O primeiro dia do Rali de Portugal não defraudou expectativas: emoção, alguns 'dramas' e luta pela liderança até ao último metro da última especial. Ou quase. Isto porque as jogadas táticas entraram em ação na derradeira classificativa do dia, Felizes 2, com os pilotos a tentarem encontrar as melhores posições para a partida na segunda etapa.
Sabendo-se que o primeiro piloto na estrada é habitualmente o mais prejudicado pelo facto de 'abrir' as estradas, a etapa de hoje do Rali de Portugal mostrou que nem sempre tal tem de ser obrigatoriamente verdade. Primeiro a entrar nos troços, Mikko Hirvonen mostrou performances bastante consistentes ao longo de todo o dia, iniciando o segundo dia com possibilidades reais de vencer a prova.
À entrada da sexta e penúltima especial do dia, Sébastien Ogier liderava a prova com 1,8 segundos de avanço para o Ford de Jari-Matti Latvala. No entanto, o jovem francês da Citroën saiu da última especial no quarto posto, a 16,7 segundos, com este a abrandar de forma deliberada nos metros finais para garantirem uma posição mais confortável para amanhã, o mesmo fazendo aliás o seu companheiro de equipa, Sébastien Loeb, que será o terceiro na estrada amanhã. Aliás, já se sabia que Ogier iria jogar esta tática, pelo que restaria saber quais os outros pilotos que também o fariam e qual a ordem que sairia desta 'lotaria'.
"É preciso uma grande distância se quisermos segurar a liderança [no segundo dia] e esse não era o caso hoje", justificou Ogier no final.
Por outro lado, Latvala não enveredou por jogadas táticas, acabando mesmo por ficar com o primeiro posto para a segunda etapa, cabendo-lhe a tarefa de limpar os troços, com 11,5 segundos de avanço para Mikko Hirvonen, que é o segundo. Resta saber se da parte da própria Ford não terá havido a estratégia de colocar Latvala a limpar a estrada para Hirvonen, o que até poderia explicar a declaração do líder no final da especial: "Havia a possibilidade de abrandar mas as coisas são como são", referiu aos microfones da Rally Radio.
Assim, Latvala tem agora 11,5 segundos de vantagem sobre Hirvonen, 13,7 segundos sobre Loeb e 16,7 segundos sobre Ogier, ficando prometida para amanhã uma interessante luta pela liderança, da qual já não participará Petter Solberg.
O piloto norueguês foi o grande azarado do dia, sofrendo quatro furos ao longo do dia, dois dos quais na última especial, o que o obrigou a parar na especial e a começar amanhã ao abrigo do formato 'superrally'. Assim, Henning Solberg (Ford Stobart) ocupa o quinto posto, encontrando-se em acesa luta com o seu companheiro Matthew Wilson, ambos separados por 4,7 segundos.
publicado em Autosport
Sabendo-se que o primeiro piloto na estrada é habitualmente o mais prejudicado pelo facto de 'abrir' as estradas, a etapa de hoje do Rali de Portugal mostrou que nem sempre tal tem de ser obrigatoriamente verdade. Primeiro a entrar nos troços, Mikko Hirvonen mostrou performances bastante consistentes ao longo de todo o dia, iniciando o segundo dia com possibilidades reais de vencer a prova.
À entrada da sexta e penúltima especial do dia, Sébastien Ogier liderava a prova com 1,8 segundos de avanço para o Ford de Jari-Matti Latvala. No entanto, o jovem francês da Citroën saiu da última especial no quarto posto, a 16,7 segundos, com este a abrandar de forma deliberada nos metros finais para garantirem uma posição mais confortável para amanhã, o mesmo fazendo aliás o seu companheiro de equipa, Sébastien Loeb, que será o terceiro na estrada amanhã. Aliás, já se sabia que Ogier iria jogar esta tática, pelo que restaria saber quais os outros pilotos que também o fariam e qual a ordem que sairia desta 'lotaria'.
"É preciso uma grande distância se quisermos segurar a liderança [no segundo dia] e esse não era o caso hoje", justificou Ogier no final.
Por outro lado, Latvala não enveredou por jogadas táticas, acabando mesmo por ficar com o primeiro posto para a segunda etapa, cabendo-lhe a tarefa de limpar os troços, com 11,5 segundos de avanço para Mikko Hirvonen, que é o segundo. Resta saber se da parte da própria Ford não terá havido a estratégia de colocar Latvala a limpar a estrada para Hirvonen, o que até poderia explicar a declaração do líder no final da especial: "Havia a possibilidade de abrandar mas as coisas são como são", referiu aos microfones da Rally Radio.
Assim, Latvala tem agora 11,5 segundos de vantagem sobre Hirvonen, 13,7 segundos sobre Loeb e 16,7 segundos sobre Ogier, ficando prometida para amanhã uma interessante luta pela liderança, da qual já não participará Petter Solberg.
O piloto norueguês foi o grande azarado do dia, sofrendo quatro furos ao longo do dia, dois dos quais na última especial, o que o obrigou a parar na especial e a começar amanhã ao abrigo do formato 'superrally'. Assim, Henning Solberg (Ford Stobart) ocupa o quinto posto, encontrando-se em acesa luta com o seu companheiro Matthew Wilson, ambos separados por 4,7 segundos.
publicado em Autosport
Sem comentários:
Enviar um comentário