Depois de uma muita interessante 1ª etapa onde as trocas de posições foram uma constante, o Prime Yalta Rally assistiu a uma 2ª etapa muito morna com a luta entre Juho Hanninen e Bryan Bouffier a ser o único foco de interesse, e a culminar com um belo triunfo de Hanninen que lhe permite ascender à liderança do campeonato.
O campeão em título do IRC teve uma dia de muita atenção em relação a Bryan Bouffier. Começou por lhe ganhar 7 segundos no primeiro troço, perdendo 6 de seguida, depois foi a vez do homem da Peugeot ganhar 4 segundos que deu origem à resposta de Hanninen a recuperar 6 segundos. E a dois troços do final Hanninen ficou com a vitória à vista.
A luta entre os dois primeiros não representou os carros mais rápidos na etapa, pois dos seis os troços apenas Bouffier ganhou um, os restantes ficaram nas mãos de Jan Kopecky e Andreas Mikkelsen. Os dois Skoda que ficaram respectivamente no 3º e 4º lugar fizeram uma excelente etapa, redimindo-se das prestações menos conseguidas no dia de ontem. Apesar do bom andamento, ambos mantiveram as posições em que iniciaram o dia.
Guy Wilks foi 5º e foi dos poucos pilotos a furar na etapa de hoje, mas esse contratempo no derradeiro troço da prova não alterou a sua posição na classificação. Com grandes aspirações e um grande ritmo no início do rali, Thierry Neuville teve uma etapa de ritmo contido para evitar furos e erros, acabando no 6º lugar depois dos problemas de ontem.
Toni Gardemeister logrou chegar ao fim da prova, apesar do motor do Skoda estar em 3 cilindros e o finlandês reconhecer a sua quebra no derradeiro troço. Karl Kruuda fez o seu primeiro rali em asfalto com o Skoda e valeu-lhe o 8º lugar, uma posição acima de Patrik Sandell que ontem andou ao nível dos melhores do IRC, mas hoje já não mostrou o mesmo ritmo.
Classificação final:
1º Juho Hanninen / Mikko Markkula - Skoda Fabia S2000 - 2h54m04,0s
2º Bryan Boufier / Xavier Panseri - Peugeot 207 S2000 - a 11,7s
3º Jan Kopecky / Petr Stary - Skoda Fabia S2000 - a 38,7s
4º Andreas Mikkelsen / Andrea Floene - Skoda Fabia S2000 - a 57,3s
5º Guy Wilks / Phil Hill - Peugeot 207 S2000 - a 4m04,4s
6º Thierry Neuville / Nicolas Gilsoul - Peugeot 207 S2000 - 5m01,5s
7º Toni Gardemeister / Tapio Suominen - Skoda Fabia S2000 - a 7m59,3s
8º Karl Kruuda / Martin Jarveoja - Skoda Fabia S2000 - a 10m01,3s
9º Patrik Sandell / Steffan Parmander - Skoda Fabia S2000 - a 18m08,9s
10º Jean-Michel Raoux / Laurent Magat - Renault Clio R3 - a 21m42,9s
(...)
Classificação do campeonato (4 de 12):
1º Juho Hanninen - 58
2º Jan Kopecky - 55
3º Bryan Bouffier - 49
4º Thierry Neuville - 48
5º Freddy Loix - 45
publicado em Sportmotores
O campeão em título do IRC teve uma dia de muita atenção em relação a Bryan Bouffier. Começou por lhe ganhar 7 segundos no primeiro troço, perdendo 6 de seguida, depois foi a vez do homem da Peugeot ganhar 4 segundos que deu origem à resposta de Hanninen a recuperar 6 segundos. E a dois troços do final Hanninen ficou com a vitória à vista.
A luta entre os dois primeiros não representou os carros mais rápidos na etapa, pois dos seis os troços apenas Bouffier ganhou um, os restantes ficaram nas mãos de Jan Kopecky e Andreas Mikkelsen. Os dois Skoda que ficaram respectivamente no 3º e 4º lugar fizeram uma excelente etapa, redimindo-se das prestações menos conseguidas no dia de ontem. Apesar do bom andamento, ambos mantiveram as posições em que iniciaram o dia.
