terça-feira, maio 1

Apologistas da Desgraça


É do conhecimento comum que a tragédia é notícia e tuda a emplogação dada em torno de um facto, cria opiniões negativas sobre determinados aspectos.

O rali é um desporto motorizado, como tal acarreta riscos, tanto para os concorrentes como para os espectadores. Mas a ênfase dada a qualquer acidente com vítimas em Portugal é máxima, que até parece querer dar a ilusão que os ralis são provas criadas para assassinos.
Reconhecidamente, a estação de televisão TVI personifica em todo o nível os Apologistas da Desgraça. Se alguma vez sintonizarem o canal, e virem uma notícia sobre ralis nos serviços noticiosos desse canal, será com toda a certeza um acidente, e que provocou vítimas, nem que sejam com simples hematomas. Não é necessário descrever muitos casos, nem retroceder ao passado, basta relembrar o que aconteceu durante o shakedown do Rally de Portugal. O acidente do Armindo teve honras de abertura do jornal da TVI,e todo a história foi contada como se de um atentado se tratasse, tanto da parte do concorrente, como depois da parte dos espectadores que estavam mal colocados. Na semana passada um polícia foi atropelado por uma viatura de segurança durante o Rali Pinhais do Centro, e claro está, destaque a todo o nível na … TVI. Finalmente, numa prova do Campeonato de Super Especiais, nomeadamente no Slalom de Portimão, um concorrente despistou-se e foi de encontro a uma zona com público. Do acidente resultaram algumas escoriações em espectadores (alguns presentes no local referem que nem foi do impacto da viatura, mas da fuga do local), mas alguns membros dos media locais informaram imediatamente…. (surpresa) a TVI. Não será necessário referir que não existiu nenhuma notícia sobre os resultados desportivos das diferentes provas.
Infelizmente, quando uma das “estrelas” faleceu vítima de acidente de viação, nas ínumeros horas de emissão que dedicaram ao acontecimento, esqueceram-se de referir o excesso de velocidade da viatura, ou o facto de ter consumido sustâncias ilegais, que terão, directa ou indirectamente, contríbuido para a ocorrência.
Palavras para quê.

Sem comentários: