No próximo sábado, sai para a estrada mais uma edição do Rali de Beja. Organizado pela sétima vez pelo Aero Clube de Beja, é pelo terceiro ano pontuável para o regional sul, mas nem sempre foi assim.
Em 2005, o Aero Clube de Beja, decidiu levar a cabo o Rali Cidade de Beja, uma proposta que visava levar a competição ao Alentejo, e servir de alternativa ao regional sul, apenas como prova extra. No dia 15 de Maio dezassete concorrentes fizeram-se à estrada para disputar a prova, que tinha dois troços. José Neves e José Jesus, foram os mais rápidos, superiorizando-se a Nuno Pinto, que nessa prova foi navegado por José Teixeira, por 22 segundos. A fechar o pódio ficaram António Lampreia e Hermes Banza, num top 3 constituído por Ford Escort Cosworth. Paulo Nascimento e Délio Nascimento, em Mitsubishi Lancer EVO III foram os quarto classificado, na frente do espetacular alemão Alex Hack, navegado por Nuno Lorena, no Ford Escort RS, que era o melhor das duas rodas motrizes. Apenas três concorrentes não finalizaram o rali.
Em 2006, deu-se uma pequena evolução, com a prova alentejana a entrar para o Campeonato Nacional de Terra. Jogando em casa, Pedro Charneca, navegado por João Penedo foi o vencedor, a bordo do Ford Sierra Cosworth. Luís Mota e Ricardo Domingos ficaram pelo segundo posto com o EVO4, um bom resultado tendo em conta os objectivos para o nacional de terra. A fechar o pódio, novamente António Lampreia, mas que teve a seu lado Pedro Macedo, no Escort Cosworth. O melhor representante das duas rodas motrizes foi Rui Chaparro, navegado por Pedro Conde em Renault Clio 16V. A prova ficou também marcada pelo despiste de António Baião, que deixou o Clio 1.8 mal tratado.
Em 2007, com a criação do Challenge VSH de Ralis, do AeroClube de Beja, Clube Automóvel de Portimão e Clube Automóvel de Loulé, a prova alentejana consegue ter à partida 30 concorrentes. Luís Mota e Ricardo Domingos vingaram-se, e inverteram posição com Pedro Charneca, desta feita navegado por Luís Assunção. Para não variar, António Lampreia, pela terceira vez consegue o terceiro posto. Luís Nascimento e Carlos Caliço, acabam no 5º lugar, e são os melhores das duas rodas motrizes.
Em 2008, voltam a ser pontuáveis para o Challenge VSH Sul, mas adoptam o formato Rallysprint. Aproveitando as características da sua viatura, Pedro Leone e Bruno Ramos somam a sua primeira vitória com o Ford Sierra Cosworth "WRC". António Lampreia obtém a sua melhor classificação, com o segundo lugar, e a fechar os top 3, Ricardo Teodósio, navegado por Marcela Filhó, esteve em grande com o Subaru Legacy RS, dando muito show, apesar de alguns problemas com a caixa de velocidade. Gil Antunes e Daniel Amaral levaram o Opel Astra ao 4º posto, e foram os melhores da Divisão I. Carlos Gomes e José Pereira em Escort MKII, foram os surpreendentes sétimos classificados, e melhores entre os tração traseira. Nota ainda para o abandono de José Neves na segunda especial, com o EVO 4 quando era líder.
As imposições da FPAK para a criação de um campeonato regional a sul em 2009, levaram à entrada da prova alentejana no CRRS, um dos objetivos da comissão organizadora. Voltando a apostar no formato rallysprint, Nuno Pinto e João Silva foram os vencedores. Apesar de não terem ganho nenhuma especial aproveitaram os azares dos adversários (e problemas com os tempos após um acidente na tomada de tempos) para averbar a segunda vitória da temporada e arrancar para o titulo. José Neves e José Jesus , em Mitsbishi EVO 4 foram os segundos classificados, e João Monteiro com José Teixeira no Ford Sierra Cosworth foram os terceiros no Ford Sierra. Augusto Páscoa e Leonel Fernandes foram os melhores da Divisão I com o Renault 11 Williams.
No ano passado, a edição de 2010, e pontuável para o regional, teve a inevitável vitória de Ricardo Teodósio e João Luz com o Mitsubishi Lancer EVO IV. Revelando uma apetência por provas alentejana, Carlos Martins e Anibal Martins no Ford Escort Cosworth foram os segundos com o Ford Escort Cosworth, e João Correia com Pedro Conde no Carisma GT fecharam o pódio.Augusto Páscoa e Leonel Fernandes voltaram a ser os melhores das duas rodas motrizes, com o 11 Williams.
