quinta-feira, junho 30

As curiosidades de Ricardo Moura

Aproveitando um passatempo levado a cabo no Facebook, voltei à carga com o bicampeão regional dos Açores, e campeão de produção nacional, Ricardo Moura. Desta vez atirei três questões - desde os adversários, ao abandono no Rali de Portugal, e finalmente um regresso ao passado com o Daewoo e um encontro com... vacas.


QM: Qual consideras o teu adversário mais competitivo?
Ricardo Moura:Olá Quim, todos os pilotos com quem discuti ralis são adversários competitivos e que nos fazem evoluir, já tive vários e em diferentes alturas.

QM: Qual foi a desistência que mais custou a digerir?
RM: A do Rali de Portugal 2011 foi uma desistência muito inglória, injusta e muito difícil de digerir.

QM: E já agora que tal contar um episódio caricato que se tenha passado dentro do carro de rali?
RM:O episódio mais caricato que me recordo foi no último troço do Rali Ilha Lilás 2001, onde estava na luta para o campeonato regional da F2, de Daewoo Lanos, apareceu uma manada de vacas em pleno troço e paramos, o meu navegador, Luis Ramalho, queria sair do carro para desviar as vacas, mas eu disse não saias e fui batendo, devagar, nas vacas a abrir caminho na manada e daí até ao fim do troço foi um Deus me livre e conseguimos vencer por escassos segundos conseguindo assim o primeiro título da minha carreira e primeiro e único do celebre Daewoo Lanos.

PS - Esta não foi a primeira vez que questionei Ricardo Moura. Já o tinha feita em Março passado através da rubrica do Autosport - VER AQUI

Leia Mais

Lancer de Rui Pinto destruído

Rui Pinto foi vítima de um despiste com o Mitsubishi Lancer Evo X que acabou com um grave incêndio que se alastrou por todo o carro. Tudo aconteceu na zona da Cancela, junto à zona Industrial.

Rui Pinto estava a realizar vários testes ao Lancer quando não evitou uma grave saída de estrada. Os bombeiros ainda vieram ao local, mas não puderam fazer nada acabando pelo fogo consumir a maior parte do carro. Agora resta esperar para ver o que Rui Pinto faz depois desta lamentável situação.

REPORTAGEM RTP-MADEIRA


publicado em Madeira-Ralis

Leia Mais

Pedro Meireles prepara RVM em Machico

Pedro Meireles rumará à Madeira para participar no rali do Município de Machico por forma a preparar a sua próxima aparição no CPR que será o rali Vinho Madeira.

Estando na luta pelo título absoluto, o Team JMC / Galp Formula encara esta participação com a finalidade de encontrar o melhor acerto do seu Mitsubishi lancer sendo que “queremos lutar pela vitória entre os concorrentes ao CPR no RVM e achamos que a presença no rali do Machico será preponderante na obtenção de um bom acerto do carro. Ainda antes do embarque para a Madeira realizaremos um teste intensivo com o carro com a finalidade de me adaptar ao Mitsubishi em asfalto pois nunca conduzi este carro nestas condições que certamente será diferente do Subaru que utilizei nos últimos anos. A desistência no rali Serras de Fafe colocou-nos numa situação em que nada poderá falhar até final da época e por isso estamos a preparar o RVM com o máximo de cuidados que esta prova exige” refere Pedro Meireles.

O rali de Machico irá para a estrada nos dias 8 e 9 de Julho tendo cerca de 79km de provas especiais de classificação.

publicado em Formula Rali

Leia Mais

Parkalgar Portimão Racing Team à conquista da Taça na Boavista

A Taça de Portugal de Sport e Protótipos decorre este fim-de-semana no Circuito da Boavista inserido no programa do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC). A dupla da Parkalgar Portimão Racing Team ruma a Norte para arrecadar o título na categoria GT4 para além de marcar presença num evento emblemático para o país.


Conscientes que a prioridade é o Campeonato Nacional, José Monroy e Francisco Guedes querem no entanto fazer duas boas corridas: “Esta é um prova extra campeonato onde queremos alcançar o melhor resultado possível. No entanto, tratando-se de um circuito citadino, temos de ter cuidados redobrados e como tal não vamos entrar em guerras desmedidas pois não queremos de forma alguma condicionar a participação no Nacional”, começou por explicar José Monroy que em conjunto com Francisco Guedes lideram as contas do Campeonato na categoria GT4.

No mitico circuito da Boavista, este evento tem um carisma especial mas ao mesmo tempo propicia muitos incidentes: “Vencer a categoria é o nosso principal objectivo mas também evitar os incidentes. As corridas na Boavista são muito ‘sui generis’, onde a presença o ‘safety-car’ é uma constante. No entanto, sempre muito interessantes para o público. Vamos tentar dar um bom espectáculo e atingir as nossas metas”, disse Francisco Guedes,

O programa do fim-de-semana vai ser vasto. Os treinos livres e qualificação estão previstos para Sexta-feira. A primeira corrida terá lugar às 16.45h de Sábadi e a segunda às 15.05 de Domingo.

publicado no site oficial do Autódromo do Algarve

Leia Mais

quarta-feira, junho 29

Troféu Ford Transit anima Circuito da Boavista

Extremely Fast Delivery’ é um dos lemas da iniciativa Ford Transit Trophy 2011, expressão que faz a ponte entre a habitual actividade inerente a este tipo de veículos comerciais e o potencial de velocidade, performance, animação e emoção retirados das Transit 260S 2.2TDCi, com que se disputa o troféu da Ford e da QF.

Por essa razão, a próxima jornada do Ford Transit Trophy 2011 irá realizar ‘entregas muito rápidas’ pelas avenidas da cidade do Porto, integrando-se no Circuito da Boavista, igualmente pontuável para o WTCC 2011.
À partida desta quarta jornada do ano, é a CAM Sport quem chega à “capital do Norte” como líder do pelotão, totalizando 55 pontos quer por equipas, quer nos pilotos, com José Pedro Leite, o seu piloto mais regular. A apenas 3 ‘magros’ pontos surge a formação da AutoRabal/Espoauto, depois da magnífica vitória de conjunto no extremamente disputado Circuito de Jarama (Espanha). Na 3ª posição surge a formação da Beta/ENI (48 pontos), que liderava antes da jornada madrilena, sob a ameaça directa da StockCar Megastore (42 pontos).

A inédita competição monomarca organizada pela Ford e pela Q&F terá, por isso, novo ponto alto nas avenidas que compõem este singular Circuito da Boavista, um traçado citadino de 4,8 quilómetros, estreito e que conjuga zonas rápidas com outras mais sinuosas, que decerto providenciará algumas das mais ‘acesas’ lutas pelas melhores pontuações entre as várias Transit que integram o pelotão.


Prevê-se que as grelhas de partida sejam, igualmente, ‘quentes’, com a presença das ‘pit babes’ da Ford.

Paddock’ Ford repleto de actividades
Enquanto as competições decorrem em pista, o ‘Transit Village’ da Ford irá ver-se animado com actividades variadas. Neste capítulo merece enorme destaque o espaço ‘Terra dos Sonhos’, da Organização de Solidariedade Portuguesa com o mesmo nome, numa associação de imagem promovida pela equipa M Coutinho Ibertal.

Recorde-se que esta equipa disputa, desde o início do ano, o Ford Transit Trophy ostentando na sua Transit todo o colorido da ‘Terra dos Sonhos’ (foto em cima), organização cuja principal actividade consiste na realização dos sonhos de crianças e jovens diagnosticados com doenças crónicas e/ou em estado avançado, crianças e jovens carenciadas e idosos. Com as suas acções, esta IPSS transmite mensagens de esperança a todos eles, na possibilidade de realização dos seus objectivos, independentemente de circunstâncias, condicionamentos e limitações inerentes à sua situação.

“A superação da impossibilidade através da criação da possibilidade é o resultado final pretendido” é um dos lemas da ‘Terra dos Sonhos’. Noutro âmbito destaquem-se ainda as restantes actividades inerentes ao ‘paddock’, nomeadamente a mega-festa musical “After Race Lounge Party”, que ali decorrerá a partir das 17:00 horas de sábado (dia 2), pouco tempo após o final das competições, prolongando-se pela noite dentro.

Os visitantes mais pequenos do espaço poderão divertir-se no ‘Transit Kids’, podendo ali realizar pinturas e outras brincadeiras, sob olhar atento de pessoal qualificado. No domingo, pouco antes do arranque da segunda corrida do Ford Transit Trophy, será o Pitts com as cores da Ford que dará um colorido especial aos céus do Porto, fruto das inúmeras e habituais acrobacias.

Relativamente ao programa competitivo desta 4ª jornada do ano do Ford Transit Trophy 2011, ele começa na manhã de 6ª Feira (1 Julho), com duas sessões de treinos livres, seguindo-se outros tantos treinos de qualificação, a meio da tarde. A primeira Corrida da Boavista disputa-se ao início da tarde de sábado e a segunda manga correr-se-á mais ou mesmo à mesma hora do dia seguinte, domingo (3 Julho).

publicado em JN Velocidade

Leia Mais

Armindo Araújo e Bernardo Sousa na Madeira?

Tal como anunciado na conferência de imprensa da passada segunda, a comissão organizadora do Rali Vinho Madeira tem estado em contacto com vários pilotos de forma a conseguir reunir uma boa lista de inscritos apesar da saída do evento do calendário do IRC.

Ontem, a equipa liderada por Paulo Fontes esteve em contacto tanto com Armindo Araújo como com Bernardo Sousa que, quase seguramente, estarão à partida da prova. Como o evento é disputado na semana seguinte à participação de ambos na Finlândia, nesta deslocação os pilotos portugueses no WRC deverão utilizar MINI JCW S2000 alugados para o efeito.

Mais complicada é a situação da Peugeot Sport Portugal. Bruno Magalhães é manifestamente um dos pilotos mais rápidos no asfalto local e já manifestou interesse em alinhar mas o orçamento da equipa prevê apenas a presença em oito provas do IRC, condição que o rali madeirense não cumpre este ano.

Com participações previstas e até inscrições já regularizadas, tanto a Skoda, com dois Fabia S2000 para Jan Kopecky e Freddy Loix, como Thierry Neuville e Bryan Bouffier deverão recuar nos seus propósitos e encontrar alternativas dentro do calendário do IRC para esta vinda a Portugal.

