No próximo fim-de-semana tem lugar o Rali de Martinlongo, prova que marca o ínicio da temporada de 2008 do Campeonato Regional Sul.
A organização, a cargo do Clube Automóvel do Algarve, decidiu efectuar algumas alterações à estrutura dos ralis regionais. A principal consiste no desenrolar da prova por dois dias. O primeiro, Sábado dia 23, será dedicado às verificações técnicas e documentais e aos reconhecimentos, enquanto que a vertente competitiva se desenrolará integralmente no Domingo, dia 24, a partir das 10:00 da manhã. Como é habitual nos ralis exclusivamente regionais, a prova é constituída por 4 troços, com duas passagens nas especiais de Martinlongo e Pão Duro, prefanzendo um total de 59,72 quilómetros cronometrados.
O Rali de Martinlongo tem características próprias, com troços muito selectivos, que para além de apresentaram uma extensão considerável – só a especial de Martinlongo tem 19,43 km, também são conhecidos pela sua dureza.
Acompanhando a tendência nacional, apenas 26 concorrentes fazem parte da lista de inscritos, constituindo um dos menores registos de adesão no regional. Na lista dominada pelas viaturas de quatro rodas motrizes, o favoristismo recaiu sobre os concorrentes da armada Mitsubishi. Nos mais evoluidos Lancer EVO IV, a José Merceano e Luís Mota, junta-se José Neves que abdicou da sua participação no Open para concentrar os esforços no regional. Também em Mitsubishi, mas em EVO III, Nuno Pinto mudou de navegador mas certamente terá uma palavra a dizer. A abrir o pelotão, estará Bruno Andrade e Ricardo Barreto, que valendo da fabilidade do Subaru Legacy 4WD apostam num resultado positivo. Para além dos habituées do regional sul, destaque para a estreia no campeonato da dupla Pedro Leone / Bruno Ramos, que num Ford Sierra Cosworth, versão kit car com 350 cv promete dar que falar.
Apesar de menos concorrida a classe II conta com um leque de concorrentes muito rápidos. Gil Antunes marca presença pela segunda temporada com o Opel Astra, enquanto que Rui Coimbra volta a confiar nos VW Golf GTi, desta feita com a navegação do experiente Paulo Primaz. As atenções também viram-se para a estreia de José Carlos Paté nos veículos de tracção dianteira, e também para a subida de classe de Marco Gonçalves. Expectante será a presença de mais um Opel Corsa 2.0, desta feita de Paulo Anselmo, que marca regresso às lides regionais após uma ausência de 6 anos.
Na classe I, o favoristimo recai sobre Vasco Tintim em Peugeot 205 Gti, embora há que contar com Filipe Baiona em Corsa 1.6, e com os dois concorrentes participantes da promoção – Alexandre Ramos em Peugeot 106 Rallye e Carlos Marreiros em Opel Corsa 1.6.
A classe III continua como “parente pobre” do regional. Para esta prova conta com a dupla Renato Leria e Ana Santos, que devido ao atraso na preparação do VW Golf Gti recorreram ao Renault 5 GT Turbo.
O grande ausente é o campeão em título, Pedro Duarte. Depois de uma temporada memorável, mas desgastante optou por vender a viatura e efectuar uma paragem, que esperemos seja provisória.
Em paralelo com o Regional Sul decorrerá a primeira prova do Rallye Mix, que contará com 17 concorrentes na competição reservada a motos e quads. Estes elementos passam após a caravana do regional, realizando mais uma especial, com terceira passagem no troço de Martinlongo às 13:30.
Foto - José Charata
Sem comentários:
Enviar um comentário