Com o aproximar da prova-rainha madeirenses, têm vindo a conhecimento público algumas notícias. Umas são confirmadas e outras não passam de pura especulação.
As viaturas de segurança, também conhecidos como carros zero, são novamente os Porsche Boxster, desta vez com toque feminino. A tripulá-los estarão as conhecidas duplas Diana Pereira/Inês Primaz e Ligia Albuquerque/Isabel Ramalho.
Depois do fim da parceria com a Peugeot Espanha, o piloto francês Bryan Bouffier está em processo de negociação com a Peugeot Polonia com o intuito de se apresentar na prova insular. Convidado pela organização, Bouffier têm como principal preocupação o facto da equipa polaca não ter logística para se apresentar em prova extra-nacionais. Aparentemente só estavam preparados para um programa de nível nacional.
O italiano Luca Rossetti foi um dos nomes mais falados para participar na prova. Depois de alguma especulação foi avançado que o piloto da Peugeot Itália apenas vai participar nos reconhecimentos da prova madeirense, com o intuito de preparar uma participação no IRC em 2008. A vitória no Rali de Ypres, na sua estreia, é uma marca interessante, e a sua falta será notada.
Também de regresso parece estar Gilles Panizzi, desta vez com um Peugeot 207 S2000. Depois de duas participações abaixo das expectativas (1998 com o Peugeot 306 Maxi e em 2006 com o Renault Clio S1600), espera-se [que a ser verdade] volte a demonstrar porque razão foi apontando com um “rei do asfalto”. Para navegador, a escolha recai sobre Xavier Panseri, que disputou o RVM com Bryan Bouffier no ano passado.
O francês Brice Tirabassi é um dos possíveis candidatos a disputarem o Rali Vinho Madeira. Na semana passada deu início a uma parceria com os franceses da BSA com a disputa do naional francês com um Peugeot 207 S2000. Tendo em conta que no seu programa inclui uma prova no IRC, muitos apontam a Madeira como provável candidata, uma vez que da última vez lá apareceu, apresentou-se num 206 XS, “com o intuito de preparar futuras participações com viaturas mais competitivas.”
Francisco Tavares volta a participar com uma viatura alugada, recorrendo aos serviços da Peres Competições. A viatura é um Mitsubishi Lancer EVO VIII, que foi usado por Rui Moniz no Rali dos Açores.
Jorge Pinto deverá alinha no RVM com um Citroën Saxo Kit Car. A viatura em causa é habitualmente tripulada por Octávio Nogueira no Campeonato Open (e Rallycross). As boas relações entre Jorge Pinto e Octávio Nogueira já vêm de trás, pois relembro que no ano passado Nogueira estreou-se na navegação no RVM, tendo no final Jorge Pinto queixado-se de um navegador “maioritariamente perdido” durante o rali. A fim de evitar situação semelhante o escolha recaiu sobre Pedro Moura.
Esperando uma concorrência feroz, nomeadamente, na luta dos lugares pontuáveis, e conhecendo os seus limites algumas duplas do nacional optam por não participar na prova madeirense. São os casos de MEX Machado dos Santos e Pedro Meireles, que preferem esperar pelas rondas de asfalto “continental”.
A prova madeirense marca o regresso de Lino Freitas à competição, num skoda Fabia TDi, adquirido a Américo Freitas. Depois de uma passagem menos conseguida pelos S1600, o objectivo do piloto é apenas a diversão. Devido ao carácter internacional da prova, e ao facto desta viatura não ser homologada internacionalmente, este concorrente, à semelhança do que aconteceu com Pedro Leal nos Açores, deverá partir cerca de três minutos depois do último concorrente com homologação FIA.
Finalmente, os carismáticos Nelson Pestana e Simplício Pestana apresentam-se na prova com um citroën C2 (ex-Manuel Barros). Esta simpática dupla, que normalmente desempenha as funções de “carro-vassoura”, terá a dificil tarefa de andar devagar com uma viatura que já tem algum potencial competitivo (ao contrário do Marbella).
Como a prova conta para o IRC, Europeu, Nacional e Regional de Ralis as inscrições estão limitadas a 90 concorrentes. Devido à procura, e ao elevado número de inscritos, provavelmente será feita uma filtragem, com a presença de alguns suplentes.
Sem comentários:
Enviar um comentário