A dupla da Santauto, José Merceano / Francisco Pereira (Mitsubishi Lancer EVO IV) venceu sem dificuldade o Rally de Vila do Bispo, segunda prova do Campeonato Regional de Rallyes do Sul, também pontuável pela segunda vez para o Clube Amizade / Desafio Pilotos & Máquinas / Mymoto, que se realizou no passado Domingo, 24 de Junho, no concelho mais ocidental do Algarve, organizado pelo Clube Automóvel do Algarve.
Nas duas rodas motrizes, pontuando para o CRRS, também pela segunda vez este ano, coube à equipa sambrazense, Pedro Duarte / João Bento (Peugeot 205 GTI) vencer e terminar no 4.º lugar absoluto, porém, no que concerne à competição particular organizada pelo Programa Pilotos & Máquinas, foi mais uma vez a dupla da Auto-Zé / Teodósio Competições, João Monteiro / José Teixeira (Seat Ibiza GTI 2.0 16V), que averbou a vitória.
De facto, completamente inspirados e com as coisas a correrem de feição, Merceano começou por ganhar mais de 2 segundos por quilómetro aos directos adversários na primeira passagem pelas duas especiais, Pedralva (8,750 km) e Guadalupe (12,630 km), o que lhe permitiu angariar vantagem suficiente para na segunda passagem controlar a concorrência e vencer deixando a equipa segunda classificada, Luís Mota / Ricardo Domingos (Mitsubishi Lancer EVO IV), a 44,4 segundos, equipa do Cartaxo que nãon teve uma prova fácil por motivos de concentração mas travou intensa luta com a dupla da Sovilar / Teodósio Competições, José Neves / José Jesus (Ford Escort Cosworth), que, foi forçada a abandonar após a 3.ª Pec, depois de num salto o braço da suspensão traseira esquerda ceder na aterragem.
No degrau mais baixo do pódio, na prova e no Clube Amizade /Desafio Pilotos & Máquinas / Mymoto, ainda que beneficiando da desistência de Neves, ficou a dupla do Team Ralis a Sul, Nuno Pinto / João Luz (Mitsubishi Lancer EVO III), que demonstrou estar mais habituado à sua nova máquina.
A fechar o top-five da prova, mas no 4.º posto do Desafio, posicionou-se a dupla da Nasci Tintas, Paulo Nascimento / Vítor Cabrita (Ford Escort Cosworth), que pouco a pouco vai ganhando consistência no andamento e pode juntar-se aos candidatos às vitórias.
João Monteiro começou por liderar as duas rodas motrizes, mas ao sofrer duas saídas de estrada na segunda passagem pelo primeiro troço hipotecou um melhor resultado. No final teve que se resignar ao 6.º lugar na prova, mas triunfou nas duas rodas motrizes do Desafio Pilotos & Máquinas.
Demonstrando mais fiabilidade no BMW 352 IX, a equipa de Estoi, José Carlos Paté / José Gago, concluiu a prova no 7.º posto.
Para a dupla do Team Ralis a Sul, Bruno Andrade / Ricardo Barreto (Subaru Legacy Turbo 4WD), o 8.º posto na prova demonstra regularidade. Já a equipa oriunda de Sintra, Gil Antunes / Rui Alves (Opel Astra), no primeiro troço foi 6.º, mas a quebra de uma transmissão fê-la cair para o 17.º posto no final da 2.ª Pec. Após reposição da peça atacou e ao rubricar um 3.º e um 6.º crono subiu ao 9.º lugar.
A fechar o top-ten do Rally de Vila do Bispo, 9.º do Desafio, ficou a equipa da Monchiconta Team, Marco Gonçalves / Pedro Arroja (Peugeot 205 GTI 1.6), que dominou de fio a pavio a Classe 1 e prova que este resultado não é por mero acaso uma vez que a quantidade de desistências foi reduzida.
Prova para esquecer teve a dupla da VML Racing Team, Viana Martins / Paulo Costa (Opel Kadett 2.0 GSI) que alinhou com um pneu montado ao contrário e fez a 2.ª Pec só com 3.ª velocidade. Depois de efectuar toda a manutenção, na saída do Parque de Assistência para a segunda ronda penalizou 2 minutos por avanço e foi forçado a terminar no 11.º lugar da geral, na frente da terceira dupla do Team Ralis a Sul José Correia / Nuno Lorena, que finalmente finalizaram uma prova, com uma classificação muito positiva.
Na promoção, a vitória foi novamente para a dupla da Auto Correia, Pedro Correia / Vítor Graça que desta feita, não deu qualquer hipótese à demais concorrência, terminando num excelente 13º lugar final. O pódio da competição ficou completo com Carlos Marreios / Márcio Marreiros e Filipe Baiona / Pedro Inácio, ambos em Opel Corsa, que terminaram na 18º e 19º posições respectivamente.
No que concerna às desistências, a dupla da Portiestrelinha, Paulo Jesus / Licínio Santos (Ford Sierra Cosworth) abandonou na 2.ª Pec por despiste. Muito mais cedo, ao quilómetro 2 do 1.º troço, a dupla da AP Racing – António Páscoa / Rui Serra – teve que renunciar à continuidade em prova devido a problemas de sobreaquecimento no motor do Renault 5 GT Turbo, depois de se ter debatido com problemas eléctricos após as verificações.
Incluído na luta das duas rodas motrizes, a dupla da Quarteirauto Pangaio Motorsport, Rui Coimbra / José Dieguez, ficou a pé a cerca de 1 quilómetro do final da 3.ª Pec com uma transmissão do Volkswagen Golf GTI 1.8 partida.
Sem sorte estiveram também as duas equipas de Beja, António Lampreia / Pedro Macedo (Ford Escort Cosworth) e Pedro Charneca / Luís Assunção (Ford Sierra Cosworth) que ficaram na assistência após a 2.ª Pec com problemas de caixa e turbo, respectivamente.
Próxima prova é o Rali de loulé, que também é pontuável para o Campeonato Open.
Texto modificado de Paulo Moreno do Suplemento Pilotos e Máquinas, do Diário Região Sul.
1 comentário:
O João Luz, mais uma vez estarà presente no regional sul, em Castro Marim, como navegador num Mitsubishi Lancer EVO III.
Lembramos que o João é actualmente o unico co-piloto paraplégico de Portugal detentor de uma licenca e participando em provas officiais de rallye.
O João Luz, que foi vitima de um grave acidente em 2000, no Dakar onde era navegador de Carlos Sousa continua animado pela mesma paixão de sempre. Participou em 2002 no unico trofeu de karting internacional para pessoas deficientes onde se classificou na segunda posição. Essa prova vai ser o sujeito de um livro que sairà em Franca no proximo mès de novembro e onde o piloto portuguès marca uma notavel importancia pois o João foi escolhido para estar na fotografia da capa da obra, sentado num kart, em fato de competição e com seu capacete preto onde se lè em destaque: "never give up" e isso, de certeza, é verdade que o João nunca abandona...
Mais informações no site www.parakart-lelivre.com
Enviar um comentário