O Autódromo Internacional do Algarve recebe este fim de semana, pelo terceiro ano consecutivo o Campeonato do Mundo de FIA GT1 2011, uma competição muito interessante de seguir, com cinco marcas distintas, 20 carros e 40 pilotos em pista.
Para completar o programa, destaque ainda para a presença dos homens do Campeonato Europeu de GT3, o programa das competições nacionais portuguesas "Racing Weekend" (incluindo o Iberian Supercars Trophy e os campeonatos de clássicos), a primeira prova do MINI Challenge espanhol e a escolha dos representantes portugueses para a final da Nissan GT Academy, competição de videojogos que visa promover novos valores do desporto automóvel, passando do virtual para o real.
FIA GT1 é cabeça de cartaz
Nesta competição há cinco construtores na grelha desta época: Aston Martin, Corvette, Ford, Lamborghini e Nissan, cada um com duas equipas de dois carros. A performance dos carros é equilibrada pela FIA de forma a garantir que as corridas de 60 minutos sejam competitivas e cheias de acção.
A Aston Martin está representada pela equipa francesa Hexis AMR e pela alemã Young Driver AMR. A Hexis chega a Portugal na liderança do Campeonato por Equipas, graças à vitória de Clivio Piccione e Stef Dusseldorp em Yas Marina e ao lugar no pódio do segundo carro, de Christian Hohenadel e Andrea Piccini, na Bélgica. A equipa Young Driver obteve pontos importantes em Zolder, com Thomas Enge / Alex Muller a conseguirem dois terceiros lugares, e é neste momento terceira classificada no Campeonato por Equipas.
As equipas Corvette são constituídas pela Exim Bank Team China e pela DKR Engineering. A dupla holandesa Mike Hezemans / Nicky Catsburg fez uma boa prova na ronda inaugural, a que deu sequência com um segundo lugar na Corrida de Qualificação e um suado 5º lugar na Corrida do Campeonato. O Corvette da DKR Engineering de Jaime Camara e Michael Rossi ainda não obteve quaisquer pontos devido aos acidentes sofridos em Abu Dhabi e em Zolder. Por certo que esperam que a sua sorte mude em Portugal.
Ambas as equipas da Ford são da Bélgica, com a Marc VDS Racing Team a ter uma corrida muito atribulada em Abu Dhabi, com as falhas no motor a obrigarem os mecânicos a noites em branco, em busca da causa do problema. No entanto, tiveram a compensação do seu trabalho árduo ao colocar Maxime Martin e Frederic Makowiecki na posição de vencedores na Corrida de Qualificação. Obtiveram depois mais dois pontos na Bélgica. A Belgian Racing é, este ano, uma estreante no Mundo GT1 e os seus dois carros ostentam o negro, o vermelho e o amarelo da bandeira do país.
Companhia nacional
As competições nacionais vão ser uma fatia bastante grande do programa do Mundial de GT1. Mantendo-se dentro da temática dos GT, a principal competição é o Campeonato de Portugal de Circuitos, cuja segunda jornada é simultaneamente a ronda inaugural do Iberian Supercars Trophy, uma nova competição destinada exclusivamente a pilotos portugueses mas que inclui corridas em Espanha. Depois do início do campeonato no Estoril, que serviu apenas para abrir o apetite, a prova do Algarve vai saber mais como um prato principal. Finalmente o público vai poder ver a batalha pela vitória de que estava à espera, entre o Audi R8 LMS da Novadriver (César Campaniço/Ni Amorim), o Mercedes SLS AMG da BP Ultimate Vodafone Team (José Pedro Fontes/Miguel Barbosa) e o Lamborghini Gallardo LP600+ da Goodsense Racing Team (Patrick Cunha/José Carlos Ramos).
A classe GT4 ganha um novo pretendente ao triunfo, o Porsche Cayman S de Pedro Marreiros, que se junta ao Ferrari da Parkalgar Racing Team, ao Aston Martin da NGT Motorsport e ao Aston Martin e Ginetta da Goodsense Racing Team. Os SEAT Leon Supercopa completam a grelha de partida, mas contam só para o CPC, não para o Iberian Supercars.
