Nem nos melhores argumentos de ficção nacional existem desfechos tão imprevisíveis como o sucedido na Promoção Regional.
O troféu implementando pelo Clube Automóvel do Algarve no Regional Sul, tinha à partida para a última prova, duas equipas empatadas na liderança. O resultado final individual seria decisivo nas contas do campeonato. Ao longo da temporada Pedro Correia em Citroën AX e Filipe Baiona em Opel Corsa foram os animadores de serviço, com o primeiro a apostar na rapidez, enquanto o segundo fazia da regularidade seu ponto forte.
O Rali Casinos do Algarve não foi excepção. Pedro Correia, que faz equipa com Vítor Graça, imprimiu um forte andamento, nas primeiras especiais, que o colocava em situação vantajosa para a conquista do título. Já Filipe Baiona, acompanhado por Pedro Inácio, andava o melhor possível, tentando tirar proveito do conhecimento do terreno, mas não era suficiente para chegar à frente.
Tal e qual como acontecera na contenda pelo título, a promoção também se decidiu na última especial, e ambos os concorrentes voram vítimas de acidentes. Filipe Baiona capotou, enquanto Pedro Correia teve uma ligeira saída, danificando a parte frontal do veículo. No final da especial, após a tomada de tempos tudo indicava que Correia festejaria o título.
Com dez minutos de atraso, em relação ao tempo ideal, Filipe Baiona consegue finalizar o percurso com a viatura em muito mau estado, mas pouco havia a fazer. Num autêntico volte face, e na ligação para o último Parque de Assistência, devido aos danos provocados pelo embate, o Citroën AX de Pedro Correia sofre um princípio de incêndio, e fica parado, em Portimão. A equipa tudo fez para que a viatura voltasse à estrada, e conseguiu, mas não a tempo. Entrou no Parque de Assistência com dois minutos de atraso em relação ao tempo regulamentar, acabando por ficar fora de prova devido a penalizar por excesso. Surpreendentemente, Filipe Baiona conseguiu chegar com o Opel Corsa até final, e com um golpe de sorte somou a primeira vitória da sua carreira, e logo um título absoluto.
Quanto à prova, teve como principais dominadores Márcio Marreiros / Carlos Marreiros em Opel Corsa, que venceram os quatro primeiros troços, e estavam em luta por um lugar no top ten à geral. Mas na última especial também foram vítimas de um despiste que os atirou para fora de prova. Também Alexandre Ramos e Carlos Ramiro, em Citroën AX, viram as hipoteses do título esfumarem-se, quando um despiste na segunda especial os atirou para fora de prova. Com todos os episódios recambolescos, a vitória acabou por sorrir a Paulo Sampaio e Vilson Amado, em Opel Corsa, que foram os únicos que não tiveram problemas de maior.
A segunda edição da Promoção ficou na posse de Filipe Baiona e Pedro Inácio. Resta esperar pela próxima época para saber se continuará nos mesmos moldes.
Foto: José Charata
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