A primeira prova da história do Regional Sul teve lugar a 15 de Fevereiro de 1998 e denominou-se Rali Carnaval de Loulé. A prova teve a organização do Clube Automóvel de Loulé ( na altura ainda presidido por Hélder Martins ) e contou com 25 equipas inscritas.
O esquema da prova não foi muito diferente do que ainda é actualmente uma prova do Regional Sul, pois as verificações, os reconhecimentos e a prova decorreram totalmente no domingo.
A prova teve início e fim junto à Estátua do Engº Duarte Pacheco e foi composta por 6 troços cronometrados ( na prática 3 troços percorridos por duas vezes ) que tiveram os nomes de Stand Algarauto ( 3,5 kms ), Bar Pontes ( 5,0 kms ) e Passarinho-materiais de Construção ( 5,1 kms ) e que totalizaram 27,6 quilómetros disputados ao cronómetro.
No primeiro troço quem se impôs foi José Dimas, que venceu com um segundo de vantagem sobre António Fernandes. Quem também fez um bom tempo neste troço foi Nelson Ramos, tal como Pedro Duarte ( 5º ) e José Coelho ( 8º ).
Na segunda PEC Pedro Duarte sofrem um despiste que os colocou fora de prova, enquanto que José Dimas vence novamente, desta vez com 12 segundos de vantagem sobre Jorge Pontes. Ainda neste troço Luis Fernandes saíram de estrada com o Golf e engrossam a lista de desistentes.
A terceira PEC, para não variar, foi também ganha por José Dimas, que assim acabou a primeira secção na frente, com 26 segundos de vantagem sobre Jorge Pontes enquanto que António Fernandes era terceiro da geral.
Na segunda ronde pelos troços o Golf de José Dimas sofre de problemas de caixa de velocidades e embraiagem, fazendo com que perca a liderança para António Fernandes. Na 4ª PEC Jorge Brito ainda deu um ar da sua graça fazendo o 2º tempo, mas acabou por desistir.
Aqui fica a classificação final das 18 equipas que terminaram o rali:
1º – António Fernandes / António Pedro – Citroen AX Sport – 26m 09s
2º – Jorge Pontes / Sérgio Revés – Citroen AX Sport a 32s
3º – José Dimas / Martinho Neves – VW Golf GTi 1600 MKI a 37s
4º – José Coelho / António Morais – Citroen Visa GT a 52s
5º – Nelson Ramos / Luis Silva – Seat Fura GL a 55s
6º – Luis Santos / Mâncio Saldanha – Fiat 127 a 1m 13s
7º – António Lampreia / Luis Maldonado – Fiat Ritmo 130 TC a 1m 34s
8º – Antero Gonçalves / Amauri Dias – Renault 11 Turbo a 1m 57s
9º – Paulo Nascimento / Délio Nascimento – Renault 11 Turbo a 2m 40s
10º – Hélder Cabrita / José Diegues – Citroen AX Sport a 3m 07s
11º – Artur Quirino / Vitor Santos – Opel a 3m 42s
12º – Jorge Brito / Ricardo Cadete – BMW 323i a 3m 48s
13º – Emanuel Sousa / António Gago – Citroen AX Sport a 4m 36s
14º – Manuel Guerreiro / Francisco Reis – VW Golf GTi a 5m 44s
15º – Justino Gonçalves / Eduardo Gonçalves – Fiat Ritmo 105 TC a 6m 04s
16º – Paulo Anselmo / António Guerreiro – VW Golf Gti a 7m 16s
17º – Mário Simões / Anastácio Xavier – Ford Escort 1300 a 10m 03s
18º – Artur Aleixo / Marco Bota – Ford Fiesta XR2 a 11m 09s
Publicado por José Correia no Ralis a Sul
O esquema da prova não foi muito diferente do que ainda é actualmente uma prova do Regional Sul, pois as verificações, os reconhecimentos e a prova decorreram totalmente no domingo.
A prova teve início e fim junto à Estátua do Engº Duarte Pacheco e foi composta por 6 troços cronometrados ( na prática 3 troços percorridos por duas vezes ) que tiveram os nomes de Stand Algarauto ( 3,5 kms ), Bar Pontes ( 5,0 kms ) e Passarinho-materiais de Construção ( 5,1 kms ) e que totalizaram 27,6 quilómetros disputados ao cronómetro.
No primeiro troço quem se impôs foi José Dimas, que venceu com um segundo de vantagem sobre António Fernandes. Quem também fez um bom tempo neste troço foi Nelson Ramos, tal como Pedro Duarte ( 5º ) e José Coelho ( 8º ).
Na segunda PEC Pedro Duarte sofrem um despiste que os colocou fora de prova, enquanto que José Dimas vence novamente, desta vez com 12 segundos de vantagem sobre Jorge Pontes. Ainda neste troço Luis Fernandes saíram de estrada com o Golf e engrossam a lista de desistentes.
A terceira PEC, para não variar, foi também ganha por José Dimas, que assim acabou a primeira secção na frente, com 26 segundos de vantagem sobre Jorge Pontes enquanto que António Fernandes era terceiro da geral.
Na segunda ronde pelos troços o Golf de José Dimas sofre de problemas de caixa de velocidades e embraiagem, fazendo com que perca a liderança para António Fernandes. Na 4ª PEC Jorge Brito ainda deu um ar da sua graça fazendo o 2º tempo, mas acabou por desistir.
Aqui fica a classificação final das 18 equipas que terminaram o rali:
1º – António Fernandes / António Pedro – Citroen AX Sport – 26m 09s
2º – Jorge Pontes / Sérgio Revés – Citroen AX Sport a 32s
3º – José Dimas / Martinho Neves – VW Golf GTi 1600 MKI a 37s
4º – José Coelho / António Morais – Citroen Visa GT a 52s
5º – Nelson Ramos / Luis Silva – Seat Fura GL a 55s
6º – Luis Santos / Mâncio Saldanha – Fiat 127 a 1m 13s
7º – António Lampreia / Luis Maldonado – Fiat Ritmo 130 TC a 1m 34s
8º – Antero Gonçalves / Amauri Dias – Renault 11 Turbo a 1m 57s
9º – Paulo Nascimento / Délio Nascimento – Renault 11 Turbo a 2m 40s
10º – Hélder Cabrita / José Diegues – Citroen AX Sport a 3m 07s
11º – Artur Quirino / Vitor Santos – Opel a 3m 42s
12º – Jorge Brito / Ricardo Cadete – BMW 323i a 3m 48s
13º – Emanuel Sousa / António Gago – Citroen AX Sport a 4m 36s
14º – Manuel Guerreiro / Francisco Reis – VW Golf GTi a 5m 44s
15º – Justino Gonçalves / Eduardo Gonçalves – Fiat Ritmo 105 TC a 6m 04s
16º – Paulo Anselmo / António Guerreiro – VW Golf Gti a 7m 16s
17º – Mário Simões / Anastácio Xavier – Ford Escort 1300 a 10m 03s
18º – Artur Aleixo / Marco Bota – Ford Fiesta XR2 a 11m 09s
Publicado por José Correia no Ralis a Sul
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