O último Rali de Portugal foi fértil em situações anormais detectadas pelos comissários desportivos. Desde as irregularidades encontradas em algumas viaturas de Grupo N, e acabando na espessura dos vidros dos Focus WRC, que acabou com uma penalização que alterou a verdade desportiva da prova, passaram-se muitas situações numa só prova.
Estes acontecimentos deram origem a um artigo públicado na revista espanhola Todo Rallyes do corrente mês, que refere alguns casos de irregularidades no Mundial de Ralis. Desde a exclusão da Toyota do Mundial de Ralis, quando foram "apanhados" na Catalunha com um sistema de admissão de ar no turbo dos Celica GT-Four, à exclusão de Markko Martin na Argentina por ter colocado uma pedra no capacete para atingir o peso regulamentar, muitas ocorreram no mundial, umas mais, outras nem tanto.
No artigo é feita alusão a uma suposta irregularidade (a qual desconhecia) nos Lancia Delta S4, entre os quais a viatura que vitimou a dupla Henri Toivonen / Sergio Cresto na Córsega em 1986. Segundo o texto:
"Algo que não foi possivel provar, mas que teve influência directa na morte de Toivonen na Córsega, é a possibilidade que nestas viaturas os extintores estivessem cheios de óxido nitroso (componente, que injectado na câmara de combustão libera o oxigénio aumentando a pressão, e consequentemente a potência). Certo é que o óxido nitroso é extremamente inflamável, e o incêndio posterior ao acidente foi realmente grande".
Podendo tratar-se de especulação, é efectivamente uma afirmação muito grave, uma alteração feita na ganância de vencer provas, numa altura em que quase tudo valia - com muita potência e pouco peso, custou a vida a dois jovens em clara ascensão.
1 comentário:
Quim:
Brigadinho pela correcção. na altura tava mesmo distraído. Era a pressa...
Gostei do teu blog. Tenho que cá vir mais vezes. vou já colocar um link no meu, já que tens no teu. Um abraço!
Enviar um comentário