segunda-feira, agosto 3

Basso por menos de 76 metros

Apesar de as coisas ainda terem estado meias complicadas para o piloto italiano, uma vez que ainda efectuou um pião na segunda subida pelo Paul, a verdade é que, em condições normais, Basso teve inatingível.
Ao volante de um Fiat Punto S2000 que estava equipado com novas evoluções, mais concretamente de motor e caixa de velocidades, Giandomenico esteve imparável durante os 3 dias de prova, havendo mesmo alguns que não contavam com o italiano na luta pela vitória.
Se o tempo no Shakedown e na especial da Avenida do Mar ficou aquém das expectativas, a entrada de rompante na sexta já mostrava o real objectivo do piloto da Abarth: a vitória.
Realizadas as 21 provas especiais da 50ª edição do Rali Vinho Madeira, Giandomenico Basso e Mitia Dotta no Fiat Punto S2000 são os vencedores e serão relembrados como tal quando se falar nas bodas de ouro da prova rainha.
Apesar de ter quase baixado os braços a meio do dia de sexta, Bruno Magalhães e Carlos Magalhães ao volante do Peugeot 207 S2000 da Peugeot Sport Portugal, terminaram a uns mínimos 75,81cm após 246290 metros de prova cronometrada, ou 3,5s.
Tendo mostrado enorme vontade de vencer, Bruno Magalhães apenas no dia de hoje conseguiu acompanhar Basso e, apesar deste segundo posto, o resultado obtido não deixa de ser muito bom tendo em conta os pontos averbados para o campeonato nacional.
A fechar o pódio, o melhor madeirense, e repetindo o excelente resultado do ano passado, Alexandre Camacho. Entrando ao ataque desde o início, Camacho cedo se agarrou aos lugares cimeiros e não mais os largou, distanciando-se dos que os perseguiam e tentando não deixar fugir Magalhães, o piloto madeirense foi aplaudido por todos aqueles que acompanharam a prova. A diferença para o segundo classificado foi de 38,2 segundos.
Vouilloz, que não conseguiu demonstrar o ritmo que imprimiu na temporada passada e que o levou à vitória, não foi além deste 4º posto e foi seguido do estreante Meeke.
Kris Meeke, que até foi considerado por Vouilloz como um nome a considerar à vitória no rali, ainda venceu a especial inaugural, a da Avenida do Mar, mas uma vez nos verdadeiros troços muito técnicos da nossa ilha, o britânico não conseguiu acompanhar nem Basso, nem Magalhães, e ganhou alguma experiência para futuras participações.
Loix foi sexto e, apesar da animada luta que protagonizou com Meeke, o belga não conseguiu levar de vencida o seu companheiro de equipa, uma vez que Meeke, Loix e Vouilloz estão na Kronos Racing, terminando os 3 pilotos uns atrás dos outros.
Na sétima posição terminou o segundo melhor madeirense e agora também, segundo classificado do campeonato regional, Miguel Nunes. Recusando desde o princípio qualquer favoritismo, já que sempre disse que não teria as mais recentes evoluções para o seu Peugeot 207 S2000, Nunes apostou em apenas concluir a prova rainha, sem grandes pressões, de maneira a não hipotecar qualquer pontuação favorável para o campeonato que lhe interessa.
Corrado Fontana, que vinha à Madeira em busca de mais pontos para o Campeonato Europeu, ainda conseguiu fazer melhor que o seu mais directo adversário, Michael Solowow, uma vez que o italiano concluiu a prova no 8º posto e Solowow no 9º.
A encerrar o Top 10 temos o já consagrado vencedor das duas rodas motrizes no campeonato regional, Filipe Freitas. O piloto do Renault Clio S1600 intrometeu-se por entre os S2000 e averba aqui um excelente resultado para uma viatura de apenas 2 rodas motrizes.
Na produção, João Magalhães teve um fim-de-semana em cheio e garante aqui, com uma vantagem de 1.18,4s para Rui Pinto, a vitória por entre os Grupo N tradicionais, estando o título do agrupamento de produção ainda por decidir, apesar do veterano piloto isolar-se.
Nas senhoras, e com o título a ser entregue já no fim do Vinho Madeira, Isabel Ramos voltou a levar a melhor às outras duplas femininas e pode encarar já o resto do campeonato mais descansadas.
Destacar as elevadas temperaturas sentidas durante todo o fim-de-semana, o muito público que marcou presença durante os 3 dias de prova e o final impróprio para cardíacos.
in MotoresMagazine

Sem comentários: