segunda-feira, fevereiro 11

Latvala: O mais jovem vencedor de sempre

Com o triunfo deste fim de semana no Rali da Suécia, Jari-Matti Latvala tronou-se no mais jovem vencedor de uma prova do mundial.
Até este fim de semana o piloto mais jovem a vencer um rali do mundial era o malogrado Henri Toivonen que com 24 anos venceu o Rali RAC em 1980. Agora, Latvala desceu esse marco para os 22 anos de idade.
Nascido a 3 de Abril de 1985 na Finlândia, Latvala começou a conduzir muito novo, aos 8 anos o pai deu-lhe um Ford Escort para praticar! A chegada aos ralis deu-se aos 16 anos, tendo alinhado na primeira prova do mundial com 17 anos, foi no Rali de Inglaterra de 2002 com um Mitsubishi Lancer Evo VI.
Latvala dividia-se então entre ralis na Finlândia, Estónia e Inglaterra. Em 2003 MAlcolm Wilson repara neste jovem e entrega-lhe um Ford Focus WRC em 5 ralis do mundial. A partir de então entre WRC e Grupo N Latvala fez dezenas de ralos do mundial de campeonatos nacionais.
A excessiva fogosidade valeu-lhe muitas saídas de estrada, mas a velocidade estava bem presente. Por várias vezes escrevemos neste site que quando Latvala conseguisse consistência no andamento, seria um homem a bater. O ano de 2008 com a lugar na equipa oficial irá comprovar isso. Na Suécia já se comprovou, mas ainda faltam muitos ralis.
Após o terminus do Rali da Suécia, Latvala explicava que "Henri Toivonen era um grande herói meu, por isso bater o record dele significa muito para mim." O piloto da Ford afirmou que "não sonhava vencer um rali na minha segunda participação com o carro oficial, depois do azar em Monte Carlo. Não tenho palavras para descrever o que sinto."

Sem comentários: