Realizou-se no passado fim-de-semana a primeira prova da Single Seater Series, pontável para a Taça Luís Fernandes, incorporada no evento Portimão Classics no Autódromo Internacional do Algarve.
Este momento histórico foi marcado pela presença em pista de Formula Ford Zetecs, Formula Ford Kents, Formula V e Formula Fiestas desde os anos 70 até aos anos 90.
A equipa da Formula G agradece a toda a gente que acreditou neste projecto e que directa ou indirectamente contribuiu para que se tornasse realidade.
Desde a FPAK que aceitou a ideia e deu luz verde logo desde o início, passando pelos clubes e em especial a ACDME, o Francisco Vieira e Brito e o José Lopes que nos possibilitaram a realização da demonstração em Vila Real o ano passado, todos contribuíram para o sucesso inicial da série.
Um agradecimento muito especial ao Francisco Santos, organizador do evento e que desde o início acreditou na SSS e nos ofereceu esta fantástica proposta para participar no Portimão Classics e mais à frente no Algarve Historic Festival) e a todos os pilotos e equipas que se deslocaram ao Algarve para participar na prova e àqueles queriam estar presentes mas não tiveram essa possibilidade.
Depois de quase um ano de preparação foi muito gratificante ver os 15 carros em pista e daqui para a frente tudo indicia que o número só irá aumentar.
Em relação às corridas, a classe mais disputada e com mais inscritos foi a Formula Ford Kent anos 70. Na 1ª corrida a classe foi ganha por Carlos Diniz no seu Royale RP16 seguido de Campos Costa no Merlyn Mk24 com uma diferença inferior a 2 décimas de segundo. Seguiram-se Frederico Branquinho da Fonseca num raro PRS RH02, Alberto Velez Grilo no seu bonito Merlyn Mk17, João Matos num Hawke 77 DL11 e Valter Fernandes no Lotus 61M de Velez Grilo. Na segunda corrida a classe foi ganha por Frederico Branquinho da Fonseca seguido de Carlos Diniz (apenas 1.4 segundos atrás). Valter Fernandes cortou a meta em 3º dos FK70 com João Matos apenas 2 milésimas de segundo atrás, seguido de Velez Grilo e Valter Fernandes que ficou com a melhor volta da classe após se ter atrasado num toque em luta com Diniz.
Nos Formula Ford Kent anos 80, em ambas as corridas, Pedro Matos venceu seguido de Paulo Sousa, ambos em Van Diemen RF88, com Manuel Melo em 3º lugar em Van Diemen RF85 (não tendo terminado a 1ª corrida após problemas técnicos na 1ª volta). Os 3 carros desta classe são preparados pela A.L.M.A. Racing de Alfredo Matos.
Nos Formula Ford Kent anos 90, ambas as corridas foram ganhas por Vitor Sampaio na sua estreia absoluta no desporto motorizado, ao volante do seu Ray 98FZ preparado pela G-TECH/Formula G.
Na Formula V anos 90, Pedro Charais Venceu as 2 corridas tendo que diminuir o ritmo nas voltas finais por falta de gasolina devido às reduzidas dimensões do depósito do seu magnífico Sheane MK2.
Na Formula Ford Zetec anos 90, os 2 carros da G-TECH/Formula G acabram por não correr juntos. Fernando Gaspar ganhou a classe na 1ª corrida no seu Mygale SJ99 e Fernando Mayer Gaspar ficou de fora da qualificação e 1ª corrida após problemas com a centralina do Van Diemen RF98Z. Na segunda corrida foi a vez de Fernando Mayer Gaspar ganhar a classe alinhando com a centralina do Mygale montada no seu Van Diemen.
Na Formula Fiesta, Pedro Ágoas ganhou as duas corridas. Também ele fez aqui a sua estreia, não em provas de automobilismo pois já tem uma vasta experiência como navegador da ralis, mas ao volante em competição.
Steve Worrad correu com o seu Van Diemen RF96Z e ganhou a classe “Invitational”. O carro da ARS estava inscrito nesta classe pois o motor tinha modificações não de acordo com a classe Zetec e as rodas e pneus também não eram os autorizados nesta classe. No entanto a equipa tenciona pôr o carro de acordo com os regulamentos Zetec para as próximas provas.
De referir também um bom equilíbrio de andamento entre as diferentes épocas de Formula Ford Kent com os carros a rodar juntos durante grande parte da prova. O mais rápido entre os Kent, Pedro Matos, mostrou que também é possível rodar perto dos Formula Ford Zetec com estes carros.
