O Conselho Mundial da FIA anunciou hoje os calendários do Mundial de Ralis para 2009 e 2010, ficando desde já a saber-se que o Rali de Portugal regressa ao WRC em 2009.
A FIA confirmou assim a sua ideia de fazer disputar 24 ralis espalhados por dois anos, doze provas em cada ano. Serão os mundiais mais curto que há memória, com a competição a terminar a 25 e 10 de Outubro, respectivamente. O ano de 2009 marcará a ausência do mítico Rali de Monte Carlo do calendário do WRC, o que já não sucedia desde 1996, quando a prova contou, a exemplo do Rali de Portugal desse ano, somente para o campeonato de "dois litros". Em 2009 o recém disputado Rali da Irlanda terá a honra de “abrir” o Mundial.
As actuais provas candidatas, Chipre e Polónia serão incluídas no calendário de 2009, e não existirão quaisquer ralis de “elite” (ralis clássicos como por exemplo o Monte Carlo ficariam de fora do distema de rotação). As únicas duas provas que serão disputadas em 2009, que não foram realizadasantes no Mundial nos últimos anos são a Polónia (antigo rali do mundial) e outras duas completamente novas: Bulgária e Rússia, que surgirão somente em 2010.
A edição de 2009 do Mundial será muito baseada na Europa, e inclui somente dois ralis longe: Argentina e a Austrália. Já em 2010, serão cinco as provas mais “distantes” do continente europeu: México, Jordânia, Nova Zelândia, Indonésia e Japão. A Indonésia é um regresso, pois foi corrida pela primeira vez em 1997.
retirado de Autosport
1 comentário:
eu acho é k o rali vinho madeira devia entrar para o wrc, é uma xelente prova, se nao mesmo a melhor em a asfalto...
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