Também entre os pilotos que disputam o Europeu a situação não é brilhante. Michal Solowow garantiu em Ypres que não irá à ilha e tanto Luca Rossetti como Renato Travaglia ou Antonin Tlustak ainda não reuniram os apoios necessários para fazer face à onerosa viagem até à Pérola do Atlântico. Até agora, apenas o polaco Maciej Oleksowicz parece pronto a deslocar-se ao evento.

publicado em Autosport

Leia Mais

Ivo Nogueira vai à Madeira

Apesar da triste notícia da saída do Rali Vinho Madeira do IRC, já se começam a conhecer alguns nomes que estarão na região. Um dos pilotos continentais que estará na Madeira será Ivo Nogueira com o Citroen DS3 R3.

Ainda descobrindo todos os potenciais do DS3 R3, Ivo Nogueira já deu a saber que estará no Rali da Madeira apesar de não ser uma prova do CPR2. Em conversa com o Madeira-Ralis.com, o jovem piloto começou por dizer que “ o principal objectivo é fazer bastantes km´s com o carro em asfalto não pensando em qualquer tipo de resultado


O piloto que já mostrou muito potencial, quer com o antigo carro (Citroen C2) quer com este novo DS3 diz que “ trata-se de um rali completamente novo para mim, pelo que iremos dar o nosso melhor e sair da Madeira com um maior conhecimento do carro em asfalto para as próximas provas do CPR2”. Apesar da saída do Rali Vinho Madeira do IRC, Nogueira realçou que “ pela sua indiscutível qualidade terá um bom lote de inscritos e espero que num futuro próximo a organização consiga colocar a prova de novo no IRC”.

Sendo assim será a estreia do Citroen DS3 R3 nas estradas da Madeira e certamente o Ivo Nogueira será um dos grandes animadores na classe das duas rodas motrizes.

publicado em RallyMania

Leia Mais

Renault Track Show adiado para Setembro


Parece coincidência, mas o evento que publicitei ontem, foi adiado para Setembro. A razão evocada é um inesperado problema com o traçado do AIA.


Segundo uma informação no mural da Renault Portugal:
Renault Track-Show Algarve adiado para 10/11 de Setembro
Por razões alheias à Renault Portugal, a acção "Renault Track-Show Algarve" prevista para o próximo fim-de-semana foi adiada para os dias 10 e 11 de Setembro de 2011. Um inesperado problema com o traçado do Autódromo do Internacional do Algarve está na base desta decisão e uma ve...z que não estão reunidas as condições de segurança que a Renault julga como essenciais, o adiamento da acção surge como inevitável, até tendo em conta o prazo necessário para a execução de obras no asfalto. A Renault Portugal lamenta o sucedido e apresenta as sinceras desculpas aos membros que participaram no passatempo relacionado com o "Renault Track-Show Algarve". Ainda assim, os resultados do passatempo serão considerados como válidos, pelo que os membros vencedores serão automaticamente seleccionados para o dia 11 de Setembro. Refira-se que todos os participantes serão informados, ainda hoje (via correio electrónico) quanto ao resultado da votação.

Leia Mais

Mais 2 Super 2000 na Madeira

São mais dois nomes de relevo para o Rali Vinho Madeira: Maciej Oleksowicz e Antonin Tlustak ao volante de um Fiesta S2000 e de um Fabia S2000 respectivamente.

Esteve cá na região em 2009 abordo de um Citroen C2 S1600 tendo abandonado logo nas primeiras especiais. Falamos do checo Tlustak que agora tripula um Skoda Fabia S2000 estando actualmente no 4º posto do Campeonato da Europa de Ralis. O Checo disponibilizou no seu site oficial o calendário para esta época e a Madeira está nos planos, de modo a conquistar um bom resultado no Europeu.

Outro dos pilotos que está a disputar o Europeu e também tem noticiado no seu site oficial que virá ao Rali Vinho Madeira é Maciej Oleksowicz a bordo de um Ford Fiesta S2000. O Polaco encontra-se no 3º posto do campeonato e tem vindo a mostrar um andamento cada vez mais rápido o que antevê que mesmo com a saída do R.V.M. do IRC, não deixará de haver uma grande competitividade. Há algum tempo também falou-se da vinda de Luca Rossetti e também de Renato Travaglia à Madeira, aumentando ainda mais os inscritos com Super 2000 e certamente aparecerá muitos mais.

publicado em Madeira-Ralis

Leia Mais

terça-feira, junho 28

Slalom de Monchique misto

Marcado para 24 de Julho, o Slalom de Monchique, pontuável para o TRS, será disputado em pisos mistos de terra e asfalto.

A informação é avançada no site oficial do Clube Automóvel de Portimão e pode ser consultada AQUI.

Leia Mais

Renault Track Show no Algarve

Pilotar, sem estar refém do código da estrada… Sentir as emoções de uma gama desportiva que perfaz quase 1.000 cavalos de potência… Este é o sonho que a Renault vai proporcionar a mais de meio milhar de pessoas, entre clientes e membros das redes sociais da marca. O  Autódromo Internacional do Algarve vai ser o palco das acções.

As emoções vão ser da responsabilidade do Mégane R.S., Clio R.S. Gordini, Twingo R.S. Gordini e Laguna Coupé.
Segurança versus emoção… Duas expressões que até podem conviver em salutar harmonia. O Renault Track-Show é a prova disso mesmo. Uma acção da Renault que tem como objectivo proporcionar um dia de emoções fortes, em total segurança, a cerca de 600 pessoas, entre clientes e membros das redes sociais da marca. A receita é simples: três fins-de-semana e um total de seis dias nas três pistas nacionais com condições para a prática do automobilismo de velocidade; uma gama desportiva constituída pelo Mégane R.S., Clio Gordini, Twingo Gordini e Laguna Coupé e a abertura do semáforo verde para uma experiência que permanecerá na memória de todos os que participarem na iniciativa.

O “Renault Track-Show” disputa-se de Norte a Sul do país, durante três fins-de-semana: nos dias 9 e 10 de Abril disputou-se no Circuito do Estoril, nos dias 7 e 8 de Maio no Circuito de Braga e no próximo fim-de-semana, nos dias 2 e 3 de Julho, chega a vez do Autódromo do Algarve.

É grande o entusiasmo da comunidade “Renault Portugal” na página oficial no Facebook. Afinal, 26 anos depois de Ayrton Senna ter dado a primeira demonstração do seu inequívoco talento como piloto de Fórmula 1 – e logo aos comandos de um Lotus-Renault – cerca de 200 “comuns mortais”, entre eles alguns membros das redes sociais, vão ter o privilégio de percorrer o Autódromo do Algarve e sentirem as forças G conferidas pela passagem na parabólica baptizada com o nome do saudoso piloto brasileiro. Para isso vão contribuir os três modelos que a Renault vai disponibilizar: o Mégane R.S., o Twingo R.S. Gordini e o Clio R.S. Gordini, os dois últimos, em estreia a nível nacional (já participaram no Estoril e Braga).

No fundo, são quase 600 cavalos de potência que vão catapultar para um conjunto de emoções que serão difíceis de traduzir em palavras. Mas se o Mégane R.S., o Twingo R.S. Gordini e o Clio R.S. Gordini são os modelos que vão estar em pista, há outras actividades não menos interessantes associadas ao “Renault Track-Show”:

- Todos os convidados/seleccionados pela Renault Portugal que participem no evento vão poder fazer o baptismo de pista dos Renault em que se desloquem, independentemente do modelo ou ano, ou de serem proprietários ou utilizadores…
- Várias versões do Renault Laguna equipado com o sistema 4Control vão estar disponíveis para a prática de um exercício que comprova a impressionante e inigualável eficácia das quatro rodas direccionais;
- Modelos como o Renault Mégane Coupé e Mégane Sport Tourer vão estar disponíveis para efectuarem interessantes exercícios;

A Renault é uma marca dinâmica e entusiasta e esta é uma das muitas acções que, durante o ano, vamos desenvolver com o objectivo de estreitar a relação com os clientes e entusiastas da marca”, começa por esclarecer Ricardo Oliveira, director de comunicação e imagem da Renault Portugal. “A cerca de 600 pessoas, vamos proporcionar uma experiência que está longe de ser comum: pilotarem uma gama que é menos conhecida do grande público, mas que é unanimemente reconhecida pelos especialistas como referência no exclusivo segmento dos desportivos e logo nas pistas que já consagraram grandes nomes do automobilismo mundial e nacional. Ou seja, emoções fortes em total segurança, ou não fosse a segurança uma das principais preocupações da Renault”.
Todos os que queiram participar no “Renault Track-Show” devem consultar a página oficial da Renault Portugal no Facebook em http://www.facebook.com/RenaultPortugal

adaptado de RENAULT

Leia Mais

Bruno Costa Silva cumpre objetivos na Rampa de Bragança

Com nova vitória na Classe 2, 4º lugar na Categoria 1 e 8º lugar da classificação geral absoluta, a participação na Rampa de Bragança da equipa CGD Luxembourg/Honda Racing, com Bruno Costa Silva ao volante do Honda S2000, confirmou o bom momento que a equipa está a atravessar.

A boa performance comprovou o nível apresentado na Rampa da Falperra, mas a forte concorrência dos carros da Classe 3 (carros com cilindrada superior a 2000 cc), mais potentes e preparados do que o Honda S2000, impediram Bruno Costa Silva de ir ainda um pouco mais além na classificação da Categoria 1.

Apesar da diferença de argumentos, o carro apresenta ainda um enorme potencial de desenvolvimento que a equipa CGD Luxembourg / Honda Racing irá procurar explorar para aumentar a sua competitividade.

Texto e Foto:X2 Consulting

Leia Mais

segunda-feira, junho 27

Muitos participantes no convívio em Vila do Bispo

Foram muitas as equipas que responderam à chamada para o convívio Ricardo Teodósio / PackEmotions em Vila do Bispo no passado domingo. Entre elas, Pedro Lança, Luís Mota, Ana Santos, Orlando Bule, João Martins, Carlos Martins, Marco Gonçalves e Márcio Marreiros.

Aproveitando a pausa prolonagada do regional sul, algumas equipas responderam ao apelo lançado através do Facebook, e permitiram que a iniciativa fosse um sucesso.
Fique com uma galeria de imagens disponibilizadas através do Facebook, cortesia de Fernando Albano Mira d'Almeida.

