domingo, dezembro 2

Open - Rali Gondomar: Pedro Peres Campeão

Pedro Peres e Tiago Ferreira venceram o Rali Cidade de Gondomar e conquistaram o título absoluto do Open de Ralis. Luís Mota e Ricardo Domingos não foram felizes na derradeira prova do ano e vítimas de abandono ficaram «a ver passar» os primeiros campeões do recém-criado campeonato. Nas contas finais o piloto de Alenquer terminou na segunda posição ao passo que João Ruivo alcançou o ultimo degrau do pódio.
Com condições atmosféricas bastante adversas, muita chuva, nevoeiro e lama, o Rali Cidade de Gondomar poderia ter baralhado a estratégia das duas principais equipas candidatas ao título. Na verdade apenas uma sairia da derradeira prova do ano com o título nas mãos e nenhuma delas quereria perde-lo derivado de um erro de condução ou mesmo de estratégia. Com uma táctica de ataque, tanto Mota como Peres conseguiram na primeira metade do rali, manter o suspense em relação ao vencedor final e a diferença entre ambos estava longe de permitir a qualquer um deles pensar em levantar o pé.
Pedro Peres que tinha vencido a super especial nocturna realizada em Gondomar, foi mantendo-se na frente mas, os oito segundos de diferença para Luís Mota era uma margem bastante curta para mudar de táctica. Só que, a segunda passagem pela especial de Gens/Covelo mudaria totalmente o cenário da prova organizada pelo GAS e EVS. Luís Mota teve uma saída de estrada já no final da especial de classificação e mesmo depois de ter voltado à estrada, foi obrigado a abandonar com um princípio de incêndio no Mitsubishi Lancer Evo IV. O piloto de Alenquer ficou literalmente «a ver passar» Pedro Peres e percebeu nesse momento que o título estaria definitivamente fora do alcance. Para a dupla da Peres Competições só uma desconcentração o poderia tirar da primeira posição e a partir desse momento até o segundo lugar lhe permitiria sagrar campeão. "Quando vimos o Luís Mota parado percebemos que o campeonato estava decidido. Tivemos apenas de cumprir os restantes quilómetros com muita calma e chegar aqui numa posição que nos desse o titulo. Aqui estamos", frisou na chegada ao pódio Pedro Peres visivelmente satisfeito com a vitória e o título absoluto alcançado.
Para lá de Peres e Mota apenas João Ruivo ousou imprimir um ritmo forte durante as seis especiais de classificação de Sábado. Se na primeira metade uma má escolha de afinação para pisos enlameados não permitiu ao piloto de V.N.Famalicão andar mais perto dos homens da frente, na segunda parte do rali, João Ruivo e Alberto Silva, não se livraram de um valente susto quando deram um toque numa enorme pedra que quase os colocava fora de prova. Ainda assim e mesmo com a penalização sofrida, devido ao atraso na ligação para o troço seguinte por serem obrigados a mudar uma roda, não impediu que a dupla do Fiat Stilo Multijet terminasse na segunda posição da geral e confirmasse a terceira posição do campeonato.
Confirmado estava já, desde a última prova, o título de Alfredo Guimarães e Domingos Mendes no Campeonato Regional de Ralis Norte. A dupla do Mazda 323 4WD não quis no entanto de terminar o ano no pódio e comemorou com o champanhe do terceiro lugar da geral o titulo da presente temporada. Interessante foi a prova de Manuel Coutinho e Manuel Babo que se deram muitíssimo bem com os pisos de Gondomar. O Peugeot 206 Gti foi um aliado de peso e o quarto lugar final não deixa duvidas quanto à prestação da equipa nesta prova. Miguel Monteiro, desta feita acompanhado por Sérgio Moutinho terminou no quinto posto final na frente de Filipe Teixeira e Pedro Teixeira que colocaram o Peugeot 205 Gti na sexta posição.
João Castela e Jorge Carvalho foram os sétimos da geral, colocando o seu Citroen Saxo na frente de Nuno Coelho e Ricardo Paiva que foram até Gondomar com um Renault Clio. Casimiro Costa e Jorge Carvalho e Rui Almeida acompanhado por Luís Costa mantiveram uma interessante luta pelo nono lugar final, com vantagem para o Fafense que por dois segundos superou o regressado piloto do Porto.
retirado de Sportmotores

Sem comentários: