Mostrar mensagens com a etiqueta João Monteiro. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta João Monteiro. Mostrar todas as mensagens

domingo, janeiro 6

Recordando o Rali de Lagos 2009

Primeira prova do Campeonato Regional do Sul de 2009, teve 25 equipas às partida. Nuno Pinto e João Silva foram os vencedores, aproveitando da melhor forma os problemas de João Monteiro e Rui Chaparro. O pódio ficou completo com Pedro Leone e António Lampreia.

VIDEO:



RESUMO DE PROVA:
"O Campeonato Regional do Sul arrancou este domingo com o Rali de Lagos, com novo formato, mas mantendo o nível competitivo e a incerteza do resultado até final.
Uma vez mais as mecânicas foram decisivas. João Monteiro em Ford Sierra Cosworth e Rui Chaparro em Subaru Impreza GT distribuíram as vitórias nas especiais de classificação, e acabaram a primeira ronda separados por 1 décima. Mas a luta destes dois concorrentes ficou por aqui, primeiro João Monteiro com o motor partido e depois Rui Chaparro com avaria mecânica abandonaram.
No local certo à altura certa, Nuno Pinto e João Silva, em Mitsubishi Lancer EVO III ascendiam ao primeiro posto. Apostando numa postura ofensiva, foram os mais rápidos nos dois troços em falta, retirando muito tempo às primeiras passagens vencendo a primeira edição do Rali de Lagos. No final da, Nuno Pinto não conseguia conter a satisfação da primeira vitória à geral nos ralis, deixando para trás uma sucessão de azares que impediram o resultado. Para além da primeira vitória, também assume a liderança do campeonato regional.
No segundo posto, Pedro Leone e Bruno Ramos efectuaram uma prova sólida, rodando constantemente atrás de Nuno Pinto, mas com vantagem para os directos adversários, António Lampreia e Nelson Ramos que fecharam o pódio. O concorrente alentejano manteve a estratégia de aliar a fiabilidade da sua viatura a um ritmo consistente.
José Carlos Paté e José Gago efectuaram uma notável recuperação da 12ª posição até ao 4º posto final. Um problema mecânico fê-los efectuar parte da primeira ronda apenas com tracção traseira. Na quinta posição acabou a equipa Bruno Andrade / Ricardo Barreto, que aproveitou a nova caixa de velocidades do Subaru Legacy para andar mais próximo dos lugares da frente.
No sexto posto, Rui Coimbra e José Martins debateram-se com alguns problemas no VW Golf GTi, que impediam de andar mais à frente. No entanto, os problemas dos principais adversários ajudaram na obtenção da vitória entre os carros de duas rodas motrizes. Graças às bonificações das pontuações para os 2WD, Rui Coimbra ascende ao 3º posto do campeonato com 16 pontos (em igualdade pontual com António Lampreia).
João Tabaio e Rui Ventura, em Ford Escort Cosworth, acabaram na sétima posição, na frente de Márcio Marreiros e Paulo Costa que venceu a classe I com um Opel Corsa 1.6.
A fechar o lote dos 10 primeiros estão duas estreias. A equipa Carlos Martins / Alfredo Cruz demonstrou uma boa adaptação ao Peugeot 205 GTi acabando no nono posto (2º da classe 2). Durante a prova estiveram numa luta animada com Luís Nunes / Cláudia Dias em Mitsubishi Lancer EVO VI, mas o factor decisivo foi uma penalização no último controlo, que os deixou na décima posição.
Uma nota final para a prestação de Luís Nascimento / José Charata, que se viram a braços com alguns problemas mecânicos no Opel Corsa 2.0. Esta equipa foi sempre muito rápida efectuando bons registos em todas as especiais, que lhes valeria o 4º posto. No entanto algumas penalizações atiraram-nos para a 12ª posição.
Entre os desistentes, para além de João Monteiro e Rui Chaparro, também José Neves abandonou vítima de despiste, António Lamúria com uma avaria no Lancia Delta e Augusto Páscoa com uma transmissão partida."

Leia Mais

terça-feira, dezembro 11

Soltas Rali Vila de Ourique 2012-2

A estreia do Mitsubishi EVO 3 do João Monteiro, a presença de Miguel Vasconcelos, o futuro de Pedro Lança e a segurança da prova, são alguns dos temas destacados pelo Paulo Homem no RalisOnline.

João Monteiro estreou no Rali de Ourique um novo carro que fez mesmo a sua estreia em ralis nesta prova. Trata-se de um Lancer Evo III, que no passado correu em pista e que agora entra nos ralis pelas mãos do piloto apoiado pelo município de Ourique. Apesar de não ter chegado a fazer meio troço, devido a um tubo do turbo solto, Monteiro diz que a base é excelente e que o objetivo é regressar assiduamente ao Regional Sul em 2013 com este carro.

Miguel Vasconcelos fez de carro de segurança (00) ao volante de um Peugeot 205 Gti. Para o piloto e mecânico / preparador que estreava este carro, o objetivo de participar nesta prova passava por conhecer o carro e voltar a rodar um pouco mais em terra, de modo a apostar no regional Sul em 2013.

Infelizmente nem sempre o talento é sinónimo de projetos competitivos. Pedro Lança voltou a mostrar que ainda não perdeu qualidades e que gostava de disputar um Regional Sul de 4x4 ou um CPR2 ao volante de um C2 R2 Max. Agora faltam os patrocinadores, pois rapidez ali não falta, como se viu mais uma vez em Ourique.

Se existe rali com maior concentração de policias por metro quadrado ele é sem dúvida o Rali de Ourique. Mesmo com um troço apenas, tem esta prova mais GNR´s que muitas provas do Open. Problemas de (in)segurança é algo que está longe de acontecer nesta prova.

publicado em RalisOnline

Leia Mais

sábado, setembro 24

Os 50 ralis de João Monteiro no Regional Sul

O Rali de Serpa constituiu um marco histórico para a carreira de João Monteiro. O piloto registou a 50ª participação no Campeonato Regional de Ralis do Sul. São nove anos de momentos altos, e outros menos bons, mas que já deixaram a sua marca.

O concorrente nº20 do Rali Cidade de Serpa, chegou à marca dos 50 ralis no regional sul. João Monteiro é um dos nomes incontornáveis do regional. O momento mais alto da sua carreira, ocorreu no Rali Casinos do Algarve de 2004, quando num misto de rapidez e fortuna conquistou o título regional de ralis.
A sua odisseia no regional começou no Rali de Almôdovar de 2002. Tendo a sua lado Luís Mestre, integrou o pelotão do Troféu Corsa, e no meio de um pelotão muito competitivo, deixava a sua marca. Em 2004, deu um salto, ao adquirir o Ford Sierra Cosworth, e a partir da segunda prova contou com as notas de José Teixeira. Fruto de uma prestação regular, cujo momento alto foi o segundo lugar em Loulé, e o terceiro no Casinos do Algarve, somou pontos suficientes para se sagrar Campeão Regional de Ralis do Sul, o único que o conseguiu sem ter ganho nenhuma prova.
A época seguinte foi para esquecer. Quando defendia o título, e quase sempre rodava nos lugares da frente, por um motivo ou por outro abandonou. Foi na prova final da época que trocou o Ford Sierra, por um "surpreendente" Subaru Legacy. Apesar de ter conseguido um 3º lugar no Rali de Monchique de 2006, João Monteiro procurava uma viatura mais competitiva, e foi então que adquiriu o Mitsubishi Lancer EVO IV. Finalmente, no Rali de Castro Marim, e com o seu companheiro José Teixeira consegue a sua primeira vitória à geral.
Para 2007 a aposta passava pelas duas rodas motrizes, e foi então que surgiu com o Seat Ibiza GTi. Apesar de andar nos lugares da frente, contava com uma rivalidade implacável, e mesmo os bons resultados da primeira parte do campeonato contrastaram com alguns abandonos no final.
Em 2008 voltou ao regional com o 4x4, e contou com o "seu" Ford Sierra Cosworth, com o qual foi campeão. Entrou com o pé direito, ao vencer o Rali de Vila do Bispo (2ª vitória no CRRS), mas depois somou desaires - abandonos e ausências impediam melhor. Fechou o ano com chave de ouro, ao vencer o Rali Casinos do Algarve com o Ford Sierra Cosworth.
Em 2009 e 2010, voltou a contar com o Ford Sierra, mas não conseguia vingar. Um pelotão extremamente competitivo fazia com que corresses maiores riscos e como tal foi acumulando uma série abandonos. A partir de Beja 2010, contou com a navegação de Márcio Pereira em Beja e no Casinos do Algarve, e ainda foi navegado pelo André Barras em Portimão. Este ano passou para o Lancia Delta Integrale. Em Vila do Bispo foi acompanhado pelo Rui Ventura, e contou novamente com o Márcio Pereira em Serpa.
Em números, são 50 ralis, 3 vitórias, 10 pódios e um título de campeão regional de ralis.
Parabéns João Monteiro, que o número de provas e vitórias continue a aumentar!

imagem de Ana Paula Vieira

Leia Mais

quarta-feira, setembro 14

Serpa - Trocas, Regressos e Ausências

Cinco meses depois, o regional sul volta à carga, desta vez em Serpa. A longa paragem permitiu algumas alterações, em relação ao rali de abertura, que decorreu em Vila do Bispo. Fique a par das novidades.


Através de uma análise rápida à lista de inscritos é possível averiguar algumas novidades à partida para a segunda prova do regional sul.

