sexta-feira, março 23

Querem por acabar com ralis no Porto Santo?

A realização de provas automobílisticas no Porto Santo parecem ter os dias contados. Depois de na época passada terem anulado o Rali para VSH e Clássicos devido a falta de verba, desta feita a organização do Rali do Porto Santo, para consagrados parece decorrer dentro dos piores moldes.
Primeira constatação, o estado lastimável que se encontram o troço de ligação entre Fonte da Areia e Serra de Dentro. Para uma prova de asfalto, em que as viaturas encontram-se preparadas para tal, parecem ter que percorrer parte do troço em condições de TT - muita lama, buracos e pedras.
Depois, acontece mais uma situação tanto dasagradável, como caricata, até diria mais aproveitadora. (Deixo na integra a notícia do RalisMadeira):
"Para aqueles que traziam as suas viaturas de competição para embarcar esta manhã no Lobo Marinho como destino a Ilha Dourada, a chegada à rampa de embarque não foi motivo de alegria. Numa atitude que não se percebe por parte das autoridades regionais, havia no local um GNR que estava disposto a tornar a partida das viaturas de prova, bem mais caras. O pedido de documentação e do seguro foram uns dos apelos do agente da autoridade que, certamente sabendo que os pilotos teriam que trazer as suas viaturas pela via normal até porque nem todos se podem dar ao luxo de ter um atrelado ou pagar um reboque, ainda lucrou nesta manha de quinta-feira. Uma situação infeliz e que deveria ter tido atenção por parte das entidades organizadoras do rali."
Os agentes da autoridade estão a aproveitar uma lacuna na regulamentação (sobre a passagem de viaturas em estrada aberta) para obter alguns lucros.
A situação não é inédita no Porto Santo. Há dois anos um concorrente de VSH (Renault 5 GT Turbo) foi impedido de participar na prova. Na altura não foi dada a devida importância, muito pelo contrário, foi motivo de brincadeira.
Infelizmente, a prova que deveria ser marcada por aspectos positivos, tais como a estreia do Fiat Punto S2000 do Vitor Sá, fica marcado pelos factos descritos acima.

Sem comentários: