A ACB Racing teve no Ilha Lilás um dos maiores desafios que já enfrentou ao dar assistência e/ou apoio logístico a nada menos que sete equipas distribuídas pelas várias frentes competitivas.
Luta pelo vice-campeonato absoluto passa pela ACB Racing
Ricardo Carmo e Luís Miguel Rego são os únicos pretendentes ao título de vice-campeão e provaram-no mais uma vez ao conquistarem lugares no pódio final do Ilha Lilás.
Ricardo Carmo começou melhor na Super Especial Além Mar com Rego a queixar-se de um problema que se tem revelado recorrente ao nível do launch control. Ricardo Carmo e Jorge Diniz também não estiveram isentos de problemas como conta o piloto: “mais uma vez entrámos bem na sexta feira, muito concentrados, mas no fim da especial senti um barulho anormal na caixa e pensei que alguma coisa tinha partido”.
No dia seguinte, o terceirense entrou com algumas cautelas mas quando verificou que afinal a caixa estava bem e que parecia aguentar o esforço que lhe era pedido aumentou o ritmo. Quem também rodou rápido foi Luís Miguel Rego que ultrapassou Carmo e se instalou na desejada segunda posição sempre debaixo da pressão exercida pelo terceirense. Mas Carmo viria a furar duas vezes e as suas opções de candidatura ao 2º lugar acabaram por ruir depois de perder 4 minutos na PE5 onde parou para trocar um pneu. Luís Rego ficou sem ameaças diretas ao seu segundo lugar, embora a caixa lhe tenha dado algumas dores de cabeça. Durante a seção vespertina, a Carmo restava “andar sempre ao máximo e com toda a concentração o que nos levou ao pódio e a minimizar os estragos”. O piloto considera que “o trabalho efectuado por mim e pelo Jorge, bem como a confiança na equipa, levou-nos a superar todos os problemas do rali e a regressar ao pódio”. Carmo deixa um agradecimento muito especial ao Team Além Mar, ao grupo Açoral e à Sical, “pois sem eles nada disto era possível”.
Henrique Moniz, campeão nas 2 rodas motrizes
Quando ainda falta uma prova para o final dos campeonatos regionais e para que se conheçam as decisões do título do OPEN e do vice-campeonato absoluto, já se festejou na zona de assistência da ACB Racing.
No entanto, nem tudo correu pelo melhor a Henrique Moniz e Pedro Machado neste Ilha Lilás mas ficou, desde já, a garantia do título da F3 e do agrupamento de Turismo para a dupla do Citroen C2 R2 Max. Para Henrique Moniz tudo se resumia a tentar vencer a F3 e a dar muito espetáculo para a grande “afición” terceirense. Mas a embraiagem cedeu e na assistência, Fernando Medeiros, o mecânico do piloto, juntamente com os técnicos da ACB Racing, conseguiu colocar o C2 de novo na estrada, embora penalizando. Infelizmente, no Barro Vermelho, o azar voltou a atacar. Uma roda saltou tornando impossível qualquer tentativa da equipa poder continuar em prova. Mas o que já ninguém tira a Henrique Moniz e Pedro Machado é o título de campeões da categoria, objetivo que a dupla já perseguia e que este ano acabou mesmo por se concretizar. Parabéns, campeões!
F2 madrasta para equipas ACB Racing
Dos dois pilotos com viaturas da F2 que integraram a “família” ACB Racing nesta prova apenas Nuno Cintra chegou ao fim da prova apesar de ter apanhado um valente susto com uma ligeira saída de estrada, de tal forma que acabou por sintetizar: “Começou bem, acabou mal e podia ter acabado muito pior...” No final, Nuno Cintra e Miguel Soares foram nonos da geral e quartos da F2.
Francisco Costa e Ricardo Silva desistiram bem cedo com uma transmissão partida resultante da quebra de um apoio no Peugeot 206 RC.
Nóbrega vai ao Pico com a vantagem pelo seu lado
Três triunfos em outras tantas participações colocam Paulo Nóbrega e Miguel Ângelo na “pole position” para o primeiro título da dupla faialense no OPEN de ralis dos Açores. Segundo o piloto, o Ilha Lilás “foi um rali que se adivinhava muito difícil devido à forte concorrência local e às condições atmosféricas que estavam previstas. As escolhas de pneus foram bastante complexas mas felizmente acertámos em cheio e neste momento já só dependemos do nosso resultado no Pico para as contas finais do campeonato”. O acerto de Nóbrega na escolha da borracha e da própria estratégia foi evidente: “Os troços estavam em parte secos mas com muitas zonas molhadas e enlameadas, o que tornava tudo muito difícil. Entrámos motivados e conseguimos criar uma distância importante na primeira especial de sábado, o que nos permitiu poupar o material e fazer um rali tranquilo até ao final.” Ciente que os ralis são um trabalho de equipa, Paulo Nóbrega deixa “uma nota especial para o meu co-piloto, Miguel Ângelo, que, com a sua experiência, efectuou mais uma vez um trabalho excelente”. Também não ficam esquecidos os patrocinadores que têm estado com a dupla do Faial rumo ao título do OPEN. “Os nossos agradecimentos aos patrocinadores Kumho Tyres, RR Sport (com um excelente trabalho na preparação do Evo VI), Venâncio Costa, Pneuhorta, Connect Designs, restaurante Vitor dos Leitões e mundoPT.com, para além, como é óbvio, da Acb Racing”, termina Nóbrega que promete avançar “para a última prova do campeonato, na ilha do Pico, mais motivado que nunca.”
Fábio Fontes e Paulo Vilas voltaram a mostrar valor no Citroen Saxo 1.4 apesar de terem partido a alavanca da caixa de velocidades e de inclusivamente terem sofrido 1 minuto de penalização real. Mas se dúvidas restassem sobre a rapidez de Fontes e Vilas bastaria lembrar o 5º tempo da geral do OPEN registado na Super Especial e os tempos consistentes na restante prova, sempre muito perto ou à frente de equipas que dispunham de máquinas bem mais competitivas.
Desafio superado
“Batemos neste Lilás o recorde de equipas participantes que utilizaram os nossos serviços no rali e tudo correu muito bem e dentro do plano traçado e previsto” congratula-se António Castelo Branco da ACB Racing. “O desafio era complicado em termos logísticos mas foi superado com brilhantismo e mesmo quando foi preciso acorrer na ajuda à substituição de caixa que se fez no C2 do Henrique Moniz provámos que temos capacidade de resposta. Depois deste recorde de 7 equipas na estrutura de assistência da ACB Racing já só pensamos em novos desafios” afirma o responsável pela equipa terceirense que ainda terá emoções fortes no final deste mês no Pico onde Ricardo Carmo e Luís Miguel Rego decidem o vice-campeonato absoluto e onde Paulo Nóbrega procurará inscrever o nome de um faialense na lista de campeões de ralis nos Açores.
ACB Racing press
Luta pelo vice-campeonato absoluto passa pela ACB Racing
Ricardo Carmo e Luís Miguel Rego são os únicos pretendentes ao título de vice-campeão e provaram-no mais uma vez ao conquistarem lugares no pódio final do Ilha Lilás.
Ricardo Carmo começou melhor na Super Especial Além Mar com Rego a queixar-se de um problema que se tem revelado recorrente ao nível do launch control. Ricardo Carmo e Jorge Diniz também não estiveram isentos de problemas como conta o piloto: “mais uma vez entrámos bem na sexta feira, muito concentrados, mas no fim da especial senti um barulho anormal na caixa e pensei que alguma coisa tinha partido”.
No dia seguinte, o terceirense entrou com algumas cautelas mas quando verificou que afinal a caixa estava bem e que parecia aguentar o esforço que lhe era pedido aumentou o ritmo. Quem também rodou rápido foi Luís Miguel Rego que ultrapassou Carmo e se instalou na desejada segunda posição sempre debaixo da pressão exercida pelo terceirense. Mas Carmo viria a furar duas vezes e as suas opções de candidatura ao 2º lugar acabaram por ruir depois de perder 4 minutos na PE5 onde parou para trocar um pneu. Luís Rego ficou sem ameaças diretas ao seu segundo lugar, embora a caixa lhe tenha dado algumas dores de cabeça. Durante a seção vespertina, a Carmo restava “andar sempre ao máximo e com toda a concentração o que nos levou ao pódio e a minimizar os estragos”. O piloto considera que “o trabalho efectuado por mim e pelo Jorge, bem como a confiança na equipa, levou-nos a superar todos os problemas do rali e a regressar ao pódio”. Carmo deixa um agradecimento muito especial ao Team Além Mar, ao grupo Açoral e à Sical, “pois sem eles nada disto era possível”.
Henrique Moniz, campeão nas 2 rodas motrizes
Quando ainda falta uma prova para o final dos campeonatos regionais e para que se conheçam as decisões do título do OPEN e do vice-campeonato absoluto, já se festejou na zona de assistência da ACB Racing.
No entanto, nem tudo correu pelo melhor a Henrique Moniz e Pedro Machado neste Ilha Lilás mas ficou, desde já, a garantia do título da F3 e do agrupamento de Turismo para a dupla do Citroen C2 R2 Max. Para Henrique Moniz tudo se resumia a tentar vencer a F3 e a dar muito espetáculo para a grande “afición” terceirense. Mas a embraiagem cedeu e na assistência, Fernando Medeiros, o mecânico do piloto, juntamente com os técnicos da ACB Racing, conseguiu colocar o C2 de novo na estrada, embora penalizando. Infelizmente, no Barro Vermelho, o azar voltou a atacar. Uma roda saltou tornando impossível qualquer tentativa da equipa poder continuar em prova. Mas o que já ninguém tira a Henrique Moniz e Pedro Machado é o título de campeões da categoria, objetivo que a dupla já perseguia e que este ano acabou mesmo por se concretizar. Parabéns, campeões!
F2 madrasta para equipas ACB Racing
Dos dois pilotos com viaturas da F2 que integraram a “família” ACB Racing nesta prova apenas Nuno Cintra chegou ao fim da prova apesar de ter apanhado um valente susto com uma ligeira saída de estrada, de tal forma que acabou por sintetizar: “Começou bem, acabou mal e podia ter acabado muito pior...” No final, Nuno Cintra e Miguel Soares foram nonos da geral e quartos da F2.
Francisco Costa e Ricardo Silva desistiram bem cedo com uma transmissão partida resultante da quebra de um apoio no Peugeot 206 RC.
Nóbrega vai ao Pico com a vantagem pelo seu lado
Três triunfos em outras tantas participações colocam Paulo Nóbrega e Miguel Ângelo na “pole position” para o primeiro título da dupla faialense no OPEN de ralis dos Açores. Segundo o piloto, o Ilha Lilás “foi um rali que se adivinhava muito difícil devido à forte concorrência local e às condições atmosféricas que estavam previstas. As escolhas de pneus foram bastante complexas mas felizmente acertámos em cheio e neste momento já só dependemos do nosso resultado no Pico para as contas finais do campeonato”. O acerto de Nóbrega na escolha da borracha e da própria estratégia foi evidente: “Os troços estavam em parte secos mas com muitas zonas molhadas e enlameadas, o que tornava tudo muito difícil. Entrámos motivados e conseguimos criar uma distância importante na primeira especial de sábado, o que nos permitiu poupar o material e fazer um rali tranquilo até ao final.” Ciente que os ralis são um trabalho de equipa, Paulo Nóbrega deixa “uma nota especial para o meu co-piloto, Miguel Ângelo, que, com a sua experiência, efectuou mais uma vez um trabalho excelente”. Também não ficam esquecidos os patrocinadores que têm estado com a dupla do Faial rumo ao título do OPEN. “Os nossos agradecimentos aos patrocinadores Kumho Tyres, RR Sport (com um excelente trabalho na preparação do Evo VI), Venâncio Costa, Pneuhorta, Connect Designs, restaurante Vitor dos Leitões e mundoPT.com, para além, como é óbvio, da Acb Racing”, termina Nóbrega que promete avançar “para a última prova do campeonato, na ilha do Pico, mais motivado que nunca.”
Fábio Fontes e Paulo Vilas voltaram a mostrar valor no Citroen Saxo 1.4 apesar de terem partido a alavanca da caixa de velocidades e de inclusivamente terem sofrido 1 minuto de penalização real. Mas se dúvidas restassem sobre a rapidez de Fontes e Vilas bastaria lembrar o 5º tempo da geral do OPEN registado na Super Especial e os tempos consistentes na restante prova, sempre muito perto ou à frente de equipas que dispunham de máquinas bem mais competitivas.
Desafio superado
“Batemos neste Lilás o recorde de equipas participantes que utilizaram os nossos serviços no rali e tudo correu muito bem e dentro do plano traçado e previsto” congratula-se António Castelo Branco da ACB Racing. “O desafio era complicado em termos logísticos mas foi superado com brilhantismo e mesmo quando foi preciso acorrer na ajuda à substituição de caixa que se fez no C2 do Henrique Moniz provámos que temos capacidade de resposta. Depois deste recorde de 7 equipas na estrutura de assistência da ACB Racing já só pensamos em novos desafios” afirma o responsável pela equipa terceirense que ainda terá emoções fortes no final deste mês no Pico onde Ricardo Carmo e Luís Miguel Rego decidem o vice-campeonato absoluto e onde Paulo Nóbrega procurará inscrever o nome de um faialense na lista de campeões de ralis nos Açores.
ACB Racing press
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