segunda-feira, novembro 26

Pedro Duarte vence e sagrou-se campeão

A última prova do Campeonato Regional do Sul foi o “espelho” do que se passou na presente temporada. Muita emoção, incerteza, competitividade, uma verdadeira prova de nervos, com verdadeiros estretagemas nas contas do campeonato.
Ao chegar ao palanque final com a dianteira da viatura destruída Pedro Duarte e João Bento exultavam de felicidade, de terem alcançado um título muito díficil, numa prova dura decisiva nos úlimos quilómetros.
A equipa Rui Coimbra e José Dieguez entraram com o pé direito, vencendo a Super Especial de Portimão e as duas primeiras de Sábado, Alferce e Serra de Monchique, consolidando a liderança com uma vantagem superior a dez segundos sobre os principais adversários, Nuno Pinto em Mitsubishi Lancer e Pedro Duarte no Peugeot 205 GTi. Mas na classificativa da Fóia, deu-se o volte face, com Pedro Duarte a dizimar a concorrência em mais de 12 segundos e passando para a liderança. A esta altura José Merceano ja tinha sida vítima de um furo, que o fez perder muito tempo e descer para a 13ª posição, o que manifestamente era insuficiente para sagrar campeão, pois bastava acabar entre os 12 primeiros para não depender de outros.
À partida da última especial, estava tudo por decidir. Pedro Duarte e José Merceano entram no troço com a “faca nos dentes”, e acabaram ambos por bater. José Merceano fura por duas vezes e abanadona, Duarte finaliza o troço com a viatura danificada, sem se aperceber que Merceano havia abandonado. Mais atrás Nuno Pinto faz um tête na fase final da especial, e perde algum tempo, mas, Rui Coimbra havia abandonado momentos antes com a transmissão do Golf partida, e é dupla Bruno Andrade / Ricardo Barreto com o Subaru Legacy que vencem a última especial.
À chegada ao último controlo, Nuno Pinto penalizou um minuto por atraso, deixando Bruno Andrade subir à segunda posição final e colher os 17 pontos que lhe garantiam o vice-campeonato regional. O piloto do Legacy fez uma prova impressionante, tendo em conta as limitações da viatura, nunca baixando os braços, e sempre correndo atrás do risco, colhendo um 2º lugar no campeonato tanto meritório, como surpreendente.
Na quarta posição surgiu Pedro Charneca / Luís Assunção que efectuaram a sua melhor prova no campeonato, e nem mesmo os problemas de turbo mancharam a sua exibição. Na quainta posição quedou-se Paulo Nascimento / Osvaldo Maio em Ford Escort Cosworth, na frente de José Carlos Paté e José Gago em BMW IX.
A segunda posição entre os concorrentes de duas rodas motrizes ficou na posse de Gil Antunes / Rui Alves, em Opel Astra Gsi, que fecharam com chave-de-ouro o seu primeiro ano no regional sul.
Marco Gonçalves, nesta prova acompanhado por Nuno Jesus, fez uma prova em crescendo com o Peugeot 205, desferindo um ataque na última especial, que o fez subir três posições, acabando no 8º lugar final e vencendo a classe I.
António Lampreia e Pedro Macedo, em Ford Escort Cosworth travaram uma luta interessante com Gil Antunes, mas na última especial foram menos afoitos, e viram-se surpreendidos por Gonçalves, acabando na nona posição.
De regresso à competição, Marcio Charata com o bonito Renault 11 Turbo, e acompanhado por Márcio Pereira, começou de forma cautelosa na Super Especial, mas estando particularmente à vontade na Serra de Monchique venceram categoricamente a classe III, e fecharam o top ten.
Entre os concorrentes da Promoção, a vitória foi para a dupla monchiquense Paulo Sampaio / Vilson Amado em Opel Corsa, seguidos por Filipe Baiona / Pedro Inácio, com viatura idêntica, que após um conjunto inacreditável de acontecimentos venceram o troféu.
Foram muitos os abandonos entre os concorrentes do regional, principalmente devido a despiste. Entre os acidentados contam-se João Monteiro, Paulo Jesus, José Correia, António Lamúria, Márcio Marreiros e indirectamente, Pedro Correia.
Assim finalizou um dos campeonatos regionais mais disputados, com uma equipa algarvia a sair vitoriosa, depois dos “outsiders” José Merceano e Luís Mota.

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