Ricardo Teodósio foi condenado a 4 meses sem carta, ao pagamento de uma multa de 50 mil euros, e ainda a uma indemnização de cerca de 40 mil euros à família da vítima mortal do acidente, em que esteve envolvido no Sata Rali dos Açores de 2005.
Retrocedendo no tempo - No final do Rali dos Açores, na ligação para o último posto de controlo, sito em Ponta Delgada, a dupla Ricardo Teodósio / Paulo Primaz num cruzamento problemático da região, embateu lateralmente num automóvel que saiu de uma via sem prioridade. Do acidente resultou uma vítima mortal, que viajava na viatura do dia-a-dia.
O acidente que teve destaque de abertura de telejornal, obteve na altura uma dimensão talm, que foi feito o julgamento popular, com culpabilização imediata, não apenas da equipa, mas de todos os elementos que participavam no rali.
Interessantes, os factos apurados pela polícia, foram descritos em julgamento, e provados são: 1º que Ricardo Teodósio circulava a mais de 100Km/h, numa zona de 50 Km/h, existindo no local um semáforo que passava a vermelho quando excedia a velocidade máxima permitida; O condutor do outro veículo não tinha nenhuma sinalética luminosa na sua via (ou seja não tinha semáforos), e estava numa via sem prioridade; Ainda, segundo a juiza Fernanda Falé determinou que a Teodósio eram atribuidos 30% da responsabilidade, sendo os restantes 70% do condutor do veículo que sofreu o embate.
Posso não saber interpretar leis, nem fazer juízos de valor, muito pelo contrário, como conheço o interviniente talvez tenha uma percepção distorcida dos acontecimentos, mas com 30% da culpa, é acusado de homicídio negligente! Enfim, talvez tenha existido algumas pressões envolventes. Fica a pergunta, se a vítima fosse na viatura de competição, de quem era a culpa?
Uma referência final - no local do acidente, de elevada sinistralidade, foi construida uma rotunda.
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