Clássicos para animar ainda mais
As duas competições de automóveis históricos, o Campeonato de Portugal de Clássicos, e o Campeonato de Portugal de Clássicos 1300, também regressam à atividade. Como é habitual, a primeira vai ser disputada entre os Ford Escort RS 1600 (Joaquim Jorge, César Machado, Rui Costa) e os Porsche 911 RSR (Carlos Filipe Santos, Kiko Mora), mas também se podem ver carros como os BMW 2002 e 2800 CS, Ford Capri, Lotus Elan e o novo Porsche 911 Turbo de Luís Barros. As corridas com os carros até 1300 cm³ incluem um plantel mais diversificado, com os Ford Escort 1300 GT (Rui Azevedo, Miguel Ferreira), Alfa Romeo Alfasud (Mário Dinis, Alexandre Beirão), Fiat 128 Coupé (Fernando Soares), Datsun 1200 (Paulo Antunes, Vítor Araújo) e Mini Cooper S (José Mota Freitas).
HORÁRIO
Sexta, 6
17h45 CPC (qual.)
18h30 Clássicos (qual.)
19h00 Clássicos 1300 (qual.)
19h30 CPC (qual.)
Sábado, 7
8h00 MINI Challenge (qual.)
9h00 FIA GT3 (qual.)
10h15 Clássicos 1300 (corrida 1)
11h15 FIA GT1 (qual.)
12h45 CPC (corrida 1)
14h15 FIA GT3 (corrida 1)
15h47 MINI Challenge (corrida 1)
17h15 FIA GT1 (corrida 1)
18h45 Clássicos (corrida 1)
Domingo, 8
9h00 FIA GT1 (warm-up)
10h00 MINI Challenge (corrida 2)
11h15 FIA GT3 (corrida 2)
12h45 Clássicos 1300 (corrida 2)
13h45 MINI Challenge (corrida 2)
15h15 FIA GT1 (corrida 2)
17h00 CPC (corrida 2)
18h20 Clássicos (corrida 2)
LISTA INSCRITOS:
Lista de inscritos FIA GT1
Lista de Inscritos do Campeonato de Portugal de Circuitos
Lista de inscritos do Campeonato de Portugal de Clássicos
Lista de inscritos do Campeonato de Portugal de Clássicos 1300
publicado em Autosport
Para completar o programa, destaque ainda para a presença dos homens do Campeonato Europeu de GT3, o programa das competições nacionais portuguesas "Racing Weekend" (incluindo o Iberian Supercars Trophy e os campeonatos de clássicos), a primeira prova do MINI Challenge espanhol e a escolha dos representantes portugueses para a final da Nissan GT Academy, competição de videojogos que visa promover novos valores do desporto automóvel, passando do virtual para o real.
FIA GT1 é cabeça de cartaz
Nesta competição há cinco construtores na grelha desta época: Aston Martin, Corvette, Ford, Lamborghini e Nissan, cada um com duas equipas de dois carros. A performance dos carros é equilibrada pela FIA de forma a garantir que as corridas de 60 minutos sejam competitivas e cheias de acção.
A Aston Martin está representada pela equipa francesa Hexis AMR e pela alemã Young Driver AMR. A Hexis chega a Portugal na liderança do Campeonato por Equipas, graças à vitória de Clivio Piccione e Stef Dusseldorp em Yas Marina e ao lugar no pódio do segundo carro, de Christian Hohenadel e Andrea Piccini, na Bélgica. A equipa Young Driver obteve pontos importantes em Zolder, com Thomas Enge / Alex Muller a conseguirem dois terceiros lugares, e é neste momento terceira classificada no Campeonato por Equipas.
As equipas Corvette são constituídas pela Exim Bank Team China e pela DKR Engineering. A dupla holandesa Mike Hezemans / Nicky Catsburg fez uma boa prova na ronda inaugural, a que deu sequência com um segundo lugar na Corrida de Qualificação e um suado 5º lugar na Corrida do Campeonato. O Corvette da DKR Engineering de Jaime Camara e Michael Rossi ainda não obteve quaisquer pontos devido aos acidentes sofridos em Abu Dhabi e em Zolder. Por certo que esperam que a sua sorte mude em Portugal.
