Num rali que acabou por ser mais monótono do que inicialmente previsto, Freddy Loix levou o seu Skoda Fabia S2000 ao triunfo no Geko Ypres Rally, prova a contar para o Intercontinental Rally Challenge (IRC). Bruno Magalhães foi forçado a renunciar, já que o motor cedeu na segunda classificativa.
DIA 1 - RALI DE YPRES
O Geko Ypres Rally foi hoje para a estrada com menos um dos candidatos à vitória pois, Petr Starý, o navegador de Jan Kopecký, fraturou uma clavícula no acidente durante o shakedown.
Logo no troço de abertura, Thierry Neuville abandonou por ter ficado sem uma das suspensões e Andreas Mikkelsen, também abandonou devido a um despiste.
Com dois candidatos à vitória de fora, Freddy Loix dominou no primeiro dia do rally, vencendo todos os seis troços disputados que compunham a etapa.
Guy Wilks ocupou a segunda posição desde o inicio mas, já tem 36,7s de atraso e tem o local Pieter Tsjoen no encalço, a 17,4s do piloto britânico.
Bruno Magalhães começou o rally numa excelente quarta posição mas, o motor do Peugeot não quis colaborar, ficando o português sem hipóteses de pontuar na prova belga.
Bryan Bouffier começou bem no primeiro troço mas, acabaria por ter dois despistes em que teve muita sorte em não ter tido consequências graves. De qualquer forma, o francês ocupa a quarta posição a 4,8s de Tsjoen.
Sem experiência em viaturas S2000 mas, com dotes de condução já provados, o jovem holandês Hans Weijs Jr. ocupa a quinta posição a 1m20s de Loix, na frente de Bernd Casier e de Toni Gardemeister.
Fora das contas do IRC, o belga Patrick Snijers ocupa a oitava posição na estreia do novo Mini J.C.W S2000 turbo, com apenas 4 segundos de vantagem para Luca Rossetti (1º do ERC) que está em recuperação, depois de ter perdido tempo num troço em que o motor trabalhou apenas em 3 cilindros, quando ocupava a quarta posição.
Kevin Abbring Jr. (Citroën DS3) lidera confortavelmente nas duas rodas motrizes e Jonas Langenakens é o primeiro da produção, ao volante de um Mitsubishi.
DIA 2 - RALI DE YPRES
O segundo e último dia do Geko Ypres Rally, teve ausência de luta pela vitória mas, nos lugares secundários, até chegou a haver algumas disputas interessantes.
Freddy Loix ficou sem alguns adversários logo no inicio do rally e no segundo dia também. O belga limitou-se a gerir a enorme vantagem mas, sempre rápido e alcançou uma vitória fácil em mais Ypres Rally.
Bryan Bouffier ascendeu ao segundo lugar no 4º troço do dia, afastou-se de quem vinha atrás e manteve a mesma posição até ao final. Com este resultado, o piloto francês passou para a liderança do campeonato, com mais 7 pontos do que Freddy Loix.
Quando parecia estar encaminhado para terminar em terceiro, o local Pieter Tsjoen parou para verificar a pressão dos pneus mas, não reparou num pequeno poste e bateu nele, danificando o radiador e um resultado que era excelente.
Com o erro de Tsjoen, o holandês Hans Weijs Jr. e Bernd Casier, entraram numa luta ao segundo pela terceira posição mas, o belga acabaria por ficar sem direção assistida e depois abandonou com uma falha no alternador, deixando o jovem holandês sozinho no último lugar do pódio.
Mesmo com alguns problemas de travões mas, sem nunca cometer erros, o polaco Michal Solowow levou o seu Ford à quarta posição e foi o melhor nas contas do ERC.
Patrick Snijers perdeu a quarta posição a três troços do fim, quando se despistou antes da tomada de tempo e perdeu mais de 1 minuto e meio para regressar à estrada com a ajuda dos espectadores.
Guy Wilks tinha começado bem o dia ao manter a segunda posição mas, no quarto troço, o britânico furou dois pneus e perdeu mais de 5 minutos, caindo para 12º. No entanto, Wilks venceu alguns troços e recuperou notavelmente até sexto da geral mas, equivaleu a um quinto lugar no IRC pois, Snijers não pontuou por estar a conduzir um Mini.
Quando o piso estava seco, Karl Kruuda gostou muito da prova belga mas, o jovem estónio furou hoje por duas vezes no final de dois troços e foi ultrapassado na última especial por Guy Wilks.
