terça-feira, agosto 26

Loix vence mas a estrela foi Fabia

A caravana do IRC foi até Zlin para mais uma edição do Rali de Barum, prova pontuável para o IRC e ERC. Apesar de contar com uma lista de inscritos invejável (22 S2000), ao contrário do que sucedeu na Madeira, a prova ficou decidida no início da segunda etapa.

O rali mais parecia uma prova do Troféu 207 S2000, tal a superioridade dos concorrentes com viaturas Peugeot. Freddy Loix saiu como justo vencedor atribuindo mais uma vitória à Kronos. O concorrente belga aproveitou as características da prova, muito semelhantes a Ypres, para se instalar na liderança. Acompanhado por Vouilloz, um problema com a transmissão do 207 do piloto francês impediu-o de continuar a luta no segundo dia. Mesmo assim, fizeram uma “dobradinha” que lhes coloca em excelente posição no Campeonato de Marcas (mais do dobro de pontos da Abarth) Vouilloz descolou de Rossetti (12 pontos de diferença).

O piloto da Peugeot Polónia, Bryan Bouffier protagonizou uma das surpresas da prova. Iniciou a prova com algumas cautelas, mas foi progressivamente aumentando o ritmo competitivo, chegando mesmo a vencer algumas especiais do rali. Um erro de navegação no final do primeiro dia, levou a uma penalização de 1 minuto (avanço num controlo), acabando com aspirações à vitória. Finalizou na 3ª posição, pressionando Vouilloz – sem penalização ficaria a 9,6 segundos de Loix.

O piloto BF Goodrich para a ronda checa, Pavel Valousek acabou a prova na 4ªposição (3 viaturas da Kronos nos 4 primeiros lugares). Aproveitou os azares dos adversários, mas também do conhecimento da prova para acabar como o melhor concorrente do concurso até ao momento (Snijers 5º e Campos abandonou).

Renato Travaglia foi o melhor representante com Fiat Punto S2000, acabando na 5ª posição e vencendo entre os concorrentes ao campeonato europeu. O resultado acaba por ser positivo, pois nunca esteve em condições de incomodar a “patrulha Peugeot”. Uma má escolha de pneus nas primeiras especiais do rali condicionaram o rali, mas dificilmente o resultado seria outro.

Uma das surpresas da prova veio da parte do húngaro Janos Toth, que com um Peugeot 207 S2000 finalmente demonstrou resultados. Acabou na frente de Luca Rossetti que acabou na 7ª posição. O piloto da Racing Lyons não foi feliz na Republica Checa. Imprimiu um andamento muito forte na ronda inicial que lhe valeu intromissão na luta pela vitória. O primeiro revez veio do facto de à sua frente partir Josef Beres num Suzuki Swift S1600 e apanhá-lo em classificativa (uma das vezes circulou 4 km atrás do eslovaco). Depois na última especial do dia, um exagero fê-lo dar um ligeiro toque e furar, perdendo 3 minutos e caindo na geral. O sétimo lugar apenas permite facturar 2 pontos para o IRC.

Curiosamente, o top 10 fecha com mais 3 Peugeot 207 S2000: Josef Petak, Michal Solowow e Roman Odlozilik. Se juntarmos a este Enrique Garcia Ojeda (saída de estrada) e Roman Kresta (despiste) que também animaram a prova foi um festival da Peugeot.

Os grandes derrotados foram os pilotos da Abarth. Depois da exibição na Madeira, esperava-se uma réplica melhor de Giandomenico Basso. Um furo na primeira especial custou 30 segundos. No segundo dia não tinha andamento para os mais rápidos, e abandonou com problemas de caixa. O regressado Anton Alen andava fora dos lugares de destaque. No caso do finlandês foram problemas de transmissão. No segundo dia regressaram, mas foi mais do mesmo. Longe dos lugares principais e com abandonos.

A estrela da prova foi o Fabia S2000. Em estreia absoluto, Jan Kopecky teve como missão abrir os troços com o novo Skoda, como carro 0. O primeiro teste em condições de prova foi muito interessante, apesar de não existirem comparações oficiais. Aparentemente a viatura apresenta-se muito competitiva, e algumas cronometragens do público davam conta da intromissão entre os melhores do IRC, o que augura um futuro positivo, tendo em conta futuras evoluções. Finalmente, parecem existir condições para a entrada em cena de um novo construtor em condições de enfrentar Peugeot e Abarth.
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