Sem grandes surpresas, Marcus Gronholm demonstrou a sua supremacia e a do Ford, na última prova de 2006. Sem necessitar de arriscar em demasiado, o finladês da Ford cedo assistiu o seu companheiro de equipa, Mikko Hirvonen, abandonar após um acidente que deixou mazelas graves no Focus.
Ano aziago para a Subaru, a última prova não foi excepção. Atkinson andou arredado das posições cimeiras, enquanto Petter Solberg andou numa luta constante com o Impreza – nesta que foi a última prova de parceria com os pneus Pirelli, um toque na segunda etapa danificou a suspensão, e o fez perder muito tempo. Entregou o segundo lugar a Manfred Stohl, que fez uma prova calculista, sem grandes exageros, o suficiente para alcançar seu melhor resultado no mundial (a par com Chipre 2005 – com um Xsara WRC).
A luta pela quarta posição foi acérrima entre Jari-Matti Latvala em Focus WRC e Xavi Pons com Xsara oficial, com vantagem para o jovem finlandês da Stobart. As trocas de posições entre os dois concorrentes foram sucessivas, até que no final um pião de Pons, o retirou a confiança e deixou Latvala alcançar o melhor resultado da Stobart (e pessoal) no WRC.
Os restantes lugares pontuáveis ficaram nas mãos de Chris Atkinson (Subaru), Daniel Sordo (Citroën) e François Duval (Skoda).
Em disputa no Rali de Gales estava o Campeonato do Mundo Junior, com as equipas oficiais a jogarem o tudo por tudo. No entanto, o título ficou nas mãos de Patrik Sandell em Renault Clio S1600, numa prova atípica, onde os principais candidatos tiveram muitas dificuldades (e furos), sendo ganha pelo estónio Jaan Molder (Suzuki). Surpreendentemente o jovem piloto venceu o JWRC (que já consagrou Loeb, Tirabassi, Solá, Andersson e Sordo) fruto de uma regularidade ao longo da época, de onde se destacam a vitória na Sardenha e o segundo lugar na Finlândia.
Uma nota final para as prestações de Anton Alen e Patrik Flodin, ambos em Subaru Impreza WRX, que ficaram com o 13º e 14º lugares finais, e demonstraram muita rapidez, sendo apostas certas para o futuro.
Está finalizada a temporada que foi considerada a pior de sempre. A ausência de Marcas oficiais e a falta de competitividade, tanto à geral, como no PWRC e JWRC, faz deste um ano para esquecer. Esperemos quem 2007 seja melhor.
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