Toni Gardemeister furou um pneu e perdeu mais de 3 minutos, caindo para 15º da geral. No entanto, o finlandês também recuperou bem e ainda terminou na oitava posição.
Luca Rossetti furou na primeira curva do mesmo troço em que Wilks e Gardemeister também furaram, perdendo também ele 3 minutos e algumas posições mas, conseguiu recuperar até à nona posição, na frente de Bernhard ten Brinque.
Apesar dos dois minutos de penalização, Jasper van der Hauvel recuperou e foi o melhor no IRC Production, com o seu Mitsubishi Lancer Evo 10 R4.
Kevin Abbring Jr, despistou-se e perdeu muitas posições, quando liderava nas duas rodas motrizes. Cedric Cherain passou para a frente mas, duru apenas dois troços pois, abandonaria em seguida e deixou a vitória nas mãos de Kris Princen, noutro Renault Megane RS.
Thierry Neuville regressou em super rally mas, voltou a arrancar outra suspensão novamente, no primeiro troço do dia mas, Andreas Mikkelsen, deu boa conta de si e venceu alguns troços.
BRUNO MAGALHÃES ABANDONOU
O arranque do rali belga foi prometedor para a dupla Bruno Magalhães e Paulo Grave, ao conseguirem terminar a primeira classificativa desta tarde no quarto lugar, entre 113 concorrentes, a 11 segundos de Freddy Loix, que corre em “casa”.
Mas Bruno Magalhães foi forçado a renunciar, já que o motor cedeu na segunda classificativa, o que constituiu uma forte desilusão para toda a equipa.
Bruno Magalhães: “Infelizmente nestes casos nada há a fazer. A verdade é que trabalhámos muito para este rali, quer sobre o sistema de notas, quer sobre o nosso desempenho no ano passado… chegámos aqui muito confiantes em conseguir um bom resultado. O início foi excelente, mostrámos velocidade logo na primeira especial, mas depois o motor cedeu. Foi um ‘balde de água fria’, mas nada podemos fazer.”
As atenções da equipa viram-se, agora, para o SATA Rali Açores, prova que decorrerá em meados de Julho e onde Bruno Magalhães conseguiu, no ano passado, aquela que é a sua única vitória, até ao momento, no IRC.
Compilação de artigos de Ralis.Online
DIA 1 - RALI DE YPRES
O Geko Ypres Rally foi hoje para a estrada com menos um dos candidatos à vitória pois, Petr Starý, o navegador de Jan Kopecký, fraturou uma clavícula no acidente durante o shakedown.
Logo no troço de abertura, Thierry Neuville abandonou por ter ficado sem uma das suspensões e Andreas Mikkelsen, também abandonou devido a um despiste.
Com dois candidatos à vitória de fora, Freddy Loix dominou no primeiro dia do rally, vencendo todos os seis troços disputados que compunham a etapa.
Guy Wilks ocupou a segunda posição desde o inicio mas, já tem 36,7s de atraso e tem o local Pieter Tsjoen no encalço, a 17,4s do piloto britânico.
Bruno Magalhães começou o rally numa excelente quarta posição mas, o motor do Peugeot não quis colaborar, ficando o português sem hipóteses de pontuar na prova belga.
Bryan Bouffier começou bem no primeiro troço mas, acabaria por ter dois despistes em que teve muita sorte em não ter tido consequências graves. De qualquer forma, o francês ocupa a quarta posição a 4,8s de Tsjoen.
Sem experiência em viaturas S2000 mas, com dotes de condução já provados, o jovem holandês Hans Weijs Jr. ocupa a quinta posição a 1m20s de Loix, na frente de Bernd Casier e de Toni Gardemeister.
Fora das contas do IRC, o belga Patrick Snijers ocupa a oitava posição na estreia do novo Mini J.C.W S2000 turbo, com apenas 4 segundos de vantagem para Luca Rossetti (1º do ERC) que está em recuperação, depois de ter perdido tempo num troço em que o motor trabalhou apenas em 3 cilindros, quando ocupava a quarta posição.
Kevin Abbring Jr. (Citroën DS3) lidera confortavelmente nas duas rodas motrizes e Jonas Langenakens é o primeiro da produção, ao volante de um Mitsubishi.
DIA 2 - RALI DE YPRES
O segundo e último dia do Geko Ypres Rally, teve ausência de luta pela vitória mas, nos lugares secundários, até chegou a haver algumas disputas interessantes.
Freddy Loix ficou sem alguns adversários logo no inicio do rally e no segundo dia também. O belga limitou-se a gerir a enorme vantagem mas, sempre rápido e alcançou uma vitória fácil em mais Ypres Rally.
Bryan Bouffier ascendeu ao segundo lugar no 4º troço do dia, afastou-se de quem vinha atrás e manteve a mesma posição até ao final. Com este resultado, o piloto francês passou para a liderança do campeonato, com mais 7 pontos do que Freddy Loix.
Quando parecia estar encaminhado para terminar em terceiro, o local Pieter Tsjoen parou para verificar a pressão dos pneus mas, não reparou num pequeno poste e bateu nele, danificando o radiador e um resultado que era excelente.
Com o erro de Tsjoen, o holandês Hans Weijs Jr. e Bernd Casier, entraram numa luta ao segundo pela terceira posição mas, o belga acabaria por ficar sem direção assistida e depois abandonou com uma falha no alternador, deixando o jovem holandês sozinho no último lugar do pódio.
Mesmo com alguns problemas de travões mas, sem nunca cometer erros, o polaco Michal Solowow levou o seu Ford à quarta posição e foi o melhor nas contas do ERC.
Patrick Snijers perdeu a quarta posição a três troços do fim, quando se despistou antes da tomada de tempo e perdeu mais de 1 minuto e meio para regressar à estrada com a ajuda dos espectadores.
Guy Wilks tinha começado bem o dia ao manter a segunda posição mas, no quarto troço, o britânico furou dois pneus e perdeu mais de 5 minutos, caindo para 12º. No entanto, Wilks venceu alguns troços e recuperou notavelmente até sexto da geral mas, equivaleu a um quinto lugar no IRC pois, Snijers não pontuou por estar a conduzir um Mini.
Quando o piso estava seco, Karl Kruuda gostou muito da prova belga mas, o jovem estónio furou hoje por duas vezes no final de dois troços e foi ultrapassado na última especial por Guy Wilks.
Toni Gardemeister furou um pneu e perdeu mais de 3 minutos, caindo para 15º da geral. No entanto, o finlandês também recuperou bem e ainda terminou na oitava posição.
Luca Rossetti furou na primeira curva do mesmo troço em que Wilks e Gardemeister também furaram, perdendo também ele 3 minutos e algumas posições mas, conseguiu recuperar até à nona posição, na frente de Bernhard ten Brinque.
Apesar dos dois minutos de penalização, Jasper van der Hauvel recuperou e foi o melhor no IRC Production, com o seu Mitsubishi Lancer Evo 10 R4.
Kevin Abbring Jr, despistou-se e perdeu muitas posições, quando liderava nas duas rodas motrizes. Cedric Cherain passou para a frente mas, duru apenas dois troços pois, abandonaria em seguida e deixou a vitória nas mãos de Kris Princen, noutro Renault Megane RS.
Thierry Neuville regressou em super rally mas, voltou a arrancar outra suspensão novamente, no primeiro troço do dia mas, Andreas Mikkelsen, deu boa conta de si e venceu alguns troços.
BRUNO MAGALHÃES ABANDONOU
O arranque do rali belga foi prometedor para a dupla Bruno Magalhães e Paulo Grave, ao conseguirem terminar a primeira classificativa desta tarde no quarto lugar, entre 113 concorrentes, a 11 segundos de Freddy Loix, que corre em “casa”.
Mas Bruno Magalhães foi forçado a renunciar, já que o motor cedeu na segunda classificativa, o que constituiu uma forte desilusão para toda a equipa.
Bruno Magalhães: “Infelizmente nestes casos nada há a fazer. A verdade é que trabalhámos muito para este rali, quer sobre o sistema de notas, quer sobre o nosso desempenho no ano passado… chegámos aqui muito confiantes em conseguir um bom resultado. O início foi excelente, mostrámos velocidade logo na primeira especial, mas depois o motor cedeu. Foi um ‘balde de água fria’, mas nada podemos fazer.”
As atenções da equipa viram-se, agora, para o SATA Rali Açores, prova que decorrerá em meados de Julho e onde Bruno Magalhães conseguiu, no ano passado, aquela que é a sua única vitória, até ao momento, no IRC.
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