TROCAS
Desde logo o número um de porta - Ricardo Teodósio volta a contar com a navegação de João Luz, no regresso à dupla campeã de 2010, que venceu esta prova no ano passado.
Também Gil Antunes tem nova companhia na navegação - Diogo Correia faz a sua estreia no regional sul, com o Opel Astra GSi, que muitas alegrias deu ao piloto de Aruil.
Depois da brilhante prestação em Vila do Bispo, Daniel Nunes volta ao regional mas com o Mitsubishi Lancer EVO VI com que disputa o Open. A seu lado terá Fernando Miguel, que venceu a primeira prova do regional com Teodósio. Certamente será uma dupla a ter em conta. Nota Adicional - Apesar de Fernando Miguel estar à frente do campeonato, o facto de Daniel Nunes não estar inscrito no CRRS, faz com que, independentemente do resultado, este navegador não pontue.
Ana Santos também optou por participar em Serpa, com uma equipa 100%feminina. Assim, terá a seu lado Débora Castela que fará a sua estreia no Renault 11 Williams.
Depois de ter participado com Rui Ventura em Vila do Bispo, João Monteiro conta com Márcio Pereira na navegação, a bordo do Lancia Delta Integrale. Esta colaboração não é inédita, pois já haviam participado em conjunto em duas provas da época passada - Beja e Casinos do Algarve.

REGRESSOS
Já havia referido anteriormente, o regresso de Rui Coimbra às lides do regional. Neste caso as novidades não se ficam por aqui, pois volta com o Opel Corsa 1.6, com o qual disputa o Troféu de Slalom do Sul, e terá como navegador Nirce Araújo, em estreia nestas funções, depois de ter participado no Rali de Vila do Bispo como piloto.
Depois, de ausente na primeira prova do campeonato, João Correia regressa com o Mitsubishi Lancer EVO VI. Apesar do número alto de porta, é candidato aos lugares cimeiros, e conta com a navegação de Ricardo Barreto, quem em Vila do Bispo esteve com Gil Antunes.
Depois de ter estado ausente em Vila do Bispo, Pedro Charneca regressa com Luís Assunção, com o Ford Sierra Cosworth, e entra no lote de pilotos que lutam por um lugar cimeiro.
João Palma volta à acção, e trás um Mitsubishi Lancer EVO VI. A seu lado terá João Penedo.
Depois de estar inscrito com uma viatura de tracção total em Vila do Bispo, Renato Leria marcará presença em Serpa com um Seat Ibiza 2.9 16V.
Nuno Marcelino regressa ao regional com o Peugeot 205 GTi. O piloto alentejano, felizmente, volta a fazer uma incursão no regional, contando com a navegação de Sandra Marcelino.
Finalmente, José Martins ingressa no regional como piloto. Depois de alguns anos a dar notas, principalmente ao Rui Coimbra, fará a estreia no regional. Terá a seu lado o Leonel Fernandes.

AUSÊNCIAS
Destaque principal para a ausência de Luís Mota, que foi 3º classificado em Vila do Bispo, e que venceu no fim de semana passado o Rali de Gondomar, prova do Open. O piloto optou pelo regional centro onde irá participar com o Alexandre Ramos, no Rali Centro de Portugal.
Também primam pela ausência, o Filipe Cristovão, o João Rodrigues, o Filipe Silva, o Vitor Francisco e o Marco Ferreira.

Leia Mais

segunda-feira, maio 9

Video do Rali Casinos do Algarve 2004

O Canal do Ralis a Sul disponibilizou um vídeo do Rally Casinos do Algarve 2004 reservada aos participantes do Regional Sul. A prova foi ganha por João Fontaínhas, mas foi João Monteiro quem fez a festa final sagrando-se campeão regional.


Assista a um vídeo, dividido em três partes, da prova do regional do Rali Casinos do Algarve de 2004. Poderá recordar alguns dos concorrentes e viaturas que fizeram história na zona sul - João Fontaínhas, José Neves, Pedro Duarte, José Merceano, Eduardo Valente, João Pinto, Luís Mota, Manuel Marques, Viana Martins, Valter Martins, Paulo Nascimento, Antero Gonçalves, Paulo Jesus, Luís Nascimento, José Correia, Bruno Alambre, Valter Martins, Joaquim Santos, Paulo Santos, Jorge Pontes entre outros.
A nível pessoal, este vídeo também é uma referência pois foi a minha estreia em provas de asfalto, com o Márcio Charata no Renault 11 Turbo (n.º 131). Foi uma prova cheia de altos e baixos, com muitas histórias, que começou com o facto da viatura não ter luz interior, sendo necessário recorrer a uma laterna, e acabando à noite sem visibilidade (devido a uma neutralização a prova atrasou-se para a noite) pois não havia rampa de faróis, e a referência era um velho Carocha branco. Foi a primeira vez que finalizei um rali, e o primeiro troféu - 2º classificado da classe IV.




Leia Mais