domingo, setembro 30

Sistema Hans pela segurança

Num comunicado na semana passada, a FPAK decidiu actualizar as regras de segurança para as provas portuguesas integradas no Calendário Desportivo Internacional, nomeadamente com a obrigatoriedade do uso do sistema de protecção HANS:
"Nos termos definidos pelo Anexo “L” ao CDI, a utilização de um dispositivo de retenção da cabeça aprovado pela FIA, será obrigatória para todos os pilotos e co-pilotos, em provas internacionais, nas condições seguintes:
- em todas as provas dos Campeonatos, Troféus, Taças e “Challenges” FIA, a partir de 1 de Janeiro de 2008;
- em todas as provas internacionais inscritas no Calendário Desportivo Internacional da FIA, a partir de 1 de Janeiro de 2009;
No cumprimento desta regulamentação, a FPAK, tendo em vista a obrigatoriedade da utilização a partir de 1 de Janeiro de 2008, de um dispositivo de retenção da cabeça aprovado pela FIA, em todas as provas de Campeonatos, Troféus e Taças FIA – nas quais se incluirão obviamente as provas que se vierem a disputar em Portugal – recomendou em Outubro de 2006 a utilização de tais dispositivos em todas as provas dos Campeonatos Nacionais 2007 e referiu que oportunamente informaria em que Campeonatos Nacionais a utilização desse dispositivo passaria a ser obrigatória a partir de 1 de Janeiro de 2008.
Na sua reunião plenária de 25 de Setembro de 2007, e tendo em consideração as normas FIA em vigor, a Direcção da FPAK decidiu que a partir de 1 de Janeiro de 2008, será obrigatória para todos os pilotos e co-pilotos a utilização de um dispositivo de retenção da cabeça aprovado pela FIA, em todas as provas do Campeonato Nacional de Ralis, Campeonato Nacional de Todo o Terreno e Campeonato Nacional de Velocidade.
A sua utilização é desde já fortemente recomendada para todos os outros Campeonatos e Troféus nacionais, sendo que a partir de 1 de Janeiro de 2009, será igualmente obrigatória nos Campeonatos de Ralis dos Açores e da Madeira, no Campeonato Open de Ralis, nos Campeonatos Nacionais de Montanha e de Ralicross (apenas na Divisão 1), tornando-se ainda obrigatória para todas as restantes competições de OffRoad a partir de 1 de Janeiro de 2010."
Entenda-se todas as competições de Offroad, os campeonatos nacionais de Autocross, Ralicross, Offroad e Crosscar, para além de Taça de Portugal de Offroad, e Taças Nacionais de Autocross, Offroad e Rali Cross.
No comunicado não existe qualquer menção aos Camponatos Regionais de Ralis do Continente Português, exclusivos de viaturas sem homologação, embora haja no último paragrafo uma “forte recomendação para todos os outros Campeonatos e Troféus Nacionais”, o que implicaria um forte investimento que não estará acessivel à maioria dos participantes dessas competições.


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