Ambas as equipas da Ford são da Bélgica, com a Marc VDS Racing Team a ter uma corrida muito atribulada em Abu Dhabi, com as falhas no motor a obrigarem os mecânicos a noites em branco, em busca da causa do problema. No entanto, tiveram a compensação do seu trabalho árduo ao colocar Maxime Martin e Frederic Makowiecki na posição de vencedores na Corrida de Qualificação. Obtiveram depois mais dois pontos na Bélgica. A Belgian Racing é, este ano, uma estreante no Mundo GT1 e os seus dois carros ostentam o negro, o vermelho e o amarelo da bandeira do país.
Companhia nacional
As competições nacionais vão ser uma fatia bastante grande do programa do Mundial de GT1. Mantendo-se dentro da temática dos GT, a principal competição é o Campeonato de Portugal de Circuitos, cuja segunda jornada é simultaneamente a ronda inaugural do Iberian Supercars Trophy, uma nova competição destinada exclusivamente a pilotos portugueses mas que inclui corridas em Espanha. Depois do início do campeonato no Estoril, que serviu apenas para abrir o apetite, a prova do Algarve vai saber mais como um prato principal. Finalmente o público vai poder ver a batalha pela vitória de que estava à espera, entre o Audi R8 LMS da Novadriver (César Campaniço/Ni Amorim), o Mercedes SLS AMG da BP Ultimate Vodafone Team (José Pedro Fontes/Miguel Barbosa) e o Lamborghini Gallardo LP600+ da Goodsense Racing Team (Patrick Cunha/José Carlos Ramos).
A classe GT4 ganha um novo pretendente ao triunfo, o Porsche Cayman S de Pedro Marreiros, que se junta ao Ferrari da Parkalgar Racing Team, ao Aston Martin da NGT Motorsport e ao Aston Martin e Ginetta da Goodsense Racing Team. Os SEAT Leon Supercopa completam a grelha de partida, mas contam só para o CPC, não para o Iberian Supercars.
Clássicos para animar ainda mais
As duas competições de automóveis históricos, o Campeonato de Portugal de Clássicos, e o Campeonato de Portugal de Clássicos 1300, também regressam à atividade. Como é habitual, a primeira vai ser disputada entre os Ford Escort RS 1600 (Joaquim Jorge, César Machado, Rui Costa) e os Porsche 911 RSR (Carlos Filipe Santos, Kiko Mora), mas também se podem ver carros como os BMW 2002 e 2800 CS, Ford Capri, Lotus Elan e o novo Porsche 911 Turbo de Luís Barros. As corridas com os carros até 1300 cm³ incluem um plantel mais diversificado, com os Ford Escort 1300 GT (Rui Azevedo, Miguel Ferreira), Alfa Romeo Alfasud (Mário Dinis, Alexandre Beirão), Fiat 128 Coupé (Fernando Soares), Datsun 1200 (Paulo Antunes, Vítor Araújo) e Mini Cooper S (José Mota Freitas).
HORÁRIO
Sexta, 6
17h45 CPC (qual.)
18h30 Clássicos (qual.)
19h00 Clássicos 1300 (qual.)
19h30 CPC (qual.)
Sábado, 7
8h00 MINI Challenge (qual.)
9h00 FIA GT3 (qual.)
10h15 Clássicos 1300 (corrida 1)
11h15 FIA GT1 (qual.)
12h45 CPC (corrida 1)
14h15 FIA GT3 (corrida 1)
15h47 MINI Challenge (corrida 1)
17h15 FIA GT1 (corrida 1)
18h45 Clássicos (corrida 1)
Domingo, 8
9h00 FIA GT1 (warm-up)
10h00 MINI Challenge (corrida 2)
11h15 FIA GT3 (corrida 2)
12h45 Clássicos 1300 (corrida 2)
13h45 MINI Challenge (corrida 2)
15h15 FIA GT1 (corrida 2)
17h00 CPC (corrida 2)
18h20 Clássicos (corrida 2)
LISTA INSCRITOS:
Lista de inscritos FIA GT1
Lista de Inscritos do Campeonato de Portugal de Circuitos
Lista de inscritos do Campeonato de Portugal de Clássicos
Lista de inscritos do Campeonato de Portugal de Clássicos 1300
publicado em Autosport
Sem comentários:
Enviar um comentário