O balanço do primeiro fim-de-semana competitivo da série é muito positivo, fica uma foto de grupo dos 15 carros, respectivos pilotos, e a companhia do Francisco Santos.
publicado em newsportevents
Este momento histórico foi marcado pela presença em pista de Formula Ford Zetecs, Formula Ford Kents, Formula V e Formula Fiestas desde os anos 70 até aos anos 90.
A equipa da Formula G agradece a toda a gente que acreditou neste projecto e que directa ou indirectamente contribuiu para que se tornasse realidade.
Desde a FPAK que aceitou a ideia e deu luz verde logo desde o início, passando pelos clubes e em especial a ACDME, o Francisco Vieira e Brito e o José Lopes que nos possibilitaram a realização da demonstração em Vila Real o ano passado, todos contribuíram para o sucesso inicial da série.
Um agradecimento muito especial ao Francisco Santos, organizador do evento e que desde o início acreditou na SSS e nos ofereceu esta fantástica proposta para participar no Portimão Classics e mais à frente no Algarve Historic Festival) e a todos os pilotos e equipas que se deslocaram ao Algarve para participar na prova e àqueles queriam estar presentes mas não tiveram essa possibilidade.
Depois de quase um ano de preparação foi muito gratificante ver os 15 carros em pista e daqui para a frente tudo indicia que o número só irá aumentar.
Em relação às corridas, a classe mais disputada e com mais inscritos foi a Formula Ford Kent anos 70. Na 1ª corrida a classe foi ganha por Carlos Diniz no seu Royale RP16 seguido de Campos Costa no Merlyn Mk24 com uma diferença inferior a 2 décimas de segundo. Seguiram-se Frederico Branquinho da Fonseca num raro PRS RH02, Alberto Velez Grilo no seu bonito Merlyn Mk17, João Matos num Hawke 77 DL11 e Valter Fernandes no Lotus 61M de Velez Grilo. Na segunda corrida a classe foi ganha por Frederico Branquinho da Fonseca seguido de Carlos Diniz (apenas 1.4 segundos atrás). Valter Fernandes cortou a meta em 3º dos FK70 com João Matos apenas 2 milésimas de segundo atrás, seguido de Velez Grilo e Valter Fernandes que ficou com a melhor volta da classe após se ter atrasado num toque em luta com Diniz.
Nos Formula Ford Kent anos 80, em ambas as corridas, Pedro Matos venceu seguido de Paulo Sousa, ambos em Van Diemen RF88, com Manuel Melo em 3º lugar em Van Diemen RF85 (não tendo terminado a 1ª corrida após problemas técnicos na 1ª volta). Os 3 carros desta classe são preparados pela A.L.M.A. Racing de Alfredo Matos.
Nos Formula Ford Kent anos 90, ambas as corridas foram ganhas por Vitor Sampaio na sua estreia absoluta no desporto motorizado, ao volante do seu Ray 98FZ preparado pela G-TECH/Formula G.
Na Formula V anos 90, Pedro Charais Venceu as 2 corridas tendo que diminuir o ritmo nas voltas finais por falta de gasolina devido às reduzidas dimensões do depósito do seu magnífico Sheane MK2.
Na Formula Ford Zetec anos 90, os 2 carros da G-TECH/Formula G acabram por não correr juntos. Fernando Gaspar ganhou a classe na 1ª corrida no seu Mygale SJ99 e Fernando Mayer Gaspar ficou de fora da qualificação e 1ª corrida após problemas com a centralina do Van Diemen RF98Z. Na segunda corrida foi a vez de Fernando Mayer Gaspar ganhar a classe alinhando com a centralina do Mygale montada no seu Van Diemen.
Na Formula Fiesta, Pedro Ágoas ganhou as duas corridas. Também ele fez aqui a sua estreia, não em provas de automobilismo pois já tem uma vasta experiência como navegador da ralis, mas ao volante em competição.
Steve Worrad correu com o seu Van Diemen RF96Z e ganhou a classe “Invitational”. O carro da ARS estava inscrito nesta classe pois o motor tinha modificações não de acordo com a classe Zetec e as rodas e pneus também não eram os autorizados nesta classe. No entanto a equipa tenciona pôr o carro de acordo com os regulamentos Zetec para as próximas provas.
De referir também um bom equilíbrio de andamento entre as diferentes épocas de Formula Ford Kent com os carros a rodar juntos durante grande parte da prova. O mais rápido entre os Kent, Pedro Matos, mostrou que também é possível rodar perto dos Formula Ford Zetec com estes carros.
O balanço do primeiro fim-de-semana competitivo da série é muito positivo, fica uma foto de grupo dos 15 carros, respectivos pilotos, e a companhia do Francisco Santos.
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