sexta-feira, novembro 9

Ainda o acidente de Teodósio

O ponto marcante do Rali Serra de Caldeirão foi o despiste da equipa Ricardo Teodósio / Pedro Conde, que promoveu a anulação da última especial da prova. Para além dos danos na viatura e ocupantes, posteriormente também ocorreram episódios que marcam a atitude de alguns concorrentes.
Devido a algumas contradições sobre a ocorrência, o que passo a descrever baseia-se apenas nos depoimentos de alguns intervinientes na prova, com natural destaque aos que participaram no auxílio à equipa acidentanda.
O Ricardo Teodósio, acompanhado pela primeira vez em prova por Pedro Conde, tripulava o Ford Escort Cosworth (de José Neves) e ostentava o número 1 de porta. Depois de dominar por completo as três primeiras especiais, onde já detinha uma vantagem de 50 segundos sobre a demais concorrência, entrou novamente ao ataque na última especial. Numa sequência muito rápida, ao passar numa parte muito suja, o piloto perdeu o controlo da viatura e embateu com alguma violência numa barreira, destruindo pelo meio um pontão. Logo após o embate a viatura incendiou-se, e os dois concorrentes que apresentavam lesões nos membros inferiores – Teodósio com uma fractura num pé e Conde com uma luxação num tornozelo, conseguiram sair da mesma. Luís Mota que lhe seguia, navegado por André Mota, ao chegar ao local do acidente, e apercebendo-se da gravidade, parou, prestou os primeiros auxílios e cedeu os extintores com o intuito de controlar o incêndio. Pedro Charneca e António Lampreia foram os concorrentes seguintes, e ambos pararam em troço, o que equivale a referir, que a certa altura estavam 6 elementos (pilotos e navegadores) a prestar auxílio. Aparentemente, tendo em conta que o incêndio foi controlado, e que nada mais havia a fazer no local, as três equipas de competição decidiram prosseguir a sua marcha, com o intuito de informar a organização de prova sobre o sucedido, presumindo que o troço já estaria interrompido. Os dois elementos acidentados ficaram no local à espera de auxílio médico.
Neste momento, os concorrentes que partiam logo atrás, já estavam em troço, em ritmo de prova. Ao passar pelo local do acidente, reparam que a situação está sanada (carro acidentado enconstado, concorrentes fora da viatura, apesar da falta do sinal correspondente de SOS ou OK), e apesar de receberem indicação para abrandar, fizeram-no no momento, mas posteriormente continuaram em ritmo de prova, não se apercebendo da gravidade da situação. Até final, ainda apanharam em troço os concorrentes que tinham parado para prestar auxílio aos acidentados, que continuaram em marcha lenta. Luís Nascimento e Nuno Pinto, com os números 6 e 7 de porta, eram os concorrentes visados com as críticas de alguns participantes, e elementos no local, pois ambos ultrapassaram os pilotos que antecediam sem se aperceber que a prova estava parada. No final do troço, aconteceram algumas trocas de acusações menos agradáveis sobre o sucedido, com algumas ameaças de participação aos orgãos federativos e com supostas suspensões.
Para piorar a situação, a equipa que ganhou, Luís Nascimento / Carlos Caliço em Opel Corsa 2.0, efectuou um pião completo à passagem de um cruzamento “espectáculo”, uns quilómetros após o local do acidente de Teodósio. Apesar do pronto desmentido de Luís Nascimento, o sentimento no local foi que se tratou de uma manobra de vitória, um pouco à semelhança da feita por Panizzi na Córsega, não caindo bem a alguns elementos presentes, que relataram o sucedido, tendo mesmo sido alvo de crónica na imprensa local, promovendo um conjunto críticas no final.
Para uma melhor compreensão sobre o que deveira ser feito, é nos regulamento que estão respostas. Passo a transcrever:
19.19 - Segurança dos Concorrentes
19.19.1 – Cada Road Book deverá conter como contracapa, e em tamanho A4 (dobrado), um sinal “SOS” em cor vermelha e no reverso um sinal “OK” de cor verde.
19.19.2 – Em caso de acidente em que haja necessidade de intervenção médica de emergência, e sempre que possível, o sinal “SOS” vermelho deverá ser imediatamente exibido aos carros que passarem a seguir; e se for o caso, a algum helicóptero da organização que esteja a prestar assistência.
19.19.3 – Qualquer equipa a quem haja sido mostrado o sinal vermelho “SOS” ou que veja um carro que tenha sofrido um acidente grave e em que ambos os membros da equipa sejam vistos dentro do carro acidentado mas não estão a exibir o sinal vermelho “SOS”, deverá, sem qualquer excepção, parar de imediato para lhes prestar assistência. Todos os carros que se lhe seguirem deverão igualmente parar.
O segundo carro a chegar ao local do acidente deverá prosseguir pelo percurso da prova para informar da situação no ponto “rádio” mais próximo.
Os carros que se lhe seguirem deverão deixar a estrada desimpedida para o acesso de viaturas de emergência.
Os erros começam quando ningúem mostra o sinal “SOS” aos restantes concorrentes. Posteriomente, a equipa número 2, deveria ter ficado no local parado. O concorrente número 3, após parar, devia ter prosseguido marcha para informar a organização, e os restantes tinham que parar e criar condições para que ocorresse uma intervação e emergência eficaz. A partir daqui é uma sucessão de erros, com as viaturas a passarem pela acidentada sem parar, e algumas ainda em ritmo de prova. O primeiro concorrente que abandona o local do acidente, só informa a organização num controlo posterior, passando por um posto intermédio sem deixar a respectiva indicação. Grave também o facto de existir um número de telefone de emergência, colado nos tabliers, mas que ninguém teve o descernimento para o usar. A organização, que até respondeu com firmeza ao ocorrido, apenas pára a prova ao concorrente n.º 18, depois de terem partido outros sete pilotos (sem contar com os três que pararam no local) que fizeram o troço em ritmo de prova.
Esta ocorrência mostra que alguns elementos intervinientes ainda não conhecem os regulamentos e, que não sabem qual o procedimento a tomar em casos graves.
Felizmente, o rumo dos acontecimentos foi positivo, mas fica o episódio.

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