GALERIA DE IMAGENS DO CONVÍVIO

Leia Mais

AIA perde apoios da autarquia

A Câmara Municipal de Portimão espera um ano difícil devido à crise. Cortes no pessoal e a redução em metade do investimento em eventos de verão e no apoio ao Autódromo Internacional do Algarve são medidas que o presidente Manuel da Luz revelou à Lusa.

A autarquia algarvia tem sido uma fiel apoiante da mega-infraestrutura gerida pela Parkalgar, mas de acordo com a agência noticiosa, o apoio anual ao Autódromo do Algarve, fixado em meio milhão de euros, cerca de 200 mil em publicidade e o restante em apoio directo a duas provas de velocidade, deverá cair em cerca de 40 por cento de acordo com o plano de saneamento financeiro entregue ao Tribunal de Contas para avaliação.

Em declarações à mesma fonte, o presidente afirmou também que "mega eventos" em Portimão vão ficar reservados para a passagem de ano e os eventos de Verão vão resumir-se àqueles com mais impacto no público e na economia local, mas nenhum deles tem conotações com o desporto automóvel.

publicado em Sportmotores

Leia Mais

Vinho Madeira fora do IRC

Já é oficial que o Rali Vinho Madeira deixa de fazer parte do IRC já a partir deste ano. A prova madeirense fica fora o IRC não só este ano, mas também em 2012.


Quem o garantiu foi Géraldine Filiol, directora da Eurosport Event’s, ao site oficial do IRC, explicando ainda os verdadeiros motivos da saída da prova madeirense do campeonato dedicado aos S2000.

"Os organizadores do Rali Vinho Madeira informaram-nos recentemente que não seriam capazes de honrar os termos do contrato com a Eurosport Events, nomeadamente a parte das obrigações financeiras. Isso criou uma série de dificuldades logísticas e operacionais, o que não estaríamos à espera de um promotor de eventos. Como resultado destas complicações decidimos remover o rali do nosso calendário deste ano e ainda de 2012, ano em que expirava o contracto... ".

Tomada a decisão de excluir a prova, as equipas oficiais e outras entidades foram logo informadas: "Todas as equipas, fabricantes, parceiros e fornecedores foram informados, logo que a situação se tornou clara, em um esforço para evitar despesas desnecessárias. Eles compreenderam e apoiaram a nossa decisão…" adiantou ainda a directora. Assim sendo, se a notícia da ausência em 2011 já era péssima, a confirmação de dois anos ausente será uma grande "machadada".

publicado em Supermotores

Leia Mais

domingo, junho 26

IRC - Loix vence Ypres. Bruno Magalhães abandona

Num rali que acabou por ser mais monótono do que inicialmente previsto, Freddy Loix levou o seu Skoda Fabia S2000 ao triunfo no Geko Ypres Rally, prova a contar para o Intercontinental Rally Challenge (IRC). Bruno Magalhães foi forçado a renunciar, já que o motor cedeu na segunda classificativa.


DIA 1 - RALI DE YPRES
O Geko Ypres Rally foi hoje para a estrada com menos um dos candidatos à vitória pois, Petr Starý, o navegador de Jan Kopecký, fraturou uma clavícula no acidente durante o shakedown.
Logo no troço de abertura, Thierry Neuville abandonou por ter ficado sem uma das suspensões e Andreas Mikkelsen, também abandonou devido a um despiste.
Com dois candidatos à vitória de fora, Freddy Loix dominou no primeiro dia do rally, vencendo todos os seis troços disputados que compunham a etapa.
Guy Wilks ocupou a segunda posição desde o inicio mas, já tem 36,7s de atraso e tem o local Pieter Tsjoen no encalço, a 17,4s do piloto britânico.
Bruno Magalhães começou o rally numa excelente quarta posição mas, o motor do Peugeot não quis colaborar, ficando o português sem hipóteses de pontuar na prova belga.
Bryan Bouffier começou bem no primeiro troço mas, acabaria por ter dois despistes em que teve muita sorte em não ter tido consequências graves. De qualquer forma, o francês ocupa a quarta posição a 4,8s de Tsjoen.
Sem experiência em viaturas S2000 mas, com dotes de condução já provados, o jovem holandês Hans Weijs Jr. ocupa a quinta posição a 1m20s de Loix, na frente de Bernd Casier e de Toni Gardemeister.
Fora das contas do IRC, o belga Patrick Snijers ocupa a oitava posição na estreia do novo Mini J.C.W S2000 turbo, com apenas 4 segundos de vantagem para Luca Rossetti (1º do ERC) que está em recuperação, depois de ter perdido tempo num troço em que o motor trabalhou apenas em 3 cilindros, quando ocupava a quarta posição.
Kevin Abbring Jr. (Citroën DS3) lidera confortavelmente nas duas rodas motrizes e Jonas Langenakens é o primeiro da produção, ao volante de um Mitsubishi.

DIA 2 - RALI DE YPRES
O segundo e último dia do Geko Ypres Rally, teve ausência de luta pela vitória mas, nos lugares secundários, até chegou a haver algumas disputas interessantes.
Freddy Loix ficou sem alguns adversários logo no inicio do rally e no segundo dia também. O belga limitou-se a gerir a enorme vantagem mas, sempre rápido e alcançou uma vitória fácil em mais Ypres Rally.
Bryan Bouffier ascendeu ao segundo lugar no 4º troço do dia, afastou-se de quem vinha atrás e manteve a mesma posição até ao final. Com este resultado, o piloto francês passou para a liderança do campeonato, com mais 7 pontos do que Freddy Loix.
Quando parecia estar encaminhado para terminar em terceiro, o local Pieter Tsjoen parou para verificar a pressão dos pneus mas, não reparou num pequeno poste e bateu nele, danificando o radiador e um resultado que era excelente.
Com o erro de Tsjoen, o holandês Hans Weijs Jr. e Bernd Casier, entraram numa luta ao segundo pela terceira posição mas, o belga acabaria por ficar sem direção assistida e depois abandonou com uma falha no alternador, deixando o jovem holandês sozinho no último lugar do pódio.
Mesmo com alguns problemas de travões mas, sem nunca cometer erros, o polaco Michal Solowow levou o seu Ford à quarta posição e foi o melhor nas contas do ERC.
Patrick Snijers perdeu a quarta posição a três troços do fim, quando se despistou antes da tomada de tempo e perdeu mais de 1 minuto e meio para regressar à estrada com a ajuda dos espectadores.
Guy Wilks tinha começado bem o dia ao manter a segunda posição mas, no quarto troço, o britânico furou dois pneus e perdeu mais de 5 minutos, caindo para 12º. No entanto, Wilks venceu alguns troços e recuperou notavelmente até sexto da geral mas, equivaleu a um quinto lugar no IRC pois, Snijers não pontuou por estar a conduzir um Mini.
Quando o piso estava seco, Karl Kruuda gostou muito da prova belga mas, o jovem estónio furou hoje por duas vezes no final de dois troços e foi ultrapassado na última especial por Guy Wilks.
Toni Gardemeister furou um pneu e perdeu mais de 3 minutos, caindo para 15º da geral. No entanto, o finlandês também recuperou bem e ainda terminou na oitava posição.
Luca Rossetti furou na primeira curva do mesmo troço em que Wilks e Gardemeister também furaram, perdendo também ele 3 minutos e algumas posições mas, conseguiu recuperar até à nona posição, na frente de Bernhard ten Brinque.
Apesar dos dois minutos de penalização, Jasper van der Hauvel recuperou e foi o melhor no IRC Production, com o seu Mitsubishi Lancer Evo 10 R4.
Kevin Abbring Jr, despistou-se e perdeu muitas posições, quando liderava nas duas rodas motrizes. Cedric Cherain passou para a frente mas, duru apenas dois troços pois, abandonaria em seguida e deixou a vitória nas mãos de Kris Princen, noutro Renault Megane RS.
Thierry Neuville regressou em super rally mas, voltou a arrancar outra suspensão novamente, no primeiro troço do dia mas, Andreas Mikkelsen, deu boa conta de si e venceu alguns troços.

BRUNO MAGALHÃES ABANDONOU
O arranque do rali belga foi prometedor para a dupla Bruno Magalhães e Paulo Grave, ao conseguirem terminar a primeira classificativa desta tarde no quarto lugar, entre 113 concorrentes, a 11 segundos de Freddy Loix, que corre em “casa”.
Mas Bruno Magalhães foi forçado a renunciar, já que o motor cedeu na segunda classificativa, o que constituiu uma forte desilusão para toda a equipa.
Bruno Magalhães: “Infelizmente nestes casos nada há a fazer. A verdade é que trabalhámos muito para este rali, quer sobre o sistema de notas, quer sobre o nosso desempenho no ano passado… chegámos aqui muito confiantes em conseguir um bom resultado. O início foi excelente, mostrámos velocidade logo na primeira especial, mas depois o motor cedeu. Foi um ‘balde de água fria’, mas nada podemos fazer.
As atenções da equipa viram-se, agora, para o SATA Rali Açores, prova que decorrerá em meados de Julho e onde Bruno Magalhães conseguiu, no ano passado, aquela que é a sua única vitória, até ao momento, no IRC.


Compilação de artigos de Ralis.Online

Leia Mais

sábado, junho 25

Ford Transit Trophy - Rampa da Falperra 2011 - TEAM FIAAL

Leia Mais

sexta-feira, junho 24

Convivio Ricardo Teodósio / PackEmotions

Os largos meses que distam entre a primeira e a segunda prova do Regional Sul foi um dos motivos que levou Ricardo Teodósio e uma empresa de organização de eventos algarvia, a levar por diante um dia de convivio de ralis.

Assim, no dia 26 de Junho (Domingo), entre as 9 horas da manhã e as 20 horas, vai ser fechado um troço, com cerca de 5 Kms, para que qualquer piloto possa testar a sua viatura em condições semelhantes a uma prova, existindo até cronometragem.

Está disponível um preparador de suspensões para ajudar a afinar as mesmas, enquanto Ricardo Teodósio também lá estará para ajudar ou tirar alguma duvida dos pilotos sobre os seus carros.

Mais informações basta contactar o 968 011 425.

Leia Mais

quinta-feira, junho 23

Ypres Rally com casa cheia

A próxima prova do IRC, Geko Ypres Rally vai para a estrada no próximo dia 24 e como vem sendo hábito apresenta uma lista de inscritos de grande nivel. Ao volante do seu Peugeot 207, Bruno Magalhães e Paulo Grave estarão na corrida e pretendem integrar o lote dos pilotos mais rápidos, a exemplo do ano passado, quando a equipa portuguesa foi sexta.

Com a junção nesta prova do IRC, ERC e Campeonato Belga de Ralis, o Ypres Rally apresenta, como quase sempre, uma lista de elevada qualidade. Além das principais figuras do IRC, que estarão todas presentes, os principais pilotos do ERC também marcarão presença.

Esta mistura acaba por ser bastante interessante pois trás para uma prova do IRC pilotos como Luca Rosseti ou Luca Betti que assim poderão medir forças com os homens do IRC.

O piloto português Bruno Magalhães também está de regresso ao IRC, depois de ter falhado a presença no Prime Yalta Rally.

A estrutura da prova divide-se por dois dias, com 6 especiais no primeiro dia a totalizar 97km ao cronometro, e um segundo dia muito duro e longo com 12 especiais e 200km ao cronometro

Principais inscritos:
1. Luca ROSSETI – Matteo CHIARCOSSI Abarth Grande Punto S2000
2. Bryan BOUFFIER – Xavier PANSERI Peugeot 207 S2000
3. Freddy LOIX – Frédéric MICLOTTE Skoda Fabia S2000
4. Giandemenico BASSO – Mitia DOTTA Proton Satria Neo S2000
5. Thierry NEUVILLE – Nicolas GILSOUL Peugeot 207 S2000
6. Andreas MIKKELSEN – Ola FLOENE Skoda Fabia S2000
7. Michal SOLOWOW – Maciak BARAN Ford Fiesta S2000
8. Pergunnar ANDERSSON – Emil AXELSSON Proton Satria NEO S2000
9. Antonin TLUSTAK – Jan SKALOUD Skoda Fabia S2000
10. Luca BETTI – Maurizio BARONE Peugeot 207 S2000
11. Maciej OLEKSOWICZ – Andrzej OBREBOWSKI Ford Fiesta S2000
12. Guy WILKS – Phil PUGH Peugeot 207 S2000
14. Jan KOPECKY – Petr STARY Skoda Fabia S2000
15. Toni GARDEMESITER – Tapio SUOMINEN Skoda Fabia S2000
16. Peter TSJOEN – Eddy CHEVAILLIER Peugeot 207 S2000
17. Bernd CASIER – Francis CAESEMAEKER Skoda Fabia S2000
18. Bruno MAGALHAES – Paulo GRAVE Peugeot 207 S2000
19. Hans WEIJS – Bjorn DEGANDT Skoda Fabia S2000
20. Pierre CAMPANA – Sabrina DE CASTELLI Peugeot 207 S2000
21. Melissa DEBACKERE – Cindy COKELAERE Peugeot 207 S2000
22. Julien MAURIN – Olivier URAL Ford Fiesta S2000


Programa:
Sexta, 24 de Junho
SS1 DIKKEBUS-WESTOUTER 1 15,02 km 16:38
SS2 MESEN-SAUVEGARDE 1 14,75 km 17:32
SS3 LANGEMARK 1 18,84 km 18:11

SS4 DIKKEBUS-WESTOUTER 2 15,02 km 20:02
SS5 MESEN-SAUVEGARDE 2 14,75 km 20:56
SS6 LANGEMARK 2 18,84 km 21:35

Sábado, 25 de Junho
SS7 PROVEN-VLETEREN 1 14,76 km 11:18
SS8 WATOU 1 12,33 km 11:40
SS9 HEUVELLAND 1 28,80 km 12:16

SS10 HOLLEBEKE 1 28,82 km 14:03
SS11 LILLE-EUROMETROPOLE 8,47 km 15:06
SS12 SHOW WASQUEHAL 1,88 km 15:38
SS13 KEMMELBERG 1 10,23 km 16:41

SS14 PROVEN-VLETEREN 2 14,76 km 18:27
SS15 WATOU 2 12,33 km 18:49
SS16 HEUVELLAND 2 28,80 km 19:26

SS17 HOLLEBEKE 2 28,82 km 21:13
SS18 KEMMELBERG 2 10,23 km 21:57

publicado em Rali Forum

Leia Mais

António Costa deixa de ser navegador de Bernardo Sousa


Bernardo Sousa vai ter um novo navegador já no próximo Rali da Finlândia, com Paulo Babo a passar a exercer as funções até aqui cumpridas por António Costa.

Para Bernardo Sousa, "esta é uma decisão do António que me cabe respeitar, tenho de lhe agradecer realçando o trabalho realizado até aqui, que esteve sempre ao melhor nível. A evolução de um piloto passa também pelo navegador que vai ao seu lado, e espero sinceramente que possa no futuro alcançar os seus objetivos com o rigor e competência que lhe reconheço. Foi um prazer correr ao lado dele."

Na hora da saída, as palavras de António Costa começaram por "agradecer o convite que me permitiu entrar no SWRC ao lado do Bernardo, agradecer a forma como me receberam na equipa, e toda a ajuda que me deram ao longo dos eventos que realizei para que os resultados tivessem surgido. Não existe qualquer tipo de mágoa na hora da saída, é uma opção pessoal, e fica sempre em aberto que estarei totalmente disponível para continuar a ajudar e colaborar com a equipa naquilo que for necessário no futuro."

O navegador de Bernardo Sousa será agora Paulo Babo, que regressa ao ativo depois de dois anos de paragem. Trata-se de um navegador com larga experiência que já navegou Bernardo Sousa no passado. No seu registo contam-se entre outras, 46 presenças em provas do Campeonato Português, tendo iniciado a sua carreira de navegador, em 1996. O próximo rali de Bernardo Sousa será o Rali da Finlândia de 28 a 30 de julho.

publicado em Autosport

Leia Mais

Kartódromo Internacional do Algarve com horário alargado no verão

O Kartódromo Internacional do Algarve, situado junto ao Autódromo do Algarve, anunciou que vai alargar o seu horário de funcionamento durante o verão.


Assim, nos próximos dias 23, 24 e 25 de junho, o recinto estará aberto até às 21:00 horas. Nos meses de julho e agosto, às sextas, sábados e domingos, o horário prolonga-se até às 23:00.

“Numa altura em que o Algarve recebe um sem número de visitantes nacionais e internacionais, o alargamento do horário de funcionamento visa chegar a todos os veraneantes que assim podem desfrutar das habituais idas à praia e ao final do dia ou noite viver uma experiência repleta de adrenalina no KIA”, refere-se em comunicado.

publicado em Região Sul

Leia Mais

quarta-feira, junho 22

Apresentação da MonchiConta RACING 2011

Decorre no próximo Sábado dia 25 pelas 21:00, no EME na Doca de Faro, a apresentação da equipa Monchiconta Raxing, que disputa o regional sul com um Peugeot 306 GTi.

Aproveitando o momento lançaram um passatempo;
"Queremos levar-te a passear.... alinhas?
Estaremos no EME para uma festa de Apresentação no próximo dia 25.
Aparece e ganha um CO-DRIVE num dos troços mais emocionantes do nosso Regional de Ralis.
Vem ter connosco, joga PS3 e ganha.... vamos levar os 5 mais rápidos!!!"

informação no Facebook, de Marco Gonçalves.

Leia Mais

RVM: Cortes orçamentais na edição 2011

A crise bate à porta de todos em Portugal e a 52ª edição do Rali Vinho da Madeira não é excepção. A prova que vai para a estrada entre 04 e 06 de Agosto sofreu um corte orçamental, em virtude dos apoios terem sido reduzidos, passando para cerca de 850 mil euros, segundo noticia a agência Lusa.

Um "budget" menor obrigará a organização da mais importante prova do calendário automobilístico da Madeira a cortar também nas despesas do evento pontuável para o IRC. A organização madeirense espera gastar menos 150 mil euros do que em 2010, segundo explicou o presidente da Comissão Organizadora, Paulo Fontes.

O Governo Regional da Madeira, principal patrocinador do evento há vários anos, apoiará a prova com 606 mil euros, um montante cinco por cento inferior em relação ao ano passado. A exemplo de outras provas motorizadas, a secretaria de Estado do Turismo, através do Turismo de Portugal, apoia o rali com 75 mil euros, no entanto, este é um patrocínio 25 por cento menor em relação à verba atribuída na edição passada.
publicado em Sportmotores

Leia Mais

terça-feira, junho 21

Ricardo Teodósio volta às vitórias nos Slalons

Dificilmente o regresso de Ricardo Teodósio ao Troféu de Slalom do Sul seria melhor, pois venceu categoricamente o Slalom do Parchal. Márcio Marreiros e Luis Nunes fecharam os lugares do pódio.


Decorreu no passado fim-de-semana o Slalom do Parchal, terceira prova do Troféu de Slalom do Sul. Contando com o regresso do vencedor da edição de 2010, Ricardo Teodósio em Mitsubishi Lancer EVO IV, este queria voltar a mostrar rapidez e acima de tudo espectáculo. Prometeu e cumpriu. Á ultima passagem efectuou o tempo de 1:50,782, sendo a manga mais rápida.
Márcio Marreiros, actual líder da competição foi o segundo classificado, mas a quase 9 segundos de Teodósio, desta feita com o Opel Corsa, o que lhe valeu a vitória na classe 2. Luís Nunes em Mitsubishi Lancer EVO VI, fechou o top3, ficando a 11,7 de Teodósio.
No regresso a Portugal, Rui Coimbra em Opel Corsa 1.6, ficou no quarto posto, na frente de Armando Barradas, que com um Peugeot 205 GTi foi o melhor da classe 3. Ana Santos ficou na sexta posição, seguida por Mário Jorge. Carlos Soares em Peugeot 207, venceu a classe 4 e acabou no oitavo posto. Tiago Nunes em Citroën AX foi o nono classificado e vencedor da classe 1. Valter Martins, Vítor Sousa e Nirce Araújo fecharam o lote de concorrentes que pontuaram no Slalom do Parchal.

CLASSIFICAÇÃO


classificação obtida através do Facebook de Luís Mesquita
imagem publicada no Facebook de Ana Paula Vieira
.

Leia Mais

Honda S2000 em Bragança

A equipa CGD Luxembourg / Honda Racing vai participar em mais uma prova do Campeonato de Portugal de Montanha, desta feita na Rampa de Bragança, que decorrerá no próximo dia 26 de Junho, onde se espera que a competitividade do Honda S2000 pilotado por Bruno Costa Silva se mantenha ao nível da registada na Rampa da Falperra.

Apesar de convictos do potencial do carro, o resultado alcançado logo na primeira prova do campeonato foi uma boa surpresa face à juventude do Honda S2000 e um bom tónico para a equipa e piloto enfrentarem a forte concorrência na Categoria 1 e, em particular, na classe até 2.000 cc.

press X2 Consulting

Leia Mais

segunda-feira, junho 20

Gago foi 3º e manteve a liderança do Troféu

Até podia ser bem mais interessante a luta pelo troféu no Rali Oliveira do Hospital, caso não tivessem sido anuladas três das sete especiais cronometradas.

Mesmo assim, não faltou emoção e Fábio Ribeiro estava no lugar certo quando se percebeu que o ultimo troço também seria anulado e percorrido apenas como ligação.
Desta forma o piloto da Marinha Grande somou a segunda vitória da época por apenas 3,3 segundos, passando para o comando da classificação a par de Diogo Gago que foi terceiro nesta prova.

Rui Garcia ficou com o segundo lugar e, ao vencer o maior numero de especiais, somou os pontos necessários para ficar mais perto na luta pelo título que se mantêm ao alcance dos quatro primeiros classificados no troféu.

Sérgio Vaz prometeu atacar, mas a sorte não esteve do seu lado, logo na primeira especial ( a sério) do dia de sábado não evitou um pequeno toque, perdeu algum tempo e, foi muito curto o rali para poder recuperar. Mesmo assim, o quarto lugar na frente de Alexandre Durão que perdeu alguns minutos com os dois furos, foi positivo para se manter no lote dos que sonham com a conquista do troféu.

Também Luís Pinto não evitou uma saída de estrada na segunda secção do rali, pondo um ponto final na prova que era do seu agrado, foi o único piloto a desistir.

A próxima prova é o Rali de Gondomar nos dias 10 e 11 de Setembro de 2011, dando início à reentrada nos ralis após os meses de verão, mantendo os pisos de terra como palco.

Classificação na Prova:
1º Fábio Ribeiro / Eurico Adão
2º Rui Garcia / Luís Sá
3º Diogo Gago / Jorge Carvalho
4º Sérgio Vaz / Rufino Silva
5º Alexandre Durão / Bruno Vilela
6º Luís Pinto / Ilberino Santos (Desistiu)

Vencedor do maior numero de Especiais:
Fábio Ribeiro - 2 Pts

Vencedor da ultima especial do Rali:
(Anulada)

Classificação no Troféu:
1º Diogo Gago 61 Pts
1º Fábio Ribeiro 61 Pts
3º Rui Garcia 54 Pts
4º Sérgio Vaz 50 Pts
5º Fernando Cardoso 27 Pts
6º Luís Pinto 18 Pts
7º Alexandre Durão 10 Pt
7º Ilberino Santos 10 Pts
8º Ricardo Neves 9 Pts
8º César Andresson 9 Pts
8º Jorge Ribeiro 9 Pts
12º João Sequeira 8 Pts
12º Cristiano Queiroga 8 Pts
14º Luís Ferreira Silva 7 Pts
15º Fernando Martins 1 Pt


publicado em RalisOnline

Leia Mais

domingo, junho 19

Bernardo Sousa termina em 2º do SWRC

Bernardo Sousa terminou na segunda posição entre os concorrentes do SWRC no Rali da Grécia, resultado que lhe permite ascender à terceira posição no campeonato. Depois de apostarem num ritmo que lhes permitisse passar incólumes pelas muitas armadilhas da prova grega, a dupla do Ford Fiesta S2000 manteve esta manhã a posição na derradeira etapa, conquistando igualmente um expressivo 11º lugar na classificação geral.


Com uma prova gerida de forma inteligente, o piloto do Team Quinta do Lorde conquista assim pontos preciosos para o SWRC, que lhe permitem ocupar agora a terceira posição absoluta, com 43 pontos, atrás de Martin Prokop e Juho Hanninen, que lidera a competição.

Numa prova extremamente dura, o Fiesta nunca apresentou problemas de maior, e a equipa mostrou saber manter-se longe das armadilhas desta prova, que são muitas, como se comprova pelas inúmeras 'vítimas' que fizeram ao longo dos três dias de rali.

Para o piloto "este resultado traduz uma boa estratégia da equipa, soubemos manter um bom ritmo competitivo e estar bem classificados no final, na busca pelos pontos do SWRC que é o meu único objetivo. Vamos subir na classificação geral e quero manter-me atento aos nossos adversários, e vou manter o empenho para os próximos ralis."

"A prova foi extremamente dura, é quase inacreditável como conseguimos passar sem grandes problemas, exigiu muito trabalho e concentração, mas o prémio que agora recebemos faz esquecer os momentos complicados. Dedico este resultado a todos os adeptos que nos apoiam e nos fazem chegar muitas mensagens de motivação, bem como aos principais parceiros do projeto, pela confiança que nos deram, e que espero estar a retribuir com mais resultados."

"Estou pessoalmente muito satisfeito com a minha equipa de assistência, baseada numa equipa totalmente portuguesa e que está a dar mostras de grande competência para enfrentarmos este enorme desafio que é o Campeonato do Mundo de Ralis e para eles vai também o meu agradecimento por estarem à altura das exigências, e com um rali como este, tão duro, até superam as expectativas." O próximo rali de Bernardo Sousa será o Rali da Finlândia de 28 a 30 de Julho.

publicado em AUTOSPORT
CRÓNICA DIA 3 - RALI DA GRÉCIA

Sébastien Ogier venceu o Rali da Grécia após uma batalha ao décimo de segundo com o seu companheiro de equipa na Citroen Racing, Sébastien Loeb, ficando cada vez mais claro que o heptacampeão do mundo vai ter muito que fazer para assegurar o seu oitavo título mundial.

Ogier começou este rali com muitas cautelas, mas a pouco e pouco foi-se chegando aos lugares da frente, acabando por ser ele o grande perseguidor de Petter Solberg, que acabou por ceder à pressão do francês na tarde do segundo dia de prova. No final do dia, não quis ser líder, cedendo a posição a Loeb com o qual se bateu metro a metro nas especiais de hoje. O facto de ter 'obrigado' Loeb a partir na frente, poderá ter sido absolutamente decisivo, já que a margem final entre ambos se cifrou em apenas 10 segundos.

Para Loeb, este segundo lugar foi o 100º pódio da sua carreira, numa prova em que abriu a estrada no primeiro e último dia de prova, com o próprio Loeb a revelar que foi o mais rápido durante o rali, mas a desvantagem de abrir a estrada em dois dias foi decisiva no resultado final.

Hirvonen ainda tentou

Petter Solberg acabou por cair para quarto, enquanto Mikko Hirvonen ainda tentou chegar-se aos homens da frente no último dia, mas o melhor que conseguiu foi ficar apenas a três segundos de Loeb. O seu companheiro de equipa, Jari-Matti Latvala ficou com o seu rali estragado quando perdeu mais de 10 minutos com problemas no turbo do Ford Fiesta WRC, logo no primeiro dia de prova, não conseguindo melhor que o nono posto final. Pelo meio, venceu sete troços.

Henning Solberg e Matthew Wilson completaram o top seis, enquanto Evgeny Novikov e Mads Ostberg tiveram muitos problemas nesta prova, 'necessitando do 'superally' para regressarem à corrida no sábado, depois de terem tido problemas com a suspensão.

Juho Hanninen venceu o SWRC e agora lidera a competição, o mesmo acontecendo com o Intercontinental Rally Challenge. Um piloto, dois campeonatos! Atrás de si ficou classificado Bernardo Sousa, em mais um excelente resultado na competição reservada aos S2000.

publicado em Autosport

Leia Mais

Bruno Magalhães desiste em Ourense

Bruno Magalhães não foi feliz na sua presente em Espanha no Rali de Ourense . "O objectivo era apenas fazer quilómetros, surgiu a oportunidade e achei boa ideia. O carro era da AR Vidal.


as coisas correram mal pois logo no inicio do 1º troço, passado muito pouco da partida, parti o veio longitudinal. Ainda fiz esse troço e mais um mas não deu para continuar. "Queria fazer kms mas infelizmente nao foi possível", disse o piloto português.

informação RalisOnline

Leia Mais

sábado, junho 18

Oliveira do Hospital foi talisma para Luís Mota

Uma vez mais fica comprovado o sucesso do Open de Ralis. Muita luta, muitas trocas de posição, cinco líderes, incerteza até final e 0,5 segundos separaram os dois primeiros. Luís Mota volta às vitórias no Open e Diogo Gago foi 3º nos Fastbravo.



CRÓNICA DA PROVA - RALISONLINE
O Rali de Oliveira do Hospital foi uma prova extremamente confusa e com demasiadas incidências, apesar de desportivamente ter terminando com muita emoção e competitividade.

Luís Mota voltou às vitórias na terra, num tipo de piso de que gosta particularmente, sendo a primeira da temporada. O piloto do Cartaxo chegou a estar a 13 segundos da liderança, mas devido a muitas circunstâncias e a um maior ritmo que imprimiu, acabou por liderar toda a derradeira secção.

Porém, a vitória de Mota não foi fácil, já que Armindo Neves também viu que tinha uma chances de vencer, e ainda arriscou no derradeiro troço, para terminar a meio segundo do primeiro lugar, naquela que foi a sua melhor prestação e classificação da temporada.

António Rodrigues sai de Oliveira com um fabuloso terceiro lugar. Lutou contra os 4x4 e terminar no pódio é uma vitória para o piloto, que agora se destaca ainda mais na liderança do Open, competição que dificilmente perderá.

Dos pilotos que ganharam troços e/ou lideraram o rali, destaque para Fernando Peres que começou com um pião na super-especial, por um furo e por uma penalização, para terminar o rali muito devagar quando a protecção do carter se soltou.

Paulo Correia também se atrasou depois de ter passado pela liderança do rali e Raúl Aguiar viria a desistir depois da transmissão ceder, quando também ele passou pela lideranã da prova.

