O fim-de-semana não está a ser positivo para a equipa algarvia. Depois de alguns problemas de afinação na suspensão da Transit, dos treinos, a primeira corrida ficou marcada por um abandono a 3 voltas do fim.
Efectivamente, o circuito do Estoril não é de bom apanágio para a equipa FIAAL. João Fontaínhas foi o primeiro a entrar em acção. Partindo do sexto posto, fruto de uma qualificação com alguns problemas, principalmente na suspensão traseira, teve uma animada luta com o segundo pelotão, até ao abandono devido a falta de combustível. Amanhã, e graças às mudanças regulamentares, é a vez de Nuno Fontainhas que parte da 5ª posição, alcançada na segunda sessão de treinos cronometrados.
1ª CORRIDA:
Estoril 1: António Costa vence a primeira das Transit
A equipa Beta/ENI obteve uma vitória bastante suada na jornada inaugural do Ford Transit Trophy 2011, iniciativa que abriu com uma prova super-disputada a presente temporada da velocidade nacional. Adoptando uma condução sem mácula, António Costa, piloto da Transit Trophy com o no 83 nas portas, saiu da pole-position, liderando de início ao final das 14 voltas completas ao circuito do Estoril.
Mas não se pense que foi uma vitória fácil, pois houve que tirar o melhor proveito do arranque lançado para manter atrás de si os adversários, nomeadamente Pedro Salvador, da formação da CAM. Mas não seria este a principal ‘dor de cabeça’ de Costa, pois Salvador viu-se afectado por um toque na Curva VIP que o atirou para penúltimo. Foi, aliás, este incidente que definiu o rumo das restantes lutas que se desenrolaram ao longo do pelotão.
João Baptista, da equipa M. Coutinho/Ibertal subiu a 2º, tornando-se na ‘sombra’ de António Costa ao longo das restantes 13 voltas da corrida. Apesar das inúmeras tentativas, Baptista não conseguiu levar a bom porto os seus intentos, terminando nessa posição, não sem que nas últimas voltas da corrida ter de se preocupar com a aproximação do 3º classificado.
Esse surpreendente 3º era, nada mais nada menos, do que Pedro Salvador, que depois do toque que sofreu e o relegou para 9º, implementou uma estratégia de recuperação que o trouxe até ao último lugar do pódio, chegando mesmo a ameaçar na última volta os líderes da corrida.
“Foi uma vitória muito difícil mas muito saborosa”, começou por referir o vencedor António Costa. “Tive que aproveitar o arranque lançado e não estragar os pneus, poupando-os para as últimas voltas. Tive de suster todos os ataques do João Baptista e, a certa altura da corrida, preocupar-me com a Transit, que começou a falhar, para logo a seguir tudo voltar ao normal. Apesar de tudo isto consegui uma saborosa vitória”.
Para João Baptista “este 2 lugar foi muito bom, pelo que penso que fiz uma boa estreia com a equipa M Coutinho/Ibertal a quem quero agradecer o convite. Houve uma luta aguerrida ao longo de toda a corrida, mas sempre correcta. Foi impossível ultrapassar o António apesar das várias tentativas”, referiu.
Uma corrida de trás para a frente foi o que fez Pedro Salvador. “Infelizmente sofri aquele toque na VIP, senão tinha de certeza estado a discutir o 1º lugar. Assim sendo e com a Transit desalinhada, nomeadamente nas curvas para a direita (e aqui no Estoril há muitas direitas), procurei recuperar o máximo de posições e consegui chegar ao pódio”.
Outras lutas foram-se desenrolando no pelotão que, entretanto se foi ‘diluindo’ ao longo do traçado. A Transit da Stock-Car Megastore lutou com os Campeões de 2010 da Auto Rabal/EspoAuto; as Transit da Bretescar, da Ford/QF e da Maivex discutiam entre si a ‘fuga’ ao último lugar; as vans da Daro e da FIAAL também chegaram a lutar entre si, se bem que esta última tenha abandonado a duas voltas do final.
Tudo somado António Costa e a Beta/ENI registam a 1ª vitória de um fim-de-semana que tem continuidade amanhã (Domingo), pelas 13h30, quando tiver lugar o arranque lançado da segunda corrida do ano. A ‘pole-position’ pertence a Filipe Martins, da Auto Rabal/EspoAuto.
Classificação Final – Corrida 1 (provisória)
1º António Costa - 14v. em 31m04,810s
2º João Baptista - a 0,509s
3º Pedro Salvador - a 1,255s
4º João Diogo Lopes - a 4,287s
5º Nuno Santos - a 5,176s
6º Rui Azevedo - a 28,728s
7º Domingos Pinheira - a 50,073s
8º João Sena - a 53,867s
9º Ivo Nogueira - a 1m00,202s
10º João Fontainhas - a 3 voltas
artigo adicional publicado em Sportmotores
Efectivamente, o circuito do Estoril não é de bom apanágio para a equipa FIAAL. João Fontaínhas foi o primeiro a entrar em acção. Partindo do sexto posto, fruto de uma qualificação com alguns problemas, principalmente na suspensão traseira, teve uma animada luta com o segundo pelotão, até ao abandono devido a falta de combustível. Amanhã, e graças às mudanças regulamentares, é a vez de Nuno Fontainhas que parte da 5ª posição, alcançada na segunda sessão de treinos cronometrados.
1ª CORRIDA:
Estoril 1: António Costa vence a primeira das Transit
A equipa Beta/ENI obteve uma vitória bastante suada na jornada inaugural do Ford Transit Trophy 2011, iniciativa que abriu com uma prova super-disputada a presente temporada da velocidade nacional. Adoptando uma condução sem mácula, António Costa, piloto da Transit Trophy com o no 83 nas portas, saiu da pole-position, liderando de início ao final das 14 voltas completas ao circuito do Estoril.
Mas não se pense que foi uma vitória fácil, pois houve que tirar o melhor proveito do arranque lançado para manter atrás de si os adversários, nomeadamente Pedro Salvador, da formação da CAM. Mas não seria este a principal ‘dor de cabeça’ de Costa, pois Salvador viu-se afectado por um toque na Curva VIP que o atirou para penúltimo. Foi, aliás, este incidente que definiu o rumo das restantes lutas que se desenrolaram ao longo do pelotão.
João Baptista, da equipa M. Coutinho/Ibertal subiu a 2º, tornando-se na ‘sombra’ de António Costa ao longo das restantes 13 voltas da corrida. Apesar das inúmeras tentativas, Baptista não conseguiu levar a bom porto os seus intentos, terminando nessa posição, não sem que nas últimas voltas da corrida ter de se preocupar com a aproximação do 3º classificado.
Esse surpreendente 3º era, nada mais nada menos, do que Pedro Salvador, que depois do toque que sofreu e o relegou para 9º, implementou uma estratégia de recuperação que o trouxe até ao último lugar do pódio, chegando mesmo a ameaçar na última volta os líderes da corrida.
“Foi uma vitória muito difícil mas muito saborosa”, começou por referir o vencedor António Costa. “Tive que aproveitar o arranque lançado e não estragar os pneus, poupando-os para as últimas voltas. Tive de suster todos os ataques do João Baptista e, a certa altura da corrida, preocupar-me com a Transit, que começou a falhar, para logo a seguir tudo voltar ao normal. Apesar de tudo isto consegui uma saborosa vitória”.
Para João Baptista “este 2 lugar foi muito bom, pelo que penso que fiz uma boa estreia com a equipa M Coutinho/Ibertal a quem quero agradecer o convite. Houve uma luta aguerrida ao longo de toda a corrida, mas sempre correcta. Foi impossível ultrapassar o António apesar das várias tentativas”, referiu.
Uma corrida de trás para a frente foi o que fez Pedro Salvador. “Infelizmente sofri aquele toque na VIP, senão tinha de certeza estado a discutir o 1º lugar. Assim sendo e com a Transit desalinhada, nomeadamente nas curvas para a direita (e aqui no Estoril há muitas direitas), procurei recuperar o máximo de posições e consegui chegar ao pódio”.
Outras lutas foram-se desenrolando no pelotão que, entretanto se foi ‘diluindo’ ao longo do traçado. A Transit da Stock-Car Megastore lutou com os Campeões de 2010 da Auto Rabal/EspoAuto; as Transit da Bretescar, da Ford/QF e da Maivex discutiam entre si a ‘fuga’ ao último lugar; as vans da Daro e da FIAAL também chegaram a lutar entre si, se bem que esta última tenha abandonado a duas voltas do final.
Tudo somado António Costa e a Beta/ENI registam a 1ª vitória de um fim-de-semana que tem continuidade amanhã (Domingo), pelas 13h30, quando tiver lugar o arranque lançado da segunda corrida do ano. A ‘pole-position’ pertence a Filipe Martins, da Auto Rabal/EspoAuto.
Classificação Final – Corrida 1 (provisória)
1º António Costa - 14v. em 31m04,810s
2º João Baptista - a 0,509s
3º Pedro Salvador - a 1,255s
4º João Diogo Lopes - a 4,287s
5º Nuno Santos - a 5,176s
6º Rui Azevedo - a 28,728s
7º Domingos Pinheira - a 50,073s
8º João Sena - a 53,867s
9º Ivo Nogueira - a 1m00,202s
10º João Fontainhas - a 3 voltas
artigo adicional publicado em Sportmotores
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