O rumor circula quase em surdina entre organizadores e visa não só o Rali Vinho Madeira como outras provas do Campeonato da Europa.
Não é um facto novo que o ERC anda na última década a padecer de falta de competitividade. Nesse sentido, a FIA anda a estudar várias soluções para aquela que é a mais antiga competição internacional de estrada e os responsáveis federativos pela modalidade têm não só auscultado várias entidades como encetado encontros com outros promotores.
Dessas reuniões, apesar de nenhum responsável aceitar falar abertamente do assunto, parece ter resultado que caberá ao Eurosport promover e divulgar o Europeu, convertendo para tal em 2013 o atual IRC em ERC.
Como duas das provas míticas da competição europeia, Ypres e Barum, já integram o IRC, todas as outras seriam despromovidas a uma taça europeia. Isso coloca, no entanto, um problema 'político' à federação internacional pois o Rali Vinho Madeira, excluído do IRC, tem recebido nos últimos anos uma boa nota dos observadores.
No entanto, duas das decisões dos últimos Conselhos Mundiais podem ajudar a FIA nos seus propósitos: a possibilidade de classificar um evento pelo seu interesse desportivo e competitivo e a substituição dos atuais observadores por delegados desportivos.
Neste cenário, a prova madeirense, que faz parte do calendário europeu desde 1979 e mantém o maior coeficiente desde 1983, poderá não ter a força necessária para impor o estatuto decorrente da sua qualidade organizativa e longo historial. Pior, tudo poderá acontecer numa altura em que a Madeira está sob forte crise financeira e os principais apoiantes do rali são instituições estatais.
Publicado em Autosport
Não é um facto novo que o ERC anda na última década a padecer de falta de competitividade. Nesse sentido, a FIA anda a estudar várias soluções para aquela que é a mais antiga competição internacional de estrada e os responsáveis federativos pela modalidade têm não só auscultado várias entidades como encetado encontros com outros promotores.
Dessas reuniões, apesar de nenhum responsável aceitar falar abertamente do assunto, parece ter resultado que caberá ao Eurosport promover e divulgar o Europeu, convertendo para tal em 2013 o atual IRC em ERC.
Como duas das provas míticas da competição europeia, Ypres e Barum, já integram o IRC, todas as outras seriam despromovidas a uma taça europeia. Isso coloca, no entanto, um problema 'político' à federação internacional pois o Rali Vinho Madeira, excluído do IRC, tem recebido nos últimos anos uma boa nota dos observadores.
No entanto, duas das decisões dos últimos Conselhos Mundiais podem ajudar a FIA nos seus propósitos: a possibilidade de classificar um evento pelo seu interesse desportivo e competitivo e a substituição dos atuais observadores por delegados desportivos.
Neste cenário, a prova madeirense, que faz parte do calendário europeu desde 1979 e mantém o maior coeficiente desde 1983, poderá não ter a força necessária para impor o estatuto decorrente da sua qualidade organizativa e longo historial. Pior, tudo poderá acontecer numa altura em que a Madeira está sob forte crise financeira e os principais apoiantes do rali são instituições estatais.
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