Em 2005, o Aero Clube de Beja, decidiu levar a cabo o Rali Cidade de Beja, uma proposta que visava levar a competição ao Alentejo, e servir de alternativa ao regional sul, apenas como prova extra. No dia 15 de Maio dezassete concorrentes fizeram-se à estrada para disputar a prova, que tinha dois troços. José Neves e José Jesus, foram os mais rápidos, superiorizando-se a Nuno Pinto, que nessa prova foi navegado por José Teixeira, por 22 segundos. A fechar o pódio ficaram António Lampreia e Hermes Banza, num top 3 constituído por Ford Escort Cosworth. Paulo Nascimento e Délio Nascimento, em Mitsubishi Lancer EVO III foram os quarto classificado, na frente do espetacular alemão Alex Hack, navegado por Nuno Lorena, no Ford Escort RS, que era o melhor das duas rodas motrizes. Apenas três concorrentes não finalizaram o rali.
Em 2006, deu-se uma pequena evolução, com a prova alentejana a entrar para o Campeonato Nacional de Terra. Jogando em casa, Pedro Charneca, navegado por João Penedo foi o vencedor, a bordo do Ford Sierra Cosworth. Luís Mota e Ricardo Domingos ficaram pelo segundo posto com o EVO4, um bom resultado tendo em conta os objectivos para o nacional de terra. A fechar o pódio, novamente António Lampreia, mas que teve a seu lado Pedro Macedo, no Escort Cosworth. O melhor representante das duas rodas motrizes foi Rui Chaparro, navegado por Pedro Conde em Renault Clio 16V. A prova ficou também marcada pelo despiste de António Baião, que deixou o Clio 1.8 mal tratado.
Em 2007, com a criação do Challenge VSH de Ralis, do AeroClube de Beja, Clube Automóvel de Portimão e Clube Automóvel de Loulé, a prova alentejana consegue ter à partida 30 concorrentes. Luís Mota e Ricardo Domingos vingaram-se, e inverteram posição com Pedro Charneca, desta feita navegado por Luís Assunção. Para não variar, António Lampreia, pela terceira vez consegue o terceiro posto. Luís Nascimento e Carlos Caliço, acabam no 5º lugar, e são os melhores das duas rodas motrizes.
Em 2008, voltam a ser pontuáveis para o Challenge VSH Sul, mas adoptam o formato Rallysprint. Aproveitando as características da sua viatura, Pedro Leone e Bruno Ramos somam a sua primeira vitória com o Ford Sierra Cosworth "WRC". António Lampreia obtém a sua melhor classificação, com o segundo lugar, e a fechar os top 3, Ricardo Teodósio, navegado por Marcela Filhó, esteve em grande com o Subaru Legacy RS, dando muito show, apesar de alguns problemas com a caixa de velocidade. Gil Antunes e Daniel Amaral levaram o Opel Astra ao 4º posto, e foram os melhores da Divisão I. Carlos Gomes e José Pereira em Escort MKII, foram os surpreendentes sétimos classificados, e melhores entre os tração traseira. Nota ainda para o abandono de José Neves na segunda especial, com o EVO 4 quando era líder.
As imposições da FPAK para a criação de um campeonato regional a sul em 2009, levaram à entrada da prova alentejana no CRRS, um dos objetivos da comissão organizadora. Voltando a apostar no formato rallysprint, Nuno Pinto e João Silva foram os vencedores. Apesar de não terem ganho nenhuma especial aproveitaram os azares dos adversários (e problemas com os tempos após um acidente na tomada de tempos) para averbar a segunda vitória da temporada e arrancar para o titulo. José Neves e José Jesus , em Mitsbishi EVO 4 foram os segundos classificados, e João Monteiro com José Teixeira no Ford Sierra Cosworth foram os terceiros no Ford Sierra. Augusto Páscoa e Leonel Fernandes foram os melhores da Divisão I com o Renault 11 Williams.
No ano passado, a edição de 2010, e pontuável para o regional, teve a inevitável vitória de Ricardo Teodósio e João Luz com o Mitsubishi Lancer EVO IV. Revelando uma apetência por provas alentejana, Carlos Martins e Anibal Martins no Ford Escort Cosworth foram os segundos com o Ford Escort Cosworth, e João Correia com Pedro Conde no Carisma GT fecharam o pódio.Augusto Páscoa e Leonel Fernandes voltaram a ser os melhores das duas rodas motrizes, com o 11 Williams.
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