Apesar de não nutrir o mesmo gosto como pelos ralis, não deixei passar a oportunidade de ver em directo e ao vivo as emoções da Fórmula 1.
Depois de analisar as acondições meterológicas favoráveis, escolhi a quarta-feira para assistir aos testes testes conjuntos de algumas equipas no Autodromo Internacional do Algarve. A decisão foi acertada por vários factores: o tempo estava propício (sem calor, mas com tempo seco – foi o único dia sem chuva), tinha um excelente lote de pilotos em pista – Lewis Hamilton, Fernando Alonso, Timo Glock, Nico Rosberg e Sebastien Buemi, tive a sorte de usufruir de passes com acesso ao paddock e torre VIP (graças ao Zé Correia), isto sem referir a companhia do Zé Correia, do Raposão, e mais tarde do Bruno Andrade e do Lança, e ainda o Fonseca.
Há mais de 15 anos que não ouvi tal som, nem via tais máquinas. Não existem palavras para descrever os bólides – desde o som, à velocidade, capacidade de travagem, toda a panóplia envolvente... enfim, simplesmente fenomenal. Aproveitei para captar algumas imagens com a “filmadora” que depois partilharei.
Notas do dia: O princípio de incêndio do Toyota F1 do Glock, com o piloto alemão a sair do carro com uma rapidez, e alguma ineficácia dos comissários de pista (o primeiro descarregou um extintor, mas depois foi-se embora e ainda o carro estava a arder – falta de experiência); alguns problemas de juventude com o McLaren do Hamilton; alguns deslizes na curva apertada frente à Torre VIP; cruzei-me com o Kovalainen (baixote:) ); grande armada espanhola atrás do Alonso; e por pouco não esitve com o Hamilton.
Informo-me regularmente sobre a Fórmula 1, mas não tenho conhecimento de causa, e deixo isso para os verdadeiros expert. O resumo do dia fica a cargo do Autosport:
Depois de analisar as acondições meterológicas favoráveis, escolhi a quarta-feira para assistir aos testes testes conjuntos de algumas equipas no Autodromo Internacional do Algarve. A decisão foi acertada por vários factores: o tempo estava propício (sem calor, mas com tempo seco – foi o único dia sem chuva), tinha um excelente lote de pilotos em pista – Lewis Hamilton, Fernando Alonso, Timo Glock, Nico Rosberg e Sebastien Buemi, tive a sorte de usufruir de passes com acesso ao paddock e torre VIP (graças ao Zé Correia), isto sem referir a companhia do Zé Correia, do Raposão, e mais tarde do Bruno Andrade e do Lança, e ainda o Fonseca.
Há mais de 15 anos que não ouvi tal som, nem via tais máquinas. Não existem palavras para descrever os bólides – desde o som, à velocidade, capacidade de travagem, toda a panóplia envolvente... enfim, simplesmente fenomenal. Aproveitei para captar algumas imagens com a “filmadora” que depois partilharei.
Notas do dia: O princípio de incêndio do Toyota F1 do Glock, com o piloto alemão a sair do carro com uma rapidez, e alguma ineficácia dos comissários de pista (o primeiro descarregou um extintor, mas depois foi-se embora e ainda o carro estava a arder – falta de experiência); alguns problemas de juventude com o McLaren do Hamilton; alguns deslizes na curva apertada frente à Torre VIP; cruzei-me com o Kovalainen (baixote:) ); grande armada espanhola atrás do Alonso; e por pouco não esitve com o Hamilton.
Informo-me regularmente sobre a Fórmula 1, mas não tenho conhecimento de causa, e deixo isso para os verdadeiros expert. O resumo do dia fica a cargo do Autosport:
“Sebastien Buemi voltou a ser - pela terceira vez consecutiva - o mais rápido no dia de testes no AIA, sendo que desta feita obteve o seu melhor registo nos derradeiros instantes da sessão, um tempo que é novo recorde provisório do AIA, na versão da pista que está a ser utilizada nestes testes, onde percorrem a derradeira curva por fora, a exemplo do que sucede com as motos. Recordamos que até sábado passado os pilotos realizaram sempre uma versão mais lenta do circuito.
Após dois frustrantes dias de chuva, as equipas tiveram finalmente a pista seca, o que permitiu a utilização de pneus slicks. A Toro Rosso voltou a ser a única equipa a rodar com um monolugar de 2008 modificado, com o registo de Buemi a ficar cerca de dois segundos abaixo do segundo mais rápido, Nico Rosberg, que logicamente tem bastante menos apoio aerodinâmico que o Toro Rosso de Buemi.
O alemão da Williams completou 143 voltas, sendo o mais rápido nos monolugares de 2009, meio segundo melhor que Lewis Hamilton, que regressou às pistas depois da inesquecível corrida do Brasil.
Como referimos na peça do fim da manhã, o piloto inglês teve um percalço com o seu McLaren, que ficou imobilizado em pista. Inicialmente pensou-se num problema com o motor, mas afinal tudo se deveu unicamente a um sensor danificado. De qualquer forma, ainda foi a tempo de completar 81 voltas. Amanhã será a vez de Heikki Kovalainen estar presente em Portimão.
Timo Glock foi quarto, mesmo depois de ter visto o seu monolugar pegar fogo, como consequência de um tubo do óleo se ter solto. Fernando Alonso obteve o registo mais lento do dia, a cerca de quatro segundos de Buemi.
Tempos
Após dois frustrantes dias de chuva, as equipas tiveram finalmente a pista seca, o que permitiu a utilização de pneus slicks. A Toro Rosso voltou a ser a única equipa a rodar com um monolugar de 2008 modificado, com o registo de Buemi a ficar cerca de dois segundos abaixo do segundo mais rápido, Nico Rosberg, que logicamente tem bastante menos apoio aerodinâmico que o Toro Rosso de Buemi.
O alemão da Williams completou 143 voltas, sendo o mais rápido nos monolugares de 2009, meio segundo melhor que Lewis Hamilton, que regressou às pistas depois da inesquecível corrida do Brasil.
Como referimos na peça do fim da manhã, o piloto inglês teve um percalço com o seu McLaren, que ficou imobilizado em pista. Inicialmente pensou-se num problema com o motor, mas afinal tudo se deveu unicamente a um sensor danificado. De qualquer forma, ainda foi a tempo de completar 81 voltas. Amanhã será a vez de Heikki Kovalainen estar presente em Portimão.
Timo Glock foi quarto, mesmo depois de ter visto o seu monolugar pegar fogo, como consequência de um tubo do óleo se ter solto. Fernando Alonso obteve o registo mais lento do dia, a cerca de quatro segundos de Buemi.
Tempos
1º Buemi Toro Rosso-Ferrari 1m27.987s 128 voltas
2º Rosberg Williams-Toyota 1m29.729s 143 voltas
3º Hamilton McLaren-Mercedes 1m30.242s 81 voltas
4º Glock Toyota 1m30.878s 63 voltas
5º Alonso Renault 1m31.743s 84 voltas
Galeria de Fotos: Ralis a Sul e Picasa Albuns (por Rui Fonseca – Mondegosport).
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