É agora possível com maior exactidão conferir que de facto os pilotos da Citroen incorreram numa situação que no mínimo deveria levar a uma penalização em tempo.
Como é possível ver na figura 18 do Road Book do troço de El Condor, os concorrentes no Rally da Argentina teriam que contornar uma rotunda em piso de asfalto.
Para quem já tem a experiência de navegador, o perceptível nesta figura é que as equipas deveriam entrar no sentido dito normal, contornar a rotunda e sair na direcção da seta (a azul).
Ainda assim e como o percurso não está delineado com uma cor diferenciada, a questão quanto ao percurso até poderia ser levantada, pese embora todo e qualquer uso de uma estrada em contra-mão deva estar devidamente mencionado…o que não é o caso. A Citroen alega ter uma leitura diferente do road book, dizendo que o mesmo indica que se pode entrar pelo sentido contrário.
Ora acontece que os pilotos da Citroen não só não fizeram o percurso de acordo com a sua versão, como na primeira passagem contornaram a rotunda como todos os outros concorrentes do Rally da Argentina.
Como pode ver-se na foto, os DS3 WRC viraram á esquerda ainda antes da rotunda, o que deve ser considerado como "atalhanço" e que originaria uma penalização, ou mesmo a própria desclassificação, caso o CCD considerasse que não se tinha tratado de um erro, mas sim de um acto propositado (a vermelho).
Ao contrário do que algumas publicações dão hoje conhecimento, não deveria ser apenas a organização multada pelo facto do road book não ser totalmente esclarecedor, como os Citroen de Ogier e Loeb deveriam ser penalizados por não cumprirem o integralmente o percurso.
publicado em Supermotores
Como é possível ver na figura 18 do Road Book do troço de El Condor, os concorrentes no Rally da Argentina teriam que contornar uma rotunda em piso de asfalto.
Para quem já tem a experiência de navegador, o perceptível nesta figura é que as equipas deveriam entrar no sentido dito normal, contornar a rotunda e sair na direcção da seta (a azul).
Ainda assim e como o percurso não está delineado com uma cor diferenciada, a questão quanto ao percurso até poderia ser levantada, pese embora todo e qualquer uso de uma estrada em contra-mão deva estar devidamente mencionado…o que não é o caso. A Citroen alega ter uma leitura diferente do road book, dizendo que o mesmo indica que se pode entrar pelo sentido contrário.
Ora acontece que os pilotos da Citroen não só não fizeram o percurso de acordo com a sua versão, como na primeira passagem contornaram a rotunda como todos os outros concorrentes do Rally da Argentina.
Como pode ver-se na foto, os DS3 WRC viraram á esquerda ainda antes da rotunda, o que deve ser considerado como "atalhanço" e que originaria uma penalização, ou mesmo a própria desclassificação, caso o CCD considerasse que não se tinha tratado de um erro, mas sim de um acto propositado (a vermelho).
Ao contrário do que algumas publicações dão hoje conhecimento, não deveria ser apenas a organização multada pelo facto do road book não ser totalmente esclarecedor, como os Citroen de Ogier e Loeb deveriam ser penalizados por não cumprirem o integralmente o percurso.
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