Guy Wilks foi 5º e foi dos poucos pilotos a furar na etapa de hoje, mas esse contratempo no derradeiro troço da prova não alterou a sua posição na classificação. Com grandes aspirações e um grande ritmo no início do rali, Thierry Neuville teve uma etapa de ritmo contido para evitar furos e erros, acabando no 6º lugar depois dos problemas de ontem.
Toni Gardemeister logrou chegar ao fim da prova, apesar do motor do Skoda estar em 3 cilindros e o finlandês reconhecer a sua quebra no derradeiro troço. Karl Kruuda fez o seu primeiro rali em asfalto com o Skoda e valeu-lhe o 8º lugar, uma posição acima de Patrik Sandell que ontem andou ao nível dos melhores do IRC, mas hoje já não mostrou o mesmo ritmo.
1ª ETAPA
Depois de uma mau início de rali, com uma penalização de 10 segundos, Juhho Hanninen viu o dia de 6ª feira correr às mil maravilhas e terminar a 1º etapa na liderança do Prime Yalta Rally. Os furos e a grandes mudanças de asfalto foram os principais problemas nas onduladas classificativas ucranianas que se estreia no IRC.
O campeão em título do IRC foi dos poucos pilotos que não teve problemas ao longo do dia, acabando por levar a melhor sobre Bryan Bouffier no penultimo troço do dia. Hanninen lidera depois de vencer apenas dois toços. Bouffier também esteve isento de problemas, mas sem conseguir resistir a Hanninen na ponta final da etapa. Jan Kopecky queixou-se das suas notas, teve uma ligeira saída de estrada a meio da manhã e fluído da direcção assistida a espalhar-se no pára-brisas no ultimo troço, mas é 3º classificado neste momento com bastante contentamento.
Andreas Mikkelsen teve um furo que o levou a perder quase minuto e meio logo no início do dia, e ainda somou um pião no derradeiro troço, factos que o impediram de lutar pelo triunfo. Pior ficou Guy Wilks que teve dois duros, o ultimo dos quais fez-lhe perder mais de 2 minutos também no derradeiro troço. Thierry Neuville viu o seu rali comprometido logo no primeiro troço do dia com um pião e um toque, aos quais se somou também um furo. O belga venceu três troços hoje.
Toni Gardemeister não foi tão rápido como nos troços de ontem, mas ainda perdeu mais tempo quando furou e mudou o pneu em pleno troço. Karl Kruuda é o 8º no seu primeiro rali em asfalto com o Skoda. Em termos de principais nomes atrasados, Giandomenico Basso viu o motor dar-lhe imensas dores de cabeça nos ultimos troços do rali, mas ainda assim melhor que o seu companheiro de equipa Per-Gunnar Andersson que desistiu no derradeiro troço quando era 9º. Patrik Sandell foi o recordista de furos com um total de quatro desses percalços, mas quando não teve problemas mostrou um ritmo melhor que nas provas anteriores.
Classificação final:
1º Juho Hanninen / Mikko Markkula - Skoda Fabia S2000 - 2h54m04,0s
2º Bryan Boufier / Xavier Panseri - Peugeot 207 S2000 - a 11,7s
3º Jan Kopecky / Petr Stary - Skoda Fabia S2000 - a 38,7s
4º Andreas Mikkelsen / Andrea Floene - Skoda Fabia S2000 - a 57,3s
5º Guy Wilks / Phil Hill - Peugeot 207 S2000 - a 4m04,4s
6º Thierry Neuville / Nicolas Gilsoul - Peugeot 207 S2000 - 5m01,5s
7º Toni Gardemeister / Tapio Suominen - Skoda Fabia S2000 - a 7m59,3s
8º Karl Kruuda / Martin Jarveoja - Skoda Fabia S2000 - a 10m01,3s
9º Patrik Sandell / Steffan Parmander - Skoda Fabia S2000 - a 18m08,9s
10º Jean-Michel Raoux / Laurent Magat - Renault Clio R3 - a 21m42,9s
(...)
Classificação do campeonato (4 de 12):
1º Juho Hanninen - 58
2º Jan Kopecky - 55
3º Bryan Bouffier - 49
4º Thierry Neuville - 48
5º Freddy Loix - 45
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