Destaque, pela negativa, para o despiste de Daniel Nunes, logo no início da segundo especial, que obrigou o piloto a desistir como ainda atrasou muito a prova.

Sempre cauteloso na sua estreia com um 4x4 em terra, Renato Pita fez aquo que tinha planeado. Adaptou-se ao carro e à sua condução em terra, conseguiu um excelente 4º lugar e mantém-se em segundo lugar do Open sendo o principal opositor de Rodrigues.

Diogo Salvi teve muitas dificuldades em adaptar-se à conduçãoo do Lancer em troços tão escorregadios ficando no quinto lugar.

Prestação exemplar teve João Ruivo. Foi o mais competitivo de todos entre os concorrentes do Modelstand, vencendo e convencendo nesta competição.

No derradeiro troço Gil Antunes conseguiu superar Manuel Inácio, numa luta directa pelo segundo lugar no Modelstand, mas com este terceiro lugar Inácio ainda se consegue manter na liderança desta competição.

Excelentes indicardores deu Carlos Fernandes, fazendo a sua estreia na terra, conseguindo obter o 4º lugar no Modelstand.

LÍDERES DO RALI:
Daniel Nunes (Pec 1); Paulo Correia (Pec 2); Fernando Peres (Pec 3); Raúl Aguiar (Pec 4); Luís Mota Mota (Pec 5 a 7)
VENCEDORES DE TROÇOS:
Daniel Nunes (1); António Rodrigues (1); Fernando Peres (3); Paulo Correia (1); Armindo Neves (1)

CLASSIFICAÇÃO FINAL (link)
1º Luís Mota / Alexandre Ramos – Mitsubishi Lancer Evo IV 55m01,7s
2º Armindo Neves / Bernardo Gusmão – Mitsubishi Lanver Evo VII a 0,5s
3º António Rodrigues / Jorge Carvalho – Peugeot 206 GTi a 40,8s
4º Renato Pita / José Janela – Mitsubishi Lancer Evo VII a 43,2s
5º Diogo Salvi / Luís Caveleiro – Mitsubishi Lancer Evo VI a 1m12,1s
6º João Ruivo / João Peixoto – Peugeot 206 GTi a 1m23,9s
7º Gil Antunes / Sandra Ramos – Peugeot 206 GTi a 2m01,0s
8º Manuel Inácio / Fábrio Vasquez – Peugeot 206 GTi a 2m08,5s

PILOTO DE RALI
Luís Mota
MOMENTO DO RALI
Problemas de Peres e desistência de Daniel Nunes
MENOS DO RALI
Muitos desistentes e muitos atrasos

publicado em RalisOnline

Leia Mais

Bernardo seguro na vice-liderança do SWRC. Armindo abandona

Segundo dia de prova do Rali da Grécia, e sortes diferentes para os pilotos portugueses. Bernardo Sousa continua a sua caminhada rumo a mais um pódio no SWRC, ascendendo ao segundo posto depois do até então líder, Ott Tanal, ter "virado o bote". Armindo Araújo voltou a ter problemas com o Mini JCW WRC, e ficou pelo caminho com avaria eléctrica.

Bernardo Sousa tem estado em grande nível ao longo de toda a prova, conseguindo hoje chegar a uma posição dentro do top 10 (é o nono) e segurando de forma capaz o segundo lugar entre os concorrentes do SWRC, embora longe de Hanninen. O piloto madeirense não quer desviar-se do seu objetivo de chegar ao final da prova e amealhar mais pontos importantes na tabela, tendo relatado um pequeno susto: "A nossa estratégia está a dar frutos e estamos perto do final do segundo dia de prova. Mas perto do final do troço [SS12] numa parte muito irregular, caímos para uma valeta, penso que ainda acertámos numa árvore ou coisa parecida. Agora vamos para o parque de assistência, preparar-nos para o último troço e ter um dia descansado amanhã. Os pilotos que estão à nossa frente vão muito rápido para mim, por isso vamos manter o nosso ritmo porque este resultado é muito bom para nós.

Quanto a Armindo Araújo, o piloto do MINI WRC viu-se forçado a abandonar na sequência de problemas elétricos com o seu carro na décima especial quando tentava recuperar algumas posições depois do problema no final da etapa de ontem. Contudo, os problemas do MINI revelaram-se demasiado gravosos para serem reparados, com Armindo a encerrar a sua participação no rali.

WRC - OIGIER ASCENDE À LIDERANÇA
À entrada desta segunda etapa do Rali da Acrópole, na Grécia, Petter Solberg sabia que os mais de 50 segundos que levava de vantagem poderiam não ser suficientes para se manter na frente da prova. E o desenrolar das especiais provou isso mesmo, com os pilotos oficiais da Citroën, sobretudo Sébastien Ogier, o novo líder da competição, a mostrarem grande rapidez.
A braços com a tarefa de limpar os difíceis troços gregos, Solberg viu-se ultrapassado por Ogier logo na primeira das três especiais que compunham a segunda ronda de passagens, para na seguinte ser a vez de Sébastien Loeb saltar para o segundo posto. O piloto norueguês tentou minimizar os danos nas duas últimas classificativas da tarde, algo que conseguiu de certo modo: "a terra estava muito solta. Não posso forçar mais. Os dois últimos troços deixaram-me de rastos. Não quero perder muito mais tempo para o Ogier por causa de amanhã", referiu Solberg aos microfones da World Rally Radio. Mas nem tudo é mau para Solberg, além do facto de amanhã não ter de ser o primeiro na estrada, poderá ser 'ajudado' pelo facto de ser o primeiro na estrada no troço noturno que falta para encerrar a segunda etapa, já que os carros que seguirão atrás de si poderão ter problemas com o pó.

Por outro lado, Ogier mostrava-se satisfeito com a sua prestação, mesmo se demonstre estar bem ciente de que uma vantagem de apenas 15,1 segundos sobre o seu colega de equipa, Loeb, pode não ser suficiente: "Ainda temos de aumentar a nossa liderança na última classificativa", referiu. Solberg está, então, na terceira posição, a 22,6 segundos, enquanto Mikko Hirvonen mantém-se no quarto posto aos comandos do Ford, não conseguindo replicar o andamento dos dois Citroën DS3 WRC oficiais.

Henning Solberg (Stobart Ford) é o quinto, já a mais de três minutos do finlandês, e tem atrás de si o seu companheiro de equipa Matthew Wilson. Kimi Raikkonen tem levado o seu Citroën a bom porto nos complicados pisos da Grécia, ocupando o sétimo lugar da geral, na frente de Juho Hanninen, líder incontestado dos SWRC.

A etapa de hoje fica concluída com a realização de uma especial noturna, a qual de acordo com Mads Ostberg, piloto da Stobart, "deverá estar bastante escura"...


publicado em Autosport

Leia Mais

João Sarmento estreia Celica 4WD

Foi ao final da tarde desta quinta-feira que a dupla João Sarmento/Jorge Franco deu a conhecer a máquina com que espera correr as restantes provas da época terceirense: O Toyota Celica 4WD, da categoria VSH.

Depois de algumas provas com um pequeno Suzuki Swift, o jovem piloto aposta assim “num carro feito essencialmente para a terra, mas sendo que será no asfalto este período de habituação com a nova máquina”, referiu num agradável convívio com amigos e patrocinadores.

Apostado “num bom resultado, mas essencialmente em conhecer o carro”, Sarmento espera “ter apoios para correr todas as provas da taça de ralis do grupo central até ao fim do ano, pois tenho muita curiosidade em ver do que seremos capazes na terra”, adiantou.

A equipa aproveitou para “agradecer as várias ajudas recebidas”, prometendo “um andamento vivo, mas cuidadoso o suficiente para ir progredindo na condução do Celica”, concluíram.

porto das pipas PRESS

Nota adicional: Esta viatura disputou nos últimos anos algumas provas do regional sul e Challenge de Ralis, tripulada pelo Jorge Baptista.

Leia Mais

sexta-feira, junho 17

Bernardo Sousa no pódio, e Armindo com problemas

A prova grega do WRC conta com dois portugueses. Armindo Araújo que participa na segunda prova com o Mini WRC, e Bernardo Sousa que leva o Fiesta S2000 com nova motorização. Para já, o madeirense tem mais motivos para sorrir pois está no pódio do SWRC.


Bernardo Sousa (Ford Fiesta S2000) tem estado em muito boa forma na prova grega, terminando este primeiro dia na terceira posição dos carros S2000, o que deixa o piloto satisfeito: "O nosso plano era chegar ao fim da prova e continua a ser o mesmo. Mas nunca sabemos ser lentos e por isso estamos numa boa posição, com bom ritmo mas a tentar manter o carro inteiro. Queremos manter esta posição, estamos satisfeitos", afirmou.

Por seu turno, a prova de Armindo Araújo estava a ser igualmente bastante positiva, com o português a chegar mesmo a ocupar a décima posição da geral até que na derradeira classificativa do dia uma jante partida fê-lo parar para trocar o pneu e com isso perder bastante tempo: "Partimos uma jante, que ficou destruída e parámos para mudar o pneu. De início pensei que fosse um braço da suspensão, mas depois vimos que era apenas uma jante partida e pudemos chegar ao final". Com os seus problemas, Araújo desceu para o 16º posto da geral, a 3m44s do 15º, que é Gassner Jr.

FILME DA PROVA DIA 1
Foi um dia quase perfeito para Petter Solberg: o piloto do Citroën DS3 WRC chega ao final da primeira etapa com quase um minuto de vantagem sobre os demais adversários. Com efeito, muito dificilmente o piloto norueguês acreditaria no início desta manhã que conseguiria deter tamanha vantagem após as primeiras seis especiais do rali.

Tirando partido de ser o quinto na estrada para este primeiro dia, Solberg partiu ao ataque logo de manhã, conseguindo no segundo troço do dia uma prestação que foi demolidora: 19,8 segundos de vantagem sobre Jari-Matti Latvala. Da parte da tarde, foi ampliando esse registo e, com os problemas de Latvala e com as jogadas táticas dos outros pilotos, viu-se na frente com 51,6 segundos de distância sobre Sébastien Loeb. E isso surpreendeu até o próprio piloto, que esperava ter perdido muito tempo depois de ficar preso muito tempo atrás do lento Ford de Latvala, mudando o seu estado de espírito de forma evidente.

