logo de manhã, conseguindo no segundo troço do dia uma prestação que foi demolidora: 19,8 segundos de vantagem sobre Jari-Matti Latvala. Da parte da tarde, foi ampliando esse registo e, com os problemas de Latvala e com as jogadas táticas dos outros pilotos, viu-se na frente com 51,6 segundos de distância sobre Sébastien Loeb. E isso surpreendeu até o próprio piloto, que esperava ter perdido muito tempo depois de ficar preso muito tempo atrás do lento Ford de Latvala, mudando o seu estado de espírito de forma evidente.
"Estive muito tempo atrás do Latvala e foi muito mau. De certeza que perdi muito tempo atrás dele", começou por dizer aos microfones da World Rally Radio, visivelmente irritado, antes de ser alertado de que tinha, afinal, mais de 50 segundos de avanço. "Tenho 51 segundos de avanço? ["Os outros abrandaram", elucidou o repórter] Porque é que fizeram isso? Com isso estou satisfeito", concluiu Solberg, notoriamente o mais forte hoje.
Para Latvala, o azar parece não dar tréguas, com o piloto a voltar a ser afetado por problemas no seu Ford Fiesta WRC, desta feita com problemas de diferencial: "No caminho para o início do troço havia um caminho de terra e ao passar da estrada de asfalto para a terra pude sentir o diferencial a falhar. Pensei que era o traseiro, mas afinal era na frente. Não tivemos tempo para fazer nada pelo que simplesmente tivemos de ir. Cumprimos o troço apenas com tração traseira", explicou o finlandês, uma vez mais bastante desapontado.
Com isso, Sébastien Loeb chegou ao segundo posto, numa prova em que teve a desagradável tarefa de 'limpar' as estradas e ainda um furo na penúltima especial. Ainda assim, o piloto esperava poder ficar com o terceiro posto, mas o tempo perdido por Mikko Hirvonen (Ford) no último troço fê-lo subir para segundo, apenas 3,6 segundos da frente do finlandês. Igualmente na luta está Sébastien Ogier (Citroën), encontrando-se o jovem francês na quarta posição a 1,9 segundos de Hirvonen.
Depois, 46 segundos separam Ogier do quinto, que é Henning Solberg (Stobart Ford) a conseguir hoje uma prova bastante interessante e a efetuar tempos não muito longe dos melhores, enquanto o seu companheiro de equipa Matthew Wilson é o sexto.
Problema atrasa Araújo; Sousa no pódio dos SWRC
O sétimo melhor é Ott Tanak, que lidera a classificação entre os SWRC, com uma prova de alto nível, enquanto Latvala caiu para o oitavo posto com os seus problemas, com Juho Hanninen e Kimi Raikkonen a encerrarem o leque dos dez melhores
1. P. SOLBERG 1:39:24.2
2. S. LOEB +51.6
3. M. HIRVONEN +55.3
4. S. OGIER +57.2
5. H. SOLBERG +1:43.2
6. M. WILSON +2:27.7
7. O. TÄNAK +3:32.4
8. J. LATVALA +3:55.0
9. J. HANNINEN +4:01.6
10. K. RÄIKKÖNEN +4:04.7
11. B. SOUSA +5:06.2
12. D. KUIPERS +5:49.2
13. E. BRYNILDSEN +5:55.3
14. F. TURÁN +6:44.9
15. H. GASSNER JR +6:47.4
16. A. ARAÚJO +10:31.4
publicado em Autosport
Sem comentários:
Enviar um comentário