Bernardo Sousa e António Costa conquistaram a sua primeira vitória no SWRC no Rali de Jordânia. O madeirense demonstrou consistência, rapidez e maturidade para alcançar este triunfo, e ainda por cima também averbou um ponto no mundial de pilotos. Na geral, Oigier triunfou por 0,2 segundos sobre Latvala.
Bernardo Sousa conquistou esta tarde o seu primeiro triunfo na categoria SWRC do Mundial de Ralis, no Rali da Jordânia. O piloto luso entrou na Power Stage já com o triunfo na mão, mas um problema com a suspensão traseira do Ford Fiesta S2000 ainda preocupou o piloto luso nos últimos quilómetros.
"No final correu tudo bem, conseguimos manter-nos na estrada e nas curvas para a esquerda tentámos ser mais cautelosos e distribuir melhor o peso. A minha primeira vitória no SWRC e por isso só posso estar muito contente", referiu Sousa aos microfones da World Rally Radio, não abandonando a cautela para o resto da época. Interrogado se estará em posição de lutar pelo título da classe, o madeirense rejeitou essa ideia e preferiu focar as suas atenções num objetivo mais simples: o pódio.
"Foi bom começar o ano com 25 pontos na tabela. Mas para o título preciso de mais experiência. No entanto, de certeza que poderei lutar por uma posição no pódio no final do ano", acrescentou.
"O ano passado foi muito mau, mesmo se ganhei o título no campeonato português, mas este ano está a começar muito bem. Ganhar este rali aqui e a prestação em Portugal foram muito boas", concluiu.
A primeira etapa do SWRC foi dominada por Nasser Al-Attiyah, que liderou com grande à vontade. No entanto, no início da segunda etapa, o piloto qatari teve de abandonar com problemas no motor do seu Fiesta S2000 e deixou Sousa na liderança. O piloto português fez o seu rali, como garantia ontem perante as prestações de Al-Attiyah, mas soube estar no lugar certo para capitalizar o triunfo na classe, o seu primeiro ao mais alto nível.
artigo adicional publicado em Autosport
Quanto à luta pela geral, a vitória sorriu a Sebastien Oigier e Julien Ingrassia que tiveram um dia de altos e baixos. Viram a vantagem de ontem sumir rapidamente, e até foram passados por Latvala na penúltima especial. Alguns exageros do finlandês na Power Stage fizeram perder precisoso décimos de segundo, e perder uma vitória que seria merecida. Felizmente, ficou demonstrado que o Ford é tão competitivo como o Citroën e pode lutar pelos lugares cimeiros. Pela segunda vez Loeb foi batido por Oigier, mas ascendeu à liderança do mundial de pilotos, pois ficou na frente de Hirvonen (4º) que foi muito prejudicado por abrir a estrada no dia de ontem. Nota também para o despiste de Petter Solberg que o levou ao abandono.
Bernardo Sousa conquistou esta tarde o seu primeiro triunfo na categoria SWRC do Mundial de Ralis, no Rali da Jordânia. O piloto luso entrou na Power Stage já com o triunfo na mão, mas um problema com a suspensão traseira do Ford Fiesta S2000 ainda preocupou o piloto luso nos últimos quilómetros.
"No final correu tudo bem, conseguimos manter-nos na estrada e nas curvas para a esquerda tentámos ser mais cautelosos e distribuir melhor o peso. A minha primeira vitória no SWRC e por isso só posso estar muito contente", referiu Sousa aos microfones da World Rally Radio, não abandonando a cautela para o resto da época. Interrogado se estará em posição de lutar pelo título da classe, o madeirense rejeitou essa ideia e preferiu focar as suas atenções num objetivo mais simples: o pódio.
"Foi bom começar o ano com 25 pontos na tabela. Mas para o título preciso de mais experiência. No entanto, de certeza que poderei lutar por uma posição no pódio no final do ano", acrescentou.
"O ano passado foi muito mau, mesmo se ganhei o título no campeonato português, mas este ano está a começar muito bem. Ganhar este rali aqui e a prestação em Portugal foram muito boas", concluiu.
A primeira etapa do SWRC foi dominada por Nasser Al-Attiyah, que liderou com grande à vontade. No entanto, no início da segunda etapa, o piloto qatari teve de abandonar com problemas no motor do seu Fiesta S2000 e deixou Sousa na liderança. O piloto português fez o seu rali, como garantia ontem perante as prestações de Al-Attiyah, mas soube estar no lugar certo para capitalizar o triunfo na classe, o seu primeiro ao mais alto nível.
artigo adicional publicado em Autosport
Quanto à luta pela geral, a vitória sorriu a Sebastien Oigier e Julien Ingrassia que tiveram um dia de altos e baixos. Viram a vantagem de ontem sumir rapidamente, e até foram passados por Latvala na penúltima especial. Alguns exageros do finlandês na Power Stage fizeram perder precisoso décimos de segundo, e perder uma vitória que seria merecida. Felizmente, ficou demonstrado que o Ford é tão competitivo como o Citroën e pode lutar pelos lugares cimeiros. Pela segunda vez Loeb foi batido por Oigier, mas ascendeu à liderança do mundial de pilotos, pois ficou na frente de Hirvonen (4º) que foi muito prejudicado por abrir a estrada no dia de ontem. Nota também para o despiste de Petter Solberg que o levou ao abandono.
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