"Estive muito tempo atrás do Latvala e foi muito mau. De certeza que perdi muito tempo atrás dele", começou por dizer aos microfones da World Rally Radio, visivelmente irritado, antes de ser alertado de que tinha, afinal, mais de 50 segundos de avanço. "Tenho 51 segundos de avanço? ["Os outros abrandaram", elucidou o repórter] Porque é que fizeram isso? Com isso estou satisfeito", concluiu Solberg, notoriamente o mais forte hoje.

Para Latvala, o azar parece não dar tréguas, com o piloto a voltar a ser afetado por problemas no seu Ford Fiesta WRC, desta feita com problemas de diferencial: "No caminho para o início do troço havia um caminho de terra e ao passar da estrada de asfalto para a terra pude sentir o diferencial a falhar. Pensei que era o traseiro, mas afinal era na frente. Não tivemos tempo para fazer nada pelo que simplesmente tivemos de ir. Cumprimos o troço apenas com tração traseira", explicou o finlandês, uma vez mais bastante desapontado.
Com isso, Sébastien Loeb chegou ao segundo posto, numa prova em que teve a desagradável tarefa de 'limpar' as estradas e ainda um furo na penúltima especial. Ainda assim, o piloto esperava poder ficar com o terceiro posto, mas o tempo perdido por Mikko Hirvonen (Ford) no último troço fê-lo subir para segundo, apenas 3,6 segundos da frente do finlandês. Igualmente na luta está Sébastien Ogier (Citroën), encontrando-se o jovem francês na quarta posição a 1,9 segundos de Hirvonen.

Depois, 46 segundos separam Ogier do quinto, que é Henning Solberg (Stobart Ford) a conseguir hoje uma prova bastante interessante e a efetuar tempos não muito longe dos melhores, enquanto o seu companheiro de equipa Matthew Wilson é o sexto.

Problema atrasa Araújo; Sousa no pódio dos SWRC

O sétimo melhor é Ott Tanak, que lidera a classificação entre os SWRC, com uma prova de alto nível, enquanto Latvala caiu para o oitavo posto com os seus problemas, com Juho Hanninen e Kimi Raikkonen a encerrarem o leque dos dez melhores

1. P. SOLBERG 1:39:24.2
2. S. LOEB +51.6
3. M. HIRVONEN +55.3
4. S. OGIER +57.2
5. H. SOLBERG +1:43.2
6. M. WILSON +2:27.7
7. O. TÄNAK +3:32.4
8. J. LATVALA +3:55.0
9. J. HANNINEN +4:01.6
10. K. RÄIKKÖNEN +4:04.7
11. B. SOUSA +5:06.2
12. D. KUIPERS +5:49.2
13. E. BRYNILDSEN +5:55.3
14. F. TURÁN +6:44.9
15. H. GASSNER JR +6:47.4
16. A. ARAÚJO +10:31.4

publicado em Autosport

Leia Mais

McLaren faz teste de 24 horas no Algarve



Álvaro Parente, a McLaren Automotive e a CRS Racing vão organizar este mês um teste de 24 horas no Autódromo Internacional do Algarve.

Este teste de desenvolvimento, em que o piloto português Álvaro Parente vai ser com certeza um dos intervenientes, será crucial para a McLaren decidir se vai ou não tomar parte das 24 horas de Spa-Francorchamps no próximo mês de Julho. O construtor inglês quer entrar com o pé direito na competição automóvel e está a fazer uma avaliação cuidada antes de tomar uma decisão definitiva, decisão essa que será apenas tomada após o teste de Portimão.

Em Maio, a McLaren Racing esteve a testar também no Autódromo Internacional do Algarve, mas os resultados não foram tão positivos que a equipa adiou a estreia no Blancpain Endurance Series. O MP4-12C GT3 seria publicamente visto pela primeira vez em vista na ronda de Navarra, a disputar a 22 de Maio. Contudo, os testes na pista algarvia revelaram que o McLaren ainda não estava pronto para enfrentar os seus rivais, tendo os planos para a estreia sido adiados sem direito a comunicado de imprensa.

Para preparar a clássica de resistência das Ardenas, McLaren considera também participar na prova do Campeonato Britânico de GT em Spa, no início de Julho, tendo para isso pedido que aval especial para Oliver Turvey e Parente possam ser aceites na prova. Ambos os pilotos são considerados "profissionais" aos olhos do campeonato, precisando de uma autorização especial para serem aceites à partida.

A McLaren planeia construir 40 modelos de competição que serão vendidos por cerca de 350,000 Euros cada a partir de 2012. Recorde-se que Martin Whitmarsh, o responsável por parte da estrutura edificada por Bruce McLaren e por Ron Dennis, disse à imprensa britânica que será inevitável ver o novo carro nas 24 horas de Le Mans, apesar deste ter sido construído a pensar na categoria GT3, categoria que não tem espaço na clássica francesa. O construtor inglês está também a avaliar a entrada no mundial FIA GT1.

publicado em Sportmotores

Leia Mais

quinta-feira, junho 16

Karl Kruda com Madeira em vista

Depois de ter participado no Rali da Ucrânia, prova pontuável para o IRC, Karl Kruda fez saber que pretender disputar mais algumas provas neste campeonato. Apesar de ainda não haver um programa confirmado, é público que o jovem piloto estónio inclui na sua lista de provas pretendidas o Rali Vinho Madeira, uma prova completamente desconhecida mas que atraiu a sua atenção.

Dentro de algumas semanas, muito provavelmente depois do Rali de Ypres, Kruda deverá anunciar a sua presença ou não na prova madeirense, pois o resultado na prova belga poderá ser decisiva.

publicado em RalisMadeira

Leia Mais

Yser Racing Team apadrinha a inauguração do Off Road Park no Algarve

Os membros da Yser Racing Team, equipa tri-campeã nacional de Todo-o-Terreno, foram convidados de honra para o evento que serviu de inauguração ao mais recente espaço de eleição no panorama do desporto motorizado português: o Off Road Park do Algarve.

Juntamente com outras figuras ilustres do meio, Filipe Campos, Jaime Baptista e Joana Sotto-Mayor abrilhantaram uma festa que proporcionou emoções inesquecíveis a alguns dos presentes.
Tendo como pano de fundo um recinto que, dentro em breve, se poderá vir a tornar num autêntico santuário desta modalidade, Filipe Campos aproveitou a disponibilidade do seu BMW X3 CC e promoveu uma acção de co-drives com alguns dos jornalistas que se deslocaram até ao Sul do país para efectuar a cobertura deste evento. Ainda que por escassos momentos, estes privilegiados tiveram a oportunidade de sentir alguma da adrenalina vivida em dias de prova.
O circuito de Portimão não criou quaisquer dificuldades à condução do experiente piloto da Yser Racing Team e, no final do dia, era notória a satisfação não só pela criação de mais um espaço propício à prática do TT como também pela possibilidade de voltar a estar ao volante do seu habitual carro de competição.
“É muito importante para o desporto motorizado, e em particular para o TT, que se continue a investir em espaços que permitam a prática deste desporto. Estou muito satisfeito por ter sido convidado para este evento e faço questão de apoiar todas as iniciativas deste género. Até porque tive a possibilidade de conduzir o meu carro e acabei por juntar o útil ao agradável”, sublinhou Filipe Campos, tetracampeão
nacional de Todo-o-Terreno.

João Santos / Tiago Santos
pressdirecto.com

Leia Mais

Fotos do Rali de Santa Cruz

Veja a galeria de imagens do Rali de Santa Cruz, prova do Campeonato da Madeira de Ralis, que foi ganha pela equipa Vitor Sá/Pedro Calado em Peugeot 207 S2000.


As fotos são da autoria do Nélio Esteves, e podem ser vistas AQUI.

Leia Mais

quarta-feira, junho 15

Slalom do Parchal este fim-de-semana

Disputa-se este fim-de-semana a terceira prova do Troféu de Slalom do Sul. Desta vez, o palco será o Parchal, com a acção a decorrer próximo do Pavilhão do Arade, com início previsto para a primeira maga para as 19:30.

Márcio Marreiros aparece como favorito, depois das vitórias nas provas que antecederam, em Portimão e Alvor. Luís Nunes, que desta vez tem honras de figurar no cartaz, é o segundo classificado, também em Mitsubishi Lancer, fruto de dois segundos lugares. No terceiro posto José Martins, que é o melhor representante das duas rodas motrizes.

Leia Mais

Off Road Park inaugurado no Autódromo do Algarve

O Autódromo Internacional do Algarve inaugurou hoje o Off Road Park, a pista de Todo-o-terreno que será uma valência complementar do Algarve Motor Park que se junta às já existentes: pista principal, Kartódromo Internacional do Algarve, Parque Tecnológico, Central Fotovoltaica, Zona Comercial, Hotel e Apartamentos Vista do Falcão.


A abertura foi feita oficialmente pelo Presidente da Câmara de Portimão, Dr. Manuel da Luz que se sentou ao lado de Filipe Campos, Campeão Nacional de TT, no BMW X3 CC e inaugurou o Off Road Park.

A pista foi construída numa área total de 317.000 m2, tem aproximadamente cinco quilómetros e faz parte do projecto Algarve Motor Park desde que foi idealizado. Paulo Pinheiro, não escondia a satisfação por ter já, cerca de 80% do projecto AMP concluído: "Inauguramos hoje uma parte importante da Pista de Todo-o-terreno. Numa segunda fase vamos concluir o resto do percurso que terá uma vertente mais ‘trialante’. A conclusão desta pista é o culminar de todas as vertentes desportivas do automobilismo e motociclismo. O Algarve Motor Park é certamente um local privilegiado para todo o tipo de testes, pois temos capacidade de resposta para todo o tipo de utilização. Em 2008 inaugurámos a pista principal, em 2009 a Racing School, em 2010 o Kartódromo e este ano o Off Road Park. Cumprimos para já todos os objectivos traçados, faltando apenas a conclusão do Parque Tecnológico", explicou Paulo Pinheiro, administrador da Parkalgar.

Manuel da Luz, Presidente da Câmara de Portimão salientou o empreendedorismo de Paulo Pinheiro, o mentor de todas as estruturas do Algarve Motor Park: "Esta infra-estrutura e o Eng. Paulo Pinheiro são um ‘case study’ de sucesso. Devíamos ter mais projectos e pessoas assim, pois certamente que teríamos um região e um país melhor sucedido. O que foi feito no Algarve Motor Park é um exemplo de empreendedorismo e valoriza o Algarve mas também Portugal. É uma mais-valia que vem completar a oferta turística da região. Estamos muito satisfeitos e orgulhosos com o resultado final", referiu minutos antes de entrar no BMW X3 CC de Filipe Campos: "Estou impressionado com a segurança que o Filipe e o carro transmitem. Gostei bastante da experiência. Recomendo", disse.

Filipe Campos, o actual Campeão Nacional de TT em título e ficou surpreendido com a pista: "O traçado é extremamente interessante e desafiante. Apetece continuar e continuar. É uma estrutura muito importante pois não há pistas assim em Portugal. O facto de o ‘layout’ respeitar os declives naturais do terreno torna tudo ainda mais aliciante. Fiquei surpreendido pela positiva", referiu.

Ruben Faria, piloto oficial da KTM, um dos portugueses com mais experiência no Dakar esteve igualmente em acção: "Gostei bastante desta pista. É extremamente interessante e nada monótona. Não temos em Portugal uma estrutura que ofereça estas condições. É uma mais-valia para o Todo-o-terreno nacional mas não só", disse o piloto algarvio.

O Algarve Motor Park conclui assim mais uma valência importante do seu projecto inicial.

publicado em Supermotores

Leia Mais

Algarve Historic Festival: 300 concorrentes inscritos

Mais de 300 concorrentes, 20 categorias, 21 corridas e duas provas de Campeonatos FIA, eis os números da 3ª edição do Algarve Historic Festival que decorre no AIA, entre 20 e 23 de Outubro.

Trata-se de um dos cinco maiores Historic Festivals da Europa e o maior da Península Ibérica e inclui 187 concorrentes da 59ª Coppa InterEuropa, em Monza.

Depois do sucesso do regresso dos "single seaters" no Portimão Classics, após 18 anos de ausência das pistas portuguesas, e das conversações mantidas durante a Coppa InterEuropa, em Monza, a organização do AHF confirma que terá em Portimão duas emocionantes provas da Single Seaters Series e das Fórmulas 2 e 3.

Por sugestão dos respectivos coordenadores ingleses, franceses e italianos foi decidido juntar em duas grelhas mais do que uma categoria de monopostos, como tem sido feito várias vezes em provas clássicas na Grã-Bretanha e em, França. Assim, na Single Seaters Series correrão os Fórmula Ford, Vê e possivelmente os 1430 espanhóis.

Segundo a organização, “a melhor notícia desta prova – com duas corridas de 25 minutos – é o interesse que os preparadores e pilotos britânicos mostraram em correr no AIA, uma pista que tem uma áurea fabulosa no estrangeiro devido ao seu traçado muito desafiante e invulgar nestes dias de circuitos permanentes de bitola Tilke…

Por outro lado, e ao contrário do que, por exemplo, aconteceu no Porto ou no AIA nos dois últimos anos, em que as suas corridas não contaram para qualquer campeonato, a Fórmula Júnior fará no AHF a última etapa do Troféu FIA Lurani deste ano. Por isso espera-se um grid mais repleto.

Todas as demais categorias estão confirmadas, com a cabeça de cartaz que será de novo a prova dupla de Fórmulas 1 Históricos a competir para o Campeonato FIA na sua penúltima prova, já este ano decorre em Jarama a derradeira etapa no fim de semana seguinte ao de Portimão.

Grande atracção serão os Grupos C-GTP – carros que correram até 1990 em Le Mans e outras provas do Campeonato de Marcas e cujos protótipos, como o Mercedes-Sauber C11, são, inclusive, mais rápidos que os F1, graças aos seus motores que chegam aos 1000 cavalos.

A nova categoria de Turismos dos Grupos 1, 2 e A até 1984, estreia-se em Portugal, bem como o sempre enorme grid misto dos GT pré-66 e Sports pré-63, com os carros italianos de GT e Sport pré-74.

É importante notar que dentro das 20 categorias admitidas no AHF todos os carros clássicos e históricos dos concorrentes portugueses e espanhóis terão a oportunidade única no ano de, em solo ibérico, correrem lado a lado com a elite mundial do Historic Racing Motorsport. Sejam turismos, GTs ou protótipos, o AHF tem provas para todos, pelo que os pilotos nacionais são esperados em bom número.

Esperam-se, assim, mais de 300 carros históricos de competição no AHF, uma evolução sobre os 268 e 284, respectivamente, nas edições de 2009 e de 2010. Estes números comparam-se muito favoravelmente em relação, por exemplo, à última Coppa InterEuropa – um dos mais tradicionais eventos do automobilismo histórico mundial, e já na sua 59ª edição – realizado no primeiro fim-de-semana de Junho, em Monza, em que se inscreveram 212 carros e destes participaram apenas 187…

Com 21 corridas de 20 categorias e vários desfiles, o Algarve Historic Festival sedimenta-se como um dos cinco maiores eventos da Europa e, de longe, o maior da Península Ibérica.

Com as condições especiais que já foram informadas directamente aos clubes de clássicos, os seus membros têm excelente oportunidade de participarem activamente neste grande avento: expondo os seus carros no paddock, em espaços reservados para cada clube, e andando no maravilhoso traçado do AIA num dos desfiles beneficentes que este ano reverterão para o Banco Alimentar.

publicado em Sportmotores

Leia Mais

Kart Cup Messines

A Casa do Povo de Messines organizou a Kart Cup 2011, no Dia de Portugal, no Kartódromo Internacional do Algarve, e que levou até Portimão 80 pilotos que se organizaram em equipas de 2 e 3 elementos. A prova, bem disputada, foi vencida pela equipa Algarve Revolution.

Publicado em Algarve Press

Leia Mais

terça-feira, junho 14

Rali de Cheganças 2011 - A dureza das Pedreiras

A presença do pelotão do sul foi bem notada pelos lados de Cheganças. Márcio Marreiros, Luís Nunes e Orlando Bule estiveram em destaque. José Carlos Paté, João Martins e Carlos Martins abandonaram. Fiquei com a crónica do Oeste Rallys.

O Rali de Cheganças contou com com uma volumosa lista de inscritos nada a ver com aquilo que se tem passado esta época, naquele que foi também o regresso do Regional ao troço que abriu a história da Troféu, a Moita localizado nas pedreira de Alenquer.

A prova começou com uma super especial em Alenquer no sábado á noite e o principal destaque vai para a desistência de José Merceano e Francisco Pereira que quando davam grande espectáculo com o BMW quando partiram a transmissão. Assim o Campeão Regional somou a sua segunda desistência na temporada, o que aliado á vitória de António Nunes e Rui Marques deixa a equipa em praticamente impossibilitado de poder lutar pela renovação do ceptro.

Márcio Marreiros e Rui Serra lideraram a comitiva Sulista no Rali de Cheganças, começando por serem os primeiros líderes da prova ao vencer a super especial mostrando que estão cada vez mais rápidos, para no segundo dia de competição o domínio de António Nunes e Rui Marques ser quase total, com o piloto do Evo VI a vencer as três especiais, terminando com perto de meio minuto de avanço para Marreiros e Serra, numa luta onde também esteve Carlos Valentim e Luis Rodrigo Ribeiro que entretanto desistiam com problemas de alternador no seu Ford Escort RS Cosworth.

O lugar mais baixo do pódio foi para Luis Nunes e Nelson Ramos em Mitsubishi Evo VI que se adaptaram bem ás condições e até deram algum espectáculo, seguidos de Orlando Bule e Xavier Chaves já mais habituados ao novo Evo VII e Américo Maçarico e Vanessa Maçarico no Carisma GT que foram muito regulares.


Daniel Nunes e Carlos Ramiro fizeram uma prova de excelente nota com o Citroen Saxo Cup, vindo a terminar no entanto no sexto posto, depois de um furo (4 ªPec) ter feito cair do terceiro posto que ocupava até então, mesmo assim venceram a tracção dianteira de forma autoritária.

De destacar ainda o número elevado de desistentes, onde também contam os nomes de Pedro Carmo e Rui Nisa que partiram uma transmissão do Subaru Impreza GT quando lutavam pelo pódio, Mário Seabra e João Mateus a estrearem o novo Lancer Evo VII mas desistiram com problemas de travões, Gil Antunes e Diogo Correia desistiram com problemas de transmissão, Ricardo Pinheiro e Ricardo Vicente desistiram com motor do Celica GT-4 partido, Gilberto Costa e Jorge Calçada também desistiram com problemas de caixa de velocidades, Carlos Matins e Anibal Martins com problemas mecânicos, João Cruz e Alfredo Cruz também desistiram com dificuldades no Escort Cosworth, José Carlos Paté e José Gago com problemas de transmissão entre muitos outros.

A tracção traseira foi vencida pela equipa de Sintra Francisco Ferreira e Joaquim Batahla no brutal Escort RS 2000 que muito espectáculo deram no troço das pedreiras.

Com um troço tão duro (fazer lembrar troço de Arganil ou do Algarve) as desistências não causaram surpresa a ninguém e só foi pena mesmo não estarem mais carros a partida, agora o Troféu Regional de Ralis de Alenquer vai para a sua habitual paragem de verão para regressar no inicio de Setembro com o Rali da Labrugeira '11.

Classificação
1º António Nunes / Rui Marques – Mitsubishi Lancer Evo VI 32m30,12s
2º Márcio Marreiros / Rui Serra – Mitsubishi Lancer Evo VI a 26,11s
3º Luís Nunes / Nelson ramos – Mitsubishi Lancer Evo VI a 1m33,6s
4º Orlando Bule / Xavier Chaves – Mitsubishi Lancer Evo VII a 1m40,09s
5º Américo Maçarico / Vanessa Maçarico – Mitsubishi Lancer Evo VI a 1m56,62s
6º Daniel Nunes / Carlos Ramiro – Citroen Saxo Cup a 2m06,56s
7º Daniel Ferreira / Marco Gomes – BMW 325 IX a 2m26,24s
8º Francisco Ferreira / Joaquim Batalha – Ford Escort RS 2000 a 3m08,67s



publicado em Oeste Rallys
GALERIA DE FOTOS - SUPERMOTORES

Leia Mais