terça-feira, agosto 4

Pescarolo vence mas é a ASM quem faz a festa

Pela noite de Sábado, a Pescarolo Sport venceu a primeira edição dos 1000 km do Algarve, numa corrida marcada pelo excelente pódio obtido por Tiago Monteiro e pela não menos excelente vitória da Quifel ASM Team na classe LMP2.
Na primeira corrida nocturna realizada no Autódromo Internacional do Algarve, a dupla do Pescarolo com o nº. 16 Jean-Christophe Boullion e Christophe Tinseau arrecadou o primeiro lugar do pódio, depois de largarem do 7º posto. No segundo posto ficou o Lola Aston Martin de Jan Charouz/Tomas Enge/Stefan Mucke seguido da dupla luso-brasileira Tiago Monteiro e Bruno Senna que no final da corrida foram aplaudidos como se do vencedor de tratasse. A vitória da equipa de Henri Pescarolo foi selada quando Stefan Mücke teve um contacto com um concorrente mais lento, fazendo um pião que só terminou na gravilha e atrasando-se.
Sem andamento para os Aston Martin oficiais para o único Pescarolo, apesar das evoluções no Oreca-Courage LC70 AIM, a Oreca optou por uma estratégia de corrida muito cautelosa e isso deu os seus frutos. O duo lusófono mostrou sempre um ritmo bastante interessante, terminando a contenda na frente do carro igual dos habituais titulares, Nicolas Lapierre e Olivier Panis, que chegaram a passar pela liderança mas atrasaram-se com uma fuga de gasolina.
Miguel Ramos no outro Aston Martin apesar de ter ambicionado a vitória teve de se contentar com o 5º posto. Depois de problemas iniciais com a aderência dos pneus, caindo Ramos para a 9ª posição nas primeiras voltas, a equipa do carro nº 009 acabaria por sair prejudicada por um toque de Harold Primat num concorrente mais lento. Darren Turner ainda fez um muito bom turno, mas uma paragem extra estragou um melhor resultado para Ramos.
Miguel Paes do Amaral e Olivier Pla arrecadaram o primeiro lugar da categoria LMP2 num brilhante 6º lugar da geral. A Quifel ASM Team esteve simplesmente e só uma quebra na suspensão no cair do pano quase que comprometeram um fim-de-semana em que a formação liderada por António Simões mostrou todo o seu esplendor.
Na categoria GT1 a Luc Alphand Aventures venceu. Julien Jousse, Patrice Goueslard e Yann Clairay passearam a supremacia do seu Corvette C6-R sobre o Saleen S7-R da Larbre Competition que sofreu de diversos problemas ao longo da noite algarvia.
Entre os GT2, levou a melhor o Ferrari 430 GT2 da JMW Motorsport guiado por Gianmaria Bruni e Robert Bell, que finalizou na frente do Porsche 997 GT3 RSR da IMSA Matmut conduzido por Patrick Pilet e Raymond Narac, os primeiros líderes da classe.
Quanto aos portugueses da classe GT2, Francisco Cruz Martins foi forçado a abandonar logo na primeira volta, devido a um acidente, e César Campaniço, em Ferrari 430 GT2 da JMB Racing, ficou no 20º lugar da geral, 6º na categoria GT2.
in Sportmotores

Sem comentários: